Fabricantes

18/02/2016 12h30 - Atualizado em 18/02/2016 12h30

Google cria sistema de voto online nos resultados de busca; entenda

João Kurtz
por
Para o TechTudo

Uma nova patente registrada pelo Google dá indícios que a gigante planeja adicionar enquetes aos seus resultados de busca. O recurso, segundo o documento, seria usado como forma de entender melhor a que os usuários se referem quando fazem pesquisas subjetivas, como “o melhor cantor do mundo”. O sistema permite que cada usuário escolha sua resposta votando e clicando nas opções.

Que som faz um galo? Google ganha recurso para ajudar a descobrir

Para poder votar, o usuário precisa estar com login ativo em uma conta do Google e, dependendo da pergunta, é possível escolher mais de uma resposta em múltipla escolha. Em seguida, é possível compartilhar o resultado da votação em redes sociais.

Google passa exibir conteúdos públicos do Facebook nos resultados de busca (Foto: Lucas Mendes/TechTudo) (Foto: Google passa exibir conteúdos públicos do Facebook nos resultados de busca (Foto: Lucas Mendes/TechTudo))Google registra patente de votos no resultados das pesquisas (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)


A eleição dos melhores resultados será exibida no topo da página de buscas. O sistema da gigante de Internet seria semelhante a outras enquetes, como as do Twitter, mas ainda não se sabe se isso vai permitir que usuários criem suas próprias perguntas ou interajam de outra forma.

Como acabar com propagandas no navegador? Descubra no Fórum TechTudo

O objetivo do Google com a ferramenta ainda não é claro, mas a preocupação da desenvolvedora com a segurança do sistema sugere que os votos poderiam ser usados como ferramenta para enquetes mais sérias, como eleições para cargos públicos, por exemplo.

Enquete seria exibida no topo dos resultados de busca (Foto: Reprodução/Google)Enquete seria exibida no topo dos resultados de busca (Foto: Reprodução/Google)

O pedido de patente do Google ainda não foi concedida pelo órgão regulatório e o sistema foi enviado para análise em dezembro de 2013, mas só foi revelado ao público na terça-feira (16). Ainda não se sabe se o Google pretende implementar o recurso nas buscas, nem quando isto pode acontecer.

Via The Next Web e Escritório de Patentes dos Estados Unidos

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares