Celular

18/05/2016 06h00 - Atualizado em 18/05/2016 06h00

Moto G 4 ou iPhone SE: qual é o melhor lançamento com preço ‘baixo’ de 2016

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Com o lançamento do Moto G 4 e do iPhone SE em 2016, os consumidores podem ficar em dúvida sobre qual celular comprar. O sucessor do Moto G 3 chegou como um intermediário poderoso e de bom preço (R$ 1.299), enquanto o smartphone da Apple tem visual de iPhone 5S e processamento de iPhone 6S. Sem data de lançamento definida para o Brasil, o SE tem custo mais alto (R$ 2.699). 

Moto G 4, G 4 Play e Plus: saiba se celulares de 4ª geração compensam o preço

O Moto G 4 está à venda no site da Motorola, que foi comprada pela Lenovo. Os dois telefones contam com com especificações poderosas e são interessantes para quem pretende comprar um modelo lançado em 2016. Quer saber qual celular é a melhor opção para comprar? Confira o comparativo de especificações técnicas do TechTudo.

Moto G 4 ou iPhone SE: celulares com bom preço são destaques em 2016 (Foto: Arte/TechTudo)Moto G 4 ou iPhone SE: celulares com bom preço são destaques em 2016 (Foto: Arte/TechTudo)


Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Design

De um lado, o iPhone SE apresenta as características tradicionais dos desenhos da Apple, como corpo em alumínio e aspecto que reforça a imagem de bom acabamento e qualidade. Quem buscar o celular da Apple tem opções de cores cinza, prata, dourado e ouro rosé – todas elas apresentam um aspecto mais sóbrio. O mesmo não pode ser dito do Moto G 4, que ganharam botão home físico. Aqui, as cores são mais vivas, especialmente no painel traseiro: azul, verde claro, pink, vermelho, além de outros tons escuros, como preto e azul.

Saiba tudo sobre o novo Moto G 4 no vídeo abaixo:


Nas dimensões, o iPhone SE é mais compacto e deve ser mais amigável para mãos pequenas, já que mede 123,8 x 58,6 x 7,6 mm enquanto que o rival da Lenovo (dona da Motorola) 153 mm x 76,6 mm x 9,8 mm, o que faz do Moto G 4 mais largo, mais alto e mais espesso do que o telefone da Apple. No peso, são 113 gramas do iPhone SE contra 157 do smartphone da Motorola.

Tela

Tela do G4 permite imagens com maior definição (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Tela do G 4 permite imagens com maior definição (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Nesse quesito, as diferenças são grandes. O iPhone SE adota uma tela LCD de 4 polegadas e resolução de 1136 x 640 pixels, valor que resulta numa densidade de pixels por polegada de 326 ppi. Do lado da Motorola, a tela é bem maior em 5,5 polegadas e resolução Full HD, resultando em uma densidade de pixels de 401 ppi.

Nesse sentido, quem valoriza a definição da tela para ver vídeos, fotos e jogar acima de tudo, deve preferir o smartphone da Motorola já que os 401 ppi da tela Full HD devem garantir uma experiência de uso superior àquilo que é possível no iPhone. O iPhone SE, entretanto, pode ser uma boa pedida para quem quer alcançar os cantos da tela com uma mão só, já que o display é mais estreito.

Especificações

Otimizações da Apple devem garantir desempenho competitivo ao iPhone SE, mesmo com inferioridade nos números (Foto: Thassius Veloso/TechTudo)Otimizações da Apple devem garantir desempenho competitivo ao iPhone SE, mesmo com inferioridade nos números (Foto: Thassius Veloso/TechTudo)

No duelo dos detalhes técnicos, observando apenas a frieza dos números, a vantagem acaba pendendo para o Moto G 4: as versões G4 e G4 Plus dispõem de processadores de oito núcleos a 1,5 GHz (o G4 Play roda com um quad-core de 1.2) pareados com 2 GB de RAM. O iPhone SE, embora tenha a mesma quantidade de RAM, usa um processador de dois núcleos a 1,84 GHz.

Entretanto, a vantagem em números brutos para o Moto G 4 pode não ser significativa na hora de comparar o desempenho de ambos os aparelhos. Isso acontece porque a Apple tem capacidade de otimizar melhor seu sistema operacional (o iOS é exclusivo dos iPhones) aos seus processadores: enquanto a Moto G adota o Snapdragon 617 usado em uma grande quantidade de aparelhos, a Apple recorre ao A9, exclusivo dos iPhones.

A grande vantagem do Moto G 4 nas especificações está na possibilidade de permitir o aumento do espaço para arquivos por meio do uso de cartões microSD, expandindo o total para além dos 32 GB do aparelho. O iPhone SE, por outro lado, fica restrito aos 16 ou 64 GB vendidos com o telefone.

