TV

19/02/2016 07h00 - Atualizado em 19/02/2016 11h50

O que é HDR? Entenda a importância da tecnologia nas TVs e monitores

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

O HDR é um novo padrão tecnológico que permite ganhos de qualidade de imagem mais sutis do que a alta resolução. A sigla indica "grande alcance dinâmico" e já é conhecida por fotógrafos e quem usa câmeras de maior qualidade. A tecnologia já chegou ao Brasil e está em televisores dos principais fabricantes, como Sony, Samsung e LG. Quais as vantagens da imagem com esse recurso? 

TV analógica deixa o Brasil a partir deste ano; veja como se adaptar

Para entender melhor a importância da tecnologia, principalmente em TVs 4K e monitores, veja o que o recurso oferece e em quais aparelhos está disponível. As fabricantes criaram um selo especial para certificar os usuários da performance do padrão. 

TV Bravia X930D impressiona pelas cores e pela definição (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)Padrão HDR ganha selo de certificação em TVs e monitores (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

Qualidade de cor

O HDR é um recurso desenvolvido para que dispositivos eletrônicos gerem ou reproduzam imagens que apresentem cores mais vivas, com melhores níveis de contraste, tons claros com mais brilho e tons pretos mais escuros.

É por esse detalhe – gerar e reproduzir – que o mesmo termo pode se referir à câmeras de foto e vídeo, capazes de registrar imagens com grande alcance dinâmico, ou a televisores e monitores, habilitados em aceitar esse padrão e reproduzir as imagens com maior qualidade de cor.

À esquerda, a imagem sem HDR. Nos quadros seguintes, a mesma foto com diferentes graus de aprimoramento via HDR (Foto: Divulgação/Adobe)À esquerda, a imagem sem HDR. Nos quadros seguintes, a mesma foto com diferentes graus de HDR (Foto: Divulgação/Adobe)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

A ideia, portanto, é que uma tela com suporte a esse padrão, exibindo imagens com HDR, vá apresentar um resultado muito mais bonito esteticamente e com cores mais vivas e próximas à forma pela qual os olhos as veem naturalmente. O HDR funciona preservando detalhes de cor na imagem que, do contrário, acabariam perdidos nos padrões atuais de conversão de imagem.

TV de LED ou OLED?

LG apresentou aparelho OLED com 4K e HDR durante a CES 2016 (Foto: Divulgação/LG)LG apresentou aparelho OLED com 4K e HDR durante a CES 2016 (Foto: Divulgação/LG)

A princípio, o recurso HDR deverá ser mais comum, ao menos nos próximos anos, em televisores LED. A razão é que a tecnologia OLED ainda é um pouco restritiva a implementação dessa técnica. Com o tempo, isso deve mudar: a LG, durante a CES 2016 , apresentou televisores OLED com HDR. No entanto, não espere que esses produtos sejam baratos e que exista grande oferta de TVs e monitores OLED com HDR no curto prazo.

Como saber se o que assisto é HDR?

Não adianta ter uma TV, ou um monitor HDR se o conteúdo que você assiste não foi produzido com atenção a essas especificações. Atualmente, canais de TV aberta e paga do Brasil não veiculam produtos com essa tecnologia e só é possível encontrar imagem com o recurso em plataformas como o Netflix.  

Qual Smart TV comprar? Consumidores dão dicas de modelos no Fórum do TechTudo

Há, também, outra opção: games. Jogos de computador já apresentam essa tecnologia há algum tempo e os consoles PS4 e Xbox One são capazes de aproveitar o HDR na hora de reproduzir as imagens de games desenvolvidos para tirar proveito do grande alcance dinâmico.

Selo Ultra HD Premium

Grandes fabricantes de televisores e monitores apresentaram um selo que foi criado para determinar padrões mínimos de qualidade e performance para TVs 4K. Entre os pontos que um produto precisa atingir para ganhar o selo, está o HDR.

Isso significa que, daqui em diante, bastará encontrar TVs e monitores com a certificação para ter certeza de que o dispositivo conta com suporte à reprodução de imagens em HDR.

HDR só em TV 4K?

Tecnologia HDR em TVs com resolução Full HD ainda é incerta (Foto: Leonardo Ávila/TechTudo)Tecnologia HDR em TVs com resolução Full HD ainda é incerta (Foto: Leonardo Ávila/TechTudo)

Como você pode perceber, o HDR está profundamente vinculado com TVs e monitores 4K, já que é esse o caminho que a indústria vem trilhando. No entanto, isso não impede que exista modelos com resolução Full HD e HDR.

