Celular

12/05/2016 05h00 - Atualizado em 12/05/2016 12h16

Celulares de R$ 500 dominam o Brasil, mas modelos até R$ 1,5 mil crescem

Thássius Veloso
por
Da redação

Os celulares com preço até R$ 500 continuam sendo os preferidos dos brasileiros. De acordo com um estudo da consultoria Kantar, eles respondem por 46% das vendas de celulares no Brasil. Os "baratinhos", no entanto, estão perdendo participação de mercado ano após ano. Enquanto isso, os telefones com valores até R$ 1,5 mil tiveram crescimento na passagem de 2014 para 2015.

iPhone SE chega ao Brasil 'mais barato'; saiba o preço de lançamento

Até R$ 500

Mais vendidos, os celulares de até R$ 500 estão aos poucos se tornando uma raridade. O Lumia 435, com Windows Phone, ainda é vendido abaixo deste patamar. Já o Redmi 2 e o Moto E 2, dois notáveis suspeitos quando o cliente busca um smartphone mais acessível, são listados em lojas online por preços mais próximos dos R$ 600.

Preço médio de smartphones no Brasil (Foto: Divulgação/Kantar)Preço médio de smartphones no Brasil (Foto: Divulgação/Kantar)

Em 2013, 56% dos aparelhos vendidos no Brasil estavam nesta faixa de preço. A participação de mercado caiu para 48% em 2014 e ainda mais, para 46%, no ano passado.

R$ 501 a R$ 1 mil

Os telefones com preço de R$ 501 a R$ 1 mil passaram de 31% do mercado em 2014 para 43% no ano seguinte. Em 2015 houve um leve recuo, com os dispositivos intermediários totalizando 41% do mercado.

LG K10 (Foto: Ana Marques/TechTudo)LG K10 (Foto: Ana Marques/TechTudo)

Nesta categoria aparece o idolatrado Moto G 3, smartphone que – segundo os comentários no mercado – deve ganhar uma atualização na semana que vem, com a chegada do suposto Moto G 4 e Moto G 4 Plus. A Samsung também marca presença neste segmento com o Galaxy J1. No limite do preço, a LG vende o LG K10 por R$ 999 – com direito a dual chip.

Conheça também: os cinco melhores celulares até R$ 750 para comprar no Brasil e os cinco melhores celulares até R$ 1 mil para comprar no Brasil

R$ 1.001 a R$ 1,5 mil

Segundo a Kantar, os telefones na faixa entre R$ 1.001 e R$ 1,5 mil atraem uma parcela pequena, porém crescente da população. O total de telefones enquadrados nesta categoria passou de 9% em 2013 para 10% em 2015, com uma breve queda em 2014 (8%).

Download grátis do aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Nesta faixa são encontrados alguns dos smartphones mais interessantes do momento. O Moto X Play tem bateria gigante, de 3.630 mAh. A Asus, por sua vez, conseguiu equilibrar custo e benefício com o Zenfone 2 com memória RAM de 4 GB. O processador é Intel Atom, que deixa a desejar em desempenho.

O Xperia M4 Aqua chama a atenção por ser resistente a água. Embora esta característica seja encontrada em outras opções de smartphone, ela faz parte inclusive do nome do dispositivo. Já a Samsung tem o Galaxy S5 Duos New Edition, um S5 com especificações repaginadas, mas a mesma tela de 5,1 polegadas e tecnologia Super AMOLED.

Xperia M4 Aqua possui proteção contra mergulhos assim como o Moto G (Foto: Carol Danelli/TechTudo) (Foto: Xperia M4 Aqua possui proteção contra mergulhos assim como o Moto G (Foto: Carol Danelli/TechTudo))Xperia M4 Aqua possui proteção contra mergulhos assim como o Moto G (Foto: Carol Danelli/TechTudo)

Veja também: cinco melhores celulares até R$ 1.500 para comprar no Brasil

Mais de R$ 1.501

Para além dos R$ 1.501, a procura ainda é pequena, mas crescente. Os telefones mais caros e também com características mais top de linha respondiam por 5% do mercado em 2013. O total caiu para 4% em 2014 e voltou a subir para 6% no ano passado. Mais notável dentre os smartphones nesta categoria, o iPhone 6S e o iPhone 6S Plus têm uma das melhores câmeras do mercado. O iOS tem desempenho sem travamentos.

No lado do Android, a Samsung aposta no Galaxy S7 e no Galaxy S7 Edge – eles foram lançados neste ano, durante a feira de celulares de Barcelona, MWC 2016. Entre as novidades está a memória RAM de 4 GB (o dobro do iPhone; embora a Apple não precise de tanta memória para ter um sistema com bom desempenho).

Assista abaixo ao vídeo do lançamento do Galaxy S7 e saiba tudo sobre o iPhone 6S.



Leia também: sobre os cinco melhores celulares até R$ 3 mil e até R$ 5 mil para comprar no Brasil

Fim da Lei do Bem

Uma vez que os celulares mais baratos estão deixando de ser comprados, é importante ressaltar que o fim da Lei do Bem fez com que as fabricantes subissem os preços dos smartphones. Desde dezembro de 2015, os celulares e outros itens de tecnologia deixaram de ser isentos do PIS/Cofins.

