Celular

22/02/2016 13h34 - Atualizado em 22/02/2016 14h19

Galaxy S7: primeiras impressões sobre o lançamento da Samsung

Thássius Veloso
por
Do MWC 2016, Barcelona*

O Galaxy S7 é o lançamento da Samsung para 2016. O top de linha foi apresentado no Mobile World Congress (MWC) em duas versões: normal, com tela de 5,1 polegadas, e o Galaxy S7 Edge, que apresenta display de 5,5 polegadas com bordas curvadas tanto na frente quanto atrás. Durante alguns minutos, o TechTudo testou os dois smartphones – abaixo vão as nossas primeiras impressões.

Saiba tudo que acontece no MWC 2016

Vale lembrar, antes de mais nada, que não há previsão de preço ou data para início das vendas do novo Galaxy no Brasil. Como ele chegará aos Estados Unidos em 11 de março, a melhor aposta é de que o lançamento brasileiro ocorra em abril.

Talvez "S6S e "S6S Edge" fossem nomes mais apropriados para os celulares revelados em Barcelona. Seguindo a mesma tendência da Apple em colocar o "S" ao fim do nome dos iPhones que não passam por grande renovação de design, fica evidente que a linha S7 é um avanço em relação ao que estamos acostumados com o S6 e o S6 Edge, do ano passado.

Tela do Galaxy S7, novo smartphone da Samsung (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Tela do Galaxy S7, novo smartphone da Samsung (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Galaxy A7 ou Galaxy J7, qual é o melhor? Opine no Fórum

A pegada do S7 ficou mais interessante do que o anterior. Agora o consumidor encontra na parte traseira o efeito de cantos arredondados. Dá a impressão de que o telefone é mais fino, pois o contato com as mãos ocorre em uma superfície de área menor. Na prática, isso quer dizer que o aparelho parece menos espesso do que realmente é.

Galaxy S7 e Galaxy S7 Edge (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Galaxy S7 e Galaxy S7 Edge, novos smartphones da Samsung, lado a lado (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)




Outra novidade – esta presente na versão normal e na Edge – é a câmera alojada na traseira, em uma protuberância menor do que no S6 e S6 Edge de 2015. Ao colocar no bolso, o relevo da câmera é menor do que passado. Ainda assim ele está ali, só que menos evidente. Ponto para a equipe de design da linha Galaxy S. Embora o modelo anterior não fosse exatamente feio, ele ainda tinha pontos a melhorar.

iPhone 6S Plus e Galaxy S7 Edge lado a lado (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)iPhone 6S Plus e Galaxy S7 Edge lado a lado (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)





O S7 com tela de 5,1" cabe bem na palma das mãos. A pegada é firme e a moldura (o espaço entre a tela o fim do corpo do aparelho) é bastante reduzida. O S7 Edge dá um show à parte, uma vez que tem 5,5", mas não é essa impressão que ele passa. Compare com o iPhone 6S Plus, cujo display tem a mesma dimensão: dá para perceber a diferença brutal entre eles. O celular da Apple parece mais corpulento, enquanto o S7 Edge ficou slim.

Tela do Galaxy S7 Edge ligada (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Tela do Galaxy S7 Edge ligada (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)



O S7 será vendido com processador octa­­core (quad­core de 2,3GHz + quad­core de 1,6GHz) ou quad­­core (dual­­core de 2,15GHz + dual­­core de 1,6GHz), de acordo com a ficha técnica oficial. Nos testes rápidos em Barcelona, o desempenho mostrou-­se fluido com o Android 6.0 Marshmallow. Não houve travamentos. Até o botão Home, quando pressionado duas vezes, abre rapidamente a câmera.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Detalhes da lateral do Galaxy S7 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Detalhes da lateral do Galaxy S7 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

No entanto, um sinal de alerta se acendeu quando o Gerenciador Inteligente – um app nativo da Samsung para controlar os recursos de hardware – revelou que a memória RAM de 4GB estava 79% ocupada. Dizem na indústria que RAM ociosa é desperdício. No caso da Samsung, com a interface TouchWiz, ter uma folguinha de memória é sempre recomendável.

Aplicativos no Galaxy S7, novo smartphone da Samsung (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Aplicativos no Galaxy S7, novo smartphone da Samsung (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

A tela Super AMOLED oferece resolução Quad HD de 2560 x 1440 pixels tanto no S7 quanto no Edge. Ela não mudou em relação ao ano passado: continua deslumbrante. Além disso, o AMOLED continua com a tendência de gerar cores com uma tonalidade mais azulada. É algo com que o consumidor se acostuma. Ainda assim, a diferença é perceptível ao colocá­-lo ao lado de aparelhos fabricados por outras empresas.