Tecnicamente, não há motivos para que isso não ocorra e o argumento para que esse tipo de produto eventualmente surja é bastante sólido, já que TVs Full HD ainda despertam grande interesse e a presença do HDR nessas telas agregaria valor ao produto.

Tendência

Para quem, com alguma razão, ainda não vê motivos para comprar TVs 4K, a má notícia é que na CES 2016 nenhum fabricante apresentou unidades com resolução 1080p e HDR. Como a feira não só antecipa lançamentos do ano todo, mas também aponta tendências para a indústria, o HDR pode não chegar aos televisores Full HD.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Carlos Inacio
    2016-02-20T09:01:43  

    Corintiano não terá dinheiro pra comprar

    recentes

    populares

    • Carlos Inacio
      2016-02-20T09:01:43  

      tem certeza?? TEM CERTEZA?????? KKKKK

    recentes

    populares

    • Carlos Inacio
      2016-02-20T09:01:43  

      Posta a foto da nota fiscal julio só assim da pra acreditar kkkkk,

  • Antenor Tunga
    2016-02-19T14:15:47  

    Não uso tv de led nem de oled e nenhuma de tela plana. Prefiro tv de tubo, além de conseguir ótimas pechinchas elas não causam cancer.

    recentes

    populares

    • Antenor Tunga
      2016-02-19T14:15:47  

      Quem usa Tv de tubo é vc, então acho que você é quem tem uma toca

    recentes

    populares

    • Antenor Tunga
      2016-02-19T14:15:47  

      Marcos, volte para sua fenda.

  • Marcos Rocha
    2016-02-20T09:05:54  

    que estranho... a tecnologia hdr nas cameras fotográficas não em nada a ver com isso... consiste simplesmente em clarear as partes escuras e escurecer as partes muito claras da imagem (impedir que o branco estoure). será q essa matéira não está equivocada? ou mudaram o significado de hdr?

    recentes

    populares

    • Marcos Rocha
      2016-02-20T09:05:54  

      Na verdade, marcos, essa é uma das consequências, mas não é isso que significa ser HDR. Na verdade o HDR nas câmeras, pelo que sei, é quando ela usa mais de uma foto, mais de uma exposição com diferentes focos para montar uma imagem. Então uma vai pegar o objeto principal, outra o fundo, e surgirá a versão final da foto. Isso corrige, por consequência, essa distorção de brancos e pretos ao ajustar a exposição em cada uma dessas fotos individuais que formarão a imagem final.

    recentes

    populares

    • Marcos Rocha
      2016-02-20T09:05:54  

      mas hdr significa high dynamic range, e isso existe tanto em áudio quanto em imagem; é nada mais q a variedade de níveis q um sinal pode ter (no caso, uma escala bem ampla). Então, está relacionado com a intensidade do sinal de cada pixel, logo não está diretamente associado com nitidez, e sim claridade

  • Rafael Panham
    2016-02-20T10:33:12

    MY EGGS !!!

  • Charles Silva
    2016-02-20T00:16:54  

    com esse recurso sera que consigo ver o Vasco vencer uma final do Flamengo?

    recentes

    populares

    • Charles Silva
      2016-02-20T00:16:54  

      isso vc consegue, agora ficar dois anos seguidos na serie A é difícil...

  • Jacó José
    2016-02-19T17:43:13  

    Vasco Da Gama Bi Mundial 1953/1957.

    recentes

    populares

    • Jacó José
      2016-02-19T17:43:13  

      E tri rebaixado

    recentes

    populares

    • Jacó José
      2016-02-19T17:43:13  

      vasco da gama, o primeiro time brasileiro......Vasco da gama representa o futebol carioca.

  • Luiz Moura
    2016-02-19T21:04:22  

    Com essa tecnologia,vejo o Flamengo vencer o Vasco ?

    recentes

    populares

    • Luiz Moura
      2016-02-19T21:04:22  

      E com esta resoluçao consigo ver o vaxcu ganhar uma FINAL do Flamengo????kkkkkkkkkkkk longínquo 1988...qual era a melhor rv nesta época???!!! Kkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Luiz Moura
      2016-02-19T21:04:22  

      NÃO

  • Imperador R1
    2016-02-19T18:30:37  

    Com essa tecnologia vou poder o Vasco na série A em 2016 ?

    recentes

    populares

    • Imperador R1
      2016-02-19T18:30:37  

      Imperador R1 , Nunca verá !!!

    recentes

    populares

    • Imperador R1
      2016-02-19T18:30:37  

      Com certeza.E ganhando do flamengo novamente.

  • Lincon Maua
    2016-02-19T21:49:29  

    Vamos votar no macri aqi otarios kkk, macacos tem q so comer banana mesmo seus chimpazés, zé pilintras do infernos q falam hemorroidas por essa boca maldita!

    recentes

    populares

    • Lincon Maua
      2016-02-19T21:49:29  

      Ta nervosa, bibona?

  • Leandrodejlopes
    2016-02-19T21:06:07  

    sera com essa nova tecnologia eu verei o ac milan golear o barcelona novamente numa final da liga dos campeoes.

    recentes

    populares

    • Leandrodejlopes
      2016-02-19T21:06:07  

      Nunca verá neh!!!

    recentes

    populares

    • Leandrodejlopes
      2016-02-19T21:06:07  

      bom! nunca se diga nunca!

  • Gilmar Reis
    2016-02-19T21:33:53

    Com essa tecnologia vou poder ver o BRASIL goleando a ALEMANHA na copa de 2018!!!

  • Jhonny Fly
    2016-02-19T20:38:18  

    com essa tecnologia veremos o PALMARES sendo CAMPEAO MUNDIAL !???

    recentes

    populares

    • Jhonny Fly
      2016-02-19T20:38:18  

      Nunca verá !!!

  • Imperador R1
    2016-02-19T18:31:03

    Com essa tecnologia vou poder ver o Vasco na série A em 2016 ?

  • Ronaldo Oliveira
    2016-02-19T11:51:41  

    Com essa tecnologia vamos achar o Mundial do Palmares ?

    recentes

    populares

    • Ronaldo Oliveira
      2016-02-19T11:51:41  

      começou vai....kkkkkk

    recentes

    populares

    • Ronaldo Oliveira
      2016-02-19T11:51:41  

      Toooobeeee... Vem! Eu chamando meu cachorro

  • Douglas Antunes
    2016-02-19T17:49:06

    tv de tubo, tv de lcd, tv de plasma,tv de led, tv de oled, tv 4k... e em nenhuma dessas TV's foi visto o Palmeiras ganhar um mundial!

  • Robson Gonçalves
    2016-02-19T16:40:01  

    AQUI É CORINTHIANS

    recentes

    populares

    • Robson Gonçalves
      2016-02-19T16:40:01  

      tabos

    recentes

    populares

    • Robson Gonçalves
      2016-02-19T16:40:01  

      ESSE AEH KEIMA A ROSCA, GALINHA PRETA DO BARAIO

  • Renato Cunha
    2016-02-19T12:09:13  

    Acho que tenho problema de visão e não sabia, porque das três imagens da montanha com o lago, a primeira é a mais real pra mim. As outras parecem videogame.

    recentes

    populares

    • Renato Cunha
      2016-02-19T12:09:13  

      Ta parecendo Avatar a terceira imagem kkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Renato Cunha
      2016-02-19T12:09:13  

      Acho que o Antenor está meio enganado. As TVs antigas é poderiam causar câncer, pois os tubos de imagem emitem raios X.

  • Thiago Araujo
    2016-02-19T15:44:21

    Neandertal....Antenor

  • IGHOR MARQUES
    2016-02-19T16:01:45

    Antenor, cuidado não liga seu Attari na sua TV porque pode estragar!!

  • Geraldo Gomes
    2016-02-19T12:56:47  

    Podiam colocar nas full-hd mas a industria quer que compremos novas TVs 4K.

    recentes

    populares

    • Geraldo Gomes
      2016-02-19T12:56:47  

      Verdade, já que o padrão das geradoras de tv é apenas a resolução fraquíssima de 1080i, e algumas 720p (que é bem melhor, por sinal). Acho que só daqui uns 5 ou 10 anos o 4k será padrão (ou não). Pra poder ver conteúdo 4k, só através do Youtube, Bluray compatível ou algum stream...

  • Vinicius Maciel
    2016-02-19T15:25:18

    Com essa TV vamos conseguir ver o Fluminense pagando a série B??? rsrs

  • Leandro Braga
    2016-02-19T14:38:51

    Eu estando presente com local enxergando com meus olhos veria a foto da esquerda, as outras são um pouco artificiais,as TVs tem que reproduzir o que os olhos humanos enxergam no local, somente isto.

  • Rafael Santos
    2016-02-19T13:38:20

    Banana com pirulito refresca cebola o preço vai subir por nada

  • Rafael Santos
    2016-02-19T13:20:43

    Mais uma encheção de linguiça para subir preço .