29/03/2016 06h00 - Atualizado em 29/03/2016 06h00

Xperia Z5 ou Z5 Premium: qual a diferença entre os tops da Sony?

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

O Xperia Z5 e o Xperia Z5 Premium são dois celulares da Sony para quem busca alto desempenho. Com processador Snapdragon 810 e memória RAM de 3 GB, os telefones rodam Android 6.0 (Marshmallow), têm câmera de 23 MP e bateria de longa duração.

Testamos a tela 4K do Xperia Z5 Premium, mas não vimos utilidade nenhuma

Com lançamento no Brasil em março de 2016, o Xperia Z5 Premium tem tela 4K e é o modelo mais completo - e mais caro - da companhia, com preço de R$ 4.699. Será que vale a pena comprar o top de linha ou investir na versão mais simples, o Xperia Z5, que custa R$ 3.839? Confira o comparativo de especificações técnicas do TechTudo e decida. 

Xperia Z5 ou Xperia Z5 Premium: qual é o melhor top da Sony? (Foto: Arte/TechTudo)Xperia Z5 ou Xperia Z5 Premium: qual é o melhor top da Sony? (Foto: Arte/TechTudo)

Design

Observados lado a lado, o Xperia Z5 e o Z5 Premium são praticamente idênticos. Os dois telefones têm lateral feita de alumínio e frente e verso de vidro. A diferença existe por causa das cores, que são branco, preto, dourado e verde para o Z5. Enquanto isso, a versão Premium tem versão cromada, dourada e preta, com traseira espelhada. Tanto um quanto outro contam com proteção contra poeira e água, até 1,5 metro de profundidade por 30 minutos.

O Xperia Z5 é mais fino que o Xperia Z5 Premium (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)O Xperia Z5 é mais fino que o Xperia Z5 Premium (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Outra diferença entre os modelos é o tamanho. O Xperia Z5 é relativamente mais fino, com 7,3 mm de espessura, contra 7,8 mm da lateral da versão Premium. Com isso, a versão mais simples do smartphone também é mais leve, com peso de 146 gramas, contra 180 gramas do aparelho com tela 4K. .

Tela

O Xperia Z5 Premium tem como grande destaque a resolução 4K (2160 x 4096 pixels) na tela de 5,5". Para ter uma ideia, essa resolução é considerada quatro vezes melhor que a Full HD (1080 x 1920 pixels) do display de 5,2 polegadas do irmão mais velho. A superioridade também está na densidade de pixels por polegada: 806 ppi do Premium, contra 428 ppi do Z5 simples.

Equipe do TechTudo não viu muita utilidade na tela 4K do novo Xperia Z5 Premium (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo) (Foto: Equipe do TechTudo não viu muita utilidade na tela 4K do novo Xperia Z5 Premium (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo))Xperia Z5 tem tela Full HD enquanto versão Premium tem resolução 4K (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Com tamanha qualidade, o Z5 Premium ofereceria resultados muito superiores em filmes e apps do que o Xperia Z5. No entanto, são poucos os filmes, aplicativos e jogos otimizados para essa definição de tela. A Sony até reconhece isso e oferece upscale para aumentar a definição do conteúdo no telefone. Por enquanto, a utilidade do 4K é questionável.

Especificações

O Xperia Z5 e o Z5 Premium contam com exatamente o mesmo hardware interno: processador Snapdragon 810 quad-core, sendo quatro de 2 GHz e quatro de 1,5 GHz. Para completar, os celulares trazem 3 GB de memória RAM e 32 GB de armazenamento interno, com suporte a cartão SD de até 200 GB de espaço. Quanto às conectividades, há rede 4G, Wi-Fi, Bluetooth, NFC e leitor de impressões digitais.

Xperia Z5 Premium possui leitor de impressões digitais (Foto: Divulgação/Sony)Xperia Z5 Premium possui leitor de impressões digitais (Foto: Divulgação/Sony)

O fato de apresentarem a mesma ficha técnica, mas com resolução de telas diferentes, tende a beneficiar o Xperia Z5 comum. Afinal, ao usar a tecnologia de upscale, o Z5 Premium exige mais dos componentes internos, para rodar conteúdo adaptado à tela poderosa. 

Sistema operacional

A Sony lançou os seus aparelhos com Android 5.1.1 (Lollipop), personalizado com a interface e os apps nativos da empresa. No entanto, os telefones já oferecem atualização para versão 6.0 (Marshmallow), que promete melhorias, como a função Doze, para economizar bateria, e novas permissões de privacidade. Logo, não há diferença neste quesito. 

