Sistemas Operacionais

09/03/2016 15h49 - Atualizado em 09/03/2016 17h04

Android N: o que muda no seu celular com a próxima versão do sistema

Thássius Veloso
por
Da redação

O Android N, próxima versão do sistema para celulares, teve hoje alguns de seus recursos revelados. O Google informou que a plataforma será compatível com multi-janelas e terá maior economia de bateria e também de franquia de dados de internet. A promessa é de diversas melhorias para quem opta pela plataforma.

Android Marshmallow: veja quais apps estão consumindo memória RAM

Inicialmente o sucessor do Android Marshmallow será enviado – ainda numa versão prévia – para os desenvolvedores de aplicativos e só depois de passar por testes ele será liberado como atualização para os smartphones. Trazendo as novidades em primeira mão, o TechTudo lista abaixo as mudanças e melhorias com a chegada do novo Android.

Android N terá sistema para responder mensagens rapidamente, a partir da notificação (Foto: Divulgação/Google)Android N terá sistema para responder mensagens rapidamente, a partir da notificação (Foto: Divulgação/Google)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Economia de bateria

O recurso batizado de Doze existe desde o Android Marshmallow, com o objetivo de detectar quando o smartphone não está sendo utilizado pelo seu dono. Com a atualização para o Android N, o Doze++ vai entrar em modo de economia de energia a partir do momento em que a tela do smartphone ficar inativa. Segundo o Google, ele funcionará quando o usuário estiver trabalhando ou tomando banho, por exemplo.

Economia de internet

Para poupar a franquia de dados, em meio a planos de internet cada vez mais limitados, o Google implementou o Data Saver (Economizador de Dados, na tradução para o português). Ele permite ao usuário bloquear funções que ficam rodando em segundo plano, tanto no sistema quanto nos aplicativos. Os próprios internautas deverão definir quais apps podem ou não ter os dados restringidos pela ferramenta.

Muti-janela

Também chamada de multi-window, a funcionalidade permite a smartphones e tablets trabalhar com telas dividas. A ideia é dar ao consumidor a chance de abrir dois apps ao mesmo tempo e na mesma tela – similar ao que o iPad possibilita.

Multi-janela em celular e tablet com Android N (Foto: Divulgação/Google)Multi-janela em celular e tablet com Android N (Foto: Divulgação/Google)

Os apps de vídeo, como YouTube e Netflix, em tese poderão tirar proveito do recurso para jogar o conteúdo audiovisual para reprodução nas Android TVs, enquanto o dono do smartphone poderá usá-lo normalmente.

Otimização do sistema

O chamado Projeto Svelte existe desde o Android KitKat, de acordo com o Google. A versão mais atual do recurso ajuda em especial os donos de celulares com pouca memória RAM. Ele deixa o telefone mais veloz ao otimizar o sistema de background.

Respostas rápidas para mensagens

Esse já existe no iPhone: a resposta rápida para mensagens diretamente das notificações. Ao receber um texto no WhatsApp, por exemplo, o usuário poderá visualizar a mensagem no topo da tela e já aproveitar para mandar uma resposta a partir dali, sem ter que abrir o app. Recursos como este geralmente dependem da implementação por parte dos messengers e outros apps de comunicação, como o Gmail.

Gráficos melhores

O Vulkan API marcou presença no MWC 2016, a feira de celulares de Barcelona, como uma promessa para os gamers que buscam gráficos melhores e mais realistas. Com o Android N, a tecnologia estará presente de forma nativa no sistema do Google.

Antes mesmo do gigante da internet adotar a ferramenta, a Samsung já tinha anunciado seu apoio ao Vulkan API – ele está presente no Galaxy S7 e no Galaxy S7 Edge.


Para saber mais sobre o Vulkan, ouça a explicação sobre ele na Rádio CBN, numa parceria com o TechTudo.

A previsão é de que uma versão do Android N mais próxima da final seja apresentada no Google I/O, o evento de tecnologia que o Google realizará nos Estados Unidos em maio. Também durante a conferência deverá ser revelado o nome final do sistema, assim como o Android 6 virou Marshmallow, o 5 virou Lollipop, e assim sucessivamente.

Qual é o melhor sistema operacional de celular? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Enryke Oliveira
    2016-03-13T13:11:17  

    Android? Não conheço e pelo que leio não quero conhecer. Vou ficar com o IOS mesmo.

    recentes

    populares

    • Enryke Oliveira
      2016-03-13T13:11:17  

      O.t.a.r.i.o

    recentes

    populares

    • Enryke Oliveira
      2016-03-13T13:11:17  

      Esse lambe o saco do Steve Jobs

  • José Gonçalves
    2016-03-11T07:42:32  

    Recurso de responder as mensagens na notificação é função vinda do Windows 10 Mobile, que depois o iOS adotou e agora o Android.

