TV

05/03/2016 07h00 - Atualizado em 10/03/2016 16h18

OLED, 4K, UHD, HDR etc: conheça o significado das siglas nas smart TVs

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Ao comprar uma Smart TV, muita gente fica confusa com a variedade de siglas que recentemente apareceram no mercado. Quando nos acostumamos com HD e Full HD, as fabricantes lançaram os modelos 4K e UHD, e não faltam anúncios de protótipos com 8K. Dessa maneira, é comum não saber diferenciar com precisão as tecnologias.

Android TV, webOS ou Tizen: veja diferenças entre sistemas das Smart TVs

O clássico LCD deu lugar ao LED, que já vem sendo substituído pelo Quantum Dot e até pelo OLED. Para tirar de vez suas dúvidas, confira uma lista para entender o funcionamento desses novos televisores disponíveis no Brasil por preços para todos os bolsos.

TV Full HD

Full HD ainda é a resolução mais comum de TVs comercializadas no Brasil (Foto: Divulgação/Samsung)Full HD ainda é a resolução mais comum de TVs comercializadas no Brasil (Foto: Divulgação/Samsung)

O Full HD, que pode ser abreviado para FHD, representa a resolução de 1920 x 1080 pixels, usualmente na proporção 16:9. Essa resolução de imagem também é referida como 1080p, quando a tecnologia de atualização de display é feita em Progressive Scan.

TV 4K

4K é resolução quatro vezes maior que o Full HD (Foto: Divulgação/Samsung)4K é resolução quatro vezes maior que o Full HD (Foto: Divulgação/Samsung)

Tendência nos lançamentos de TVs de grandes fabricantes na última CES, o 4K traz quatro vezes mais resolução do que o Full HD, garantindo um nível de detalhes na imagem muito superior, especialmente quando comparados lado a lado. São 3840 x 2160 pixels no total, designados também como 2160p em televisores e outras telas. No cinema, com um painel mais largo – proporção 17:9 – é possível acumular ainda mais pixels, chegando a 4096 x 2160 pixels.

TV UHD

TVs Ultra HD trazem resolução 4K (Foto: Divulgação/LG)TVs Ultra HD trazem resolução 4K (Foto: Divulgação/LG)

UHD, ou Ultra High Definition, é uma nomenclatura alternativa adotada no ramo de TVs para a resolução 4K. Portanto, dizer que uma TV é UHD ou Ultra HD é o mesmo que dizer que ela traz resolução 4K, com 3840 x 2160 pixels espalhados por uma tela de proporção 16:9.

TV Ultra HD Premium

Ultra HD Premium é um selo de qualidade aplicado por alguns fabricantes (Foto: Divulgação/Panasonic)Ultra HD Premium é um selo de qualidade aplicado por alguns fabricantes (Foto: Divulgação/Panasonic)


Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone 

O Ultra HD Premium é um selo criado pela indústria para validar televisores 4K – ou UHD – comercializados pela UHD Alliance, entidade que reúne gigantes do setor. Isso porque os 3840 x 2160 pixels de uma tela não determinam, necessariamente, sua qualidade, já que se trata unicamente de uma propriedade da resolução da imagem.

TV SUHD

suhd-tv-samsung (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Samsung escolheu nome SUHD para identificar TVs premium (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

A sigla SUHD, ou S Ultra High Definition, foi criada pela Samsung para designar sua linha de TVs com resolução 4K. Na prática, porém, não significa uma nova categoria de telas, pois é um termo definido com foco no marketing. A própria fabricante coreana não define claramente o que o “S” significa.

Portanto, uma Samsung SUHD é basicamente uma TV UHD com recursos a mais – entre eles, os pontos quânticos explicados mais abaixo, nesta matéria, e também o suporte a HDR.

TV 8K

A Sharp foi uma das primeiras a experimentar com o 8K, resolução 16 vezes maior que o Full HD (Foto: Divulgação/Sharp)A Sharp foi uma das primeiras a experimentar com o 8K, resolução 16 vezes maior que o Full HD (Foto: Divulgação/Sharp)

Enquanto a resolução 4K é quatro vezes superior ao Full HD, o 8 K traz absurdos 16 vezes mais pixels. Referida também como FUHD, ou Full Ultra High Definition, ela oferece 7680 x 4320 pixels em uma proporção 16:9, ou até 10080 x 4320 pixels em um painel wide 21:9. Assim como o 1080p do Full HD e o 2160p do 4K, o 8K também pode ser definido por sua presença em TVs com Progressive Scan, com o termo 4320p.

TV HDR

Algumas TVs no Brasil já vêm com HDR, como as da Sony com resolução 4K (Foto: Divulgação/Sony)Algumas TVs no Brasil já vêm com HDR, como as da Sony com resolução 4K (Foto: Divulgação/Sony)

TVs com HDR, ou High Dynamic Range, trazem uma tecnologia que reproduz imagens com cores mais vivas, melhores níveis de contraste, tons claros com mais brilho e tons pretos mais escuros. Presente em modelos recentes da Sony, Samsung e LG no mercado brasileiro, o HDR é conhecido por equipar câmeras de foto e vídeo capazes de capturar imagens com esse nível de equilíbrio de cores. TVs com HDR fazem o mesmo, mas com imagens em tempo real vindas de diversas fontes. Os resultados, porém, são melhores com imagens de resolução maior e, e em painéis OLED, que permitem alto contraste naturalmente.

