Drones

02/02/2016 08h00 - Atualizado em 02/02/2016 08h00

Drones poderão transmitir Internet 5G em projeto do Google; entenda

João Kurtz
por
Para o TechTudo

O novo experimento do Google, chamado de Project SkyBender, teve novos detalhes revelados pelo jornal inglês The Guardian. De acordo com a publicação, o projeto, que tem como objetivo usar drones para transmitir sinal de Internet 5G em lugares remotos, já está em fase de teste nos Estados Unidos.

Drone tem capacidade para mergulhar e navegar embaixo d'água

A Internet 5G, que será transmitida pelas aeronaves, é baseada em transmissões de alta frequência, de 28 GHz, capazes de enviar e receber uma quantidade maior de dados, com velocidade 40 vezes superior ao padrão 4G atual. 

Drone da Titan será usado para transmitir Internet 5G do Google (Foto: Reprodução/Titan Aerospace)Drone da Titan será usado para transmitir Internet 5G do Google (Foto: Divulgação/Titan Aerospace)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tech no Android ou iPhone

A vantagem das frequências do 5G é que não são usadas por outros tipos de equipamento, como celulares, o que significa que sofrem menos interferência externa. Por outro lado, por se tratar de um espectro muito alto, a alta frequência tem um alcance mais limitado que o 4G.

A usada pelo Google, por exemplo, tem um limite que atinge cerca de 10% do limite da antecessora. Esta limitação influencia no próprio alcance do drone, que seria, em teoria, obrigado a voar mais baixo. 

Sobre os drones usados, ainda não existem informações concretas sobre as especificações. Sabe-se apenas que os aparelhos são movidos a energia solar e foram construídos pela Titan Aerospace, uma startup comprada pelo Google em 2014.

Os testes do Skybender ocorrem no estado do Novo México, nas dependências da empresa de exploração espacial Virgin. A expectativa do Google é continuar com os testes do SkyBender até julho e não há previsão de quando o serviço será lançado oficialmente.

Qual modelo de drone é melhor no Brasil? Comente no Fórum do TechTudo

O SkyBender não é o primeiro projeto do Google a tratar do fornecimento de Internet em áreas remotas. Há anos a companhia estuda uma forma de fornecer sinal usando balões, o chamado “Project Loon“. Outras empresas, como o Facebook, também possuem projetos semelhantes.

Via The Guardian, Mashable e Engadget

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Robson Machado
    2016-02-02T13:47:39  

    O drone vai ficar pairando 365 dias do ano levando internet a lugares remotos, aja bateria hem!

    recentes

    populares

    • Robson Machado
      2016-02-02T13:47:39  

      Não vai voar 365 dias não. No carnaval ele é recarregado e volta prá voar de novo. Ô povo Zé Ruela que não sabe comentar.

    recentes

    populares

    • Robson Machado
      2016-02-02T13:47:39  

      Vão roubar o aviãozinho aqui no brasil

  • Ivan.caldas
    2016-02-02T16:10:27  

    Enquanto isso meu celular pegando 2g no Brasil e olha que moro em SP. Imagina os caras do acre tendo velocidade maior que as grandes metrópoles do Brasil.

    recentes

    populares

    • Ivan.caldas
      2016-02-02T16:10:27  

      O problema era meu chip que estava velho, comprei outro e não precisarei nem ir para o Acre se é que existe, nem trocar o celular.

    recentes

    populares

    • Ivan.caldas
      2016-02-02T16:10:27  

      Pois aqui no Maranhão uso o 4G da Claro tranquilamente. Sua operadora deve ser Tim ou Oi, seja inteligente e mude pra Claro ou Vivo...