    recentes

    populares

    • José Gonçalves
      2016-03-11T07:42:32  

      Microsoft nunca copiou nada de ninguém... kkkkkk

    recentes

    populares

    • José Gonçalves
      2016-03-11T07:42:32  

      kkkkk

  • Phelipe Gomes
    2016-03-10T13:26:52  

    A barra de notificações igual do windows phone, e esse esquema de resposta rápida de mensagens, igual do windows phone.

    recentes

    populares

    • Phelipe Gomes
      2016-03-10T13:26:52  

      Android não copia nem iOS, vai copiar WP? rsrs

    recentes

    populares

    • Phelipe Gomes
      2016-03-10T13:26:52  

      a barra tem o estilo do android 5.0 apenas foram reoganizados, o W10 que copiou o estilo do 5.0 android reina facil, vem pra cyanogenmod galera

  • Ze Deziderio
    2016-03-16T15:29:14

    O meu não vai mudar nada! Não vai receber nem o M! Morre no L! rsrsrs

  • Iphone Ios
    2016-03-10T10:23:28

    Android Chinelagem......

  • Leonardo Cavalcanti
    2016-03-09T18:14:37  

    Nao gostei So quero com bateria "infinita"

    recentes

    populares

    • Leonardo Cavalcanti
      2016-03-09T18:14:37  

      e bosta porque nunca vai ser instável nunca...Entendi......

    recentes

    populares

    • Leonardo Cavalcanti
      2016-03-09T18:14:37  

      Branco Gomes: sabe nem criticar kkkk

  • Maximiliano Helsing
    2016-03-09T17:20:40  

    ai ai enquanto isso eu no meu IOS

    recentes

    populares

    • Maximiliano Helsing
      2016-03-09T17:20:40  

      o cara vem aqui falar mal do android, o ios é o sistema que mais usa bateria, alem dos aparelhos terem uma bateria ridicula!

    recentes

    populares

    • Maximiliano Helsing
      2016-03-09T17:20:40  

      Adoro quando esses fãs de iPhones vem aki chorar sua dor de cotovelo! kk

  • Thiago Fialho
    2016-03-13T19:12:28

    O que muda? NADA!

  • Reginaldo Ribeiro
    2016-03-13T11:11:32

    Esse Zé-Ruela vem falar do óbvio que são as diferenças de tela do edge e do normal, ao invés de falar das especificações dos aparelhos e das novidades! A equipe do techtudo "Repense seus jornalistas".

  • Admir Rosa
    2016-03-10T07:46:18  

    Os caras nem liberaram o M para os aparelhos prometidos e já estão falando em nova versão? Isso está com cara de Windows 3.1.

    recentes

    populares

    • Admir Rosa
      2016-03-10T07:46:18  

      Ha há há , o meu chegou o m hoje , meu moto g 2014 ta de boa...

    recentes

    populares

    • Admir Rosa
      2016-03-10T07:46:18  

      O seu moto g é 1 ? O meu ainda não chegou o marshmallow.

  • Breno Cunha
    2016-03-09T18:29:38  

    Enquanto isso eu espero uma atualização que elimine as interrupções que o whatsapp faz no youtube!!

    recentes

    populares

    • Breno Cunha
      2016-03-09T18:29:38  

      simplesmente desligar as notificações do app, se você usa o 5.0+ da pra fazer de boa cara

  • Vilson Neto
    2016-03-09T16:34:06  

    Na Rom da cyanogenmod já é possivel trabalhar com 2 apps na mesma tela, até agora acho bem fluido, o upgrade do 5.1 pro 6.0 foi visivelmente bom para a bateria, o tempo de uso foi aumentado, talvez graças ao Doze, que já foi implementado no 6.0, acho que o recurso de responder sem precisar abrir o app muito importante, não preciso sair do youtube por exemplo pra responder uma pessoa.

    recentes

    populares

    • Vilson Neto
      2016-03-09T16:34:06  

      De nada adianta otimizar o SO e deixar o fabricante entupir de app de comidinha, fazendinha e fotinha. Não precisa otimizar e cagar em cima, isso aí o usuário final já faz instalando o Baidu.

    recentes

    populares

    • Vilson Neto
      2016-03-09T16:34:06  

      Desculpe Leonardo, negativei por engano.

  • Matheus
    2016-03-10T12:17:11  

    Independente da versão e aparelho, se o Android conseguir ter pelo menos 1/5 de poder que o iOS tem já será um grande avanço para os usuários mais simplistas. Enquanto isso já encomendei o último iPhone, direto dos States ;)

    recentes

    populares

    • Matheus
      2016-03-10T12:17:11  

      O Android faz TUDO o que o iPhone faz , mas o iOS não faz tudo o que o Android faz. A questão principal que torna o IOS superior em ALGUNS aspectos é a otimização e a combinação perfeita entre Hardware e Software. O SO é feito especificamente para aquele hardware e otimizado ao máximo para utilizar os recursos de hardware da melhor forma possível, coisa que ainda não acontece com os dispositivos Android, mas é só uma questão de tempo até o Android atingir esse nível de otimização.