Ambos contam com 4G, Wi-Fi, Bluetooth e NFC, mas o iPhone SE se destaca pelo sensor de impressões digitais para desbloquear o celular via Touch ID. O Moto G 4 convencional não tem nada parecido, só a versão Moto G 4 Plus .

Câmera

Câmeras do Motorola G4 são melhores do que as do iPhone SE (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Câmeras do Motorola G4 são melhores do que as do iPhone SE (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

De um lado, o Moto G 4 apresenta sensor de 13 megapixels, flash duplo e foco a laser. O componente do G 4 é capaz de gravar vídeos em resolução Full HD com a tecnologia HDR habilitada, que garante qualidade de cor mais natural. O iPhone SE tem câmera de 12 megapixels e flash duplo. O grande destaque para a câmera do iPhone, no entanto, vai para o recurso Live Photos e pela gravação de vídeos em 4K, ausente no rival. Em resumo, se vídeos são importantes para você, o iPhone SE é a melhor alternativa.

Quem curte selfies, fica bem provido pela quarta geração do Moto G. Nele, a câmera tem abertura maior para fotos em baixa luminosidade (f/2.2) e 5 megapixels. O iPhone SE perde nesse aspecto, já que conta com humildes 1,2 megapixels.

Quer saber mais detalhes sobre o iPhone SE? Confira o vídeo:


Bateria

No iPhone SE a bateria é do tipo fixa com capacidade de 1.624 mAh, suficientes, segundo a Apple, para 14 horas de conversação e 3G. Por outro lado, o Moto G 4 vem com 3.000 mAh, condensados em uma bateria também não-removível. Além da capacidade bem superior, o componente da Motorola dispõe da tecnologia de recarga rápida TurboPower.

Preço e disponibilidade

O iPhone SE ainda não está à venda no Brasil e data de sua chegada ao mercado ainda é mistério. Mas já se sabe o preço: a Apple venderá o aparelho em sua loja a R$ 2.699, para a versão de 16 GB, e a R$ 2.999, para 64 GB.

iPhone SE tem design mais fino e é mais leve do que o Motorola G4 (Foto: Thassius Veloso/TechTudo)iPhone SE tem design mais fino e é mais leve do que o Motorola G4 (Foto: Thassius Veloso/TechTudo)

O Moto G 4 já pode ser adquirido na loja da Motorola no Brasil por preço bem mais em conta do que o previsto para o iPhone SE: R$ 1.299.

Conclusão

O comparativo entre o iPhone SE e o Moto G 4 é equilibrado numa série de quesitos, alguns deles sendo decididos apenas por preferências pessoais (como Android x iOS, ou tela pequena x tela grande), mas, em outros aspectos, as vitórias acabam caindo no colo do Moto G 4.

Para começar, o preço do Moto G 4 e sua disponibilidade o colocam em um patamar superior ao iPhone SE, anunciado a preço bem mais alto e equivalente a alguns smartphones Android muito interessantes, como Galaxy S6 e Moto X Style.

O que você achou do Moto G 4? Comente no Fórum do TechTudo.

Outros aspectos positivos do Moto G 4 são a tela com maior definição, câmeras de maior resolução (em especial a frontal), perspectiva de desempenho mais veloz em virtude do processador mais parrudo e a bateria, com o dobro de capacidade e carga rápida. Na ponta do lápis, tendo sempre em vista o preço, o Moto G 4 é uma escolha com melhor custo-benefício do que o iPhone SE.

Tabela comparativa entre Moto G 4 e iPhone SE (Foto: Arte/TechTudo)Tabela comparativa entre Moto G 4 e iPhone SE (Foto: Arte/TechTudo)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Paulo
    2017-06-28T07:02:00

    Tem anos que tenho iphone Apple e até desktop Mac, mas, deixaram muito a desejar, no passar dos anos são equipamentos controlados em que voce tem que ficar atualizando, já dos equipamentos da Samsung que tenho já tem anos, são muito melhores em custo/beneficio, estou abandonando a Apple, foi um tempo bom, mas, cansei de suas manobras, já a Samsung supera em tudo, muito melhor, não tem controle do usuário, sua liberdade vale ouro.

  • Bruno
    2016-08-30T00:52:39  

    Moto g4 plus 1000 vezes melhor

    recentes

    populares

    • Bruno
      2016-08-30T00:52:39  

      Boa tarde. Preciso comprar um outro aparelho telefone. Tenho LG H815P, até agora muito bom. De uma hora pra outra parou de funcionar. Pensei que fosse a bateria, mas, não, a placa queimou. Fui ver assistência fica entorno de R$ 800,00. Quero trocar de marca, qual voces me indicariam. Gosto do android, mas dizem que iphone e melhor. Podem me ajudar. obrigada

  • Cuiabano
    2016-05-18T15:04:38  

    Cara.... De verdade, quem usa Apple é pior que Petista. Teimoso demais... Povinho vão estudar, pesquisar e vão descobrir que a Apple usa algumas peças da SAMSUNG dentro de seus celulares. Sem noção, tudo querendo aparecer por causa de Preço, status... Acordem para vida XOMANO...

