14/01/2016 15h35 - Atualizado em 14/01/2016 15h35

Vírus usa nome do WhatsApp para se espalhar em celulares e PCs

Juliana Pixinine
por
Para o TechTudo

Um novo golpe virtual usa a popularidade do WhatsApp para espalhar vírus em computadores e celulares. As vítimas recebem mensagens maliciosas por e-mail com falsas notificações. Ao clicar sobre os links, o smartphone ou PC  do usuário é infectado com o malware.

Falha no WhatsApp permite travar o app de um contato; saiba resolver

Para conquistar a confiança das pessoas, o golpe utiliza a marca d’água original do WhatsApp. No entanto, basta prestar atenção no endereço de e-mail do remetente para perceber que não se trata de um recado oficial. A ação criminosa foi descoberta por uma equipe do Comodo Antispam Labs, através da identificação de IP, domínio e análise de URL.

WhatsApp foi bloqueado no Brasil com determinação de 48 hroas (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo) (Foto: WhatsApp foi bloqueado no Brasil com determinação de 48 hroas (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo))WhatsApp: vírus usa nome do mensageiro para se espalhar em dispositivos (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

No assunto do e-mail, várias supostas notificações são usadas, como “Você obteve uma notificação de voz xgod”, “Você tem um anúncio de vídeo eom” e “Uma gravação de áudio foi entregue Jsvk”. Cada mensagem vem com um conjunto de caracteres especiais ao final da linha, como “xgod”, “Jsvk”, “Yop” e outros.

Essas combinações, provavelmente, são usadas para a codificação de dados e identificação de destinatários. Além disso, um anexo contém o arquivo compactado, uma variante da família “Nivdort”, que se replica em diversas partes do sistema.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Vírus se passa por notificação do WhatsApp para espalhar malware (Foto: Reprodução/Comodo)Vírus se passa por notificação do WhatsApp para espalhar malware (Foto: Reprodução/Comodo)

O diretor de tecnologia do Comodo Antispam Labs, Fatih Orhan, afirma que os cibercriminosos estão se tornando cada vez mais como comerciantes, tentando usar assuntos criativos para ter e-mails clicados ou abertos e espalhar malwares.

Com isso, os usuários do WhatsApp e outros mensageiros devem sempre desconfiar de qualquer e-mail com o nome dos serviços, já que as notificações normalmente são enviadas apenas pelo aplicativo.

Via Gizmodo e Comodo

Como transferir conversas de um celular para outro? Comente no Fórum do TechTudo. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Andressa
    2016-01-14T18:28:55  

    Qual antivírus bom pra celular?

    recentes

    populares

    • Andressa
      2016-01-14T18:28:55  

      A probabilidade de infecção de um sistema android é praticamente nula. Basta seguir as recomendações básicas de segurança na internet que não terá maiores problemas. Por exemplo, não abra link de emails de origens desconhecidas, não acesse bancos por wi-fi público ou conexão VPN.

    recentes

    populares

    • Andressa
      2016-01-14T18:28:55  

      O melhor anti-vírus é o próprio usuário do dispositivo, que precisa saber a maneira certa de utilizá-lo. Mas se não entender tanto sobre tecnologia, usa qualquer dispositivo com sistema operacional IOS que sua segurança será bem forte.

  • Katapimba
    2016-01-15T08:53:44  

    Quem tem samsung vai cair, lamentável. Quem tem iphone vai tirar onda, é outro nível.

    recentes

    populares

    • Katapimba
      2016-01-15T08:53:44  

      Não troco meu android por iphone. O WhatsApp nunca pediu endereço de email de ninguém para enviar notificações. Só idiotas cairiam nesse golpe. Só idiotas pensam que comprar um iphone compensa a burrice de pegar virus no smartphone.

