Armazenamentos

04/03/2016 12h42 - Atualizado em 04/03/2016 15h27

Novo SSD da Samsung tem 16 TB e preço de quatro iPhones 6S Plus

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

A Samsung lançou o maior SSD do mundo, com 16 TB de armazenamento. Batizado de PM1633a, o dispositivo com tecnologia que pode substituir o HD ainda não teve o preço oficial divulgado, mas não deve custar menos de US$ 5 mil (R$ 20 mil). Com tanta capacidade de armazenamento, a velocidade de transferência e de leitura também surpreende, chegando a marca de 1,2 GB/s.

SATA, mSATA, PCIe? Conheça mais sobre as diferentes conexões para SSD

Apresentado pela primeira vez em agosto de 2015, o preço do novo SSD de 2,5 polegadas pode ser usado para comprar quatro iPhones 6S Plus ou oito Oculus Rift. Para chegar ao valor, a fabricante coreana reduziu custos e aumentou a densidade do disco, cujo limite no mercado era do gadget de 8 TB da Seagate e do modelo de 10 TB da Western Digital.

SSD de 16 TB da Samsung será vendido por não menos que US$ 5 mil (Foto: Divulgação)SSD de 16 TB da Samsung será vendido por não menos que US$ 5 mil (Foto: Divulgação/ Samsung)


O SSD de 16 TB da Samsung foi construído com uma nova tecnologia NAND que usa verticais de 48 camadas, com módulos de 259 gigabits. O gadget é destinado a clientes empresariais, que geralmente necessitam de discos grandes e rápidos.

Para consumidores finais, a marca continuará vendendo versões mais modestas, que vão desde 8 TB até 120 GB. No Brasil, o modelo com menos espaço custa a partir de R$ 500 e pode chegar a mais de R$ 3 mil com o EVO 850 de 1 TB.

Confira a lista dos aparelhos que você pode comprar pelo preço do SSD da Samsung:

Notebook gamer poderoso

Melhor notebook gamer da Avel custa menos que SSD de 16 GB da Samsung (Foto: Divulgação)Melhor notebook gamer da Avel custa menos que SSD de 16 GB da Samsung (Foto: Divulgação/ Avell)

Com o mesmo valor do SSD de 16 TB, é possível comprar o melhor notebook gamer da Avel e ainda ficar com um troco de cerca de R$ 200. Custando pouco mais de R$ 19 mil, Fullrange G1743 Fire V3X é o melhor que a Avel disponibiliza no Brasil, trazendo processador Intel Core i7 de sexta geração rodando a 4 GHz, 16 GB de RAM e duas placas Nvidia GeForce de 8 GB. O armazenamento é híbrido, com um SSD de 1 TB só para programas, e outro de 240 GB para rodar jogos.

Uma das melhores TVs do mercado

TV LED 4K com tela curva de 78 polegadas custa o mesmo que um SSD (Foto: Divulgação)TV LED 4K com tela curva de 78 polegadas custa o mesmo que um SSD (Foto: Divulgação/ Samsung)

Se você investir o valor em uma TV, é possível adquirir uma das melhores disponíveis no mercado. Uma delas é a Smart TV LED Série 9 da Samsung, com uma tela 4K curva de 78 polegadas que transforma qualquer sala em um cinema. Com todas as portas HDMI que você possa precisar, áudio de alta qualidade e sistema inteligente com conexão à internet, o modelo é um dos mais novos no Brasil, algo que também garante longevidade.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

23 HDs de 4 TB

HD Barracuda de 4 TB da Seagate custa pouco mais de R$ 800 (Foto: Divulgação)HD Barracuda de 4 TB da Seagate custa pouco mais de R$ 800 (Foto: Divulgação/Seagate)

Se a intenção for somente guardar arquivos, é possível investir em um conjunto de 23 HDDs Seagate com 4 TB de armazenamento cada. Abrindo mão do desempenho de um SSD, é possível conseguir muito mais espaço em uma rede de computadores gastando o mesmo valor – ou, conseguir o mesmo armazenamento economizando dinheiro. Esse conjunto, por exemplo, garante 92 TB, cinco vezes mais que o novo SSD da Samsung.