No caso dos smartphones, a alíquota passou de 0% para 3,65% para as empresas com lucro presumindo, sem abater créditos; e de 0% para 9,65% para as empresas com lucro real, que podem abater créditos. As informações são do site G1.

Meu iPhone não carrega com cabo falso. O que fazer? Leitores opinam no Fórum do TechTudo

Via Kantar Brasil

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jorge Inacio
    2016-05-12T18:16:30  

    A questão é bolso e não preferência.

    recentes

    populares

    • Jorge Inacio
      2016-05-12T18:16:30  

      Realmente, a questão é custo benefício, e hoje os melhores nesse quesito são Zenfone 2 16gb (1200 a 1300), 32gb (1400 a 1600), Moto X Play 16gb (1400 a 1500), 32 gb (1500 a 1700), LG G4 32gb (1600 a 2000), Lenovo Vibe k5 (900 a 1150). O moto g com 2gb de ram ta saindo quase 1300 reais, o que seria melhor levar um zenfone 2 ou gastar um pouco mais e levar um moto x play.

    recentes

    populares

    • Jorge Inacio
      2016-05-12T18:16:30  

      Para mim, ainda mantenho que a questão é bolso. Falar "custo benefício" é muito bonito, mas garanto que se o cidadão tiver a grana e disposto, compra um iPhone último modelo ou similar ! Estams falando de brasileiros meu povo e não de europeus.

  • Leonnardo Lima
    2016-05-16T21:05:46

    Celulares com preços " Bizarros " de R$500 dominam o Brasil, mas modelos de R$ 1,5 mil crescem "Bizarramente"..

  • Beda Bernardino
    2016-05-16T20:17:45

    Matéria comprada. A lei do bem voltou@

  • Joe Ex
    2016-05-12T18:37:30  

    Só bobo compra iphone 6, só pra aparecer, tem muitos outros melhores no mercado.

    recentes

    populares

    • Joe Ex
      2016-05-12T18:37:30  

      O meu também e moto E e nem foi comprado em 12x foi a empresa que me deu. Agora em relação aos lançamentos de iphone serem um sucesso... e simples pessoas querem ter o aparelho primeiro que todos para se exibir, já vi gente pegar iphone empresta pra tirar foto,

    recentes

    populares

    • Joe Ex
      2016-05-12T18:37:30  

      E meu comentário foi referente somente ao iphone ninguém aqui citou outros produtos da empresa, vamos aproveitar que tem dinheiro pra comprar iphone 6 e comprar um óculos também.

  • Flávia Oliveira
    2016-05-12T14:43:46  

    Preferência ??? Oi?! Meu bem eles não tem é grana pra comprar um iPhone 6 por exemplo .

    recentes

    populares

    • Flávia Oliveira
      2016-05-12T14:43:46  

      Patifes!!!

    recentes

    populares

    • Flávia Oliveira
      2016-05-12T14:43:46  

      Oxe, o Techtudo apagou meu comentário, kkkkkk, deve ser bancado pela Apple pra fazer propaganda.

  • Silvia Matos
    2016-05-12T23:26:08  

    É uma questão de lógica: um país pobre só pode ter telefones para pobres.

    recentes

    populares

    • Silvia Matos
      2016-05-12T23:26:08  

      Concordo !

  • Yuri Pereira
    2016-05-13T09:44:07

    A lei do Bem voltou a funcionar Techtudo, vocês precisam aprender pesquisar mais... Aprendam com Canaltech, Tecmundo e Tecnoblog...

  • Raphael Campos
    2016-05-13T09:24:22  

    Na geladeira so tem ovo , mas no bolso tem iphone . tchu tcha tcha tchugu cha , Na geladeira só tem ovo e no bolso tem iphone.

    recentes

    populares

    • Raphael Campos
      2016-05-13T09:24:22  

      cantou rima de funk ? já sabe né.....( pobre de grana e de inteligência)

  • Rodrigo Lima
    2016-05-13T09:42:47

    Mateteria mal escrita ... Iphone 6s entrando na lista de smarts acima de 1500,00 kkkk sendo que o mais barato custa 3900,00 kk E existem muitos smarts de 1500,00 a 3000,00 que nem colocaram na materia.

  • Adilson Junior
    2016-05-13T00:46:38  

    O iPhone só ganhará o mercado , quando eles lançarem uma bateria com 3500 amperes no mínimo.

    recentes

    populares

    • Adilson Junior
      2016-05-13T00:46:38  

      Pra quê o aparelho mais vendido do mundo, fabricado pela maior empresa do mundo precisa ganhar mercado? kkkkkk É cada um viu!?

    recentes

    populares

    • Adilson Junior
      2016-05-13T00:46:38  

      E por menos de 5 mil né.

  • Victor Corrêa
    2016-05-13T08:13:20

    Achei que a LEI DO BEM tivesse voltado...

