22/01/2016 08h00 - Atualizado em 22/01/2016 12h02

Wilbur Scoville ganha homenagem em Doodle do Google com 'escala quente'

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Wilbur Scoville ganhou um Doodle do Google com direito a um jogo que simula o 'teste da escala quente' de pimentas. Hoje, o Google celebra o nascimento do químico há 151 anos (1865-1942). Scoville, além de receber a homenagem desta sexta-feira (22), é conhecido por ter inventado um método de avaliação do nível de ardência de vários tipos de pimenta, a famosa Escala de Scoville, disponível abaixo em app. 

Escala Scoville; app salva de pimenta 'muito quente'

O Doodle do Google, além de animado, é interativo. No jogo, os usuários devem fazer com que um sorvete acerte a pimenta para acabar com a ardência na boca de Scoville, após o químico prová-la. O leite, muito presente no sorvete, é um dos principais componentes neutralizadores do ardor da pimenta.

Doodle de Wilbur Scoville brinca com jogo que usa 'teste da pimenta'  (Foto: (Foto: Reprodução/Google))Doodle de Wilbur Scoville brinca com jogo que usa 'teste da pimenta' (Foto: (Foto: Reprodução/Google))


A cada degustação que Wilbur Scoville prova, uma pimenta diferente e as suas propriedades e curiosidades também são reveladas. Após terminar as "lutas", que você pode ganhar (e aí desbloquear “novas pimentas” para enfrentar) ou perder (e fazer com que Scoville caia no chão com a boca “pelando”), um sistema de compartilhamento dos resultados do jogo nas redes sociais é exibido.

Ralador de pimenta bloqueia Wi-Fi e deixa todo mundo 'em família

O Doodle foi produzido pela artista e doodler do Google Olivia Huynh. Para a designer, a melhor parte do trabalho foi desenhar as pimentas e as reações de Scoville. “O conceito de picante é universal, cômico, e foi o que tentei usar para criar esse jogo de luta", explica Huynh, em post do Google.

"Fiz storyboards de como poderia ser, rascunhos e testamos um protótipo. Depois vieram os cenários e animações. Desenhar as pimentas e as reações de Scoville foram minhas partes favoritas", conta. 

Doodle Wilbur Scoville (Foto: Reprodução/Google)Doodle também é informativo, detalhando tipos de pimentas  (Foto: Reprodução/Google)

Escala de Scoville

Wilbur Lincoln Scoville nasceu em Bridgeport, nos Estados Unidos, em 22 de janeiro de 1865 e morreu em 10 de março de 1942. O trabalho do americano como farmacêutico é reconhecido mundialmente: criou o Teste Organoléptico de Scoville, que gerou a já conhecida Escala de Scoville.

Com este método, Wilbur Lincoln Scoville definiu o grau de pungência de vários tipos de pimenta, através da detecção da concentração de capsaicina, substância responsável pela ardência da pimenta.

Qual é o melhor Doodle do Google? Comente no Fórum do TechTudo. 

O teste é um Procedimento de Diluição e Prova. Scoville misturava as pimentas puras com uma solução de água com açúcar, e quanto mais solução fosse necessária para diluir a pimenta, mais alta seria sua picância. Depois disso, o método foi melhorado e foram criadas as unidades de calor Scoville (Scoville Heat Units, ou SHU).

Doodle Wilbur Scoville (Foto: Reprodução/Google)Doodle Wilbur Scoville (Foto: Reprodução/Google)

Uma xícara de pimenta que equivale a 1.000 xícaras de água é uma unidade na escala de Scoville. A substância Capsaicina, que gera a ardência nas pimentas, equivale a 15 milhões de unidades Scoville.

A pimenta mexicana Habanero chega a 300 mil, uma “Red Savina Habanero”, modificada, tem 577 mil, e a Tezpur indiana, 877 mil.

Entretanto, este não foi o único trabalho de Scoville. "The Art of Compounding” (A Arte dos Compostos), de 1895, é um de seus livros, que foi usado como referência na farmacologia até os anos 60.

Scoville também publicou um livro com centenas de fórmulas de perfumes e outras essências, que foi chamado de "Extract and Perfumes" (Extratos e perfumes).

Em 1922, Scoville recebeu o Prêmio Ebert, e em 1929 ganhou a sua Medalha de Honra Remington e o título de Doutor honoris causa em Ciências pela Universidade de Columbia. O pesquisador morreu no dia 10 de março de 1942, deixando mulher e dois filhos.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Curtiu o Doodle? Veja a história dos Doodles do Google; vídeo


Via Google Doodles

*Colaborou Roberto Caligari


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rafael Souza
    2016-01-22T22:14:14

    Muito bom!!!