8 Oculus Rifts

Com 5 mil dólares, é possível comprar oito Oculus Rifts, que é vendido nos EUA por 600 dólares (Foto: Divulgação)Com 5 mil dólares, é possível comprar oito Oculus Rifts, que é vendido nos EUA por 600 dólares (Foto: Divulgação/ Oculus VR)

O Oculus Rift ainda não chegou no Brasil, mas se você tiver US$ 5 mil para gastar, poderá comprar oito unidades do dispositivo de realidade virtual mais famoso e aguardado do mundo. O headset é equipado com uma tela de 7 polegadas, três giroscópios, três acelerômetros e três magnetômetros. A promessa é de revolucionar o mundo dos games e do consumo de conteúdo. Com alguns milhares de dólares sobrando, você pode ser um dos primeiros a experimentar o futuro e ainda presentar com um membros de sua família ou amigos.

4 iPhone 6S Plus de 128 GB

Com R$ 19 mil, você poderia comprar quatro iPhones do modelo mais caro, com 128 GB (Foto: Divulgação)Com R$ 19 mil, você poderia comprar quatro iPhones 6s Plus do modelo mais caro, com 128 GB (Foto: Divulgação/ Apple)

Como recriar repartição SSD em cache original de fábrica? Comente no Fórum do TechTudo 

O iPhone brasileiro é o mais caro do mundo, mas, mesmo assim, é possível comprar vários deles com o preço do SSD de 16 TB da Samsung. O modelo mais caro disponível na loja da Apple é o iPhone 6S Plus de 128 GB. Com tela de 5,5 polegadas e espaço de sobra na memória, você poderia guardar todos os arquivos que precisar, e, ainda ter outras três unidades de reserva.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Julio Souza
    2016-03-05T00:50:15  

    Prefiro comprar os iPhones pq só o iPhone é o iPhone

    recentes

    populares

    • Julio Souza
      2016-03-05T00:50:15  

      sempre tem um pobretão pra falar do iPhone. kkkkk

  • Christian
    2016-03-04T19:09:33  

    Lembro quando lançaram o HD de 1Gb... eu tinha um de 128Mb... achava que nunca poderia ter um... menos de 2 anos de pois, comprei... isso a 15 anos atras

    recentes

    populares

    • Christian
      2016-03-04T19:09:33  

      E eu que fiquei feliz por conseguir um HD de 20GB? Lembram? Dava pra ter tudo e eu nunca enchia. Hoje, se eu baixo um jogo, já encheria esses 20gb num piscar de olhos.

    recentes

    populares

    • Christian
      2016-03-04T19:09:33  

      Eu ainda tenho um de 50mb Que fica windows3.1 tenho um de 128 tambem quebrado,mas eu me sentia um rei quando montei um desktop amd k6 2 500 com 1 gb e uma plava riva tnt 16mb pci com 32 de ram win98 com plus e um modem de 3350 kbps kkkkk tempo bom

  • Luiz Lima
    2016-03-04T17:58:14  

    R$ 20 mil? Até isso a Samsung copia Apple! Só falta colocar o desenho da maçã.

    recentes

    populares

    • Luiz Lima
      2016-03-04T17:58:14  

      O nome disso é dura realidade de benchmark. O que for bom, nunca se pega emprestado, nem muda-se o nome, só pra não infringir a patente. Não é normal em se tratando de empresas sérias Agora, se vc acha que a Apple é pioneira em tecnologia, vc está completamente correto. Por isto, a Apple é empresa mais rica e respeitada de mundo. Procure se informar.

    recentes

    populares

    • Luiz Lima
      2016-03-04T17:58:14  

      Apple faz qualidade, o resto faz quantidade.

  • Enrabaldúcio Bundasseca
    2016-03-04T18:57:23  

    Quase metade desse valor será pra sustentar a frota de carros do Coll.or e o sítio do Lulalá.

    recentes

    populares

    • Enrabaldúcio Bundasseca
      2016-03-04T18:57:23  

      Eu uso para o SO um hd de 160gb Sata 2,carrega em menos de 15s porque gerencio a inicializaçao do sistema e faço manutençao regularmente (desfragmentaçao,por exemplo).Um SSD e item opcional,futuramente talvez adquira algum.

