22/03/2016 12h07 - Atualizado em 20/05/2016 16h22

Testamos o iPhone SE, que chegou com tela de 4 polegadas e processador rápido

Thássius Veloso
por
De Cupertino, Estados Unidos*

O iPhone SE é tudo aquilo que esperávamos que fosse: compacto, com display de 4 polegadas; preço baixo; visual similar ao do iPhone 5S, cujo lançamento foi há quase três anos; ficha técnica parecida com a do iPhone 6S e iPhone 6S Plus. Depois de testá-­lo na sede da Apple em Cupertino logo após o anúncio do produtos, podemos afirmar: o produto entrega praticamente tudo que promete.

iPhone SE com tela menor e preço mais baixo tem lançamento nos EUA

A Apple foi bem sincera ao afirmar que este é o "iPhone mais acessível" já criado pela companhia. O valor de US$ 399 (cerca de R$ 1.500) nos Estados Unidos garante um produto com excelentes especificações – inclusive uma bateria que tende a ser poderosa –, porém sem o design mais "premium" que custa mais. No Brasil, o celular chegou em maio de 2016 e o preço varia de R$ 2.699, para a versão de 16 GB, e R$ 2.999 (64 GB). 


Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Nas mãos, é praticamente impossível perceber qual é o modelo mais recente quando colocam um iPhone 5S e o iPhone SE lado a lado. A dica aqui é olhar para a parte traseira, na região superior: o SE tem faixas de coloração diferente, repetindo um padrão próximo do visto desde o iPhone 6.

iPhone SE (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)Tela do iPhone SE é de 4 polegadas e tem cores vivas (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Embora seja inspirado no 5S, o design do SE mudou um pouco. Sai de cena o metal superbrilhante para dar vez ao metal mais fosco. O acabamento é chamado de "matte" pela Apple americana. Na traseira, novamente um detalhe: a cor diferente é a mesma na maçã e no texto informando o modelo e dados sobre sua fabricação.

Compacto, belo, ainda que datado – o SE é agradável de segurar, bem como de manusear. Sua câmera não fica alojada numa protuberância, o que é uma vantagem. O display é brilhante, com cores vivas. E além disso, o telefone é leve, com somente 113 g.

iPhone SE (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)Lançamento do iPhone SE aconteceu na sede da Apple, em Cupertino (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)


Os números oficiais versam sobre o dobro do poder de processamento e três vezes mais capacidade de gerar gráficos neste novo modelo, na comparação com o 5S. Fato é que ao usá­-lo, a diferença é pequena em relação ao que vivenciamos nos modelos mais recentes, da linha 6S. O SE é rápido, executa as tarefas com destreza, e a função multitarefa (ao tocar duas vezes no botão Home) permite navegar pelos apps abertos sem travamentos.

Apesar da propaganda, é preciso destacar os comentários no mercado de que o iPhone SE não possui os mesmos 2 GB de memória RAM do 6S e do 6S Plus. Pode ser um indicativo de que, para usuários que requerem muito do aparelho, o desempenho não seja tão poderoso e fluído quanto nos modelos top de linha.

iPhone SE (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)iPhone SE tem versões de 16 ou 64 GB (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Ainda assim, estamos falando de um produto intermediário, com preço verdadeiramente interessante nos Estados Unidos.

Passando para a câmera: houve o aumento de 8 MP para 12 MP, com direito à função Live Photos (com suas fotos animadas). Aqui fica evidente a ausência do sensor de pressão 3D Touch. Em vez de aplicar mais força sobre o display, o usuário tem que colocar o dedo sobre a foto e esperar alguns instantes para que ela comece a se mexer.

iPhone SE (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)Câmera traseira do iPhone SE tem 12 MP (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

O app da câmera abre muito rapidamente ao ser pressionado. Da mesma forma, o botão de disparo faz o registro da fotografia e logo o iPhone SE já retorna para a prévia de imagem, para que o usuário já possa fazer uma nova foto. O disparo contínuo mostrou­-se responsivo e sem engasgos durante a experimentação na sede da empresa, em Cupertino.

