17/03/2016 19h03 - Atualizado em 17/03/2016 19h03

Microsoft libera Windows 10 para Lumias antigos; veja lista de celulares

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

O Windows 10 Mobile finalmente começou a ser liberado para celulares com Windows Phone 8.1 no Brasil. A nova versão traz mudanças na interface do sistema, suporte a aplicativos universais e apps renovados do Microsoft Office. No entanto, ao contrário do esperado, nem todos os smartphones Lumia serão compatíveis com a atualização.

Windows 10 Mobile: veja como preparar seu Lumia para a atualização

Em lista liberada pela Microsoft, nesta quinta-feira (17), a maioria dos telefones escolhidos é de modelos mais novos, como Lumia 1520, 930, 640, 640 XL, 730, 735, 830, 532, 535, 540, 635 - com 1 GB de memória RAM -, 430 e 435.

Lumia 650 tem Windows 10 Mobile e design feito de metal e policarbonato (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo) (Foto: Lumia 650 tem Windows 10 Mobile e design feito de metal e policarbonato (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo))Windows 10 Mobile começou a ser liberado para Lumias, mas nem todos celulares são compatíveis (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Para baixar o Windows 10 Mobile, o usuário pode utilizar o app oficial Update Advisor. O serviço verifica se há espaço no aparelho, a disponibilidade e a compatibilidade com a atualização. O procedimento deve ser feito dentro de uma rede Wi-Fi, para evitar falhas ou interrupções.

De acordo com a Microsoft, alguns dispositivos elegíveis podem não receber o Windows 10 Mobile imediatamente. Isso ocorre por conta do vínculo com certas operadoras telefônicas, que têm que liberar antes a atualização do sistema para o usuário.

Os donos de smartphones populares, como Lumia 520, 530, 920, 1020 e 630, podem sentir falta dos modelos na lista divulgada pela fabricante. No entanto, segundo a companhia, esses celulares não apresentaram desempenho satisfatório durante a fase de testes do Windows 10, e, por isso, ficarão sem suporte oficial.

Apesar disso, quem ficou sem Windows 10 Mobile ainda tem uma última saída. De acordo com a Microsoft, os telefones não suportados ainda poderão baixar a versão prévia da plataforma via Windows Insider, mas não receberão nenhum outro update. Os modelos compatíveis, por sua vez, vão ganhar novas versões nas próximas semanas.

Via Microsoft Brasil

Lumia 620 ou Lumia 800: qual celular comprar? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Oseias
    2016-07-18T16:36:36

    eu posso receber essa atualização no meu lumia 820?

  • Rodolfo Capaluto
    2016-03-27T12:39:06

    Pois eu tenho 2 um 920 e um 1520 ambos com win10

  • Gustavo Henrique
    2016-03-23T09:46:52  

    Perai, o 920 não vai ser atualizado? O 1020 tbm não? telefones com 1 gb de ram que dizem ser o requisito pra atualizar. ou seja, a familia x20 só o 1520 que tem msm hardware do 930 vai atualizar. Maneirão.

    recentes

    populares

    • Gustavo Henrique
      2016-03-23T09:46:52  

      não vão não...acabou por aí...corram atras...

    recentes

    populares

    • Gustavo Henrique
      2016-03-23T09:46:52  

      quem não foi já era!!!

  • Marcelo Andrade
    2016-04-13T00:08:03

    cADE O lUMIA 950???? Porque tanto desprezo pelo Brasil....Se continuar assim vão todos desistir do windows phone!!!!

  • Lucas Costa
    2016-03-23T13:11:42  

    o meu é um 930 e está com serio problemas na bateria agora com o windows 10 ... ta esquentando de mais ...

    recentes

    populares

    • Lucas Costa
      2016-03-23T13:11:42  

      aconteceu com meu tambem...

  • Manoel Netto
    2016-03-31T00:25:13

    Liguei e me cobraram a """"BAGATELA"""" de R$ 1.000,00 Reais para a troca do visor com o touch, isso sem os custos do envio via sedex e etc.

  • Manoel Netto
    2016-03-31T00:24:58

    Liguei para esta assistência técnica e a mesma me informou que só faria a troca da tela estando presente no local. Achei um absurdo, mas O.K. Retornei a ligação para a Nokia/Windows e a mesma me passou o telefone de uma das assistências deles em SP.

  • Manoel Netto
    2016-03-31T00:24:44

    Depois disso liguei pra central de atendimento deles e me informaram que só existia assistência mais próxima da minha cidade em Fortaleza-CE.

  • Manoel Netto
    2016-03-31T00:24:23

    Eu não sei vocês, mais tenho um 1520 e ele sofreu uma queda e quando fui ligar para a loja da windows em que comprei o meu aparelho, não existia assistência técnica em minha cidade (Belém-PA)

  • Gerson
    2016-03-25T15:51:24

    meu deu problema ainda na garatia eles não quiz trocar por outro

  • Gerson
    2016-03-25T15:50:07

    minha recomendação que ninquem compra smartfones da microsoft que são uma bosta

  • Cássio Jr.
    2016-03-23T00:40:18

    Alguém já conseguiu atualizar o SAMSUNG ATIV S ? ou sabe se vai atualizar ??

  • Marcelo Martins
    2016-03-21T12:08:24

    Atualizei meu L 730, ficou bem melhor, depois da instalaçãp do Win 10 teve tb atualização de vários APP's, uns 26.

