02/03/2016 13h30 - Atualizado em 02/03/2016 18h11

Smartphone chinês é o primeiro do mundo com memória RAM de 6GB

Felipe Alencar
por
Para o TechTudo

Nesta terça-feira (1), a empresa chinesa Vivo anunciou o primeiro smartphone do mundo com 6 GB de memória RAM.  O celular XPlay 5 impressiona pela quantidade gigantesca de memória e, nesse quesito, já ultrapassa o Zenfone 2, que chamou atenção durante o seu lançamento no ano passado por causa dos 4 GB de RAM. 

Galaxy S7 ou LG G5: saiba qual Android tem a melhor ficha técnica

A Vivo inaugura um novo passo no segmento de smartphones top de linha. Até então, o padrão dos modelos mais caros era 4 GB de RAM, e agora, a companhia eleva este patamar. Esse tipo de memória é responsável pelo desempenho do aparelho, por isso os 6 GB do XPlay 5 fazem com que ele se diferencie dos outros celulares. 

Vivo XPlay 5  (Foto: Divulgação/Vivo)Vivo XPlay 5 é o primeiro smartphone do mundo com 6 GB de RAM (Foto: Divulgação/Vivo)

Cada aplicativo exige uma quantidade de RAM para funcionar. Assim, quanto maior for essa memória, mais rápido o celular tende a ser ao rodar os apps e mais tarefas poderão ser executadas ao mesmo tempo. Com seus 6 GB de RAM, o XPlay 5 não deverá apresentar travamentos e lentidões.

O smartphone Vivo também chama atenção pela similaridade com o Galaxy S7 Edge, lançado semana passada no MWC, em Barcelona. Ele possui uma tela curva nos dois lados, assim como seu concorrente sul-coreano. O display também usa um painel Super AMOLED de 5,4 polegadas e resolução Quad HD (2560 x 1440 pixels).

Logo abaixo do display, estão os três botões capacitivos já tradicionais do Android, que permitem acessar a tela inicial, voltar para a tela anterior e ver os apps abertos recentemente. Na parte inferior, o celular tem uma porta USB-C e alto-falantes estéreos.

Até nesse aspecto o XPlay 5 sai na frente, visto que são poucos os aparelhos top de linha que contam com uma porta USB-C, que traz mais facilidade ao usuário. Os cabos USB desenvolvidos nesse padrão podem ser encaixados de qualquer lado, diferentemente do modelo tradicional.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

O processador usado é um Snapdragon 820 com GPU Adreno 530, ou seja, o mais avançado chipset da Qualcomm. A memória de armazenamento interno também não decepciona, chegando aos 128 GB, acima da média do mercado.

Vivo XPlay 5 é o primeiro smartphone do mundo com 6 GB de RAM (Foto: Foto: Divulgação/Vivo)Vivo XPlay 5 conta com processador Snapdragon 820 (Foto: Foto: Divulgação/Vivo)

A câmera traseira é de 16 MP e a frontal é de 8 MP. Na parte traseira, o XPlay 5 tem um leitor biométrico, para que o usuário possa desbloquear o celular com a sua digital. A bateria também não fica atrás e tem capacidade de armazenamento de 3.600 mAh. No entanto, sua autonomia não deve ser impressionante, visto que a tela consome muitos recursos.

O celular terá ainda uma versão mais básica, chamada de Standard Edition, que virá com um chip Snapdragon 625 e 4 GB de RAM. Apesar de não ser tão impressionante quanto os 6 GB da versão principal, ainda assim é uma boa quantidade de memória. Os dois modelos terão conectividade 4G LTE e suporte a dois chips SIM.

Qual é o melhor celular de até mil reais? Comente no Fórum do TechTudo. 

O preço do XPlay 5 com 6 GB de RAM será de US$ 655, cerca de R$ 2.600. Já a versão básica sairá por US$ 565, que na cotação de hoje está valendo cerca de R$ 2.250. Por enquanto, não há previsão de lançamento do smartphone no Brasil.