  • Thiago Mota
    2016-03-04T18:39:44  

    Só é caro assim porque os grandes servidores precisão sempre da ultima tecnologia.

    recentes

    populares

    • Thiago Mota
      2016-03-04T18:39:44  

      Vdd Amanda.....fichinha....

    recentes

    populares

    • Thiago Mota
      2016-03-04T18:39:44  

      Eles colocam isso ai em RAID10 pra ficar mais rápido e com segurança. E qm trabalha com TI sabe que mesmo assim, ainda ocorrerão lentidões.

  • Lucas Souza
    2016-03-04T20:58:28  

    a minha percepcao eh que SSD nao abaixa de preco tao rapido assim, SSD ja esta no mercado pelo menos a uns 3 anos em alta ja e nao notei uma reducao consideravel no preco assim, eh uma tecnologia ainda cara.

    recentes

    populares

    • Lucas Souza
      2016-03-04T20:58:28  

      não abaixa o preço pois é uma tecnologia atual, já que ainda não lançaram outra tecnologia melhor numa faixa de preço aceitável.

    recentes

    populares

    • Lucas Souza
      2016-03-04T20:58:28  

      A verdade é que já abaixou bastante.

  • Matheus
    2016-03-04T23:15:44  

    Que comparação ridícula, um HD de 16 TB também vai ser caro. SSD de qualquer tamanho que seja, ainda mais aqui no Brasil vai ser muito mais caro que um HD com capacidade maior. SSD você paga pela velocidade e durabilidade.

    recentes

    populares

    • Matheus
      2016-03-04T23:15:44  

      E servidor pra vc é o que, uma nave espacial? É UM PC TB ANIMAL !

    recentes

    populares

    • Matheus
      2016-03-04T23:15:44  

      O Sr. desprovido de sapiência... PC = Personal Computer , computador pessoal, servidor é bem pessoal... né?

  • Michael Scofield
    2016-03-05T08:47:13

    Só eu que acho que essas empresas produzem as coisas e guardam no cofre para irem soltando aos poucos e cobrando absurdos? É meio que óbvio que desde que lançaram o de 120GB já tinham esse de 16TB guardado. Lembro da época que a Intel todo ano lançava um Pentium diferente e todo mundo corria para as lojas para comprar e consequentemente (que conveniente para os fabricantes, hein?) trocar placa mãe e as vezes até memórias para poder ficar tudo compatível KKKKKKKKKKKKKKK Os caras brincam de sangrar a gente.

  • Julia
    2016-03-04T15:39:27  

    Digi te no Google: cupom des conto agregador net...Tem cupom de 20% das melhores lojas hoje !

    recentes

    populares

    • Julia
      2016-03-04T15:39:27  

      ,Esse também é bom ! cupom-desconto.gratis

  • Carlos Eduardo
    2016-03-05T08:00:07

    tenho um notebook da avell e muito bom roda qualquer jogo d boa

  • Carlos Ferreira
    2016-03-04T20:05:53  

    - Compro nem o de 120 GB quem dira de 16 TB , com 150 reais compro um HD de 1 TB , se monta um pc bom nao ficara chorando , nao importa se for HD ou SSD , isso e vi.a.da.ge.m , e o povo compra kk

    recentes

    populares

    • Carlos Ferreira
      2016-03-04T20:05:53  

      Alvaro, tu só pode ser doente mental. Não existe equipamento que ligue em 3 segundos. Esse seu pc é muito normalzinho, mediano. Quer mentir e aumentar? Ao menos pesquise. Nem RAID 0 se ssd coloca o windows pronto para uso em 3 segundos, isso é uma piada. Aliás, o PC não consegue nem ficar todo ativo nesse tempo, quanto mais carregar tudo ahahha

    recentes

    populares

    • Carlos Ferreira
      2016-03-04T20:05:53  

      Este Alvaro é mentiroso pacara!

  • Márcio Indau
    2016-03-05T03:48:17

    Quanto maior o HD mais arquivos serão perdidos na hora que ele parar de funcionar... pensem nisso...

