Internet

16/02/2016 11h33 - Atualizado em 16/02/2016 11h57

Museu do som: relembre o passado da Internet discada, ICQ, vinil e K7

Stephanie Tondo
por
Para o TechTudo

Conforme a tecnologia avança e se torna mais silenciosa, alguns sons passam a viver apenas na nossa memória. Para preservá-los, Brendan Chilcutt, de Tennessee, nos Estados Unidos, decidiu criar o que chamou de Museu do Som. Embora com acervo limitado, o site promete "tocar o seu coração".

Museu do vírus reúne coleção de malwares para MS-DOS e Windows

A página (savethesounds.info) permite que crianças e jovens adolescentes, nascidos a partir do anos 2000, por exemplo, conheçam o som da Internet discada e o ruído de uma fita VHS rebobinada. Outros aparelhos antigos, como a máquina de escrever e câmeras de fotografia analógicas também estão lá.

Museum of Endangered Sounds, ou simplesmente Museu do Som, relembra o passado (Foto: Divulgação/MuseudoSom)Museum of Endangered Sounds, ou simplesmente Museu do Som, relembra o passado (Foto: Divulgação/MuseudoSom)


Segundo Chilcutt, o projeto começou em 2012 e tinha como objetivo reunir até 2015 uma coleção de sons, que inclui, além da Internet discada, a notificação do saudoso ICQ (concorrente, na época, do MSN Messenger), o barulho do brinquedo tamagotchi, da tradicional máquina de escrever, entre outros. Para os próximos sete anos, Chilcutt planeja reinterpretar esses sons na linguagem binária.

“Imagine um mundo em que nós nunca mais ouviremos a sinfonia de uma máquina Windows 95 inicializando. Quando o mundo inteiro adotar aparelhos touch silenciosos, onde mais ouviremos o som de dedos batendo em teclados?”, questiona Chilcutt. O desenvolvedor explica que foram esses os motivos que o levaram a criar o Museu dos Sons em Extinção, acessível a todos online.

Quem não se lembra do 'Nokia Tijolão'? O celular também está no Museu do Som (Foto: Divulgação/MuseudoSom)Quem não se lembra do 'Nokia Tijolão'? O celular também está no Museu do Som (Foto: Divulgação/MuseudoSom)



Como ouvir no Museu do Som

Para ouvir, basta clicar em cima da foto do objeto. É possível ouvir vários ao mesmo tempo e simular uma situação em um escritório de décadas anteriores, por exemplo. Confira os sons disponíveis:

AOL Instant Messenger

Foi um software de mensagens instantâneas da AOL, lançado em 1997. Permitia comunicação por voz, texto ou vídeo. Emitia sons sempre que uma nova mensagem chegava.

ICQ

Foi o software pioneiro nas mensagens instantâneas, criado em 1996. Emite um som bastante característico. Símbolo de nostalgia, o ICQ nunca deixou de existir e recentemente foi renovado para celulares e PCs. Saiba como baixar o "Oh-Ow" no seu smartphone e usar no Windows 10.

Aviso do MAC 

Este som pode não ser muito conhecido pelos usuários de Windows, mas para quem tinha Mac é impossível não reconhecer a voz que repetia “It’s not my fault” (Não é minha culpa, em português) quando um erro aparecia.

Time Lady

A lista do museu inclui uma voz feminina que informava as horas no telefone, nos Estados Unidos. No Brasil, ainda é possível saber as horas ligando para o número 130, se você ainda precisar do serviço.

Contagem regressiva de filmes

Nos filmes antigos, a contagem regressiva para a exibição é acompanhada de um bip em cada número.

Teletipo

Parecido com uma máquina de escrever, este aparelho era usado para transmissão de dados usando o código ASCII. As mensagens eram escritas em pontos, por isso o som característico.

Câmera Olympus

As câmeras analógicas, de um modo geral, davam um estalo ao tirar uma foto. Depois, era preciso girar manualmente a bobina do filme. Nostálgicos da fotografia analógica podem ouvir esses dois sons.

Space Invaders 

Quando foi lançado, em 1978, Space Invaders era o que tinha de mais moderno em videogames. Mesmo quem não viveu esta época reconhece os sons quando a nave se move ou atira dos invasores.

Ma Bell

Era o termo coloquial para se referir à Bell System, um sistema de telefonia liderado pela Bell Telephone Company, que mais tarde deu lugar à AT&T, corporação que atua basicamente nos Estados Unidos e Canadá. O som é o clássico toque telefônico de aparelhos fixos.

Caixa registradora

Até hoje, em bares mais antigos, é possível encontrar as caixas registradoras barulhentas. A cada item que passa, o caixa emite um som de sino. Quando a gaveta com o dinheiro é aberta, o som das moedas é uma sinfonia à parte. 

Inicialização do Macintosh 

Os primeiros computadores pessoais da Apple emitiam um som característico ao inicializar, menos delicado que a musiquinha do Windows. Como sempre, dividindo opiniões entre os usuários dos sistemas.

