Realidade Virtual

30/03/2016 14h53 - Atualizado em 11/07/2017 10h38

HoloLens tem lançamento oficial e é exclusivo para Windows 10

Thássius Veloso
por
De São Francisco, Estados Unidos*

O HoloLens, óculos de realidade virtual da Microsoft, tornou-se uma realidade hoje. A empresa anunciou durante a conferência Build 2016, realizada na Califórnia, que o aparelho será enviado para programadores a partir desta quarta-feira (30), para que possam criar aplicativos e games compatíveis com o mundo 3D. Cocriador da tecnologia, o cientista brasileiro Alex Kipman, destacou que o HoloLens é "exclusivo do Windows 10".

Tudo sobre o HoloLens

Em outras palavras, a empresa aposta fortemente na própria plataforma - para PCs e videogames - para popularizar os óculos que permitem ver imagens tridimensionais sobrepostas ao mundo real.

hololens (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)Lançamento oficial do HoloLens aconteceu durante Build 2016 na Califórnia (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Em uma das demonstrações durante a conferência Build 2016, estudantes de Medicina puderam visualizar o interior do corpo humano, numa simulação de aula de anatomia. Um professor de fora também pôde participar da demonstração, diretamente do laboratório em que estava. Ele aparecia para os usuários dos óculos como um avatar laranja, no qual era possível ver parte das expressões faciais e também as mãos manipulando os objetos digitais.

A Microsoft também fechou uma parceria com a NASA para que o Kennedy Space Center da Flórida receba unidades do HoloLens. Os visitantes poderão passear por Marte e conhecer detalhes do planeta vermelho como se estivessem lá - tudo isso graças à realidade virtual.

O HoloLens também poderá ser usado com o Skype. A ideia da Microsoft é permitir que o usuário possa se comunicar não apenas com palavras, mas também demostrando "holograficamente" o que quer dizer.

hololens (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)Estudantes participaram de uma simulação de aula usando o HoloLens (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Ao fim da apresentação, Kipman ressaltou que o HoloLens surgiu como um projeto, que virou um protótipo e agora se tornou realidade. O cientista disse que o dispositivo faz parte de "um futuro que não é possível em nenhuma outra plataforma ou conjunto de aparelhos, senão os da Microsoft".

Durante a Build 2016, a Microsoft também anunciou que o Windows 10 ganhará uma grande atualização gratuita ainda este ano. Chamada Windows 10 Anniversary Update, o update trará melhorias como a autenticação por biometria nativa no navegador Microsoft Edge.

*O jornalista viajou a convite da Microsoft


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares