17/02/2016 14h57 - Atualizado em 17/02/2016 14h57

Disco de vidro pode guardar arquivos com até 360 TB 'para sempre'

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Pesquisadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido, anunciaram uma unidade de disco que pode armazenar dados, como documentos e obras de arte, 'para sempre'. O dispositivo, que consiste em um pequeno vidro nanoestruturado e tem gravação a laser, é capaz de guardar 360 TB por até 13,8 bilhões de anos.

Pesquisadores criam rede 50 mil vezes mais rápida que a banda larga

A tecnologia foi batizada de armazenamento digital 5D. O nome surgiu a partir do tamanho e da orientação, além da posição dos dados – que é tridimensional. Por enquanto, cientistas estão em busca de empresas interessadas em tornar o protótipo um produto comercializável.

Novo disco de dados pode guardar 360 TB por 13,8 bilhões de anos (Foto: Divulgação/Universidade de Southampton)Novo disco de dados pode guardar 360 TB por 13,8 bilhões de anos (Foto: Divulgação/Universidade de Southampton)

A enorme durabilidade do dispositivo está relacionada à sua resistência. Os discos de armazenamento de vidro são estáveis a temperaturas de até 1.000º C. O período de 13,8 bilhões de anos é estabelecido tomando como referência uma temperatura ambiente de até 190º C.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tech no Android ou iPhone

Segundo os cientistas, que apelidaram a mídia de "Superman memory crystal", por conta dos cristais mostrados no filme "Superman", a descoberta abre uma nova era de arquivamento de dados eterno. Com o armazenamento 5D, documentos, livros históricos importantes, obras de artes e descobertas científicas podem ter uma vida ilimitada, pelo menos virtualmente.

De acordo com o professor Peter Kazansky, um dos responsáveis pelo projeto, o protótipo pode ajudar no futuro: "Esta tecnologia pode garantir a última prova da nossa civilização: tudo o que aprendemos não será esquecido", afirma.

Armazenamento óptico 5D tem vida útil infinita (Foto: Divulgação/Universidade de Southampton)Armazenamento óptico 5D tem vida útil "infinita" (Foto: Divulgação/Universidade de Southampton)

Ainda não há previsão de quando a mídia chegará ao mercado e o preço do protótipo não foi anunciado pela universidade. 

Confira no vídeo abaixo a fabricação do disco de armazenamento 5D. 

Via University of Southampton e Peta Pixel 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Gerardo Neto
    2016-02-22T08:06:53

    ótima noticia! O grande problema do armazenamento de dados é que a cada dia que passa estamos armazenando mais dados em mídias que duram menos. Este disco vem reverter esta tendência.

  • Leo B
    2016-02-19T14:48:36

    queria um desses para gravar todos os BBB do pedro bial .. afffffffffffffffffffff sqn

  • Admar Silva
    2016-02-17T18:45:11  

    Só não aparece um substituto definitivo para a gasolina dos carros, porque sera??????

    recentes

    populares

    • Admar Silva
      2016-02-17T18:45:11  

      Já tem faz tempo, chama-se Etanol (Álcool). Já existem até alguns carros que podem andar com gasolina ou este outro combustível, este carros são chamados de Flex.

    recentes

    populares

    • Admar Silva
      2016-02-17T18:45:11  

      Nós consumidores tbm temos culpa. Existem modelos eletricos de tudo por ai, mas os mesmos sofrem preconceito por parte do publico. Por exemplo na F1, o fato de os motores usarem apoio eletrico e o nivel de ruido diminuir, ja irritou saudosistas que torcem o nariz para a tecnologia limpa. Existe uma formula E, mas quem apoia?

  • Cristiano M.s.
    2016-02-19T03:36:38

    Durabilidade infinita até os chineses começarem a produzir estas mídias! rs

  • Luccas Henrique
    2016-02-19T08:35:57

    Durabilidade infinita até os chineses começarem a produzir estas mídias! rs

  • Chucre Junior
    2016-02-19T12:38:54

    A Oracle vai muito financiar essa nova tecnologia e perder a venda e manutenção das suas bibliotecas robóticas que dão problemas diversos todo mês. Vai esperando.

  • Timóteo Rodrigues
    2016-02-19T10:59:29

    cabe eu dentro desse disco aí

  • Adriano Titonelli
    2016-02-19T09:23:21

    13,8 Bilhões de anos? então não dura "para sempre"

  • Cristiano M.s.
    2016-02-19T03:30:59

    Durabilidade infinita até os chineses começarem a produzir estas mídias! rs

  • Eduardo Jorge
    2016-02-18T21:58:46

    Esquece! O capitalismo selvagem e a ganância das grandes corporações sempre vencem. Nenhum empresa que tenha capacidade pra isso, vai querer comercializar algo com essa capacidade e essa resistência. Eles venderiam e quebrariam. É igual os carros movidos a combustíveis alternativos, o lobby é muito forte.