Eurosignal 

Era um sistema de paging usado na Europa entre 1974 e 1997. As transmissões eram feitas em frequência FM, por isso era possível ouvir as modulações nas rádios locais. Foi usado em Alemanha, França, Suíça e Suíça.

Toca discos de vinil

O chiado do vinil é conhecido até mesmo por quem nunca ouviu um disco, os famosos LPs. Este som ocorre normalmente quando as músicas acabam e é ouvido apenas o som do atrito com agulha.

Máquina de escrever

Os teclados de computadores podem até ser barulhentos, mas nada se compara ao som de uma máquina de escrever. Quem quiser relembrar os velhos tempos pode baixar um app criado para o iPad.      

Nintendo Cartridge

São os famosos game cards da Nintendo. O som recuperado pelo museu relembra quando era preciso assoprar o card e depois colocar no aparelho. Descubra se assoprar cartucho funciona ou se era mito.

Dot Matrix Printer 

Ainda não é fácil achar uma impressora completamente silenciosa, mas a impressora matricial da Epson era especialmente barulhenta.

Pac-Man 

Lançado em 1980, Pac-Man é um clássico, com sons que se parecem com os do Space Invaders.

ZX Spectrum

Foi um dos microcomputadores europeus mais usados na década de 80. O áudio começa com um apito e depois lembra os sons da Internet discada.

Toque da Nokia 

No início da popularização dos aparelhos celulares, nos anos 2000, era impossível não se confundir com o toque da Nokia, unanimidade entre os telefones chamados "tijolões".

Tela de TV com chuviscos 

Depois da chegada da TV digital e com a melhora da qualidade do sinal da televisão, não se vê mais telas com chuviscos analógicos como antigamente, mas isso era bastante comum na época das antenas analógicas.

Internet discada

As crianças de hoje provavelmente não sabem o que é esperar ansiosamente até que a rede conectasse. Também era comum ouvir este som ao tentar fazer uma ligação telefônica e descobrir que a linha estava ocupada com a Internet.

Inicialização do Windows 95

Era o principal sistema operacional usado no Brasil no final dos anos 90. O som de sinos tocava toda vez que o computador era inicializado.

Rebobinador de VHS 

Há muito tempo, antes do DVD e do Blu-Ray, era preciso rebobinar as fitas todas as vezes em que o filme acabava. Quem viveu nessa época lembra como era ruim pegar um filme para assistir e descobrir que não estava rebobinado, porque isso significava perder um tempo voltando a fita e ouvindo esse som.

museusom1 (Foto: museusom1)Brendan Chilcutt, criador do Museu do Som (Foto: Divulgação / Museu do Som)

Speak and Spell 

É um brinquedo eletrônico de meados dos anos 80, que ajudava as crianças a soletrar e pronunciar as palavras. A voz robotizada é reconhecida facilmente por quem viveu nesta época.

Disquete

Antes do CD e do pendrive, o disquete era usado para armazenar dados, instalar programas e compartilhar arquivos. Na hora de gravar e ejetar, era emitido um som parecido com o de uma impressora.

Tetris

Lançado em 1989 para o Game Boy, da Nintendo, o Tetris tinha uma música característica, mais moderna que a do Pac Man e Space Invaders.

Discman 

Antes do MP3, a melhor forma de ouvir música na rua era com um discman. Mas, havia alguns problemas, como quando o CD escapava e ouvíamos apenas o barulho do leitor de CDs girando.

Telefone público

O som é de uma gravação em inglês, ouvida quando a ligação não era completada em um telefone público nos Estados Unidos. Atualmente, com a popularização dos celulares, a maioria das pessoas esquece que esses telefones existem. Alguns países o transformaram em pontos de Wi-Fi.

Number Munchers 

Number Munchers era um jogo educacional, popular entre os anos 80 e 90, e usado para ensinar matemática a crianças. Emitia um som de videogame para atrair a atenção dos pequenos.

MindMaze

MindMaze foi um dos primeiros jogos para PC. Tinha temática medieval e tocava músicas com essas referências.

Fita cassete (k7) 

As fitas cassetes eram muito populares antes do vinil e dos CDs. Foram usadas para gravar músicas que tocavam nas rádios como formar de guarda-las. Quando estão vazias, emitem chiados.

Telefone de disco 

Para discar nesses aparelhos com números em círculo era preciso rodar o disco, o que emitia um som que as crianças de hoje provavelmente nunca ouviram e exigiam algum esforço com os dedos.

Tamagotchi 

O brinquedo simulava um animal de estimação, que precisava de cuidados com alimentação virtual, banho virtual, etc. A primeira versão emitia sons diferentes de acordo com cada movimento do animal.

O que você acha do Skype substituir o Messenger? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Lund
    2016-02-16T23:28:06

    Faltou imagens nessa matéria. Muito mal feita.