Redes sociais

22/02/2016 17h38 - Atualizado em 23/02/2016 11h20

Golpe no WhatsApp usa videochamadas para espalhar vírus no celular

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Um esquema descoberto no WhatsApp promete acesso ao recurso de videochamadas, ainda inexistente no mensageiro. O convite para usar a falsa ferramenta tem sido disseminado por contatos, na forma de uma mensagem com link. Com isso, uma página é aberta para pedir dados pessoais de usuários, como número de telefone. Revelado nesta segunda-feira (22), o golpe tem origem no Brasil e foi denunciado pela Kaspersky Lab.

Galaxy S7: primeiras impressões sobre o lançamento da Samsung

Depois de preencher um formulário, quem cai no falso convite é informado, pelo site malicioso, que é necessário convidar dez amigos para a novidade. Essa dinâmica permite ao golpe se espalhar com facilidade e infectar celulares com WhatsApp

Criminosos prometem recurso inexistente para atrair vítimas (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)Criminosos prometem recurso inexistente para atrair vítimas (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: dicas e notícias de tecnologia no seu Android ou iPhone

Após convidar o número mínimo de contatos, o usuário é direcionado para uma série de ofertas de apps de origem duvidosa, que podem prejudicar a segurança do smartphone. De acordo com a Kaspersky Lab, os tipos de aplicativos e conteúdo das mensagens que disparam o esquema são diferentes entre Android, Windows Phone e iPhone (iOS).

Um ponto grave a respeito dessa nova manobra de cibercriminosos é que links de programas legítimos tem sido usados. Com isso, apps confiáveis são distribuídos de forma suspeita, o que pode iludir os clientes. 

Outro detalhe perigoso é que ao informar o número do celular no preenchimento do formulário, o usuário dá aos criminosos a possibilidade de inscrevê-lo em serviços de assinatura, que podem causar prejuízos muito maiores.

Fique atento para mensagens suspeitas (Foto: Divulgação/Kaspersky Lab)Fique atento para mensagens suspeitas (Foto: Divulgação/Kaspersky Lab)

O golpe repete uma fórmula já aplicada em outros episódios. Para o analista sênior de segurança da Kaspersky Lab no Brasil, Fabio Assolini, isso demonstra que os crimes anteriores foram bem-sucedidos e que os hackers seguem com a mesma estratégia para invadir aparelhos. 

Como transferir conversas do WhatsApp entre celulares? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Tenente Zureta
    2016-02-23T07:26:58  

    Quanto mais trouxas caem nessas armadilhas de whatsapp, mais eu morro de rir !!! É uma bela forma de pregar peças no pessoalzinho da maldit4 inclusã0 digital que assola o mundo! A pessoa nao sabe ler nem escrever direito, mas acha que sabe tudo de smartphone! Vou ajudar a criar armadilhas desse tipo, pois pessoas de bom senso e nível mediano de educação não irão cair nessa.

    recentes

    populares

    • Tenente Zureta
      2016-02-23T07:26:58  

      Parabéns Rafael Bulcão, bom discernimento.

    recentes

    populares

    • Tenente Zureta
      2016-02-23T07:26:58  

      seu foquito!

  • Captain Phillips
    2016-02-23T09:00:17

    vaotodostomarnocu

  • Rafael Costa
    2016-02-22T21:26:12  

    Engraçado que afeta qualquer plataforma, seja ios, WP ou android. Aqui não aparece nenhum usuário apple falando bobagens do tipo que so android pega virus.

    recentes

    populares

    • Rafael Costa
      2016-02-22T21:26:12  

      "Usar a mesma estratégia para invadir aparelhos" é diferente de "Esta ameaça invade aparelhos"... Interpretação correta ajuda na argumentação...

    recentes

    populares

    • Rafael Costa
      2016-02-22T21:26:12  

      A questão principal não é essa, minha colocação é com relação a hipocrisia de alguns faboys de que tudo quanto é relacionado a falha de segurança so diz respeito a sistema android, sendo que o ios tambem é falho, basta pesquisar na net pra ver diversos casos de falha

  • Ana Oliveira
    2016-02-24T00:39:26

    Para fazer vídeo chamada eu tenho o FaceTime. Nunca deu problema.

  • Fernanda Araújo
    2016-02-24T00:03:59

    Ok, mas qdo q eles vão fazer as videochamadas?

  • Claudio Lima
    2016-02-22T18:23:16  

    sou uzo fecebok

    recentes

    populares

    • Claudio Lima
      2016-02-22T18:23:16  

      prefiro o msn..kkkk

    recentes

    populares

    • Claudio Lima
      2016-02-22T18:23:16  

      Tenio onpiniau

  • Ivo Junior
    2016-02-23T11:53:03

    hahahaha só pra quem usa android, Iphone jamais pegará virus!