Câmera

As câmeras do Xperia Z5 e do Xperia Z5 Premium também são parecidas. Tanto um quanto o outro têm câmera traseira com sensor de 23 MP, com flash LED, abertura de f/2.0 e filtro HDR. Sobre os vídeos, os dois modelos são capazes de filmar em 4K (2160p) e câmera lenta em HD (720p). 

Xperia Z5 Premium tem câmera de 23 megapixels com gravaçao 4K (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Xperia Z5 Premium tem câmera de 23 megapixels com gravaçao 4K (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Já na câmera frontal, os telefones trazem sensores de 5,1 MP, para tirar selfies com abertura de f/2.4, o que deve melhorar o desempenho em fotos noturnas. Há ainda a capacidade de fazer videochamadas em Full HD (1080p)

Bateria

O Xperia Z5 Premium chega de fábrica com uma bateria de 3.430 mAh, enquanto a versão comum do telefone tem capacidade 2.900 mAh. Os dois prometem durar dois dias longe da tomada, com direito à função de carregamento rápido, que fornece 60% da carga em cerca de 30 minutos.

Apesar de prometer desempenho igual, não é difícil prever que o Xperia Z5 Premium tenha um consumo maior de bateria. Além de ter tela maior, o celular pode gastar mais energia para reproduzir e converter conteúdo para a tela 4K, com auxílio do modo upscale

Preço e disponibilidade

A Sony já lançou os dois smartphones no Brasil. O Xperia Z5 Premium chegou com o preço salgado de R$ 4.699, mais caro até que um iPhone 6S Plus de 64 GB. Já a versão mais simples pode ser encontrada por um valor bem inferior: R$ 3.519. Ainda assim, os dois são telefones bastante caros para a maior parte dos consumidores.

Conclusão

O Xperia Z5 Premium tem as especificações para ser um ótimo celular, mas nem a tela 4K consegue justificar o valor de R$ 4.699 pedido pela Sony. O Xperia Z5 também não é  barato, porém, tem preço menor, de R$ 3.519, com detalhes que o usuário poderá explorar completamente. Isso por cerca de R$ 1 mil a menos. 

Xperia Z5 já está disponível para compra no Brasil (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo) (Foto: Xperia Z5 já está disponível para compra no Brasil (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo))Xperia Z5 (foto) é o vencedor do comparativo com o Xperia Z5 Premium (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)

O que você acha do Xperia Z5? Confira opiniões no Fórum do TechTudo.

Em uma faixa de preço mais baixa, há boas alternativas de smartphones, como Moto X Force (R$ 2,8 mil), Galaxy Note 5 (R$ 2.549) e Galaxy S6 Edge Plus (R$ 2.749). Todos esses telefones oferecem configurações bem similares aos aparelhos da Sony por um custo mais acessível.

Tabela comparativa entre Xperia Z5 e Xperia Z5 Premium (Foto: Arte/TechTudo)Tabela comparativa entre Xperia Z5 e Xperia Z5 Premium (Foto: Arte/TechTudo)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Daniele Cardoso
    2016-03-30T06:37:43  

    Tive uma péssima experiência com esta marca, com um Z3, o vidro é muito frágil, quebra à toa. Nem de graça quero um Sony novamente.

    recentes

    populares

    • Daniele Cardoso
      2016-03-30T06:37:43  

      É um Z3. O Z1 e o Z2 são anteriores e não são de vidro ultra fino.

    recentes

    populares

    • Daniele Cardoso
      2016-03-30T06:37:43  

      Lamento a experiência ruim de vocês, pois eu tenho um Z3 Compact que em menos de uma semana levou TRÊS quedas, uma de cima do braço do sofá e duas de cima da mesa, o aparelho é muito liso e acabou escorregando. Tá aki novinho e sem arranhões, uso há mais de um ano.

  • Ramon Gonçalves
    2016-03-30T09:20:13  

    Péssimo aparelho, apesar de não travar, as borrachas soltam em 90 dias de uso, não vedam passagem de água, o som do aparelho é baixo e de má qualidade, esquenta mais que frigideira.

    recentes

    populares

    • Ramon Gonçalves
      2016-03-30T09:20:13  

      meu Z1 durou mais de um ano sem problemas com a resistencia à agua, som stereo excelentes, realmente esquenta mas reclamar disso pra mim é frescura, dizer q n consegue segurar, o Z3+ tinha esse problema, mas o z5 consertou e tem muita coisa q nenhum outro oferece

  • Átila Silva
    2016-03-29T07:38:51  

    Comparativos feito por estagiários ou haters não vale.

    recentes

    populares

    • Átila Silva
      2016-03-29T07:38:51  

      Sem dúvidas é um valor absurdo a se pagar num aparelho, mas não por isto!

    recentes

    populares

    • Átila Silva
      2016-03-29T07:38:51  

      reclama do preço do z5 mas n do iphone6, nem do s7 edge, é td mesmo patamar, mesmo valorizando muito meu dinheiro eu pagaria R$3200 no Premium, pois sei q ele vai durar na minha mão, e vou utilizar TUDO que ele tem a oferecer.

