17/02/2016 06h00 - Atualizado em 17/02/2016 06h00

Celulares e notebooks sobem até 79% com o fim da Lei do Bem

Alessandro Junior
por
Para o TechTudo

Os preços dos celulares e dos notebooks subiram no início de 2016. Parte desta elevação tem a ver com o fim da Lei do Bem, que isentava o PIS e Cofins de diversos produtos eletrônicos fabricados no país. O assustador é ver que a alta pode chegar a 79%, de acordo com um levantamento feito pelo comparador de preços Zoom.

Os seis melhores smartphones de até R$ 2 mil à venda no Brasil

A pedido do TechTudo, o serviço se debruçou sobre os registros de preços em 7 de dezembro de 2015 e em 1º de fevereiro de 2016. O smartphone Xperia Z3 Compact, por exemplo, saltou de R$ 1.099 para R$ 1.931,40 – quase 80% a mais. No segmento de notebooks, o destaque vai para a Dell, que subiu o valor dos produtos em mais de 20% no período.

Xperia Z3 Compact tem opções de cores bem interessantes (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)Xperia Z3 Compact teve aumento de 79% no preço (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)

Primeiro é preciso entender a Lei do Bem. Ela foi criada em 2005, buscando estimular a produção nacional de PCs. Com o tempo, outras categorias de produtos, como tablets e telefones móveis, entraram na isenção. O benefício terminaria em 2014, mas o governo prorrogou as medidas até o fim de 2018. Apesar disso, o programa foi encerrado com um medida provisória devido à crise financeira.

Para se enquadrar na isenção, os produtos precisavam seguir algumas regras. Smartphones, por exemplo, deveriam ser produzidos em território nacional, custar até R$ 1.500 e vir com um pacote mínimo de aplicativos desenvolvidos no país. O custo para os computadores, porém, tinham um limite maior, de R$ 8.000.

Sem os incentivos, muitos modelos já ultrapassaram o valor limite. É o caso do Moto X Play, top da Motorola com 32GB de armazenamento interno e Dual SIM: teve variação de 37% (o preço passou de R$ 1.169,10 para R$ 1.599,00).

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone.

Galaxy Gran Prime Duos (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Galaxy Gran Prime Duos ficou cerca de R$ 100 mais caro (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Celulares mais baratos, como o Lumia 640 XL, tiveram aumento de 39% – o smartphone da Microsoft passou de R$ 659,00 para R$ 915,00. Já o Galaxy Gran Prime Duos, da Samsung, era encontrado por R$ 539,10 e atualmente está à venda por R$ 649,00 (aumento de 20%). O Moto G 3 também teve aumento de 17%, pulando de R$ 854,10 para R$ 996,55.

Os notebooks também não foram poupados. O HP Pavilion com tela LED de 14 polegadas, processador Intel i5, 4GB de RAM e HD de 500GB teve reajuste de 39%, pulando de R$ 1.799,00 para R$ 2.499,00. Outros modelos da Dell sofreram aumentos. No caso mais expressivo, a variação foi de 36%, passando de R$ 3.134,05 para R$ 4.267,67, com o modelo Vostro. O Acer Aspire E, de 15,6 polegadas, processador Intel i5 e 1 TB de HD também ficou mais caro, com preço de R$ 1.989,00.

Quais são os melhores celulares Android baratos? Confira no Fórum do TechTudo.

De acordo com o diretor executivo do Zoom, Thiago Flores, vale a pena ficar de olho nas promoções se você pretende comprar um celular ou eletrônico. “Se encontrar uma boa oportunidade, é recomendado aproveitar o momento para se precaver de um aumento de preço ainda maior, já que passamos por um período de alta do dólar e da inflação”, afirma Flores.

Em tempos de valores altos, comparadores de preços podem ajudar a encontrar o melhor negócio. Celulares top de linha lançados em anos anteriores também passam a ser opções interessantes, já que estão mais baratos e ainda podem oferecer boa experiência de uso.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Emmanoel Camilo
    2016-02-18T10:16:20  

    Acho engraçado empresário reclamar de imposto. Nessas crises que eles enriquecem mais, pois repassa tudo para o consumidor final. Só quem se ferra na verdade é o consumidor. Nós que pagamos de fato os impostos.

    recentes

    populares

    • Emmanoel Camilo
      2016-02-18T10:16:20  

      Se vc acha o valor abusivo é simples, não compre. Tem muita gente vendendo usado por um preço justo, antes de comprar é preciso pesquisar e não comprar somente a marca, e sim olhar se é de qualidade.

    recentes

    populares

    • Emmanoel Camilo
      2016-02-18T10:16:20  

      se todos antes de comprar fizessem a si mesmo a pergunta: eu preciso comprar ou eu quero comprar? garanto que esse consumismo exacerbado diminuiria e consequentemente empresarios e , principalmente governo, dariam um jeito de diminuir impostos e fornecer ao consumidor precos justos. o principal culpado é o governo que pratica uma das maiores cargas tributarias do mundo em eletronicos.