  • Jayme
    2016-03-04T22:33:11  

    Não confio em SSD.

    recentes

    populares

    • Jayme
      2016-03-04T22:33:11  

      Meu 830 tem 5 anos, rodando 100%

    recentes

    populares

    • Jayme
      2016-03-04T22:33:11  

      O SSD vai aposentar o HD convencional, que é baseado em partes mecânicas (discos e agulhas de leitura), o que o torna muito mais susceptível a defeitos do que um SSD. É a evolução natural da tecnologia. Tenho dois SSD em uma Matrix RAID 0, nunca tive problemas. Depois do SSD, minha confiança em um HDD é que diminuiu bastante. Já perdi alguns HDs por "bad blocks", têm vida útil limitada.

  • Maluquero Bok
    2016-03-04T20:28:03  

    Lança logo de 1tb a preço razoável, para de palhaçada com 120gb.

    recentes

    populares

    • Maluquero Bok
      2016-03-04T20:28:03  

      Mas seu computador tem um HD de no mínimo 500 GB. Tenta usar um computador com um SSD de 128. O meu tem 256 e é um custo.

    recentes

    populares

    • Maluquero Bok
      2016-03-04T20:28:03  

      Nem tinha SSD de 1TB qdo o dolar era 2 reais

  • Rita Batista
    2016-03-04T23:07:55

    Kkk o brasil em crise e eles fabricam aparelho q nao custara menos q 5 mil e pode chegar a 20 mil.kkkk

  • Wendel Formaggine
    2016-03-04T22:11:38  

    "Melhor notebook gamer da Avel custa menos que SSD de 16 GB da Samsung" Não seria 16 TB?

    recentes

    populares

    • Wendel Formaggine
      2016-03-04T22:11:38  

      estagiarioS

  • Alexandre Juliano
    2016-03-04T21:56:14

    Tenho um SSD de 120Gb e fez muita diferença. Boot no Windows 10 em apenas 8 segundos. Porém tive que ajustar todos os programas para serem instalados em outro HD. Mesmo assim, ficou muito rápido. Pela vida menor que um HD mecânico, a recomendação é não utilizar para armazenar dados importantes, deixando isso para um HD normal (mecânico). Detalhe: nunca desfragmentar um SSD. Diminui sua vida útil.

  • Derrick Rose
    2016-03-04T21:51:46

    prefiro meu IDE 20GB

  • Paulo Cruz
    2016-03-04T20:26:46  

    Tá.. na chamada ele é "do futuro". E porque ele existe agora??? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Paulo Cruz
      2016-03-04T20:26:46  

      kkkkk tenho 6 unidades de 2TB . Muito bom...

  • Francis Brandão
    2016-03-04T19:21:39  

    Cara, se eu pagar 20 mil num SSD de 16TB... Se o SO der um travadinha sequer, eu peço o ressarcimento do valor.

    recentes

    populares

    • Francis Brandão
      2016-03-04T19:21:39  

      - o meu filho 16TB é a capacidade meu filho, nao adianta ter um desse com um pc da xuxa ne , SSD faz milagre nao .

    recentes

    populares

    • Francis Brandão
      2016-03-04T19:21:39  

      Pc da xuxa kkkkkkkkkk

  • Davi Pereira
    2016-03-04T21:37:30

    Prefiro 10 fuscas com este valor.

  • Carlos Reis
    2016-03-04T20:47:18

    vou vender o carro pra comprar, kkkkkkk

  • Renato Cezar
    2016-03-04T16:08:18  

    US$ 5 mil??? daqui a dois anos vai custar 500 Reais.

    recentes

    populares

    • Renato Cezar
      2016-03-04T16:08:18  

      claro q sim. com o dólar subindo do jeito que esta.

    recentes

    populares

    • Renato Cezar
      2016-03-04T16:08:18  

      só brasil mesmo estes preços , piada e o pior que tem gente ........ kkkkkkkkkkkk

  • Renato Pc
    2016-03-04T18:28:06

    Só fico imaginando os pcs daqui a 10 anos :/

  • Luiz Jareck
    2016-03-04T17:22:19  

    E consegue resolver o problema político do Brasil também?

    recentes

    populares

    • Luiz Jareck
      2016-03-04T17:22:19  

      nem com um trilhão desses!!!kkkkkk

    recentes

    populares

    • Luiz Jareck
      2016-03-04T17:22:19  

      Já tá bem velhinho pra viver de ilusões vc não acha???