*Colaborou Aline Batista

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rosiel
    2016-03-03T02:25:44  

    Acho que para os USUÁRIOS DE IPHONE deve ser muito FRUSTRANTE comprar um smart por um preço caro e o aparelho não ter a melhor tela, nem melhor camera, nem uma boa BATERIA, sem carregamento sem fio, sem ser a prova d'água, não ter slot micro sd. Por isso muitos deles ficam LOUCOS quando surge uma noticia de um lançamento de um smart android, tentando de tudo pra passar a ideia de que o sistema é ruim, que o smart é ruim. MAS INCONSCIENTEMENTE VCS ESTÃO DIZENDO QUE O IPHONE DE VC'S É INFERIOR QUANDO TENTA MINIMIZAR OS OUTROS SMARTS, PQ É ISSO QUE INCOMODA TANTO.

    recentes

    populares

    • Rosiel
      2016-03-03T02:25:44  

      6GB de ram, camera frontal de 8MP, só sendo da china mesmo...

    recentes

    populares

    • Rosiel
      2016-03-03T02:25:44  

      Lembrando que o painel frontal lembra o S6 e a capa traseira o Iphone 6S.

  • Elton Maron
    2016-07-12T18:46:34

    Melhor preço para o melhor telefone .tooop um tapa na cara da Apple

  • Paulo Ribeiro
    2016-04-06T10:42:45

    Conversa com gente que idolatra o IOS é a mesma coisa que jogar xadrez com pombo.

  • Alex Sales
    2016-03-22T06:44:53

    6GB com uma câmera bom, até a frontal....preço salgado. Boa opção.

  • Delacroix Carlos
    2016-03-20T08:32:54

    eu gostaria que todo mundo se calasse!

  • Rômulo
    2016-03-02T20:03:48  

    Pra q? Os com 4 gigas abrem mais de 30 aplicativos ao mesmo tempo sem travar. Isso é igual resolução 4k pra smartphones. O olho humano não consegue captar a diferença acima de full hd em telas de 5,5 polegadas. Só pra ser diferencial com função de marketing.

    recentes

    populares

    • Rômulo
      2016-03-02T20:03:48  

      Eu tengo un MotoMaxx desde o 2014 e não trava nunca, não tenho problemas com a bateria nem com a memória interna, a camara é top e é um telefone robusto que pode ccair e não estragar (usando a película de vidro...), acho uns dos melhores dos últimos anos. Ainda, depois de 1 ano e meio, é top de linha e custa 2mil.

    recentes

    populares

    • Rômulo
      2016-03-02T20:03:48  

      Para rodar essa bosta de android tem que ter muita memória Ram ? Pois o Windows Phone com 1 gb de Ram ele roda com fluidez e sem problemas.

  • Luiz Lima
    2016-03-02T16:33:44  

    Finalmente apareceu um Android capaz de competir com o iPhone!

    recentes

    populares

    • Luiz Lima
      2016-03-02T16:33:44  

      falou tudo Rosiel kkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Luiz Lima
      2016-03-02T16:33:44  

      Falou tudo Luiz Lima.... Android com 6GB de RAM, tá pra fazer casquinha no iPhone 6S.

  • Alessandro Martins
    2016-03-02T20:45:42  

    Isso ai, é preciso de no minimo 58 megas de memoria ram pra nao travar, dai sim poder chegar perto do poderoso ios que com 1 gb de memeria nao trava nunca!

    recentes

    populares

    • Alessandro Martins
      2016-03-02T20:45:42  

      Engraçado os fanboys dizerem que igalaxy não trava. Tem uma semana que formatei o igalaxy 6 128GB da minha esposa, pois estava travando quase toda hora. Detalhe, longe de acabar o espaço. Nem metade ocupado.

    recentes

    populares

    • Alessandro Martins
      2016-03-02T20:45:42  

      'iphone não trava' KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Vítor Nunes
    2016-03-03T13:03:39  

    As configurações realmente são impressionam, mais se vier para o nosso mercado terá que ter assistência técnica. Já passei por algo do tipo, de comprar um produto e não ter assistência e o pior, que além dessa inconveniência comprei na promoção e só queriam me pagar o valor da promoção e não o valor que ele valia. Quer dizer. Não dava pra comprar um produto equivalente, não tinham assistência e nem produto para troca.

    recentes

    populares

    • Vítor Nunes
      2016-03-03T13:03:39  

      Pra mim omelhor sistema operacional e windows phone sistema operacional!!!!!!!