A bateria também promete boas melhorias. Em alguns cenários, como de execução de vídeo e navegação na web por Wi-­Fi, o aumento pode ser de 30% em relação ao 6S e ao finado 5S. Nada mal. Era um incremento necessário.

iPhone SE (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)Desempenho do iPhone SE é parecido com o do iPhone 6S (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

O breve teste comprova aquilo que já esperávamos: quem está chegando agora ao mundo dos smartphones e busca um produto acessível terá no iPhone SE um candidato e tanto. Já para quem tem mãos pequenas ou prefere um display menor, novamente o SE se mostra interessante.

iPhone SE (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)iPhone SE está disponível nas cores prateado, cinza espacial, dourado e rosa (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Vale lembrar que ela roda o iOS 9.3. A versão mais recente do sistema da Apple foi liberada como atualização para os demais iPhones no dia 21. Entre as novidades está o Modo Noturno, que reduz a iluminação em tom azul, o que pode facilitar com que algumas pessoas peguem no sono.

Hardware avançada, sistema operacional completo e design de produto de três anos atrás: essa é a combinação que faz do iPhone SE um item interessante. O preço sugerido, nos EUA,  de US$ 399 vale para o modelo de 16 GB, enquanto o de 64 é vendido a US$ 499.

iPhone SE (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)Nos Estados Unidos, o iPhone SE vai custar a partir de US$ 399 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)


O iPhone chega às lojas americanas no fim de março em quatro cores: dourado, prateado, rosa e cinza espacial. Nas loja online da Apple no Brasil, o celular chegou em maio de 2016, por valores entre R$ 2.699 e R$ 2.999, com as mesmas opções de cor.  

E não se deixe enganar. Apesar do anúncio deste modelo, nós ainda esperamos o lançamento do futuro iPhone 7 em setembro deste ano.

O iPhone SE chegou com preço justo no Brasil? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo.

*O jornalista viajou a convite da Apple

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rômulo
    2016-03-22T13:03:28  

    Ainda fabricam celulares de 4 polegadas??? Vem com lupa de brinde? Bom, pelo menos tá menos de 500 reais.

    recentes

    populares

    • Rômulo
      2016-03-22T13:03:28  

      acho que você precisa de uma lupa pra ler a materia no seu android tb, pq o preço esta menos que 500 dolares e não reais.

    recentes

    populares

    • Rômulo
      2016-03-22T13:03:28  

      Q bom q vcs me avisaram q era em dólar; obrigado... rs

  • Felipe Duarte
    2016-06-02T01:20:50

    paguei 1800 no meu IPhone se 64gb veio do EUA, se você tem amigos que moram fora ou vão viajar peçam a eles e logico de o dinheiro .

  • Felipe Duarte
    2016-06-02T01:18:01

    não vale apena pagar esse valor no brasil, da pra compra 2 iphone nos estados unidos

  • Faustino
    2016-05-27T15:39:35

    Senhores, o iPhone SE possui 2 g de ram. Poderiam corrigir o texto

  • Marcelo Dallorto
    2016-05-05T19:52:16  

    Acabou de sair o preço na site da apple do Brasil. 16GB: R$2.699,00 e o de 64GB:2.999,00.

    recentes

    populares

    • Marcelo Dallorto
      2016-05-05T19:52:16  

      Achei o preço alto mas entre os 16gb e 64gb vou pegar logo o maior, pois a diferença entre valores é muito pequena, você tem 2700,00 pra pagar em 16gb certeza que paga 300,00 a mais pra pegar mais memória.

  • Alberto Cunha
    2016-03-22T14:06:49  

    Deve chegar aqui no Brazil à uns R$ 3.500

    recentes

    populares

    • Alberto Cunha
      2016-03-22T14:06:49  

      3200 por aí...

    recentes

    populares

    • Alberto Cunha
      2016-03-22T14:06:49  

      acabou de sair o preço na site da apple do Brasil. 16GB: R$2.699,00 e o de 64GB:2.999,00.

