Redes sociais

17/05/2016 07h00 - Atualizado em 17/05/2016 07h00

Instagram Analytics: rede social testa análise de audiência dos posts

Pedro Cardoso
por
Para o TechTudo

O Instagram colocou em teste ferramentas para contas de marcas e empresas na rede social. Em uma dessas novas funções, o Instagram Analytics vai mostrar a análise de dados de todas os posts e dos seguidores, como idade, localização e gênero. Uma das contas de Instagram selecionadas para o período de testes deixou as imagens vazarem no blog Later.com, o que logo começou a circular na Internet.

Instagram ganha novo visual

As imagens foram capturadas antes da reformulação visual do Instagram, por isso o visual do serviço está diferente nas capturas de tela. Entretanto, é certo afirmar que esses recursos terão a mesma aparência quando forem lançados já no novo design do Instagram, com o app em preto e branco.

instagram novo2 (Foto: Melissa Cossetti)Instagram ganha novo ícone colorido e interior do app fica preto e branco (Foto: TechTudo/Melissa Cruz)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

De acordo com as imagens, será possível saber como o volume total de seguidores está distribuído pelas cidades e países. Isso será um dado importante para marcas locais, por exemplo. Além de saber a porcentagem de pessoas que seguem sua conta e veem seus posts por gênero e idade.

Outro dado para acompanhar é o número de “followers” que o perfil ganhou em determinado dia e horário. Isso pode ser fundamental para entender qual post atraiu mais pessoas para o perfil e tentar estabelecer o tipo de texto ou foto mais eficiente para trabalhar.

Com as novas funções, o usuário também poderá saber quantas vezes uma foto foi visualizada, quantos usuários únicos acessaram seu conteúdo e qual a quantidade de “impressões”, ou seja, quantas vezes ela apareceu para o público do Instagram.

Quem está acostumado a trabalhar com anúncios em rede sociais sabe como esses dados são importantes na hora de divulgar algum produto ou marca. E é nisso que o Instagram está interessado, em atrair mais anúncios.

Os dados estatísticos do Instagram ainda não têm uma data para serem liberados (Reprodução/Later)Os dados estatísticos do Instagram ainda não têm uma data para serem liberados (Reprodução/Later)

Por enquanto, as ferramentas de análises só estão disponíveis para um pequeno grupo de contas no mundo todo.  “Estamos testando novas ferramentas de negócios que vêm para Instagram em poucos meses”, disse um porta-voz do Instagram para o site TechCrunch. 

Deste modo, o Instagram se aproxima do Facebook, ao aumentar a sua oferta de dados analíticos e formatos de publicidades. Como ainda não houve um anúncio oficial, não é possível saber se essas ferramentas estarão disponíveis para todos os usuários ou apenas para empresas.

O Instagram ficou melhor com visual preto e branco? Comente no Fórum do TechTudo.

Via Later e TechCrunch

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares