Celular

26/04/2016 06h00 - Atualizado em 26/04/2016 06h00

Como funciona a câmera dupla do celular? Conheça a aposta da LG e Huawei

Gabriel Ribeiro
por
Para o TechTudo

Câmera dupla: duas palavras que podem confundir quem ouviu falar em celulares com este recurso somente agora. Além da realidade virtual, dos processadores mais potentes e das telas com resolução maior, a dual camera é uma das tendências para os smartphones em 2016. O recurso marca presença no LG G5lançamento da sul-coreana na feira  MWC 2016,  e também no Huawei P9. Rumores também apontam que a Apple vai adotar a tecnologia no iPhone 7 Plus.

Veja as melhores câmeras de ação disponíveis no Brasil

Afinal, como funciona a câmera dupla? O que ela traz de novidade para o mundo dos celulares? Será que a tecnologia é capaz de dar um salto de qualidade nas imagens capturadas? Neste artigo, entenda como funciona o recurso utilizado nos smartphones atualmente e saiba porque cada vez mais ouviremos falar dele.

LG G5 vem com câmera dupla na traseira e bateria modular (Foto: Fabricio Vitorino/TecTudo) (Foto: LG G5 vem com câmera dupla na traseira e bateria modular (Foto: Fabricio Vitorino/TecTudo))Durante o MWC, a LG apresentou o G5, celular com duas câmeras traseiras (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)










Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

O uso de duas câmeras não chega a ser uma novidade no mundo dos smartphones. Tanto a fabricante sul-coreana quanto a chinesa já lançaram no passado modelos com dual camera na parte traseira: o Optimus 3D, da LG; e o Huawei Honor 6 são alguns exemplos.

No entanto, os lançamentos top de linha deste ano trazem propostas e tecnologias distintas.

Como funciona a câmera dupla do LG G5

O LG G5 possui uma câmera de 16 MP e outra imediatamente ao lado com 8 megapixels. A diferença entre uma e outra está no ângulo que cada uma pode capturar. Enquanto a primeira oferece ângulo comum, de 78 graus, a segunda faz imagens em 135 graus.

O resultado são fotos completamente diferentes. Enquanto as imagens feitas pela câmera de 16 megapixels possuem um enquadramento normal, a lente grande angular consegue capturar muito mais elementos na cena — uma vantagem para quem gosta de tirar fotos de paisagens ou de arquitetura, sem a necessidade de usar o recurso de foto panorâmica ou algum acessório externo.

Câmera dupla foi uma das grandes novidades do LG G5 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo) (Foto: Câmera dupla foi uma das grandes novidades do LG G5 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo))Câmera dupla foi uma das grandes novidades do LG G5 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)








As câmeras funcionam de forma independente. Dentro do aplicativo é possível escolher entre a câmera principal de 78 graus ou aquela com lente grande angular. O zoom pode ser utilizado sem problemas, sendo que na câmera com angulação normal, como era esperado, o campo de visão é muito mais próximo.

Como funciona a câmera dupla do Huawei P9

A fabricante chinesa surpreendeu ao lançar o P9. Primeiro, pelo trabalho em conjunto com a Leica, icônica empresa da indústria fotográfica e, segundo, pela proposta inovadora trazida na câmera dupla do aparelho.

P9 traz sensor exclusivo para captura de imagens monocromáticas (Foto: Divulgação/Huawei)P9 traz sensor exclusivo para captura de imagens monocromáticas (Foto: Divulgação/Huawei)

Ao contrário do LG G5, a ideia da câmera dual do Huawei P9 não é trabalhar de forma independente, trazendo fotos diferentes. No P9, as duas câmeras trabalham em conjunto para um melhor resultado.

As duas câmeras oferecem resolução de 12 megapixels, abertura f/2.2 e trazem lentes Leica Summarit H 1:2,2/27 ASPH. O diferencial está nos sensores: enquanto um captura imagens coloridas, o outro faz isso apenas em preto e branco.

Câmera dupla do Huawei P9 é confeccionada em parceria com a Leica (Foto: Divulgação/Huawei)Câmera dupla do Huawei P9 é confeccionada em parceria com a Leica (Foto: Divulgação/Huawei)

De acordo com a empresa, essa característica garante imagens com mais detalhes e com melhor contraste. Além disso, as fotos e os vídeos em preto e branco são mais realistas do que aqueles que são capturados em cores e depois convertidos para P&B.

O software da Huawei combina as duas imagens em uma só. Devido à dual cam do P9 e os diferentes modos do app da câmera, é possível ter um melhor ajuste da profundidade de campo e multifoco aprimorado, o que amplia ainda mais as possibilidades na hora da captura.

Qual é a diferença em relação a fotos 3D?

O 3D não vingou nos smartphones e ficou esquecido em aparelhos do passado, como o Optimus 3D, da LG. A tecnologia trazida nos aparelhos atuais não faz fotos e vídeos em três dimensões. As câmeras são utilizadas para ampliar os recursos e melhorar a qualidade da imagem capturada.

Qual é a diferença em relação ao Live Photos do iPhone?

O recurso inserido nos iPhones 6S e iPhone 6S Plus captura 1,5 segundo antes e depois do clique do usuário. O resultado é uma espécie de fotografia animada, que lembra aquelas dos filmes do Harry Potter.

As câmeras duplas do G5 e P9 não geram fotos animadas, o que faz com que elas sejam compatíveis e possam ser visualizadas em qualquer plataforma, como uma fotografia comum. As Live Photos podem ser vistas apenas em outros dispositivos Apple e no Facebook.

É possível filmar com um celular dual camera?

A câmera dupla não impede que o smartphone seja usado para filmar. Tanto o LG G5 quanto o Huawei P9 permitem gravar em resolução 4K.

Os recursos também são utilizados para a filmagem. No G5, há a opção para gravar com a câmera grande angular. No P9 é possível fazer filmagens em preto e branco de forma nativa.

Via The Verge, DIY Photography e Digital Trends

Qual a marca de smartphone com a melhor câmera? Opine no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Hugue Paiva
    2016-04-27T10:26:07

    Tenho o IPhone 6 e acredito a Apple tem os melhores aparelhos do mercado com relação a funcionalidade. Sistema redondinho, produto de qualidade mas verdade seja dita, caro demais para nossos padrões aqui no Brasil. Acho injusto um IPhone chegar tão caro aqui mas mesmo assim tenho pq é o melhor. Acredito que no mínimo 30% a menos no mínimo seria o justo e estaria muito bem pago.

  • Cgirumble14
    2016-04-27T17:56:26

    Podia filmar 3D pô. Ia ser interessante. É dar alguma vida pra minha TV 3D, que anda sem utilidade essa função... :(

  • Sem Regras
    2016-04-27T06:59:35  

    Saindo o Iphone 7, muitos vão trocar o seu 6, o que vai desvalorizar o 5, sucatear o 4 então poderei comprar o 3.

    recentes

    populares

    • Sem Regras
      2016-04-27T06:59:35  

      kkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Sem Regras
      2016-04-27T06:59:35  

      Boa piada kkkkkk Mas iPhone hoje em dia só do 5s pra frente

  • Pedro Almeida
    2016-04-27T15:55:22

    Ai você entra no site do Techtudo, clica em uma matéria e o link te redireciona para outra página mais nada haver. Parabéns pelo conteúdo do Site! =="

  • Vinicius Rocha
    2016-04-27T11:17:44

    Tinha que melhorar o tempo de duração da bateria.

  • Marcelo Abreu
    2016-04-27T10:03:18

    Cadê a reportagem falando que Apple parou no tempo e os lucros caíram por falta de inovação?? Se fosse a Samsung já estariam fazendo propaganda contra! Duas grandes marcas com tratamentos dado pelo site de forma diferentes. Façam um jornalismo imparcial!!

  • Fabricio Najima
    2016-04-27T08:21:30

    Digo Samsumg

  • Fabricio Najima
    2016-04-27T08:21:12

    Sinceramente o pessoal que fabricam Galaxy e Damsung estão viajando demais e pior o consumidor que entra nessa e compram!!

  • Sem Regras
    2016-04-27T07:07:12  

    Esperando sair o Iphone 7, para o pessoal trocar o 6 o que vai desvalorizar o 5, sucatear o 4, então poderei comprar o 3.

    recentes

    populares

    • Sem Regras
      2016-04-27T07:07:12  

      boa

  • Letícia
    2016-04-26T18:28:52

    **CORRE, SÓ HOJE !!! Ganhe R$50 grátis em cervejas e R$200 grátis para comprar teu notebook !!Digi te no Google: cupomdedes conto agregador net

  • André Spezia
    2016-04-26T11:47:14  

    Cara acabou de sair o 6S, ja estao falando em 7? por isso fico no meu 4S, liga, recebe ligação, manda msg, tenho zapzap, cai no chão direto, sou bem de vida, engenheiro, e não preciso ostentar com algo que vendem por 4 mil, qdo o justo se n tivesse os modinhas q saem correndo comprar em 24x seria pagar 800 reais

    recentes

    populares

    • André Spezia
      2016-04-26T11:47:14  

      Tb sou engenheiro e uso muito smartphone, o meu é o 6, mas já tive o 5 C.. Todos foram negociados com a operadora e paguem muito menos do que o habitual. Mora da história, iPhone, sem dúvidas são os melhores, para trabalhar, compre, para usá-lo para trabalhar, não por "status"

    recentes

    populares

    • André Spezia
      2016-04-26T11:47:14  

      Não sou engenheiro,e nem bem de vida,trabalho em uma empresa privada, tenho o 6s é sempre que puder vou trocar,isto não é querer ter estatos e sim querer ter o melhor!!!!!!!