  • Sonia Gomes
    2016-05-13T08:05:40

    Eu só comprava tel que tinham capacidades grandes, ou seja caros, porém depois de furtarem três aparelhos e de seguros com regras de venda casadas, optei em comprar um mais baratinho. Tenho um Prime da LG. A memória de 8 Gigas é pequena, mas gerenciando bem os aplicativos da. A bateria e excelente. Estou com ele a quase dois anos e a bateria ainda dura o dia todo. Meu filho tem Iphone e carrega peoi menos duas vezes ao dia.

  • Paulinho Gogo
    2016-05-13T07:13:16

    Samsung S5 New edition muito bom.

  • Leandro Silva
    2016-05-12T21:40:57

    Zenfone 2 - rodando tudo e até agora nunca travou já testei com jogos pesados, colocaram que ele fica a desejar em desempenho ta de brincadeira né.

  • EDIVIR DELLAPINA
    2016-05-12T21:36:32

    Todos preferem os iphones! O problema é o seu alto custo. Pagamos 4 vezes mais do que ele vale no Brasil.

  • Dilminha
    2016-05-12T20:05:47

    A saudade é um prego Coração é um martelo .

  • Ricardo Bittencourt
    2016-05-12T17:48:43  

    Resultado disso Financiamento em 2 anos pra pagar pro ladrão chegar e roubar em 2 segundos rsrsrsrs

    recentes

    populares

    • Ricardo Bittencourt
      2016-05-12T17:48:43  

      Em 2 anos sai por 8000 reais kkkk quem vai querer?

  • Isaquehg
    2016-05-12T18:39:06

    Da p entender eles falam q o zen 2 rodou td na analise e o zen 5 tb e agora falam q deixa a desejar kkk sem tirar q as pessoas nao preferem os baratos e sim nao podem!

  • Marcelo
    2016-05-12T11:34:24  

    Os celulares de 500 reais venderem mais não é questão de preferencia.. mas o que a galera consegue comprar..

    recentes

    populares

    • Marcelo
      2016-05-12T11:34:24  

      pior do jeito que estão as coisas a gente tem medo mesmo /////

    recentes

    populares

    • Marcelo
      2016-05-12T11:34:24  

      Já tive iphone e hoje tenho um mini s5, a diferença alem do preço é a configuração, o s5 eu ando na chuva, tiro foto de baixo d'agua, e fico sossegado, o iphone não dá garantia com contatro a água , ai se alguem chorar do seu lado e pingar no telefone, chora tambem.... o sistema IOS sem duvida é o melhor, mas as configurações atuais deixam a desejar

  • Arquimedes Souza
    2016-05-12T17:10:53

    Tenho o moto x play essa bateria gigante deve ser só no tamanho na primeira semana com ele nossa maravilha 3 dias usando sem ir na tomada ótimo agora usando ou não todo dia ta na tomada após 100% com meia ora já ta em 90% a demais tudo ótimo aparelho rápido eficiente mas bateria

  • Estefisson
    2016-05-12T17:01:18

    kkkkk tachtudo só faz mataria genial.

  • Willian Amadeu
    2016-05-12T15:36:40  

    Não é questão de preferência, mais sim de poder aquisitivo.

    recentes

    populares

    • Willian Amadeu
      2016-05-12T15:36:40  

      Perfeito. O iPhone ainda é o melhor smartphone, perdendo apenas em quesitos isolados, mas no conjunto da obra, é o melhor smartphone sem sombra de dúvidas.

    recentes

    populares

    • Willian Amadeu
      2016-05-12T15:36:40  

      Para...conheço gente q anda de ônibus e tem iPhone e n é pouco. Iphone deixou de ser status, até pq tem melhores q ele.

  • Sirzechs Gremory
    2016-05-12T11:01:40  

    Galera. Estou pensando qem pegar um Smartphone novo. Estou entre o LG Prime Plus e Zenfone GO, qual seria melhor, o Prie Plus, por eu ja estar acostumado com os Smartphones e recursos da LG ou dou uma chance pra Asus?

    recentes

    populares

    • Sirzechs Gremory
      2016-05-12T11:01:40  

      pesquise sobre o REDMI 2 da XIAOMI, tenho há um ano e estou muito muito satisfeito.

    recentes

    populares

    • Sirzechs Gremory
      2016-05-12T11:01:40  

      LUMIA 1020

  • Adilson Marin
    2016-05-12T13:46:59  

    Iphone no Brasil é coisa pra magnata, tem quem tem grana, ou faz um consórcio pra pagar, infelizmente é nosso país, onde quem pode mais chora menos ;)

    recentes

    populares

    • Adilson Marin
      2016-05-12T13:46:59  

      A maioria compra e paga em mil vezes

  • Walter White
    2016-05-12T13:49:56  

    Tenho um Iphone 6Plus 128

    recentes

    populares

    • Walter White
      2016-05-12T13:49:56  

      F.o.d.c

    recentes

    populares

    • Walter White
      2016-05-12T13:49:56  

      Inveja de Pobre Dedected!!!!!!!!