  • Jose Bosco
    2016-03-03T11:56:33

    Semana que vem a Claro disse que ia lançar dois modelos, Nextel vai lançar no próximo semestre e a Oi só ano que vem. :))))))))

  • Herman Sales
    2016-03-02T20:55:19  

    Tenho um Microsoft Lumia 532 de 240 dilmas que tb nunca travou... E olha que tem apenas 1GB de ram... rs

    recentes

    populares

    • Herman Sales
      2016-03-02T20:55:19  

      S.O .........

    recentes

    populares

    • Herman Sales
      2016-03-02T20:55:19  

      O lumia é igual ao iphone. roda um app por vez. não precisa de muita memoria, pq o S.O. pausa ou congela o app em segundo plano. O android é semelhante a um PC, pois permite ficar executando varios apps ao mesmo tempo

  • João Paulo
    2016-03-03T10:14:06  

    Cara, calma ae, me ajudem! R$ 2.600? É isso mesmo? Num Smart que não sei nem quem vai se responsabilizar pela assistência técnica. Qual a marca do Aparelho? Vivo??? Boa Sorte pra quem comprar!

    recentes

    populares

    • João Paulo
      2016-03-03T10:14:06  

      Falou e disse amigo!!

    recentes

    populares

    • João Paulo
      2016-03-03T10:14:06  

      $655 agradeça a Dilmae pelo cambio e tome uma dose de maracujina quando sair o preço do S7

  • Bernardo Amaral
    2016-03-03T07:40:29  

    ESSA VIVO É UMA B,O,S,T,A NÃO SE ILUDAM. MUDEI PRA CLARO E AGORA SOU MAIS FELIZ.

    recentes

    populares

    • Bernardo Amaral
      2016-03-03T07:40:29  

      Pelo visto, deveria ter se mudado pra Marte

  • Marco
    2016-03-03T08:39:13  

    Se nao quer travamento faça igual eu, compre um iphone, o meu nem e esses caros e o 5s, ele não trava, mas da problema no touch, o chip para de funcionar(todas ligações dão encerradas antes de ligar), bateria está durando menos de 12 h, mas assim não trava!

    recentes

    populares

    • Marco
      2016-03-03T08:39:13  

      Pode até não funcionar, mas não trava nunca. A não ser que você altere a data, ai ele não trava mesmo, porque nem ligar ele vai mais,

  • Victor Corrêa
    2016-03-03T09:38:45

    Toda vez que eu leio notícias sobre essa fabricante, eu fico esperando ver aquele desenhinho do bonequinho roxo da operadora...

  • Victor Corrêa
    2016-03-03T09:38:12

    Tanta coisa interessante pra comentar aqui... E só tem uns palermas que ficam falando mer*d@ de iPhone, iOS, que é melhor, que isso, que aquilo... Na boa: quem faz esse tipo de comentário é porque não entende NADA de tecnologia.

  • Darlan Bombazar
    2016-03-03T08:17:25  

    Engraçado que não disseram que o aparelho é BIZARRO, e que veio pra bater o Iphone, Techtudo esta evoluindo

    recentes

    populares

    • Darlan Bombazar
      2016-03-03T08:17:25  

      pior...

  • Hermes Coelho
    2016-03-03T08:16:29

    Frente do Samsung s7 edge e traseira do iphone 6s. 4gb de memória do s7 edge + os 2gb do iphone 6s . Pronto, agora é só fabricar.

  • Xavier
    2016-03-03T04:25:46

    Se chegar ao Brasil não sairá por menos de 5000 reais. Pois aqui vc paga 2 celulares e leva 1. 1 vc paga para o fabricante e outro pro governo maldito

  • Diego Batista
    2016-03-03T00:02:36

    Prefiro o S7!!

  • Rosiel
    2016-03-02T23:32:32

    3 gb de ram já é mais que o suficiente para um android totalmente fluido, talvez 4 gb por conta da arquitetura x64bits. Vou esperar sair o note 6 ou blackberry priv2, esses sim vão deixar o iphone totalmente ultrapassado

  • Jorge Júnior
    2016-03-02T21:55:26

    Pela chamada, pensei que tratava-se de TV smart, já que Smartphone é masculino: "... outras smart".

  • Luiz Gujev
    2016-03-02T20:24:23

    QUE NO BRASIL , 7000 BRINCANDO

  • Wanderley Oliveira