  • Fillipe Duarte
    2016-04-26T17:59:22  

    tenho um s6 edge e antes dele tive um iphone 6 e entre os dois prefiro bem mais o iphone 6 pois a camera e muito boa e os videos naos sao lerdos

    recentes

    populares

    • Fillipe Duarte
      2016-04-26T17:59:22  

      iphone câmera melhor só para você Fillipe

    recentes

    populares

    • Fillipe Duarte
      2016-04-26T17:59:22  

      O cara nem tem, só tá falando, mais nem pegou na mão um edge. Fã boy detectado

  • Diogo Silva
    2016-04-26T22:51:53

    Lendo os comentários penso em pq ser tão grosseiro com relação aos gostos de tecnologia alheio?!

  • Carlos Souza
    2016-04-26T12:29:47  

    Galaxy S7 é melhor, que começe o mimimi dos modinhas.

    recentes

    populares

    • Carlos Souza
      2016-04-26T12:29:47  

      Neto, Dicionário Aurélio.

    recentes

    populares

    • Carlos Souza
      2016-04-26T12:29:47  

      é melhor sem dúvida alguma só que o preço é alto também

  • Eduardo Peixoto
    2016-04-26T20:46:17  

    saiba que estarei na fila para comprar

    recentes

    populares

    • Eduardo Peixoto
      2016-04-26T20:46:17  

      vai otá rio

  • Tiago Santana
    2016-04-26T20:53:11  

    Rapaz essa ideia de que foi coxinha ou mortadela isso é idiotice! O mundo é capitalista essas tecnologias eram questão de tempo! E outra o governo não deixou esses produtos entrarem no pais pq é bonzinho não, ele fatura e muito encima desses aparelhos!

    recentes

    populares

    • Tiago Santana
      2016-04-26T20:53:11  

      encima?

  • Wesley Ferreira
    2016-04-26T13:25:46  

    Antes, na época dos coxinhas no poder, os celulares eram aqueles tijolões que descarregavam rápido, não entravam na internet, não dava pra escutar música e nem colorido eram. Hj graças ao P/ t todos brasileiros tem celulares modernos, de última geração.

    recentes

    populares

    • Wesley Ferreira
      2016-04-26T13:25:46  

      Kkkkkkkkk Casper arrebentou kkkkk

    recentes

    populares

    • Wesley Ferreira
      2016-04-26T13:25:46  

      Verdade Wesley, e vivia sem sinal. Graças ao P T a TIM hoje até monta torres de repetição ao lado do sítio de nossos amigos que frequentamos.

  • Pescador Parrudo
    2016-04-26T16:13:57  

    Mau vejo a hora, ja me da tremedera so d pensa, no dia que começa a fila pra entra na loja la estou eu!!!.....o fogao e a geladera da patroa que fique pa dpois!..kkkkkkk

    recentes

    populares

    • Pescador Parrudo
      2016-04-26T16:13:57  

      Precisa de eletro não, come lítio mesmo

  • Fabio Santos
    2016-04-26T15:35:16  

    Esses Fabricantes de smartphones já não sabem mais o que fazer pra criar e ficam fazendo essas abobrinhas, os Smartphones já chegaram no topo, PONTO.. mas tem uma coisa que não vejo nenhum fabricante se mexer pra melhorar é o de RECEBER E FAZER LIGAÇÕES , OUVIR A PESSOA QUE ESTÁ TE LIGANDO E A PESSOA OUVIR VOCE TAMBÉM, Melhorar as Antenas de recebimento do sinal da operadora. Sim tem outra coisa, nenhuma tela é boa, quando voce está na Rua e com Sol, não consegue enxergar direito a tela.. Minha Opinião..

    recentes

    populares

    • Fabio Santos
      2016-04-26T15:35:16  

      Fora as baterias q não duram! E telas q quebram com qualquer tombo.

    recentes

    populares

    • Fabio Santos
      2016-04-26T15:35:16  

      As baterias eu concordo mas minha Gorilla Glass 3 tá sendo muito boa

  • Betinhosep
    2016-04-26T16:49:21

    Tudo coisa de xing ling.

  • Yan Brasil
    2016-04-26T10:47:14  

    Ou seja a camera do G5 é totalmente funcional já a do P9 não é muito util.

    recentes

    populares

    • Yan Brasil
      2016-04-26T10:47:14  

      bem isso amigo . esperemos novas ideias

  • Tiago Alves
    2016-04-26T14:41:38

    To com meu 6s aqui, não troco por nenhum outro aparelho, já tive um galaxy S4, no começo é td de bom, o problema é quando vai se passando o tempo. Depois disso migrei para o IOS com um 5s, nada a reclamar tbm, nunca travou e a memória tava praticamente completa, hoje o meu 6s tem 64 gb e não utilizei nem 1/4 da capacidade.

  • Kamylo
    2016-04-26T14:17:09

    É por isso que as empresas de telefonia não investem em seus serviços de comunicação. Cada vez mais os celulares são utilizados para tudo "menos" telefonar ! !

  • Tiago Santos
    2016-04-26T14:09:08

    k k k k , Brasileiro nasceu para ser trouxa hahaha.

  • Antonio Grag
    2016-04-26T13:41:57

    Tenho um Galaxy S6 Edge que faz uma foto e um filme espetacular...iPhone já era..........