 À esquerda, LG G5 com bateria removível solta; à direita, Galaxy S7 com bateria fixa não removível (Foto: Montagem/TechTudo)À esquerda, LG G5 com bateria removível solta; à direita, Galaxy S7 com bateria fixa não removível (Foto: Montagem/TechTudo)



A Samsung elevou as especificações de bateria de 2.550 mAh para 3.000 mAh no S7 e de 2.600 mAh para 3.600 mAh no Edge. A promessa é de maior autonomia. Ela continua fixada ao telefone, com a mesma abordagem do S6. Bem diferente da LG, que anunciou ontem (21) o LG G5 com bateria não só removível, como também modular.

Parte traseira do Galaxy S7 Edge (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Parte traseira do Galaxy S7 Edge (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

A câmera passou por um downgrade e agora está equiparável ao principal concorrente, o iPhone 6S/iPhone 6S Plus (isso enquanto o iPhone 7 não chega, evidentemente). Ambos oferecem 12MP. No caso da Samsung, os pixels ficaram fisicamente maiores e captam mais luz. A promessa é de fotos melhores em condições de baixa luminosidade. Falta testar o recurso a fundo, mas a empresa é reconhecidamente líder em fotos de alta qualidade desde o ano passado, com o S6. Ele e o LG G4 deixaram o iPhone no chinelo.

Câmera do Galaxy S7 em ação (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Câmera do Galaxy S7 em ação (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)



A linha S7 será vendida com 32GB ou 64GB. Dando o braço a torcer, a fabricante voltou a incluir o slot para MicroSD de até 200GB. Os clientes que ainda vivem no mundo analógico e preferem não usar a nuvem (no caso, a oferta de OneDrive grátis com 100GB durante um ano) agradecem a novidade.

Por fim: os celulares ficaram à prova d'água. A proteção IP68 permite que eles façam mergulhos de até 1,5 metro por 30 minutos.

Traseiras do Galaxy S7 e S7 Edge lado a lado (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Traseiras do Galaxy S7 e S7 Edge lado a lado (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)


A evolução do S6 soa como um dos principais lançamentos de 2016. Embora o flahsgip – telefone usado para apresentar novas tecnologias – não tenha passado por uma cirurgia plástica completa, continua interessante.

Lateral curvada do Galaxy S7 Edge em destaque (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Lateral curvada do Galaxy S7 Edge em destaque (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

A fabricante corrigiu erros do passado. Pena que os coreanos insistem no principal deles: o Android modificado com a interface TouchWiz. Sabe­-se lá como a performance do smartphone vai se comportar conforme o tempo for passando.

*O jornalista viajou a convite da Samsung

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luiz Gerga
    2016-02-22T14:05:36  

    Nunca vai superar a Apple

    recentes

    populares

    • Luiz Gerga
      2016-02-22T14:05:36  

      Só de possuir tela de Amoled e um nível de preto incomparável, não preciso dizer mais nada. Enfim, não é necessário comparar mais nada, iphone com sua telinha de retina ips, kkkkkk, é muito bizarro aquele preto acizentado.

    recentes

    populares

    • Luiz Gerga
      2016-02-22T14:05:36  

      Ei amigo, pra você que está em 2011, em 2016 já superou faz tempo.

  • Renato Pc
    2016-02-23T20:01:55  

    Até pode ser um excelente telf mas não trocaria pelo meu IPhone 6. Em um ano de uso, nunca precisei formatar para melhorar o desempenho. Impossível não ter que formatar um Android passado alguns meses

    recentes

    populares

    • Renato Pc
      2016-02-23T20:01:55  

      Ja tive 3 iphone e agora por ultimo comprei um s6 e nao troco mais para iphone nem um ja fisso pedido do s7 chega essa semana compra um telefone so por calsa de status so para mostrar atras uma maçazinha nao caio caio mais nessa nao vc tem q ter liberdade para td ja q pagamos caro para ter.

    recentes

    populares

    • Renato Pc
      2016-02-23T20:01:55  

      nao acredito que seja só por status, eu mesmo ja tive samsung e na verdade o que eu não suporto é esse sistema android , iOS para mim, minha opinião , da de 10 x 0 .esse formato edge não vejo serventia para nada