  • Willian Ferreira
    2016-04-14T21:30:47  

    O sotaque desse carioca é muito forte, é horrível de ouvir isso. Pode até ser bom repórter, pode ser que seja produtivo e etc. Mas tem que se esforçar pra eliminar isso. Veja os atores da Globo, não tem esse sotaque exagerado. Lembrem que aqui no sul também acompanhamos a página. Quanto ao SE achei muito legal essa oportunidade de juntar preço baixo e nova tecnologia.

    recentes

    populares

    • Willian Ferreira
      2016-04-14T21:30:47  

      Ah querido pelo amor de Deus né, va caçar outra coisa pra achar horrivel

    recentes

    populares

    • Willian Ferreira
      2016-04-14T21:30:47  

      Horrível é quem pronuncia s "ê ", ê é a cabeça da minha blilo**

  • Lorrana Souza
    2016-03-22T15:58:26  

    IOS é o melhor sistema operacional... Até a pessoa conhecer o Android ... Ponto!

    recentes

    populares

    • Lorrana Souza
      2016-03-22T15:58:26  

      O windows phone eh bem sem sal... o q fez ele vender foi o nome "Nokia" atras dos celulares... que jah tinha um espaço enorme no mercado... quem queria nokia era obrigado a engolir o WP... mas ele vem melhorando bastante... no 8.1 ele nao tinha relogio mundial, cronometro, nem rotiador 3g, agora no 10 ele ja tem... quem sabe um dia ele tenha seu lugar de prestigio... espero que sim.

    recentes

    populares

    • Lorrana Souza
      2016-03-22T15:58:26  

      Eu acho que mesmo no 8.1 já era melhor que muitos androids por aí ....

  • Melissa Ribeiro
    2016-03-28T15:20:57

    no post anterior, você falam mal e tals agora falam bem? oshi vai entender

  • Felipe Ferreira
    2016-03-28T14:51:33

    Mano, Apple tem um preço salgado mesmo, pessoal fala de taxação e tal, mas nos EUA já é bem caro, imagina pra gente

  • Helio Fernandes
    2016-03-23T16:54:47  

    comprando nos EUA vai funcionar o 4g aqui?

    recentes

    populares

    • Helio Fernandes
      2016-03-23T16:54:47  

      Provavelmente não. Somente alguns modelos que são vendidos na europa.

  • Lucas Souza
    2016-03-23T10:33:31  

    pessoal, parem de apenas dizer que a culpa do iphone ser caro eh do governo..iphone nao eh pra pobre...pobre quer ter iphone acha caro porque precisa de 4 salarios pra comprar um...eh a mesma coisa de voce querer ter uma ferrari ganhanho 1000 reais por mes....obvio que voce vai dizer que eh caro, mas a culpa totalitaria eh de quem? do governo que tem altos impostos e mais mi mi mi...comprem o que o misero dinheiro de voces der pra comprar! ou entao vao lutar, estudar pra conseguir algo melhor pra suas vidas!

    recentes

    populares

    • Lucas Souza
      2016-03-23T10:33:31  

      Chamar de "pobre" é RACISMO? Então "pobre", agora, é uma RAÇA???

    recentes

    populares

    • Lucas Souza
      2016-03-23T10:33:31  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.....

  • Cezar Jr.
    2016-03-25T04:13:06  

    tenho um iPhone 5s a 2 anos nuca deu problema ou telefone que compensa o investimento

    recentes

    populares

    • Cezar Jr.
      2016-03-25T04:13:06  

      está certissimo Messias! Nada melhor que um ótimo sistema operacional, IOS no caso..

    recentes

    populares

    • Cezar Jr.
      2016-03-25T04:13:06  

      Os novos sistemas da Android ficaram pra ser usado por criançinhas.

  • Falo Mesmo
    2016-03-23T08:57:33  

    iPhone, bem melhor que android, android zika virus

    recentes

    populares

    • Falo Mesmo
      2016-03-23T08:57:33  

      Trabalhe e tenha dinheiro para um top daí fale isto

    recentes

    populares

    • Falo Mesmo
      2016-03-23T08:57:33  

      trabalho mais que você e sua familia toda, tenho dinheiro o suficiente pra pagar você, sua mãe, e afins para serviços particulares...

  • Alexsander
    2016-03-25T17:37:55

    Fiz na Claro Up IPhone 6 Estou gostando muito e loko para trocar pelo 7 quando sair. Uhuuu Adorei o IPhone meu antigo era o Z3 Da Sony muito Tbm!!