  • Douglas Soares
    2016-05-12T01:15:13

    quase 5 mil realmente é caro, mas já encontrei o Premium de promoção por R$3,200 e o Z5 comum por R$2800 então se tds criticam esse smart por causa do preço abusivo e põe a culpa na tela 4k que dizem ser inútil, acho q esse preço de R$3200 tá otimo. quem quiser procura no buscapé, e olha o histórico de preços.

  • Alexandre N00b
    2016-03-29T14:46:34  

    Até hoje uso meu z1 comprado quando lançamento, é ótimo, aguentou inifinitas quedas até hoje, gostaria de comprar o z5 mas esse preço desanima, já busquei pelo compact mas somente achei no mercado livre e lá até então ainda não tive coragem de efetuar uma compra. Achei ele no preço de 2.150,00 o que já seria um apreço atrativo.

    recentes

    populares

    • Alexandre N00b
      2016-03-29T14:46:34  

      Exatamente o meu caso... Super feliz com o Z1, afim do Z5 mas este preço é absurdo.

    recentes

    populares

    • Alexandre N00b
      2016-03-29T14:46:34  

      Olhei o Z5 na Vivo Anexado ao contrato fica com preço razoável mas fica fidelizado ao plano por 1 ano.... Vou esperar mais um pouco que deve abaixar.... Principalmente porque no Brasil o Iphone e o S6 ainda são os mais procurados...

  • Aglaecio Júnior
    2016-03-30T03:08:20  

    é muito mais negócio investir em um galaxy s6 edge 64gb ou num note 5, apesar que custo benefício top no momento igual ao LG g4 num tem

    recentes

    populares

    • Aglaecio Júnior
      2016-03-30T03:08:20  

      g4 é top e muito barato, unico que compensa

    recentes

    populares

    • Aglaecio Júnior
      2016-03-30T03:08:20  

      "muito" barato também não diria ne kkkk mas em vista dos outros, com certeza

  • Ronaldo
    2016-03-30T02:13:53  

    Estão seguindo a lógica abusiva de Apple e Samsung, que cobram um valor 3 á 5 vezes maior do que o custo de produção dos seus aparelhos Top de linha. A maior margem de lucro deles vem destes aparelhos, pois adotam preços abusivos, e os egocêntricos pagam tais valores. Prefiro ficar com meu Xperia Z2, que têm 3GB de Ram, 16GB de memória interna, e funciona maravilhosamente bem.

    recentes

    populares

    • Ronaldo
      2016-03-30T02:13:53  

      Z2 muito bom, tenho também e não troco por nada.

  • Jorge Marques
    2016-03-30T09:19:50

    ta muito caro!!!!

  • Francisco Rodrigues
    2016-03-29T12:34:50  

    Com os mesmos 5 mil passei uma semana em Santiago com minha família.

    recentes

    populares

    • Francisco Rodrigues
      2016-03-29T12:34:50  

      Pagou barato Francisco Rodrigues, manda o nome da agência que te arrumou este pacote. Fizeste um excelente negócio

    recentes

    populares

    • Francisco Rodrigues
      2016-03-29T12:34:50  

      propaganda

  • Diego Brilhante
    2016-03-30T09:14:33

    duas porcarias

  • Adoniran Jr
    2016-03-30T08:13:01  

    Mil vezes uns s6 edge que custa uns 2.300,00 do que essas coisas...

    recentes

    populares

    • Adoniran Jr
      2016-03-30T08:13:01  

      daqui 01 ano seu aparelho vale 1.000 reais

  • C4rioc4
    2016-03-30T07:58:11  

    Mais vale um iPhone pois você compra samsung e Sony e na hora de vender ou trocar não valem mais nada..... Lamentável

    recentes

    populares

    • C4rioc4
      2016-03-30T07:58:11  

      Se sua intenção é fazer negócio com aparelhos, realmente é mais vantagem comprar iPhones, se for pra usar mesmo, sem sombra de dúvidas não vale a pena investir em um iPhone.

  • Long Silver
    2016-03-30T08:34:33

    Comprei 2 Premiums semana passada para ter um de reserva.