  • Pedro Dagostin
    2016-02-22T18:41:53  

    Tinha que ter origem no Brasil mesmo. é corrupção e ladrão pra tudo que lado que apontar. sempre teve,mais nesses anos de PT,ficou banalizado.

    recentes

    populares

    • Pedro Dagostin
      2016-02-22T18:41:53  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Pedro Dagostin
      2016-02-22T18:41:53  

      Marcio vc é um coxinha que também evoluiu já pode fazer parte do grupo "Revoltados On Line".

  • Leonardo Rj
    2016-02-23T11:50:18

    Maldita inclusão digital!

  • Rodrigo Vrnhj
    2016-02-23T09:32:09  

    Só cai nestes golpes quem acredita em papai noel e coelhinho da páscoa ! ! !

    recentes

    populares

    • Rodrigo Vrnhj
      2016-02-23T09:32:09  

      podem ter certeza, os mesmo que caíram nesse golpe são os mesmo que caíram no golpe da telexfree, na bbom, do PT, etc. etc.

  • Chagas Galego
    2016-02-23T08:57:28  

    Sou Europeu e tenho certeza de uma coisa. "Ô racinha danada esses brasileiros"

    recentes

    populares

    • Chagas Galego
      2016-02-23T08:57:28  

      Você que pensa Arnould. Você que pensa.

    recentes

    populares

    • Chagas Galego
      2016-02-23T08:57:28  

      Sou espanhol, filho de pais galegos da provincia de Pontevedra e também não da pra se orgulhar de ser espanhois, muito menos galegos. Existem mais piadas de galegos do que piadas de portugueses só pra você ter uma ideia.

  • Ignacio
    2016-02-23T10:15:06

    Na moral. Tem que ser muito burro pra cair nesses golpes

  • Leonardo Bezerra
    2016-02-23T09:52:51

    Brasileiro que vive num mundinho chamado Brasil só sabe dizer: "Só acontece no Brasil". É claro o cara não sai do Brasil, na cabeça dele só acontece aqui mesmo. Esses ataques para golpes cibernético acontece em todos os lugares do planeta. A coisa é simples é só não aceitar o convite! Aceite convite de pessoas que você conheça. Eu acho é bom quando vejo esse povinho que não sabe navegar na net, se lasca. Querem baixar e abrir tudo que vê na internet. Só tem que se ferrar mesmo!

  • Brasil Nojo
    2016-02-23T08:45:08  

    a empresa devia bloquear o aplicativo no país.

    recentes

    populares

    • Brasil Nojo
      2016-02-23T08:45:08  

      Nada a ver, essas coisas acontecem em qualquer lugar do mundo !

  • Eduardo
    2016-02-22T19:01:08  

    Só pessoas retardadas caem nesses golpes repassados por mensagens.

    recentes

    populares

    • Eduardo
      2016-02-22T19:01:08  

      E as pessoas ainda culpam o próprio aplicativo por suas burrices...

  • Dr. Fernandes
    2016-02-22T19:15:19  

    Culpa de quem?...kkkk

    recentes

    populares

    • Dr. Fernandes
      2016-02-22T19:15:19  

      PT

    recentes

    populares

    • Dr. Fernandes
      2016-02-22T19:15:19  

      Só tem um culpado, o próprio usuário que acha que é mais esperto que os apps e acabam clicando em links maliciosos

  • Talison Dalamaria
    2016-02-23T08:31:13

    Tem que ser muito burro mesmo pra cair em um golpe desses, infelizmente as pessoas são muito burras mesmo!

  • Rafael Bulcão
    2016-02-23T08:22:20

    trouxa é quem acredita nisso...se o whatsapp tem um novo recurso, virá na atualização, não por meio de um link, isso é obvio

  • Mks Suspensao
    2016-02-23T08:18:45

    na epoca de icq nao tinha isso

  • Leonel Reis
    2016-02-23T08:07:03

    É o Brasil exportando tecnologia. Parabéns.

  • Clara Santana
    2016-02-23T05:49:27

    POR FAVOR! Quero entrar no grupo de Whatsapp de Tecnologia no ZapVIP mas só entra com convite de quem já for membro. Alguém aqui já tem a chave de acesso pra o site deles zapvipgrupos .net ? Me adiciona ou manda convite PLEASE! +119895541258. Beijos!

  • Xavier
    2016-02-22T22:51:31

    Não me surpreende pois a única inovação que o Brasil ao mundo é sempre um jeito inteligente de roubar

  • Arnaldo Maracci
    2016-02-22T22:30:17

    Ôooooo jabá.... kkkkk ta na cara que é propaganda

  • Gilmar Faustino
    2016-02-22T21:47:12

    E a Petralhada segue fazendo as manobras criminosas pelo país!

  • Rodrigues
    2016-02-22T20:42:27

    Todaaa semana tem algo aqui falando mal desse zap zap, credooo. vou continuar sem !!