  • Fernando Correia
    2016-03-22T12:36:18  

    Android é o melhor sistema operacional... Até a pessoa conhecer o IOS... Ponto!

    recentes

    populares

    • Fernando Correia
      2016-03-22T12:36:18  

      Sai de um iphone 5 pra um moto x . Curtindo demais

    recentes

    populares

    • Fernando Correia
      2016-03-22T12:36:18  

      Guilherme Lacerda já vi que é pobre afinal iPhone e telefone de pobre todo mundo tem. Guilherme Lacerda já vi que é b.u.r.r.o. Pois numa simples pesquisa na net já se vê que os telefones mais caros são android...

  • The Rocketeer
    2016-03-24T16:51:07  

    O duro é algum hetero comprar iphone...

    recentes

    populares

    • The Rocketeer
      2016-03-24T16:51:07  

      E alguém que preza por qualidade comprar Android.....

  • Aparecido Barboza
    2016-03-24T09:27:27

    É inegável a grande qualidade dos produtos da apple,mas que é uma aparelho com um designer "feinho" é, há muito espaço entre as bordas e a tela. É a minha opinião.

  • Marcos Tavares
    2016-03-24T08:19:17

    Meu primeiro iphone foi um 5c, fiz a bobagem que muitos fazem, comprei iphone com pouca memoria, dei ele de presente, comprei um lg, so que nao tem comparacao, voltei correndo pro iphone e ja peguei um 6 com 128gb memoria, fica a dica, nao economize na memoria, minimo 64gb.

  • Laerte Gomes
    2016-03-22T22:16:24  

    Quem tem iPhone sabe oque é aparelho de verdade e nunca mais vai querer trocar , pode até tentar modificar , mas volta correndo.

    recentes

    populares

    • Laerte Gomes
      2016-03-22T22:16:24  

      nao comprei o iphone 5 mesmo...em termos de sistema operacional ele eh superior sim ao android, agora custo beneficio achei coisas melhores...voces idolatram muito a apple, se a apple fosse a empresa perfeita todos os problemas do mundo estariam resolvidos.

    recentes

    populares

    • Laerte Gomes
      2016-03-22T22:16:24  

      Que radical!!!

  • Thomas Danner
    2016-03-23T11:41:46  

    2.850,00

    recentes

    populares

    • Thomas Danner
      2016-03-23T11:41:46  

      com esse valor pego o o 6

    recentes

    populares

    • Thomas Danner
      2016-03-23T11:41:46  

      O 5SE é superior ao 6 amigão!! Apenas a tela que é inferior. Aí vai do gosto de cada um.

  • Luciano Figueiredo
    2016-03-23T17:59:56

    Meu ALCATEL liga, recebe ligação, passa mensagem, tem relogio e com despertador viu... Sem falar no calendário que eh muito preciso e ainda funciona com a tela quebrada.

  • Júlia
    2016-03-22T12:26:51  

    Só ilusão, tem coisa bem melhor no mercado! Tenho um Iphone porque ganhei, mas jamais compraria.

    recentes

    populares

    • Júlia
      2016-03-22T12:26:51  

      Site público não você!

    recentes

    populares

    • Júlia
      2016-03-22T12:26:51  

      Monique, a Júlia não é mal educada, ela é apenas mentirosa mesmo. Obviamente ela nunca teve Iphone e muito menos ganhou um.

  • Leões
    2016-03-22T12:31:09  

    NO BRASIL POR APENAS... R$ 4 MIL

    recentes

    populares

    • Leões
      2016-03-22T12:31:09  

      João lage existe sim um aparelho que briga de igual com iphone....tenho um quantum go e não tenho o que reclamar....não trava ,câmera excelente e o acabamento e impecável....e um cel nacional....te garanto pode comprar sem medo

    recentes

    populares

    • Leões
      2016-03-22T12:31:09  

      Obrigado pela dica Wagner, vou procurar saber mais sobre este aparelho

  • Ricardo Ribeiro
    2016-03-23T13:29:22

    Boa tarde, caso eu compre o iPhone SE pela Apple Store America, eu consigo desbloquear ele para uso no Brasil?