  • Marcelo Andrade
    2016-03-22T22:51:49

    aTUALIZEI...FICOU MUITO BOM.....REFINARAM MUITO O VISUAL.. tÁ DEMAIS... Mas só não pode ficar mais 3 anos parados comendo mosca...continuem melhorando...Olha o IOS aí tomando conta de tudo!!!

  • Lorrana Souza
    2016-03-18T08:54:07  

    tenho o 630 e sou entusiasta do windows fone aguardava ansiosamente o windows 10 para o 630 e eles não vão atualizar... =/

    recentes

    populares

    • Lorrana Souza
      2016-03-18T08:54:07  

      Entendo a insatisfação, mas o que adianta ter um sistema bom em um aparelho que infelizmente já está defasado ? Eu tinha um 630 até ser roubado e adorava ele, mas entendia suas limitações. Se fosse com Android você provavelmente nem estaria mais usando ele satisfatoriamente. Espere uma promoção e pegue uma 640 xl. Paguei 600 no meu. Enquanto isso vai indo na atualização insider mesmo que está praticamente a mesma coisa.

    recentes

    populares

    • Lorrana Souza
      2016-03-18T08:54:07  

      o paia eh q eles criaram essa falsa esperança de q todos receberiam a atualização... falei tanto bem disso q acabei queimando a lingua

  • Luiz Almeida
    2016-03-22T00:22:43

    Que legal dona MICROSOFT, estava com um 925 c display quebrado e fiz meu irmão gastar uns 400 para reativa-lo ! E eu com meu 1020...Fiz uma baita campanha WP em família e agora fico na mão...PARABENS MS

  • Edgard Santos
    2016-03-21T20:15:01

    Até que enfim chegou o windows 10! Já estou utilizando e gostando. Poucas mudanças, mas parece que melhorou o desempenho do lumia 930

  • Marcelo Andrade
    2016-03-19T20:14:57

    O nome do App é "upgrade advisor". Corrijam !!!

  • Vamo Porco
    2016-03-18T20:42:27  

    Me surprendeu!! Fiquei sabendo que o instagram usou a ferramenta do windows 10 que faz ponte entre o ios e wp. E de fato está um app bem melhor,mais completo. As melhorias no facebook tmb são muito boas. Eu já estava pensando em um futuro sair do meu 640 e comprar um android,mas pelo que vi a tendência é melhirar mesmo. Gostei!!

    recentes

    populares

    • Vamo Porco
      2016-03-18T20:42:27  

      pra que Windows?? atualizaram facebook e instagram agora depois de muitoooo tempooooo, sabese lah quando vai atualziar denovo

    recentes

    populares

    • Vamo Porco
      2016-03-18T20:42:27  

      Cara,eu tenho wp,tenho um tablet android e meu pai um ios. Não estou tentando convencer ninguém a comprar um microsoft,não estou recebendo pra fazer propaganda!! Estou contando uma experiência e expectatica que fiquei com a atualização. Pra quem vem com intenção de criticar sempre vai ver defeito.

  • Sylvio Pascolato
    2016-03-18T09:52:46  

    Arrumem o titulo da matéria. O certo é noticiar que os aparelhos com 1gb de memoria estão recebendo atualização. Ainda tem um paragrafo dizendo que "os telefones escolhidos são aparelhos mais novos " ... então cade os antigos?????

    recentes

    populares

    • Sylvio Pascolato
      2016-03-18T09:52:46  

      estou no aguardo dessa atualizacao e nada ate agora , o meu é 640 xl

    recentes

    populares

    • Sylvio Pascolato
      2016-03-18T09:52:46  

      Baixe o update advisor.está na matéria o link

  • Zhyvago Ii
    2016-03-18T13:52:30  

    Já instalei pelo Upgrade Advisor no meu 1520 e está funcionando perfeitamente sem nenhum Bug, foi bem rápida a atualização e a instalação. Tudo ok!

    recentes

    populares

    • Zhyvago Ii
      2016-03-18T13:52:30  

      Estou atualizando o meu 1520 também, vamos ver né. Seu 1520 os audio do whatsapp estão meio destoricodos?

  • Ricardo
    2016-03-18T09:49:23  

    O meu é um 640XL, ficou espetacular, deixou mais espaço na memória e está ainda mais rápido, parabéns Microsoft!

    recentes

    populares

    • Ricardo
      2016-03-18T09:49:23  

      Meu 730 levou uns 35min

    recentes

    populares

    • Ricardo
      2016-03-18T09:49:23  

      Bom deixar carregando para não ter surpresas

  • Fernando Macedo
    2016-03-18T13:23:44  

    sinceramente gostei muito do sistema

    recentes

    populares

    • Fernando Macedo
      2016-03-18T13:23:44  

      2

  • Rafael Freitas
    2016-03-18T09:55:10  

    Acho que vou voltar pro Android mesmo o meu 630 não vai ter w10 :-(

    recentes

    populares

    • Rafael Freitas
      2016-03-18T09:55:10  

      Não é mais fácil comprar um Lumia mais atual ou você não gostou do WP?

  • Zhyvago Ii
    2016-03-18T18:04:54

    A Rotação de tela não esta funcionando mais no meu Lumia 1520 depois da atualização... PORCARIA --'