12/02/2016 00h10 - Atualizado em 12/02/2016 13h10

iPhone tem bug no calendário que trava celular

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

O iPhone possui uma falha de programação que pode travar completamente o celular, dependendo da data que estiver na agenda do dispositivo. O bug foi descoberto por um usuário do YouTube que colocou o calendário com a data de 1º de janeiro de 1970. Após o procedimento, a tela do iPhone fica congelada na tela de inicialização e o usuário não consegue acessar a Home com os aplicativos.

Bug no iOS 9 permite acessar todas as funções do iPhone; saiba evitar

Segundo o site 9to5Mac, nem mesmo usar o modo de recuperação do iTunes faz com que o seu smartphone volte ao normal. Todos os aparelhos rodando iOS 8 ou superior, e que usem processadores de 64 bits (do iPhone 5S em diante), estão sujeitos à pane.

Veja como tirar print no iPhone 6  (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)iPhone com data de 1970 fica preso na tela de carregamento (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Uma das hipóteses, levantada por participantes do Reddit, é de que a escolha do dia 01/01/1970 faz com que o relógio interno do celular seja configurado para um valor que é menor do que 0, o que acaba criando uma "confusão" e gerando o bug.

Algumas horas após a divulgação do erro, começaram a surgir relatos de iPhones que travaram por um curto período, mas depois voltaram a funcionar. No Twitter, houve relatos de pessoas que tiveram os seus celulares e tablets voltando a funcionar após cinco horas de travamento, com a possibilidade de alterar data e hora novamente.

De acordo com os usuários, há duas soluções simples para o bug: trocar o chip do iPhone ou esperar a bateria descarregar. Caso nenhuma das alternativas dê certo, porém, a opção é procurar a assistência técnica da Apple ou esperar por uma correção automática.

Via Phone Arena e 9To5Mac 

Como resolver o Erro 53 no iPhone? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Monsenhor Razão
    2016-02-14T15:22:51  

    Noticia é de 12/02/2016... atualização iOS 9.2, já reparou isso.

    recentes

    populares

    • Monsenhor Razão
      2016-02-14T15:22:51  

      Pois é, agora estamos na versão iOS 9.2.1, o bud do calendário já foi corrigido.

    recentes

    populares

    • Monsenhor Razão
      2016-02-14T15:22:51  

      não foi corrigido o meu travou nesta quinta feira

  • William Melo
    2016-02-15T10:42:24

    Ué, pensei q iPhones nao travavam!! rsrs

  • Fernando Oliveira
    2016-02-12T15:05:41

    Alguém me explica pra que um idiota vai ajustar a data do celular pra 01/01/1970 ?

  • Tiago Silva
    2016-02-13T01:13:39

    Me desculpe os comentários abaixo, mas pergunto qual a necessidade de colocar a data para 01/01/1970? E por este motivo o aparelho passar a ser ruim? há povo sem personalidade

  • Marcos Oliveira
    2016-02-13T03:19:32

    Pra que colocar esa data no telefone kkkk

  • Curto Grosso
    2016-02-12T10:41:45  

    Pagar um absurdo por um aparelho cheio de restrições e ainda com um bug desses. Não, obrigado.

    recentes

    populares

    • Curto Grosso
      2016-02-12T10:41:45  

      Depois dessa vou ter que comprar um android ou vender minha máquina do tempo.

    recentes

    populares

    • Curto Grosso
      2016-02-12T10:41:45  

      Restriçao.... essa eh a palavra... obrigado. Vou lembrar pra falar a verdade sobre essa porcaria porai.

  • Augusto Alves
    2016-02-12T13:43:50  

    a data é pq a apple faz parte da iniciativa Dharma e todos que possuirem, vao morrer e parar na ilha de Lost.

    recentes

    populares

    • Augusto Alves
      2016-02-12T13:43:50  

      O pessoal que caiu na ilha não estava morto, inclusive alguns saíram dela. Cada um morreu no seu tempo.

  • Igor Gomes
    2016-02-12T10:34:35  

    Agora me digam, qual interesse um ser normal em pleno 2016 vai programar a data do celular para 1970? Pra saber quais dias da semana caiu a copa do mundo? Me poupe!

    recentes

    populares

    • Igor Gomes
      2016-02-12T10:34:35  

      Para de falar m&rda, não existe app que modifique as configurações do iOS, e todos os apps ficam em média 2 meses antes de serem aprovados na AppStore, pois a equipe lê o código pra ver se contém malicious code..

    recentes

    populares

    • Igor Gomes
      2016-02-12T10:34:35  

      Em tempo, somente um bom hacker poderia causar um caos... Com um ataque tipo Man-in-The-Middle alterando os dados de hora das ERBs ... ou interceptando e mudando o tráfego do servidor NTP usado para ajustar o relógio, algo que eu considero quase impossível.

  • Marcello Castellani
    2016-02-12T14:15:01  

    Tongas. Basta que um hacker falseie um programa que altere a data para você, usuário do iphone, perder seu celular. O bug gera enormes possibilidades para alguém mal intencionado.

    recentes

    populares

    • Marcello Castellani
      2016-02-12T14:15:01  

      Sabe nem o que fala... Que dó!

