29/03/2016 07h30 - Atualizado em 29/03/2016 07h30

Arcade Jr. reúne videogames clássicos em um único aparelho

Rodrigo Rosalinski
por
Da redação

Arcade Jr. é o resultado de uma ideia de um brasileiro e um argentino que, em meio às revoluções da realidade virtual, investem na modernização do que uma vez deu certo: os arcades. Além de alguns botões coloridos e um joystick presos à uma caixa, ele é a modernização dos fliperamas das décadas de 80 e 90. Isso resulta em uma viagem no tempo produzida por dois apaixonados pelos games antigos. Basta conectá-lo à TV e jogar... e jogar... e jogar.

Console mini-arcade com design retrô é feito com Raspberry Pi

O Arcade Jr não quer entrar na disputa de grandes fabricantes e suas novas gerações de consoles de tempos em tempos, ele caminha pela contramão. Enquanto aguardamos por gráficos melhores que a vida real, este pequeno aqui quer fazer uma menção honrosa aos primórdios dos videogames e consoles. 

Arcade Jr. (Foto: Divulgação)O Arcade Jr. (Foto: Divulgação / L&R Arcades)


Qual é a proposta?

“Traduzir, da forma mais fiel possível, a experiência de jogo de um arcade clássico para um formato compacto e portátil”, essa é a proposta de Luiz Lavos, designer do console. O paulistano queria reviver os antigos fliperamas com um pequeno toque de modernização.

Arcade Jr. (Foto: Divulgação)O joystick do Arcade Jr. (Foto: Divulgação / L&R Arcades)

A ideia surgiu depois que Luiz foi à casa do publicitário Hernán Rebaldería. O argentino tinha construído sua própria máquina de arcade em tamanho natural. O brasileiro logo quis montar o seu próprio console em casa.

Arcade Jr. (Foto: Divulgação)Arcade Jr. também é portátil (Foto: Divulgação / L&R Arcades)

No final de 2014, o produto estava pronto. E chamando atenção. Mas quem iria conseguir espaço para uma máquina em casa? “Nos unimos e agregamos o conhecimento da construção da minha máquina, que, ao contrário da dele, já era baseada em um Raspberry Pi (um pequeno computador interno). Assim poderíamos reunir todas as características clássicas em um console compacto e portátil”. 

Mas como transformá-lo em uma máquina que rode diversos jogos de diferentes consoles?

O Arcade Jr. conta com uma fonte de energia que deve ser conectada à sua rede elétrica, e o cabo HDMI deve se ligar à TV. Simples como um console atual. A memória do aparelho traz jogos independentes e livres de direitos autorais, mas você pode jogar os games dos antigos Arcade, Atari 2600, Nintendo, Super Nintendo, Master System e Mega Drive se quiser. Basta ter os jogos em pendrive via ROM e conectar ao aparelho.

Arcade Jr. (Foto: Divulgação)Fase de montagem do Arcade Jr. (Foto: Divulgação / L&R Arcades)

Além de ser uma ponte para o passado dos games, o Arcade Jr. é uma peça decorativa. Quantos objetos antigos ainda temos em nossas salas e quartos? Pensando nisso, o designer teve atenção redobrada para os detalhes — “O que fizemos foi criar um console que é também um objeto de decoração. Uma peça de design numerada, que desperta nostalgia para quem vê e joga”.

Misture tudo com madeira, metal, luz, hardware e software e uma dose extra de montagem. Está tudo pronto para começar a jogar.

O primeiro lote do aparelho já está sendo entregue. O segundo já está encomendado. Contudo, cada comprador dos arcades teve que desembolsar R$ 2.500 por unidade. Luiz concorda que é caro, mas acredita que vale a pena: “Queríamos fazer o melhor console feito à mão, com o melhor controle, botões e acabamento. Tudo para nós mesmo e amigos”.

Com tantas utilidades para os gamers de plantão, esquecemos que o Arcade Jr. é uma peça de decoração. Luiz lembra que o foco não é o que roda ou não, mas sim no design do produto com número de fabricação que conta com jogos clássicos. Ele conta, ainda, com um "modo luminária", o qual você acende seu painel frontal sem ligar o sistema.

Arcade Jr. (Foto: Divulgação)O modo luminária do Arcade Jr. (Foto: Divulgação / L&R Arcades)

E aí? Ficou com vontade de ter um desses em casa? Visite a página do Arcade Jr. bem como o Facebook, Instagram e Twitter para ter todas as informações sobre o console.

Vale a pena comprar o Raspberry Pi 2? Comente no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Darken
    2016-05-17T12:13:50

    Infelizmente e a triste noticia para os criadores do produto é que NÃO VAI VENDER POR ESTE PREÇO.