  • Rodrigo Fracola
    2016-01-15T09:13:09  

    Pq tudo qto é tipo de matéria tem uma galera que fala de política...

    recentes

    populares

    • Rodrigo Fracola
      2016-01-15T09:13:09  

      BOA PERGUNTA RODRIGO , ALIAS ... LINDO SEU NOME

    recentes

    populares

    • Rodrigo Fracola
      2016-01-15T09:13:09  

      Povinho alienado

  • Alexandre Freire
    2016-01-15T09:02:19  

    Quem não entende bulhufas de tecnologia, cai em vários golpes facilmente.

    recentes

    populares

    • Alexandre Freire
      2016-01-15T09:02:19  

      EU.....

  • Edir Santos
    2016-01-15T09:14:05

    Ubuntu Phone é o melhor!!!

  • Alessandro Jesus
    2016-01-15T08:29:43

    e existe um virus pior q o governo do brasil? essa é a pior praga q te suga de todas as formas!

  • Fabiano Melgaço
    2016-01-15T08:17:07

    aconselho fazer um teste com o novo app que tem as mesmas funções do whats e do skype...e ainda dividem 70% do lucro com os usuarios...quem quiser pesquisar tem a materia ak no techtudo....quem quiser cadastrar....segue convite...só copiar e colar na barra de endereço do navegador: bit.do/wowappcadastro

  • Adilson Santos
    2016-01-15T07:37:42

    Nada executa sem que tenha sido autorizado, sendo assim, se você sabe o que faz, nem precisa de anti vírus, que por sinal deixará ainda mais lento seu cel, tablet, e consumirá mais energia. No meu cel só utilizo apps que realmente preciso, desativo os que não uso, não tenho anti vírus, sincronizo apenas no meu notebook, e nunca peguei vírus. Resumindo: Pegará quem tiver uma noção extremamente básica.

  • Adilson Santos
    2016-01-15T07:37:35

    É uma questão de raciocinar. Se na vida real, temos que si proteger para não pegar por exemplo um vírus sexualmente transmissível, seu smartphone, tablet, pc e notebbok devem ter estes mesmos cuidados. Não existe infecção sem consentimento, e desta forma de você instala aplicativos idôneos, sem querer tentar bular algo, as possibilidades são quase 0.

  • Augusto Reis
    2016-01-15T06:52:05

    Só sendo bem inocente pra receber mensagem de WApp por email. Dãr

  • Dudu Leon
    2016-01-15T01:01:35

    Ainda bem que conto com o Avg os fortes entenderão

  • Sinto Autorizado
    2016-01-15T00:20:14

    JULIANA PIXININE é mais uma analfabeta que colocaram no techtudo... Não sabe diferenciar um logotipo de uma marca d'água... Pensando bem o Techtudo é a Malhação desse portal né? Quando querem empregar o filho de alguém das outras áreas eles colocam pra bostejar aqui

  • Cleber Laranjeira
    2016-01-14T23:38:15

    Tem que ser muito leigo para abrir um email deste tipo . Eu recebo mais de 5 emails por dia de golpes e a maioria o remetente sou eu pode? Ligações são muitas eu bloqueava pelo aparelho agora baixei um app que bloqueia direto a partir da segunda chamada.

  • Adson Filho
    2016-01-14T22:57:53

    O melhor antivírus é a própria pessoa, basta um pouco de atenção.

  • Radames Silva
    2016-01-14T17:47:25  

    Cai nesse golpe quem quer, por que em nenhum momento se pede email pra usar o WhatsApp

    recentes

    populares

    • Radames Silva
      2016-01-14T17:47:25  

      Kkkk falou tudo

  • Kamylo
    2016-01-14T18:50:07

    Isso é pra quem tem o "dedo nervos", não pode ver um link que vai clicando sem ler, sem ver e sem prestar atenção.

  • Jadson Vidal
    2016-01-14T17:28:12

    Marca d'água original... Sei, conte mais sobre essa "bizarrice".

  • Chagas Galego
    2016-01-14T16:51:37

    Só tonto cai nessa...

  • Sandro
    2016-01-14T16:50:43

    Vai fazer um estrago. a maioria das pessoas clicam e nem veem direito o que é!