Celular

13/05/2016 07h00 - Atualizado em 13/05/2016 07h00

Certificação IP67/68: entenda se o celular realmente fica à prova d’água

Felipe Alencar
por
Para o TechTudo

A certificação IP67/68, cada vez mais encontrada nos celulares, como o Galaxy S7 e o Xperia Z5, indica o nível de resistência à água daquele aparelho. Ao contrário do que muitos pensam, nem sempre o smartphone, por ter esta certificação, é totalmente à prova d’água. Alguns são apenas resistentes à respingos de água, enquanto outros podem ser submersos em 1,50 metro de profundidade, por até 30 minutos.

Capas, baterias e fones: acessórios baratos turbinam celular por até R$ 100

Para saber se um celular é à prova d’água ou não, é importante entender o que essa certificação IP significa. Veja agora se o seu celular é realmente à prova d’água.

O Galaxy S7 Edge tem resistência à água e pode mergulhar por 30 minutos (Foto: Luana Marfim/TechTudo)O Galaxy S7 Edge tem resistência à água e pode mergulhar por 30 minutos (Foto: Luana Marfim/TechTudo)










Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

O que é a certificação IP?

A certificação IP foi criada pela Comissão Eletrotécnica Internacional e sua sigla significa “Ingress Protection” que, em tradução literal, quer dizer “Proteção de Entrada”. Assim, ela indica o quão protegidas são as entradas do aparelho e determina o nível de resistência dos celulares contra água (partículas líquidas) e poeira (partículas sólidas).

Note que a sigla IP é sempre acompanha de outros dois números. O primeiro algarismo indica a resistência do celular à poeira e vai de 1 a 6. Já o segundo algarismo indica a resistência do aparelho à água e pode ir de 1 a 8. Quanto maior estes números, mais resistente será o aparelho.

Níveis de resistência

O Xperia M2 Aqua conta com a certificação IP68 (Foto: Divulgação/Sony)O Xperia M2 Aqua conta com a certificação IP68 (Foto: Divulgação/Sony)

A certificação IP é dividida em vários níveis de resistência. Como neste artigo estamos falando de resistência à água, veja agora todos os níveis que você pode encontrar nos celulares.

- Não protegido: os celulares que contam com as certificações IP0, 00, 10, 20, 30 e 40 – portanto, com zero no final – possuem alguma resistência à partículas sólidas (poeira), mas nenhuma resistência à água ou líquidos em geral.

  • - Protegido contra quedas verticais de gotas d’água: os aparelhos certificados com IP01, 11, 21, 31 e 41 possuem proteção mínima contra água. Eles resistem a apenas algumas gotas que caem na vertical.

  • - Protegido contra quedas verticais de gotas d’água para uma inclinação máxima de 15 graus: são os smartphones com IP02, 12, 22, 32 e 42.

  • - Protegido contra gotas d’água aspergidas de um ângulo superior a 65 graus: celulares certificados com IP13, 23, 33 e 43.

  •  - Protegido contra projeções de água: telefones com IP34, 44 e 54 suportam gotas de água vindas de todas as direções, independente da inclinação.

  • - Protegido contra jatos de água: celulares com a certificação IP45, 55 e 65.

    - Protegido contra jatos potentes de água: são os aparelhos certificados com IP46, 56 e 66. Eles resistem a jatos mais potentes de água, porém, por um curto período de tempo.

  • - Protegido contra imersão temporária: os smartphones com IP67 podem ser submergidos em até 1 metro de água por 30 minutos.

  • - Protegido contra submersão: por último, temos a certificação IP68, que deixa o celular resistente à água mesmo se submerso a 1,5 metro, por 30 minutos.

Como é feita a proteção?

O Galaxy S5 usa tampas de borracha para impedir a entrada de água (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)O Galaxy S5 usa tampas de borracha para impedir a entrada de água (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

A proteção contra água e poeira é feita de duas maneiras principais. A primeira é por meio da utilização de tampas de borracha ou silicone nas entradas USB e para fone de ouvido. Quando o usuário tampa essas entradas, o aparelho está protegido.

O problema é que, mesmo que o celular tenha certificação IP68, a maior de todas, se o usuário esquecer de fechar as tampas e o aparelho cair na água ele será danificado. Portanto, fique atento a este detalhe.

A segunda forma de garantir resistência à água é selando os componentes internos principais, como o processador, memória RAM e memória interna. Todos os chips cruciais para o funcionamento do celular são selados internamente e, portanto, não entram em contato com a água. Este método dispensa o uso das tampas de borracha.

Modelos de celulares "à prova d’água"

As fabricantes de celulares não usam o termo "à prova d'água". Segundo o gerente de produto da Samsung Brasil, Renato Citrini, ao apresentar um produto como "à prova" de algo, o consumidor pode se sentir desafiado a testar aquele equipamento nas condições mais adversas – inclusive naquelas que não são cobertas pela certificação IP.

Ele admitiu que donos de celulares Galaxy costumavam aparecer na assistência técnica com telefones danificados, depois de ficarem submersos por um período prolongado. A garantia não cobre este tipo de situação.

Os celulares resistentes a água ainda não são a maioria no mercado, mas estão crescendo cada vez mais. Dentre eles temos a linha Xperia Z e a Xperia M, da Sony. Os modelos mais recentes são o Xperia Z5 e o Xperia M4 Aqua.

O Galaxy S5, o Galaxy S7 e Galaxy S7 Edge também contam com certificação IP68 e são totalmente resistentes à água. Por fim, temos o Moto G 3, da Motorola, que ganhou a certificação IPX7. Ele pode receber respingos, mas não é recomendável que fique completamente dentro da água, de acordo com a Lenovo/Motorola.

Qual o melhor celular a prova d'água do mercado? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luiz
    2016-05-13T10:58:19

    hj tem cupom 10% em smartphones no subm.. digite cuponizado no google

  • Fabio Oliveira
    2016-05-17T18:04:12

    É so embrulhar o Smartphone em uma camisinha. kkkk

  • Alessandro Tavares
    2016-05-13T12:41:20

    Uma capinha de R$10 no RJ e eu uso meu aparelho embaixo d'gua até nas praias.