  • Jose Manoel
    2016-02-03T10:54:51

    Calma pessoal, a internet 5G é só pra lugares remotos.. no Brasil ainda vai demorar um pouco!!!! kkkkk

  • Donodaverdade
    2016-02-02T21:52:02  

    Aqui nessa terra de índios,a única coisa que prospera é a vergonha,ou será mesmo,a sem vergonha malandragem brasileira.

    recentes

    populares

    • Donodaverdade
      2016-02-02T21:52:02  

      ÉDSON QUANDO VC VAI DAROCU VC DAR COM H OU SEM H????

    recentes

    populares

    • Donodaverdade
      2016-02-02T21:52:02  

      kkkkkkkkkkkkkkk.. Pra dar tem q ser com "H" maiúsculo! Haja coragem!!!!! kkkkkkkkkk

  • Marcelo Cruzeiro
    2016-02-03T10:42:37

    Vai vendo, nem o 3G aqui funciona, 4G é uma bosta, imagina 5G

  • Robinson Lopes
    2016-02-03T09:12:04

    Enquanto isso aqui no brasil as operadoras ainda não conseguiram nem melhorar o sinal para que os celulares funcionem sem falhas na ligação.

  • Ciro Nascimento
    2016-02-02T21:56:19  

    E quando não fizer sol e chover? vai cair kkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Ciro Nascimento
      2016-02-02T21:56:19  

      análise de engenharia muito perscpicaz e fundamentada

    recentes

    populares

    • Ciro Nascimento
      2016-02-02T21:56:19  

      Ahhh claro. Até porque não armazena energia né? :/ Cada uma

  • Alexandre Cunha
    2016-02-03T08:29:00

    áreas isoladas aqui no brasil significa a mesma coisa que grandes cidades, a pessoa tem que sair do escritório pra ter sinal de celular, lamentável

  • Sandro Loopi
    2016-02-02T23:20:49

    Enquanto isso aqui no brasil o 4G segue cambaleando das pernas, e muitos ainda acreditam nas propagandas mentirosas das operadoras de telefonia móvel do brasil; dizendo que tem a Maior cobertura de 4G do país. essas empresas tem a maior sim: clientelas de lesados isso sim..

  • Juliano Batista
    2016-02-02T20:32:19  

    Imagina um monte dessas coisas voando em cima de você, além de causar acidentes aéreos, ainda pode cair em sua cabeça. E quando cair uma tempestade onde vai parar esses aviõezinhos?

    recentes

    populares

    • Juliano Batista
      2016-02-02T20:32:19  

      Juliano! Eles ficarão a uma altura de 17.000mts, portanto não provocarão acidentes aéreos e ficam fora do alcance de tempestades, entende?

    recentes

    populares

    • Juliano Batista
      2016-02-02T20:32:19  

      valentim você leu a matéria?

  • Juliano Batista
    2016-02-02T20:35:25

    Imagina um monte dessas coisas voando em cima de você, além de causar acidentes aéreos, ainda pode cair em sua cabeça. E quando cair uma tempestade, onde vai parar esses aviõezinhos?

  • Galiardi Corretor
    2016-02-02T11:52:28

    logo vem para o Brasil tambem , 5900 ao mes aprox.

  • Rafael Metzeller
    2016-02-02T17:01:14

    enquanto isso na minha região mal, mal, mas muito mal mesmo, temos a 2g kkkk

  • Rodrigo Tadeu
    2016-02-02T12:57:31  

    o ant Cristo não vai querer ninguém se escondendo

    recentes

    populares

    • Rodrigo Tadeu
      2016-02-02T12:57:31  

      Crente alucinado

    recentes

    populares

    • Rodrigo Tadeu
      2016-02-02T12:57:31  

      Eu sou o anti Cristo e discordo.

  • Anderson Oliveira
    2016-02-02T15:59:43

    isso deve chegar ao brasil daqui uns 500 anos.

  • Hector Schneider
    2016-02-02T15:52:05

    Se o drone cair, cai a internet literalmente kkkkkkkkkkk

  • Alessandro
    2016-02-02T11:46:51  

    Pelo jeito as operadoras de telefonia estão com os dias contados.

    recentes

    populares

    • Alessandro
      2016-02-02T11:46:51  

      assim espero.

    recentes

    populares

    • Alessandro