  • Adoniran Jr
    2016-03-30T08:19:53

    Por 2.375,00 comprei um s6 edge, mais bonito da atualidade, super rapido, otimas fotos e videos, não achei nada de contra. Nunca gastaria 4 ou 5 conto pra comprar um sony

  • Jack Bauer
    2016-03-30T07:30:15

    Eu queria um iPhone ou um S7, mas esse desgoverno e essa governANTA não deixam

  • Habner Prado
    2016-03-30T07:14:29

    Tenho um z3 compacto, realmente é muito frágil, é obrigatório a película de vidro atrás e na frente. O meu já caiu a sorte que estava com a película. Foi minha primeira experiencia com a SONY, e sinceramente, não estou curtido, alem de não querer mais android, meu próximo cel será o iphone 6.

  • Renato Pc
    2016-03-30T06:45:39

    consigo trazer la de fora por 3100 reais

  • Daceo Kupraeo
    2016-03-30T06:03:49

    ZEN fone asus z2 com 4gb ram, não tem outro nem parecido

  • Cassiano Barreto
    2016-03-30T01:59:02

    Nao me considero um cara que vive pro mundo tech, mas eu vivo no mundo tech. Sony nao, ja possui pcs, tvs, vcr e etc. Qd a Sony lancou o VAIO eu adquiri um zero bala, 6 meses puf, ja era, e nao conseguí ser ressarcido. Foi dai que descobri a Apple, subsequentemente o Iphone, dai Apple tv, watch, iPad e resolvi ficar por aqui. Techtudo no THX.

  • Caroline Souza
    2016-03-29T22:42:08  

    UE mas iPhone não era o mais caro? Que só não gosta quem não pode pagar? Todos os tops são muito caros, gostaria de um S7 e não posso pagar. Segue a vida...

    recentes

    populares

    • Caroline Souza
      2016-03-29T22:42:08  

      Caroline, o problema do Iphone não é o preço elevado, mas o custo benefício. O modesto hardware dele não justifica o valor. Por outro lado, PT$ 4.600,00 em um Snapdragon 810 e 3GB de Ram, só pode ser brincadeira.

  • Daniel
    2016-03-29T12:51:58  

    Gostaria de saber da renomada empresa Sony, o que fazer quando você compra um xperia Z3 que, nas lindas campanhas Publicitárias com aquelas fotos subaquatica manericimas e tal... você vai lá e gasta uma grana nele e compra, ai num final de semana com os amigos você quer reproduzir algumas daquelas fotos e pah..... seu xperia Z3 lindão aprova dágua afoga (sendo que você segue todas as orientações do manual) ai te pergunto o que fazer?

    recentes

    populares

    • Daniel
      2016-03-29T12:51:58  

      Tem uma amiga aconteceu a mesma coisa, o ''super smart'' afogou e ela já enviou duas vezes para a assistência que só tem em são paulo mas não resolveram nada, ela então vai entrar na justiça tanto aqui no brasil quanto em Tóquio no Japão (pois ela tem um escritório de advocacia lá) onde esta a sede mundial da Sony por descaso que tiveram com ela, vou tentar com a assistência da sony se não resolverem faço o mesmo caminho.

    recentes

    populares

    • Daniel
      2016-03-29T12:51:58  

      A Sony vai responder que pah, vc não fechou as tampas de vedação conforme explicado. Tenho o Z1 e sempre tiro ótimas fotos em parque aquático. Ou o seu aparelho vem de procedência duvidosa, ou não fechou a parada direito.

  • Victor Corrêa
    2016-03-30T00:24:47

    Nenhum vale o preço absurdo que cobram. O Lg G4 é ligeiramente menos potente, tem câmeras excelentes (com software de câmera bem mais profissional) melhor tela e mais compacto mesmo com display maior, e ainda assim pode ser comprado novo por 1800 reais fácil. A Sony está louca com esses valores ridículos (e pensa que não é a única).

  • Polêmico
    2016-03-29T22:23:45

    Pagar 4700 num Sony tem q ser muito idiota

  • Constantino Zenelis
    2016-03-29T22:09:18

    Pessoal..tenho um sony xperia mas a sony anuncia mas nao vende o carregador pra carro..ai comprei no paralelo e na hora queimou a placa..enviei para Sony de Sao paulo e eles devolveram dizendo qque nao valeria a pena consertar..so que ele carrega pelo fiu magnetico e eles nem falaram isso..poderia ter jogado fora..ele esta todo funcionando e sendo carregado pelo fiu magnetico..ou seja..a filial da Sony nao sabe consertar e da informacoes erradas..e nao tem autorizada no Rio..so um local que o envia para Sao paulo..ou seja..nao comprem.

  • Letycinha
    2016-03-29T15:35:50  

    ..CORRE, SÓ HOJE !!! Drones,Smartphones, Massageadores e Robo Aspirador por APENAS U$0,01 !!Digi te no Google: cupomDEdes conto agregador net

    recentes

    populares

    • Letycinha