25/02/2016 15h21 - Atualizado em 25/02/2016 15h21

Tela flexível LCD, mostrada no MWC, está bem perto de ser realidade

Fabrício Vitorino
por
Do MWC 2016, em Barcelona*

O display flexível está cada vez mais perto de se tornar realidade. E no Mobile World Congress (MWC), demos mais um passo para as telas dobráveis. A empresa inglesa Flexenable mostrou seu protótipo: em formato de relógio (ou pulseira, ou celular de pulso...), o dispositivo gerou muita curiosidade.

Saiba tudo que acontece no MWC 2016

A tela é feita de transistores escritos em plásticos – após mais de 10 anos pesquisando como substituir o vidro – para criar o chamado OLCD (display de cristal líquido orgânico). Aliás, as folhas de plástico-transistor também estavam em demonstração. E mostravam um “ponto-fraco” da ideia: é possível dobrar no limite da curvatura, mas sem fazer vincos. Caso haja um vinco, a corrente é interrompida e o sistema, paralisado.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

O OLCD também não é transparente, já que, assim como os LCDs tradicionais, usados na maioria dos celulares atualmente, não emite luz e precisa de uma fonte emissora. No caso do protótipo mostrado no MWC, também não havia sensibilidade touch -  que está nos planos da companhia.

Tela Flexível (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Tela Flexível estará no mercado em até 18 meses, segundo empresa desenvolvedora (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)




Internet 5G vai chegar ao Brasil? Opine no Fórum do TechTudo

O OLCD, segundo os engenheiros, consome a mesma quantidade de energia e tem a mesma resolução do LCD comum. A Flexenable promete que sua tecnologia estará pronta para o mercado em até 18 meses – e que já está em negociação com grandes empresas do mercado. Os designers de gadgets mal podem esperar para revolucionar o já idoso celular rígido e retangular.

Fabrício Vitorino também falou mais sobre esta nova tecnologia na rádio CBN. Ouça o boletim:

Telas de celular flexíveis estão cada vez mais próximas

*O jornalista viajou a convite da Alcatel

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Gerislane Silvanna
    2016-02-26T04:31:34  

    Oh céus!!!! Quem andaria com um trambolho desses no braço? Só eu q percebi q é enorme??? Kkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Gerislane Silvanna
      2016-02-26T04:31:34  

      na realidade, é apenas um protótipo, então eles ainda não ligam pra design, saca?

    recentes

    populares

    • Gerislane Silvanna
      2016-02-26T04:31:34  

      Vai ser burra assim em ... Mas tb, com um nome desses kkkkkkk

  • Marcos Mira
    2016-02-26T23:13:20

    chama ladrão

  • Fernando Simoes
    2016-02-25T16:36:43  

    Não quero ser chato, mas eu só compro se tiver função secreta.

    recentes

    populares

    • Fernando Simoes
      2016-02-25T16:36:43  

      O TechTudo tá seguindo a linha da narração da Sessão da Tarde "Fulano e seus amiguinhos em uma aventura da pesada"

    recentes

    populares

    • Fernando Simoes
      2016-02-25T16:36:43  

      mais o sistema dele tem que se "turbinado" né

  • Gabriel Shon
    2016-02-26T10:56:39

    já notaram que os caras desse site adoram usar a palavra "bizarro" ?

  • Raposão
    2016-02-25T17:38:05  

    rssssssss, aqui no Brasil ninguem vai ter grana pra comprar....

    recentes

    populares

    • Raposão
      2016-02-25T17:38:05  

      Quem compra nem pode usar...kkkkk

  • Luiz Fernando
    2016-02-26T08:38:50

    O que adianta tanta tecnologia... com pouco tempo já fica ultrapassado.

  • Marcelo Franco
    2016-02-25T17:53:59  

    Com bateria "quase" infinita.

    recentes

    populares

    • Marcelo Franco
      2016-02-25T17:53:59  

      Isso é uma ''quase'' verdade.

  • Gehan Dias
    2016-02-26T00:34:34

    A tecnologia de LCD orgânica dobrável já existe há mais de 30 anos, desde o tempo das TVs de tubo, porém as tecnologias são passadas aos poucos, para assim poder fazer a sociedade ir trocando seus aparelhos toda hora em vez de ir direto pro mais avançado... pesquise por "obsolescência programada"

  • Julia
    2016-02-25T18:55:14

    .Digite no goo.gle: cupom des conto agregador...Tem cupom de 20% nas melhores lojas hoje !

  • Stefhany Batista
    2016-02-25T23:42:53

    O futuro ta ai, so nao ve quem nao quer

  • Paulo Neto
    2016-02-25T18:06:36

    Grande demais para minha coxa

  • Raposão
    2016-02-25T17:39:53

    Ai no Brasil ninguem vai ter grana pra comprar...

  • Marcelo Vaz
    2016-02-25T17:36:52

    Ben 10???

  • Sérgio
    2016-02-25T17:33:52

    kkkkkk aos 43 seg do vídeo, o cara passa, passa o dedo e a tela fica travada kkkkkk

  • Miguel
    2016-02-25T16:51:28

    pra quem curte NFL logo essa tecnologia estará nos pulsos dos quarterbacks para opções de jogada que hj é em papel, show!

  • Renato Togashi
    2016-02-25T16:45:30

    Pelo visto alguém dobrou demais, pois já está com aquelas listras verticais de lcd ferrado...

  • Rosiel Ferreira
    2016-02-25T16:38:40

    AFF, MEU GEAR S TEM TELA CURVA E É TOUCH. LG FLEX EXISTE A ANOS. NÃO ENTENDI A EVOLUÇÃO. A SAMSUNG E LG VEM TRABALHANDO NESTA TECNOLOGIA A TEMPO COM AVANÇOS BEM MAIORES QUE MOSTRADO NO VIDEO.

  • Leitor
    2016-02-25T16:37:26

    Se a primeira a usar for a Samsung vão dizer que é inútil e ridícula. Se for a Apple vão dizer que é a maior revolução depois da invenção da roda, que o Jobs que inventou (depois de ter inventado a roda) e que devemos nos curvar aos pés da santa empresa.

  • Luis Fernandes
    2016-02-25T16:32:01

    Gostei desse novo Iphone de pulso com o cabo ligado! Pena que e pequeno, devia ir ate ao cotovelo.