  • Cristiano Duarte
    2016-06-04T16:03:31

    nada disso me faz trocar meu iPhone 6s , a única coisa que apple poderia mudar é a tela para amoled

  • Rodrigo Coelho
    2016-02-22T14:05:06  

    Sempre as mesmas matérias. E que comecem os mimimis...

    recentes

    populares

    • Rodrigo Coelho
      2016-02-22T14:05:06  

      Downgrade na câmera? ! O cara precisa se informar, mais megapixel não é sinônimo de qualidade.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Coelho
      2016-02-22T14:05:06  

      novidade no S7 . a embalagem fala sério. vergonhoso

  • Everaldo Xavier
    2016-02-22T21:43:29  

    Não conheço ninguém que comprou iPhone e acha o Samsung melhor,não conheço ninguém que comprou um Samsung linha s e diz que o iPhone é melhor .portanto...discussão que não levará a nada.

    recentes

    populares

    • Everaldo Xavier
      2016-02-22T21:43:29  

      Isso que dá um usuário da Apple querer se meter a usar o Android, pois é acostumado com o sisteminha simples, básico e pré-histórico, que vive dentro de um plástico bolha, com restrições e bloqueios, não aguenta a liberdade e autonomia, dae surta kkkk

    recentes

    populares

    • Everaldo Xavier
      2016-02-22T21:43:29  

      Eu acho que autonomia e Sistema que é totalmente modificado pelo fabricante e pela operadora não combinam. E viver dentro de um plastico bolha é ter que esperar pela boa vontade da operadora em liberar as atualizações. Mas só acho, afinal de contas o especialista Luiz Lima falou então é lei.

  • Davi Pires
    2016-02-22T14:16:25  

    Se não é um Iphone, não é um iphone.

    recentes

    populares

    • Davi Pires
      2016-02-22T14:16:25  

      Carlos Medeiros, fui no site maisfavalado e não vi nada de bom nesse Galaxy. Se o Steve Jobs descer do céu vai falar que todo Galaxy é um bosta. Amém!

    recentes

    populares

    • Davi Pires
      2016-02-22T14:16:25  

      Realmente o campo de distorção da realidade de Steve Jobs funciona mesmo! Olha quanto desentendido diz que o iPhone presta.

  • Wagner Andrade
    2016-02-23T14:19:31  

    Bateria removível virou inovação! heheheheheh Gostei da piada...

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2016-02-23T14:19:31  

      kkkkkkkkk

  • Monsenhor Razão
    2016-02-23T14:02:46  

    Velocidade, estabilidade e suporte do iPhone dá de 10 a zero no Galaxy... incrível isso!

    recentes

    populares

    • Monsenhor Razão
      2016-02-23T14:02:46  

      É verdade... meu iPhone 5S nunca deu problema.

    recentes

    populares

    • Monsenhor Razão
      2016-02-23T14:02:46  

      Calma, assim os Androbostas piram! kkkkkk

  • Erni Rinker
    2016-02-23T07:29:36  

    não troco a motorola por nem um desses ai.

    recentes

    populares

    • Erni Rinker
      2016-02-23T07:29:36  

      Moto Maxx!!! nunca me deu problema!!! nunca travou !!! excelente!!!

    recentes

    populares

    • Erni Rinker
      2016-02-23T07:29:36  

      Moto x play da uma coça nesses ai

  • Tiago Matos
    2016-02-25T18:13:30

    Pensei que ele viria com uma função idêntica ao 3D Touch!! Não foi dessa vez....

  • Phil
    2016-02-24T15:43:58

    devem custar na faixa : S7 r$5000 S7 edge r$5899

  • Benedito Barbosa
    2016-02-23T23:27:52

    eta propagandinha sem vergonha !!

  • Roberto
    2016-02-23T11:57:35  

    Comparar iPhone 6s com o galaxy s7 é covardia, devia comparar o iPhone com o galaxy s3 aí parece uma briga justa

    recentes

    populares

    • Roberto
      2016-02-23T11:57:35  

      Eu usando o meu Moto G tenho inveja de iPhone 6S de 128GB do mesmo jeito que o dono de um Fusca 1966 tem inveja de um dono de uma Ferari 2016.

    recentes

    populares

    • Roberto
      2016-02-23T11:57:35  

      Eu usando meu note 4 tenho pena de rodos os outros smarts.