  • Danilo Castelano
    2016-02-17T11:46:07  

    Simples de mais, não troquem de celular. O problema não é apenas não terem mais a isenção, mais tb o olho grande. Vamos deixar de comprar celulares novos, assim vão ter que dinimuir os preços

    recentes

    populares

    • Danilo Castelano
      2016-02-17T11:46:07  

      Saulo tudo certo, exceto que o preço diminui e não aumenta. Excesso de oferta, gera redução de produção (e demissões) e redução de preço, até que o mercado volte a ter equilíbrio entre demanda e oferta. O problema é que, independente do preço, sempre temos grande demanda de eletrônicos.

    recentes

    populares

    • Danilo Castelano
      2016-02-17T11:46:07  

      O Dólar nas alturas e os impostos é que ferram com tudo!!!

  • Rafael Datti
    2016-02-18T11:26:32

    Sem noção pegar um smartphone que já está saindo de linha (lançado a 1 ano) e que está disponível para venda em apenas 4 redes varejistas. Por isso que prefiro acompanhar os preços pela Econivia pois há o histórico diário dos preços médio e mínimo de cada produto.

  • Jefferson Cardoso
    2016-02-17T10:09:55  

    Votou 13??? Agora paga!!!

    recentes

    populares

    • Jefferson Cardoso
      2016-02-17T10:09:55  

      Boraa luleco 2018..boraa afunda esse pais boraaa

    recentes

    populares

    • Jefferson Cardoso
      2016-02-17T10:09:55  

      Não sou "torcedor" de nenhum partido, mas acho que precisamos mudar tdo na política brasileira, corrupção se transformar em crime hediondo já seria um ótimo começo, essa reforma precisa ser a favor apenas do povo, quem sabe assim um dia teremos representantes preocupados com a nação e não apenas em levar essa vida de marajá que eles levam atualmente.

  • Eduardo Jorge
    2016-02-19T00:08:45

    Que notícia boa! Porque o governo não pensa? Se vc aumenta impostos, vc diminui o consumo, se diminui o consumo, diminui a arrecadação, ou seja, menos impostos. Em termos simples, se vc aumenta impostos, vc diminui impostos. Nos EUA o imposto é único, de 6,5%, e a arrecadação nunca fez falta para o welfare state. Lamentável.

  • Leonardo Maciel
    2016-02-17T10:16:48  

    Aqui no Brasil é assim mesmo. Ao invés de diminuir os gastos para sair da crise, aumentam-se os impostos. Nós já pagamos tão pouco em impostos... por que não aumentar mais um pouco, não é mesmo? Que venha a CPMF, etc, etc...

    recentes

    populares

    • Leonardo Maciel
      2016-02-17T10:16:48  

      Parabens aos envolvidos no governo que soh ajuda o povo brasileiro....

    recentes

    populares

    • Leonardo Maciel
      2016-02-17T10:16:48  

      Viva a democracia .... :(

  • Cristianno Pasqualini
    2016-02-17T13:51:12  

    Pera... o imposto é menos de 10% e o preço sobe 80%? Ao invés de ficarem dizendo q é culpa de governo, não comprem. Deixem na prateleira e vamos ver se o preço não cai. Os preços dos celulares aqui são essas fortunas pq o brasileiro compra independente do preço...

    recentes

    populares

    • Cristianno Pasqualini
      2016-02-17T13:51:12  

      É verdade, Carlos... Mas se pararmos p pensar, a quanto tempo os IPhones e os S da Samsung chegam aqui a preço de ouro? Com o dólar a R$2 ou a R$4... O fabricante coloca o preço a quase 4 mil reais e tem fila p comprar. Nem que fosse zerada a carga tributária, o preço não abaixaria. Se o cara vende por 4 mil e tem uma multidão p comprar, pq ele abaixaria o valor? Eu acho que a solução é deixar de comprar. Uma semana depois o preço cai...

    recentes

    populares

    • Cristianno Pasqualini
      2016-02-17T13:51:12  

      Cristianno em parte concordo sim com relação a APPLE mas não com relação a SAMSUNG que possui equipamentos de excelente qualidade para quem conhece e estavam com preços interessantes, mesmo pagando quase 30% de ICMS fora a SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA INTERESTADUAL que manda o dinheirinho para o ESTADO DESTINO e muitos não sabem disso, mas APPLE concordo com vc em todos os sentidos.