TV LED

TVs de LED, na verdade, continuam sendo de LCD, mas com iluminação traseira melhor (Foto: Divulgação/LG)TVs de LED, na verdade, continuam sendo de LCD, mas com iluminação traseira melhor (Foto: Divulgação/LG)

TVs de LED, ou Light Emitting Diode, são, na verdade, TVs de LCD que trazem iluminação traseira feita com uma espécie de conjunto de lâmpadas minúsculas. Feitas de semicondutor, esses aparelhos são capazes de emitir iluminação com forte intensidade e gerar uma imagem final com muito mais brilho do que o LCD sem LED. TVs com esse recurso, portanto, costumam ter qualidade superior, além de serem muito mais finas, devido ao tamanho mínimo da iluminação por LED, que ocupam pouco espaço na estrutura do aparelho.

TV OLED

TVs OLED ainda não decolaram, apesar de serem as melhores do mercado em muitos aspectos (Foto: Divulgação/Samsung)TVs OLED ainda não decolaram, apesar de serem as melhores do mercado em muitos aspectos (Foto: Divulgação/Samsung)

Uma tecnologia mais recente e mais cara, a TV OLED, ou Organic Light Emitting Diode, é completamente diferente em termos de estrutura e qualidade de imagem do que TVs LED, apesar da semelhança no nome. Isso porque TVs de LED requerem uma camada externa de LCD, que serve de filtro para a passagem da luz, gerando a imagem final; enquanto o OLED é, por si só, único painel que emite a luz e exibe a imagem. A tecnologia usa materiais orgânicos que emitem cores específicas ao serem estimulados por eletricidade, algo que resulta em TVs finíssimas, com alto contraste e que consomem muito menos energia.

TV QD ou Quantum Dot

TVs Quantum Dot trazem menos contraste do que o OLED e mais qualidade do que o LED, já são realidade (Foto: Divulgação/LG)TVs Quantum Dot trazem menos contraste do que o OLED e mais qualidade do que o LED, já são realidade (Foto: Divulgação/LG)

A tecnologia de Ponto Quântico, ou Quantum Dot (QD) é uma aposta alternativa da indústria para substituir as TVs LED, em concorrência com TVs OLED. Ela usa nanotecnologia para criar luz branca pura, capaz de gerar cores mais fieis quando passa por um filtro LCD. Embora entregue menos contraste do que o OLED, uma TV Quantum Dot é muito mais barata para fabricar, resultando em aparelhos comercialmente viáveis que apresentam qualidade superior a outras TVs LCD com iluminação traseira feita por LED. 

Qual Smart TV vale a pena comprar? Comente no Fórum do TechTudo 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Christian Silva
    2016-04-09T09:12:05  

    Já tem alguma tv no mercado 8k?

    recentes

    populares

    • Christian Silva
      2016-04-09T09:12:05  

      De que adianta as TVs estarem adiantadas sendo que não temos conteúdos em 8k e 16k???

    recentes

    populares

    • Christian Silva
      2016-04-09T09:12:05  

      Pior ..pra que tv 16k se nossos olhos só veem até 8k???

  • Delacroix Carlos
    2016-03-06T10:12:44  

    sugestão de título para essa matéria, que se enquadra melhor na tradição techmundo: "OLED, 4K, UHD, HDR: tecnologias bizarras que derrubam e humilham umas às outras!"

    recentes

    populares

    • Delacroix Carlos
      2016-03-06T10:12:44  

      Não tem nada bizarro, as tecnologias novas são para serem mostradas e testadas (apreciadas).

  • Marcos Silva
    2016-03-06T09:23:44  

    o que sera que quer dizer a letra ''s'' na sigla da sansung??misterio que vai continuar pra sempre...nem os maiores cientistas vão descobrir..

    recentes

    populares

    • Marcos Silva
      2016-03-06T09:23:44  

      bingo !

    recentes

    populares

    • Marcos Silva
      2016-03-06T09:23:44  

      bom Dia! mano o S de Samsung e o mesmo mistério de s de Salgado o que tem a ver sal com preço caro nem a letra combina na referencia preço e com P e Sal e com S ,esse S e mais um mistério Oooooo!

  • Robert Barbosa
    2016-03-06T09:12:42  

    Só faltou dizer que não existe conteúdo para nenhuma delas .

    recentes

    populares

    • Robert Barbosa
      2016-03-06T09:12:42  

      Kkkk. Nem fale

    recentes

    populares

    • Robert Barbosa
      2016-03-06T09:12:42  

      Acho que isso é desrespeito ao consumidor porque tem muitas tvs top caras ontem que lançam várias e depois laçado outra perde o valor, ontem que vc fica triste ter comprado uma Led onde já tem vários melhores no mercado.

  • Todo Poderoso
    2016-03-14T22:45:46

    Pude ver numa loja essa a TV Oled, me impressionou a qualidade da imagem, as cores são mais vivas e depois que você vê o preto dessa TV, as TVs de leds o preto parece cinza.

  • Marcos Silva
    2016-03-06T09:18:08

    o que sera que quer dizer o ''S'' na frente da sigla da sansung?acho que o misterio vai ficar pra sempre..nem os maiores cientistas vão desvendar...

  • Léo Barcellos
    2016-03-06T08:10:37

    Até que enfim! Muito boa a matéria. Só senti falta da palavra "bizarro".

  • Julia
    2016-03-05T17:14:07  

    ;Digite no goo.gle: cupom-desconto.gratis...Tem cupom de 20% nas melhores lojas hoje !

    recentes

    populares

    • Julia
      2016-03-05T17:14:07  

      O assunto e TV, e a retarda fala de outra coisa !

  • Ney Pedra
    2016-03-06T01:36:09

    Bom, mas não se falou em HZ ou não tem nada haver? Temos tecnologia de transmissão dessas nomenclaturas?

  • Carlos Schneider
    2016-03-06T00:34:30

    Boa techtudo, enfim uma matéria bem clara que exemplifica bem para os leigos hj o mercado tecnológico de Tvs.

  • Dilminha
    2016-03-05T19:01:20

    Muito boa matéria !