Redes sociais

06/02/2016 13h38 - Atualizado em 06/02/2016 15h06

#RIPTwitter: nova timeline estilo Facebook irrita usuários e 'mata' rede

Fabrício Vitorino
por
Para o TechTudo

O Twitter vai mudar sua timeline para ficar mais parecido com o Facebook. Ao menos seria esse o plano, divulgado nesta semana, e que está deixando os usuários mais fiéis do microblog irritados. A hashtag #RIPTwitter, anunciando a "morte" do serviço, virou trending topic neste sábado, 6/2. Mas, afinal, o que deve acontecer com o Twitter?

Como não ser marcado em fotos constrangedoras?

De acordo com informações reveladas nos últimos dias, a rede social testou e aprovou o novo algoritmo que vai regular absolutamente tudo o que aparece na sua timeline. Isso deixaria a o Twitter bem parecido com o Facebook - que usa o famoso Edgerank para mostrar aos usuários apenas as atualizações que considera relevante.

Nova timeline do Twitter com opção para ver a "antiga" (Foto: Reprodução)Nova timeline do Twitter com opção para ver a "antiga" (Foto: Reprodução)



Atualmente, o Twitter mostra os posts na ordem cronológica, do mais recente ao mais antigo (salvo, é claro, publicidade e o box "enquanto você esteve fora"). Assim, você consegue ver praticamente tudo o que foi postado, na hora em que foi postado.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Para você ter uma noção de como o serviço deve ficar, preste atenção ao box mencionado acima ("enquanto você esteve fora"), ou então, na tela de busca, clicando na aba "top". A função "highlights" também é uma excelente forma de ter um preview do algoritmo.

Twitter anunciou novo recurso para ler tuítes antigos (Foto: Divulgação)"Enquanto você estava fora": recurso para ler tuítes antigos (Foto: Divulgação)



Com a mudança, o Twitter quer conquistar novos usuários, voltar a ser relevante, conseguir maior conversão (leia-se cliques em posts) e esboçar alguma reação contra a rede de Mark Zuckerberg, sua maior rival.

Twitter Highlights é a nova função do microblog (Foto: Divulgação/Twitter)Twitter Highlights mostra como o polêmico algoritmo funcionaria (Foto: Divulgação/Twitter)

Vale lembrar que um dos problemas clássicos do Twitter é, sem dúvida, o excesso de posts: o que realmente é relevante, e tem maior possibilidade de render um clique, se perde em meio a dezenas, centenas e por vezes milhares, de posts por minuto.

Aparentemente, o Twitter vai ter a timeline-Facebook como padrão. Mas também deve ser liberada uma opção para a velha versão, a "cronológica". Alias, assim como o Facebook, que também tem uma opção similar - que pode ser ativada na barra à esquerda da tela, ao clicar em "feed de notícias" e depois, escolher "mais recentes", em vez de "principais histórias". Mas, ainda assim, o algoritmo escolhe o que você irá ver.

Qual a sua rede social favorita? Comente no Fórum TechTudo

Ainda assim, os usuários mais ativos do Twitter tendem a reclamar da inovação, enquanto os menos engajados tendem a aceitar melhor - e ficarem mais felizes com o novo sistema. Mas, enquanto o mistério sobre a mudança permanece, seus próprios usuários já decretaram sua morte, com o #RIPTwitter.

No próprio Twitter, usuários decretam a morte do microblog (Foto: Reprodução)No próprio Twitter, usuários decretam a morte do microblog (Foto: Reprodução)




Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Paulo Júnior
    2016-02-07T10:35:50

    Não uso mesmo... Não faz diferença, não consigo ganhar dinheiro com isso.

  • Everson Oliveira
    2016-02-07T09:31:31

    Twitter - a rede social pra quem sofre de depre. Nessa rede vc fala consigo mesmo? Isso tem tratamento... aiuhiauhiuhahiaui

  • Tilasco Pinto
    2016-02-06T19:56:23  

    twitter é unico jamais irá morrer!!! Sobreviveu ao MSN,Orkut,Google+ e facebook

    recentes

    populares

    • Tilasco Pinto
      2016-02-06T19:56:23  

      ja nasceu morto... só alguns q ainda n sabem!

  • Aurelio Marques
    2016-02-06T20:37:34

    gostei muito

  • Murilo
    2016-02-06T19:39:09

    só preciso do WhatsApp

  • Ranieri
    2016-02-06T19:11:10

    Não sei pra que o motivo de tanta irritação no final de contas é tudo a mesma coisa mesmo !

  • Tiao Ao
    2016-02-06T19:01:28

    É sempre assim, sempre que sai alguma atualização em aplicativos, os "saudosos" postam que vai acabar, que vai acontecer de tudo, mas nunca acontece.

  • Alisson Santos
    2016-02-06T16:14:09

    Por um lado gosto de ver tuítes recentes para poder interagir instantaneamente, mas por outro lado, sempre pensei que às vezes o que eu escrevo ninguém nunca lê, pois logo fica encoberto por outros milhares de tuítes. Uma boa sacada ou uma piada interessante some ao meio de comentários sobre o que comeram no almoço.

  • Skull Bones
    2016-02-06T15:52:00

    Quem investiu no Twitter vai perder muito dinheiro se não vender suas ações, essa rede social está caindo no anonimato.