  • Alan L
    2016-02-18T11:25:27

    Aumentam os impostos, mas não diminuem os super-salários dos parlamentares.

  • Humberto Wanderley
    2016-02-18T11:22:10

    Segredo para comprar celular barato: Não comprar! Vai encalhar nas lojas... e aí o melhor é vender dando desconto do que não vender. Simples assim

  • Rafael Garcia
    2016-02-18T11:21:28

    bem vindo ao pais do PT . pais de 3 mundo... onde não temos saúde ,segurança e educação ..

  • Reinaldo Padua
    2016-02-18T11:07:46

    O engraçado é que um computador com peças mais caras e menos vendidos é mais barato que um celular... Tão metendo a mão!

  • Reinaldo Padua
    2016-02-18T11:04:10

    Vai seus Bur.ros votem no P.T

  • Fred Barreto
    2016-02-18T11:02:51

    Não sei pq o espanto .....infelizmente o povo brasileiro é assim...reclama aqui...ali....mas na hora de realmente fazer algo fica em casa......passeatas alguns poucos....carnaval milhares nas ruas....esse país é assim mesmo....sempre foi e dificilmente ira mudar...

  • Fabio Machado
    2016-02-18T09:57:29

    Nada que faça o brasileiro deixar de comprar o seu smartphone novo.

  • Fernando Santos
    2016-02-18T10:44:53

    O engraçado é que o valor já era super abusivo.. Esse nosso governo não cansa de sambar na cara do povo.. Viva Brasil..

  • Pedro Junior
    2016-02-18T10:42:39

    Enquanto isso na sala da justiça....

  • David Santos
    2016-02-18T10:00:17

    oi

  • Grêmio Mundo
    2016-02-18T09:57:33

    Sinceramente, brasileiro é burro. Aqui no Brasil muitas coisas são as mais caras do mundo, principalmente importados e automóveis. E o povo prefere pagar qualquer absurdo. Carros 10X mais caros que nos EUA e em outros lugares. iPhone umas 5X mais caro. E agora essa notícia. Isso, continuem votando no partido do povo que não para de ferrar o povo. Afinal o Lulinha fala bonito (mesmo que mintam).

  • Vicenzo Corleone
    2016-02-18T09:57:14

    Lacra no 13 amiguinho

  • Gilson
    2016-02-18T09:52:05

    Eles tiraram os orelhões pq será hein ??? $$$

  • Alexandre
    2016-02-18T09:49:39

    Vota no PETÊ, vota!!!

  • Jonatas
    2016-02-18T09:48:54

    bom valorizou o meu z3 já q comprei por R$1.115,00

  • Roberto Moraes
    2016-02-17T13:44:16  

    IMPRESSIONANTE ESSE BRASIL...ENQUANTO PARA COMPRAR UM CELULAR TOP DE LINHA PRECISA-SE DE 4 SALÁRIOS MÍNIMOS, AQUI NA ALEMANHA COM UM SALÁRIO COMPRA-SE 2 DO MESMO...REVOLTANTE...

    recentes

    populares

    • Roberto Moraes
      2016-02-17T13:44:16  

      Tibet não tem corrupção e nem por isso é um país rico...

    recentes

    populares

    • Roberto Moraes
      2016-02-17T13:44:16  

      mas o Brasil é um país muito rico, tanto é que é a quinta economia mundial, o problema é a corrupção, não tem comparação o capital no tibet q vc citou com o brasil...

  • Eduardo Souza
    2016-02-18T09:43:28

    Se não comprarem, eles não baixarão os preços, e sim demitirão funcionários para ajustar os custos.

  • Ana Bez
    2016-02-18T04:29:50  

    Um governo sensato reduz impostos para rodar a economia em tempos de crise. Um governo sem direção esfola a população até onde não pode mais, diminui o poder de compras, agrava a crise e leva à população à pobreza... difícil vai ser consertar depois...

    recentes

    populares

    • Ana Bez
      2016-02-18T04:29:50  

      é isso que esse governo quer ver a população na pobreza, no fundo do poço

    recentes

    populares

    • Ana Bez
      2016-02-18T04:29:50  

      Isso, Ana Bez, é o reflexo da monarquia que teve aqui no Brasil. Sequela da administração que existia no tempo da colonização.