  • Joubert Vasconcelos
    2016-03-09T20:13:59  

    Escuto o google dizer que a próxima versão economizará bateria desde a versão 1.6. Jamais, é sempre mais pesada e com mais consumo. Não vi melhora alguma até agora. Enfim, pra mim é algo previamente pensado pensando no upgrade de hardware. Algo que o Windows faz há anos junto com os fabricantes de PC.

    recentes

    populares

    • Joubert Vasconcelos
      2016-03-09T20:13:59  

      Windows? Sério? Você usa seu pc para que? Ver o site do globo e desligar? A única coisa boa que a Microsoft fez na vida foi o MS-DOS 3.3. Isso só quem é dinossauro sabe o que estou falando. De resto, tudo tem quilos de bugs.

    recentes

    populares

    • Joubert Vasconcelos
      2016-03-09T20:13:59  

      Críticos agressivos... Isso tem de sobra. Leia novamente meu comentário e veja se eu fiz algum elogio ao Windows. Mas pra que comentar com ofensa? Onde isso te leva? Eu uso o PC pra muita coisa, sou analista de sistemas há mais de 30 anos, mas não é de seu interesse, mas deixo a dica: respeite mais pra ser respeitado.

  • Herbert
    2016-03-10T13:36:24  

    Caracas ele está parecido com IOS, será que a Google está nesse caminho???

    recentes

    populares

    • Herbert
      2016-03-10T13:36:24  

      O irmão, o iOS 7 que ficou parecidaço com o Android

    recentes

    populares

    • Herbert
      2016-03-10T13:36:24  

      Desculpa o google está parecendo, tanto que os recursos que o Android está tendo já tem no IOS desde a versão 5

  • Lunay Watson
    2016-03-10T10:56:52

    Coisa chata essa rivalidade Android x IOS. Os dois sistemas tem coisas boas e ruins. Particularmente prefiro o Android, mas cada um sabe o melhor pra si. Cresçam.

  • Junimn
    2016-03-09T17:11:26  

    Deveriam voltar com as notificações push nos icones. pois elas somem da barra de notificação e depois quase sempre esquecemos de ve-las.. antigamente era melhor no kit kat

    recentes

    populares

    • Junimn
      2016-03-09T17:11:26  

      tipo apple

    recentes

    populares

    • Junimn
      2016-03-09T17:11:26  

      Não.. tipo o que o ANDROID sempre fez.. esses fanboy da apple da nojo!

  • Eudes Brandao
    2016-03-09T23:51:16  

    A Samsung só manda a atualização quando não tem nem mais graça a gente paga caro por um aparelho mediano e fica esperando a boa vontade da fabricante!!

    recentes

    populares

    • Eudes Brandao
      2016-03-09T23:51:16  

      Esse é um dos motivos que uso um Nexus, atualização em primeira mão.....

    recentes

    populares

    • Eudes Brandao
      2016-03-09T23:51:16  

      Por isso sempre usei motorola

  • Marcel Cintra
    2016-03-10T07:20:00  

    Desde o Lollipop que eu ouço essa promessa e nada. As baterias estão maiores e a durabilidade sempre caindo.

    recentes

    populares

    • Marcel Cintra
      2016-03-10T07:20:00  

      Aqui com o Android M a bateria tá muito boa, tem dias que chega 22h com 20% a 30%, o que antes acontecia as 18h.

  • Ricardo Cardoso
    2016-03-09T20:29:06  

    Meu WP tem um reator nuclear. Meus quadra netos e seus tataranetos usarão ele.

    recentes

    populares

    • Ricardo Cardoso
      2016-03-09T20:29:06  

      Apoiado!!! :D

  • Victor
    2016-03-09T20:09:38  

    coitado do meu zenfone 5,duvido q tenha no mercado um smart q consuma mais bateria rapidamente,ainda bem q arrependimento nao mata....zenfone nunca+

    recentes

    populares

    • Victor
      2016-03-09T20:09:38  

      Péssimo realmente , já tive um, muito ruim a bateria , ótimo processador mais a bateria é uma droga.

  • O Reta
    2016-03-09T16:40:20  

    Isso não pode estar acontecendo... Coisas boas somente podem sair no Ios...

    recentes

    populares

    • O Reta
      2016-03-09T16:40:20  

      Acho que o pessoal não entendeu a ironia! :)

  • Marcos Antonio
    2016-03-09T18:21:19  

    Esse multi window aí já existiaexistianos notes desde o note 2

    recentes

    populares

    • Marcos Antonio
      2016-03-09T18:21:19  

      Existe nos mais básicos Smarts da LG

  • Tony Stark
    2016-03-09T19:03:30

    Deve se chamar Nutella.

  • Gustavo Henrique
    2016-03-09T17:19:49  

    Android Nuttela

    recentes

    populares

    • Gustavo Henrique