  • Aguenta Aí
    2016-03-29T15:37:29  

    Cara, peraí, é 2500 ou não colocaram a vírgula no 25,00??? Dois conto e meio? Não estou comprando nem play4 quanto mais esse nesse valor...de fato ele fez só para os amigos mesmo.

    recentes

    populares

    • Aguenta Aí
      2016-03-29T15:37:29  

      Calma... é so esperar pra ver! Ja ja esses 2500 vira 250! Ninguem vai comprar por 2500, vai encalhar nas lojas!!!

    recentes

    populares

    • Aguenta Aí
      2016-03-29T15:37:29  

      caro demais!

  • Tiago Sales
    2016-05-01T00:18:17

    po, controle arcade p jogar Snes, Atari 2600, Mega Drive, NES e master System? deveria vir com um adaptador USB Universal p usar os controles dos videogames correspondentes...e o preço está proibitivo...

  • Silva Caçador
    2016-03-31T08:37:02

    Procurem no ML "Video Game Retro Multi Consoles E Arcade Controle Sem Fio", muito mais em conta, preço muito justo e faz exatamente o mesmo serviço!

  • Fabio Bastos
    2016-03-29T16:09:12  

    Rapaz, curto muito os consoles clássicos e arcade. Tenho muitos emuladores e roms. Mas por esse preço? Tem nem perigo! Comprei recentemente um XBOX One com Kinect por R$2.250,00. Não dá nem pra comparar a diferença de tecnologia. Melhor pegar um video tutorial no Youtube, e pedir ajuda de algum amigo pra comprar as peças e montar. Eu tenho três desses joystick USB de SNES. Custou US$3,00 cada um no Aliexpress. O cara deve gastar no máximo uns R$300,00 ou R$400,00 pra fazer um sistema equivalente a esse Arcade Jr. Talvez até menos.

    recentes

    populares

    • Fabio Bastos
      2016-03-29T16:09:12  

      Tudo bem que eles fizeram um aparelho que ficou bacana, mas esse preço.....

    recentes

    populares

    • Fabio Bastos
      2016-03-29T16:09:12  

      Desculpa aí pessoal... Mas, um trabalho artesanal não é fácil... Mas a lei da oferta e procura fala mais alto, se estiver com margem alta e não vender o preço baixa... Mas se não tiver lucro, acho melhor não vender.

  • Everton Oliveira
    2016-03-29T12:58:56  

    Com R$ 350 você compra um controle Arcade duplo (Mercado livre), com mais R$ 150 você compra um play 2 usado que emula qualquer videogame antigo. Coloca o play 2 dentro da caixa do controle, e pronto. tudo resolvido

    recentes

    populares

    • Everton Oliveira
      2016-03-29T12:58:56  

      kkk

    recentes

    populares

    • Everton Oliveira
      2016-03-29T12:58:56  

      o programa com os emuladores vc baixa da internet e usa o seu próprio computador para emular sai mais em conta.

  • Lorrana Souza
    2016-03-29T11:11:25  

    Mano... 2500? é claro q eh decorativo... acende a luzinha, usa madeira, tem botoes de arcade e tem o pacman no nome...mas ele faz o q os aparelhos faziam na época... eu entendi a proposta mas... 2500!!! tem q melhorar dmais pra valer isso.

    recentes

    populares

    • Lorrana Souza
      2016-03-29T11:11:25  

      Faz assim: estuda, aprende a fazer e fabrica mais barato. Tem bastante gente interessada no seu projeto mais justi

    recentes

    populares

    • Lorrana Souza
      2016-03-29T11:11:25  

      Faz assim, pare de falar bobagens e vá CAGAR!

  • Marcelo Vaz
    2016-03-30T11:14:49

    É bem coisa de brasileiro querer levar vantagem sobre os outros. O cara gasta uns R$ 250,00 (no máximo) para montar a poioca e quer vender por R$ 2.500,00. E, ainda tem trouxa que compra.

  • Long Silver
    2016-03-30T10:57:32

    Acho que essa porcaria deveria ser distribuída de graça, e ainda seria difícil achar quem se interessasse.

  • Luis Andre
    2016-03-30T10:26:53

    O arcade está bem bonito e bacana, prático, leve, cabe em qualquer lugar, mas o preço, sinceridade, não vale, o custo das peças e todo sistema é quase 4x menor que isso. Só alguns loucos que não procuram direito na net poderiam comprar esse sistema.

  • Jucimar Pedro
    2016-03-30T09:12:46  

    Ficou muito bonito e muito legal ver um acabamento tão bom assim, mas não vale esse preço é querer valorizar demais esse video game, Joguei demais arcade quando era novo eu tenho um controle e me custou R$ 150.00 mesmo tendo algum hardware não vale esse preço, na minha opinião R$ 600.00 seria o melhor preço!!!

    recentes

    populares

    • Jucimar Pedro
      2016-03-30T09:12:46  

      Isso mesmo, concordo

    recentes

    populares

    • Jucimar Pedro
      2016-03-30T09:12:46  

      Está caro mesmo. Comprei um console aqui em Goiânia, desses mesmo de ARCADE. Paguei 150.00 reais; baixei varias Roms de SNES, ATARI e Arcade de TAITO, tudo FREE na Internet, e rodando tudo liso no PC. 2.500 conto por um ARCADE JR com os jogos, não compensa. 600R$ estaria bom mesmo. rsrs

  • Thiago Geremias
    2016-03-30T10:21:00

    O mais incrivel não é o preço, é o titulo na pagina da techtudo na pagina da Globo "Videogame junta consoles dos anos 80 e 90 em um e vira febre"... febre? só se vc tiver doente pra pagar 2500 nesse aparelho.