  • Adolfo Wilson
    2016-02-18T17:46:20

    imagina quantos cds de pagode, axé e funk cabem aí! quando os sons da hambuster que vendem no supermercado vão vir com essa opção?

  • Yuri
    2016-02-18T13:01:52

    Mais uma grande descoberta da ciência brasileira -ops!

  • Luciano Luz
    2016-02-17T17:58:34  

    Esqueceram de dizer que aparelho lê isso.

    recentes

    populares

    • Luciano Luz
      2016-02-17T17:58:34  

      Ou a vitrolinha da vovó!!

    recentes

    populares

    • Luciano Luz
      2016-02-17T17:58:34  

      Boa resposta ! kkkkkk mas seria um HD embutido em um leitor na placa mãe ! Provavelmente, uma vez que o vidro tem q estra estável ! Não diferente dos Hd's ou SSD's atuais !

  • Cláudio Souza
    2016-02-18T09:08:30  

    e pra ler essa midia o que será preciso?

    recentes

    populares

    • Cláudio Souza
      2016-02-18T09:08:30  

      Um drive de 5D-ROM

    recentes

    populares

    • Cláudio Souza
      2016-02-18T09:08:30  

      Uma porta USB 8.0

  • Carlos Ferreira
    2016-02-18T01:24:06  

    - e isso ai me importa porque ? por mim todos os museus poderiam pega fogo que eu nao estou nem ai kk

    recentes

    populares

    • Carlos Ferreira
      2016-02-18T01:24:06  

      Sabemos que existem famosos que vão a museus e teatro para dizer que são bem "culturados". Não curtir museus não chega a ser defeito, questão de gosto. agora dizer que não servem pra nada, aí é diferente.

    recentes

    populares

    • Carlos Ferreira
      2016-02-18T01:24:06  

      Mais um Troll... Virou modinha!

  • Anderson Antunes
    2016-02-18T12:28:42

    Há um equipamento que usa um recurso parecido no filme "A máquina do tempo" com o ator Guy Pearce.

  • Regina Cabral
    2016-02-18T12:28:03

    Você guarda milhões de dados e......, perde o disco de tão pequeno.

  • Alberto R.
    2016-02-18T08:52:59  

    360 Tb? Da pra guardar todos os livros do mundo.

    recentes

    populares

    • Alberto R.
      2016-02-18T08:52:59  

      Nem de longe... Nem se todos fossem em .txt zipados com compressão máxima.

    recentes

    populares

    • Alberto R.
      2016-02-18T08:52:59  

      Provavelmente não. Não sei quantos livros tem no mundo haha. Mas que cabe mt livro cabe. Se cada livro tiver 2mb de tamanho. O que é razoável para um livro somente com texto. Então 360Tb = 360000Gb = 360.000.000mb. São 180.000.000 de livros!

  • Rodrigo Tereza
    2016-02-17T16:46:28  

    essa mídia vai levar tanto tempo pra chegar no mercado que nem consigo imaginar quando vai ser...

    recentes

    populares

    • Rodrigo Tereza
      2016-02-17T16:46:28  

      Eu diria que provavelmente entrará em testes por 13,8 bilhões de anos, para comprovar sua eficácia, antes de realmente chegar ao mercado!

    recentes

    populares

    • Rodrigo Tereza
      2016-02-17T16:46:28  

      Não se preocupe com isso, você não estará vivo pra ver.

  • Alexandre Souza
    2016-02-17T21:03:20  

    Só não conseguem inventar um mundial pro palmeiras

    recentes

    populares

    • Alexandre Souza
      2016-02-17T21:03:20  

      kkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Alexandre Souza
      2016-02-17T21:03:20  

      Mas pro curíntia inventaram. kkkkk

  • Marciano Santos
    2016-02-18T11:30:40

    O problema é que terei de passar pra outra mídia depois de 13 bilhões de anos. Assim fica complicado.

  • Eduardo Machado
    2016-02-18T11:11:50

    agora eu me pergunto oque isso influencia nossa vida aqui no brasil onde o dolar esta 4.49

  • Ronaldo Oliveira
    2016-02-18T09:26:49  

    Da pra gravar o Mundial do Palmares ?

    recentes

    populares

    • Ronaldo Oliveira
      2016-02-18T09:26:49  

      Rapaz, não coloque a mãe no meio! Senão coloco no meio da sua!

    recentes

    populares

    • Ronaldo Oliveira
      2016-02-18T09:26:49  

      Moacir Santos, os vídeos da sua mãe estão no meu Pen Drive... Eu sou seu Pai kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Alex Viana
    2016-02-18T10:41:18  

    Imagina você guardando informações sobre você e sua família por milhares de anos passando isso de geração para geração. Daqui milhares de anos essa geração poderá ter o conhecimento a respeito de seus antepassados. Interessante!

    recentes

    populares

    • Alex Viana
      2016-02-18T10:41:18  

      Muito bom.

    recentes

    populares

    • Alex Viana