  • David Souza
    2016-02-12T14:35:19

    android trava só de iniciar a câmera, sempre tem algum hacker querendo descobrir falhas para se da bem nos sistema IOS, e qual o sistema que não existe? existem usuário que são leigos e não sabem utilizar corretamente seu próprio cel.

  • Weverton Morais
    2016-02-12T17:46:36

    agora porque uma pessoa quer voltar no tempo pelo celular???? será que foi tentando salvar o presidente John F. Kennedy? faltou pouco em

  • Survivor
    2016-02-12T17:18:09

    Deixe aqui sua risada para os fanboys (fanbobos ?!?) da maça...

  • Julia
    2016-02-12T14:46:47

    *Digi te no Google: cupom des conto agregador net...Tem cupom de 20% das melhores lojas hoje !

  • Daniel Almeida
    2016-02-12T14:23:30  

    Mas pra que a jamanta foi colocar data de 46 anos atras no celular, bem feito.

    recentes

    populares

    • Daniel Almeida
      2016-02-12T14:23:30  

      Isso é coisa de Lurdinha. Voltou a data pra ver as notícias do Patético mg, quando ganhou o brasileiro de 71. Kkkkk

  • Carlos Junior
    2016-02-12T12:15:12  

    Só um esclarecimento: Quando se instala um app , vc dá permissões de acesso, ao aplicativo, para várias funções do aparelho. Se um destes app tiver acesso ao calendário, pode muito bem mudar a data do seu aparelho e trava-lo.

    recentes

    populares

    • Carlos Junior
      2016-02-12T12:15:12  

      Não é o calendário... o bug ocorre quando se altera a data do SISTEMA pra 1970... Só que o techtudo não noticiou direito... E para alterar a data do sistema, não há app que tenha permissão. Leiam a matéria original no site "9 to 5 mac"...

    recentes

    populares

    • Carlos Junior
      2016-02-12T12:15:12  

      Talvez no Android um app consiga alterar a data do aparelho, mas no IOS não.

  • Wendel Queiroz
    2016-02-12T14:15:03

    Não é só isso que dar bug, tenho um Iphone 6 , minha cunhada tbm e minha vizinha, todos estão travando no watsapp. ai tenho que reiniciar o telefone para destravar.

  • Douglas Dias
    2016-02-12T11:50:00  

    Os fanpobre de android fica procurando bugs no iphone pra fazer ele travar de qualquer jeito com mensagens do whats app q trava e tals... Agora o android trava ninguem fala nada

    recentes

    populares

    • Douglas Dias
      2016-02-12T11:50:00  

      O MEU S5 NUNCA TRAVOU, MAS TRAPHONE

  • Fernando
    2016-02-12T13:05:25  

    Iphone = brasileiro o-t-a-r-i-o achando que um celular é ostentação.

    recentes

    populares

    • Fernando
      2016-02-12T13:05:25  

      compra um samsung, e se divirta com a porcaria do android!

    recentes

    populares

    • Fernando
      2016-02-12T13:05:25  

      Pobre...

  • Leonardo Miranda
    2016-02-12T13:15:17  

    Só no iphone dele.. o meu nao acontece!!

    recentes

    populares

    • Leonardo Miranda
      2016-02-12T13:15:17  

      KKKKK, TRAPHONE ETERNAMENTE

  • Felipe Lima
    2016-02-12T13:59:53

    Todas as matérias do Techtudo tem a palavra "Bizarro"

  • Rubens Silveira
    2016-02-12T13:57:19

    Pra que colocar essa data no celular ?

  • Rogério Alditore
    2016-02-12T01:14:32  

    Quer dizer que se eu mudar a data do meu iPhone para 1970, ele pode dá problema? Então, acabou o problema, porque nunca vou mudar a data do meu iPhone para 1970! Vou deixar no automatico.

    recentes

    populares

    • Rogério Alditore
      2016-02-12T01:14:32  

      Pois é, a não ser que vc seja o Marty McFly, não vejo utilidade nenhuma em querer mudar a data do iphone pra 1970. bah!

    recentes

    populares

    • Rogério Alditore
      2016-02-12T01:14:32  

      triste dormir com essa bomba relógio.

  • Rogerio Moraes
    2016-02-12T12:16:56  

    Pelo preço praticado no Brasil não vale mais a pena, comprei um S6 Edge + e fiquei muito satisfeito.

    recentes

    populares

    • Rogerio Moraes
      2016-02-12T12:16:56  

      Pagou 4mil do msm jeito kkkk, e vem aki falar de preço

    recentes

    populares

    • Rogerio Moraes
      2016-02-12T12:16:56  

      Comprei o S6 Edge+ também, mas hoje me arrependo em não ter comprado o Iphone 6 (detalhe o S6 edge+ é mais caro que o iphone 6), não tenho do que reclamar do meu S6, mas por questão de status me arrependo em não ter comprado o Iphone

  • Thiago Soares
    2016-02-12T12:56:43

    Que doente colocaria essa data de 1970?!

  • Mario Rocha
    2016-02-12T13:34:42

    iPhone é iPhone. Quem tem, sabe!