  • Vitor Fenix
    2016-03-30T10:07:06

    Compre o PC snes do Hércules Games por metade do preço e seja mto mais feliz.

  • Felipe Luiz
    2016-03-30T09:57:52

    Por esse valor eu compro uma maquina de fliperama kkkk

  • Atika Commerce
    2016-03-29T11:41:35  

    Estava tudo bem bacana e enquanto lia já fazia planos para comprar e aí chegou na parte dos R$ 2.500,00. Quebrou as pernas.......

    recentes

    populares

    • Atika Commerce
      2016-03-29T11:41:35  

      Agora entendi o preço - "Ele conta, ainda, com um "modo luminária", o qual você acende seu painel frontal sem ligar o sistema."

    recentes

    populares

    • Atika Commerce
      2016-03-29T11:41:35  

      Pô.. na boa, tá mais caro que play 4 e xbox one! Procurem no ML "Multijogos Portatil 13000 Jogos Mame Arcade Neogeo Fliperama" 799,00 detalhe: com dois controles no painel!!!!! não por nada, mas pagar 2500 é muito saudosismo.

  • Luiz Rossi
    2016-03-30T00:29:05  

    kkkkk comprei um e chegou hoje, comprei no aliexpress paguei 170 reais o nome e vara de jogo, e tenho um pc que vale 1800 reais baixei o jogo marvel vs capcon e to me matando de joga... com 170 reais ai o cara quer vender a 2500 ta maluko vai pega so os trouxa

    recentes

    populares

    • Luiz Rossi
      2016-03-30T00:29:05  

      Pois é, o preço alto está mais na ideia do que no produto em si... vender sonhos na crise atual não cola! (só os sonhos da padaria perto de casa kkk)

    recentes

    populares

    • Luiz Rossi
      2016-03-30T00:29:05  

      Além de se ter jogos Arcade aos milhões em sites gratuitos, se o cara comprar um super joystick modelo fliperama e ir na banca de revista comprar um DVD-rom daqueles que vêm com 50 mil jogos Arcade, o cara vai se divertir do mesmo jeito sem desembolsar nem 600 reais. Isso aí é viagem na maionese.

  • Edson Oliveira
    2016-03-30T09:35:55

    2500 cruzeiros ou cruzados novos?

  • Sedan75
    2016-03-30T09:35:25

    Afff... é impressão minha ou agora percebi que essa bugiganga tem FONTE EXTERNA?! =o +1 motivo pra surrar esse negócio... =/

  • Gilmar Cruz
    2016-03-30T09:34:30

    R$:2,500 por um console que emula jogos que pode jogar on line em sites de Arcade ?? A Sony e a Microsoft agradecem. Isso aí não é o Mac 1 meu filho.

  • Sedan75
    2016-03-30T09:33:22

    TECHTUDO TÁ ATRASADA! Isso aí já foi até SURRADO entre gamers de verdade! =/

  • Sedan75
    2016-03-30T09:32:05

    TECHTUDO TÁ ATRASADA! J já foi até SURRADO entre gamers de verdade.

  • Erismar
    2016-03-30T09:10:11

    Caramba...R$ 2500,00, é muito oportunista, o custo de tal aparelho não chega a R$ 100,00.

  • Rodrigo Inhaquites
    2016-03-30T08:27:03  

    por 2500 nao vai emplacar nunca... so louco

    recentes

    populares

    • Rodrigo Inhaquites
      2016-03-30T08:27:03  

      por esse valor compro um arcade com 7000 jogos.....hahahahahahha

  • Victor Costa
    2016-03-29T14:08:37  

    Quem é o louco que vai comprar um game desse ao invés de comprar um ps4 ou Xbox one, kkkkkkkkk, salvo os que tiverem dinheiro de sobra e queiram meeeessssmoooo gastar, kkkkk

    recentes

    populares

    • Victor Costa
      2016-03-29T14:08:37  

      Eu compraria hoje se o preço fosse mais acessível, com esse preço eu posso até comprar um dia quem sabe e se ainda tiver. Não sei quanto custou para fazer cada um, mas se cada console custasse por exemplo R$1000,00 dava pra vender por R$1400,00.

    recentes

    populares

    • Victor Costa
      2016-03-29T14:08:37  

      cara paguei 250 pila por um raspberry + fonte.... um controle usb custa 10/12 pila... kit botoes fliperama de tu paga uns 100 ... de resto so precisa de uns retalho de mdf... se o cara tiver um monitor sobrando ainda da pra faze um bartop... 500 pila o cara se diverte

  • Thiago Reis