  • Kls Balzarch
    2016-02-23T19:33:17

    Eu pensei que entrei numa matéria para ler sobre Samsung. Costumo fazer isso: só abro link de coisa que me interessa. Não sei o que dá nessa gente de ser super fã de iphone e entrar aqui só pra criticar. Talvez seja a tenra idade de 15 anos e tempo de sobra pra jogar fora. E ainda aposto um rim que a maioria desses sequer tem iphone.

  • Hermes Coelho
    2016-02-23T17:36:39

    O engraçado é que agora os dois com os msm preço e até as vezes mais caro. Não vejo mais tanta gente que usa iphone chamando o sgalaxyanos de pobre, já que tá msm preço.

  • André Leonelo
    2016-02-23T16:09:18

    Engraçado que o poderoso i-Phone 6S tem tela e processador Samsung.... aí os lerdos pagam uma grana achando que estão levando vantagem!!!! kkkkkkkkkkkk

  • Christhian Lopes
    2016-02-23T15:58:00

    Iphone só tem preço, prefiro mil vezes comprar um Galaxy S6 Edge do que um Iphone 6 ou 6S.

  • Manoell Rocha
    2016-02-23T14:22:36

    Grupo no whatsapp para discursão e debate sobre tecnolgia etc. (96) 99126-5630

  • Alexandre Lima
    2016-02-23T13:32:45

    DESIGNE do Galaxy dá de 10 a zero no Iphone... incrível isso.

  • Marlon Dias
    2016-02-22T18:00:55  

    Quando a Samsung abolir o Android, aí vai poder competir com iPhone...

    recentes

    populares

    • Marlon Dias
      2016-02-22T18:00:55  

      Estou com um iphone a 2 anos e nunca travou, nem uma vez mesmo. Alguém aí que tem samsung pode dizer o mesmo? Pois eu tinha um samsung e troquei porque em uns 6 meses eu tinha era que reiniciar...

    recentes

    populares

    • Marlon Dias
      2016-02-22T18:00:55  

      Parece que as pessoas comentam sem saber o benchmark é um teste de velocidade dos smartphones de acordo com a fluides e velocidade dos sistemas operacionais. Realmente um processador octare é mais rápido e melhor que um dual core em numerações iguais, mas o IOS roda fácil num processador dual core enquanto o android exige um processador bem mais robusto e ainda perde nos testes de fluides é só verificarem no benchmark! Simples assim!

  • Anderson Acendino
    2016-02-23T11:16:07  

    Uhuuuuuu ansioso pelo lançamento, agora que saiu o S7 quem sabe consigo comprar o S4 !!!!

    recentes

    populares

    • Anderson Acendino
      2016-02-23T11:16:07  

      espero poder ir alem... espero comprar o S5 pois ate hoje estou no S2 que por sinal morreu essa semana e só funciona ligado na tomada

  • Matheus Moutinho
    2016-02-23T00:27:55

    Esse Tech tudo é fan boy da apple descaradamente , em tudo tem que comparar com o Iphone , s7 é muito superior

  • Leitor
    2016-02-22T17:01:25  

    Querem um smartphone bom? Comprem o Lenovo. Custa um terço desses top e faz tudo. Estou usando um que custou 1050,00 com capa transparente incluída, 4g, radio, leitor de digital, nfc, suporte por telefone e acesso remoto da Lenovo. É sério, vale cada centavo....

    recentes

    populares

    • Leitor
      2016-02-22T17:01:25  

      Rodrigo, achinque ele deu azar. A câmera é muito boa, tem HDR e flash de luz quente (amarelada), e o software nativo tem detector de sorriso, controle de luminosidade, foto panorâmica, etc.

    recentes

    populares

    • Leitor
      2016-02-22T17:01:25  

      Pois é, pode ter sido. Pq eu vi ele fazendo duas fotos com o Lenovo e o Galaxy Alpha dele. A qualidade no Alpha é muito superior.

  • Victor Nunes
    2016-02-23T11:56:57

    Samsung é o CR7 e a Apple é o Messi: Só observar. quem conhece de verdade sabe qual é o melhor!

  • Eder Lopes
    2016-02-23T11:53:16

    Apple vs Samsung! Tão impossível discutir quanto religião e futebol. A verdade é que os dois são excelentes aparelhos, cada um atende melho determinado tipo de usuário, a Apple com um sistema mais fechado, porém menos vulnerável e mais seguro e a Samsung com um sistema aberto e com uma praticidade maior de transferência de arquivos, opção de dual sim e etc. São dois excelentes aparelhos, a única coisa em comum nos dois é que no Brasil, o valor deles é surreal.