    recentes

    populares

    • Cuiabano
      2016-05-18T15:04:38  

      Detalhe, você usa 3 anos o iPhone e quer trocar porque quer atualizar para outro melhor e não porque ele não tem mais capacidade pra isso...

    recentes

    populares

    • Cuiabano
      2016-05-18T15:04:38  

      Meu iPhone 5s durou somente 2 anos e simplesmente um dia descarregou a bateria e não carregou mais, agora só serve de peso de papel. Devido ao custo x benefícios, optei por um Moto G4 Plus, tirando a parte de se adaptar ao Android, a maioria dos apps rodam exatamente do mesmo jeito que no iOS. Até o momento estou satisfeita com a troca.

  • Alan Farias
    2016-11-26T02:27:39

    Na moral tenho 2 iPhones um 5c 8gb na qual até hj não tive problemas e um SE . Minha irmã tem esse G4 e eu posso garantir q em questão de desempenho o iPhone da de lavada no dela. Isso eu posso provar . Meu 5c apesar de obsoleto já. Ainda jogo asphalt 8 e pokemon go liso sem travar nada. Além de ter o app do facebook e WhatsApp . Apple acertou mais uma vez.

  • Filipe Moreira
    2016-05-31T11:43:52  

    Acabei de adquirir um Moto G4 Plus. Estou satisfeito pela relação custo-benefício. Estava em dúvida entre o Iphone SE ou o Moto G4 Plus. Valeu a pena esperar o lançamento da Motorola. Espero não ter problemas com o Android e confesso que o IOS é melhor pois eu tinha um Iphone 5s.

    recentes

    populares

    • Filipe Moreira
      2016-05-31T11:43:52  

      Filipe, estou pensando em pegar um SE por ter uma tela pequena já que hoje tudo é maior que 5, essa telinha de 4 da para mexer normal? Ver videos no Youtube? Etc?

  • Jeff Martin
    2016-05-19T21:46:23  

    Iphone você tem a opcão de apenas um chip, tudo que você vai instalar é pago, o Icloud é intrasferível. Motorola é dois chips, tudo LIBERADO, todos os aplicativos, não tem tanta burocracia. Pra mim nunca foi ruim o desempenho, se o seu ta com um desempenho ruim faça uma verificação pois há alguns aplicativos que vivem reeniciando, portanto reduz a eficácia do processador. Há quem tenha seus gostos. Pra mim, a Apple não serve !! Motorola deu de mil <3

    recentes

    populares

    • Jeff Martin
      2016-05-19T21:46:23  

      henrique, as pessoas sempre arrumam um jeito de não acabar com o cydia, vai por mim!

    recentes

    populares

    • Jeff Martin
      2016-05-19T21:46:23  

      mesmo assim para que se matar e perder a garantia de um iphone e até brickar ele com jailbreak sendo que no moto g não precisa de nada disso kkkk.. cada uma que tenho que escutar ,é cada desculpa que chega a doer

  • Henrique Oliveira
    2016-09-02T09:55:00

    kkkk dês de quando R$2.799,00 é preço baixo kkkkk

  • Raissa Brito
    2016-08-28T14:21:45  

    Qual leva vantagem? O iphone 6s ou o moto g 4 plus? Tô em dúvida em qual comprar.

    recentes

    populares

    • Raissa Brito
      2016-08-28T14:21:45  

      O iPhone 6s é bem melhor, mas custa mais que o dobro do g4 plus, vale mais a pena comprar um galaxy s7 que é mais barato e melhor que o 6s

  • Thiago Moraes
    2016-07-06T09:47:00

    Eu acabei de trocar meu iPhone 4s após quase 5 anos sem qualquer dor de cabeça, somente alegrias com o ios (fora a bateria que sempre foi ruim), por questões de preço acabei optando pelo Moto G 4, tirando o fato que eu não gosto de usar o Android acho que o aparelho é bom! Espero conseguir me adaptar bem...

  • Deivid Cruz
    2016-06-05T15:33:30

    Não adianta mostrar que vale a pena ter um moto g4 ou iPhone SE melhor mesmo é o zenfone 3 super máquina veio bater de frente com essas marcas que só tem preço.

  • Filipe Moreira
    2016-05-31T11:45:44

    Esse comparativo entre o Moto G4 e o Iphone SE me ajudou muito! Fiz a coisa certa ao adquirir o Moto G4 Plus.

  • Wellison Feitosa
    2016-05-18T12:29:40  

    Pra sempre irei preferir o iPhone, TODOS os Android não importa as configurações vão travar, uma hora ou outra você ira passa raiva.

    recentes

    populares

    • Wellison Feitosa
      2016-05-18T12:29:40  

      Ah.. Vi vários por 500 reais... Só menos da metade do que você disse. 1100 reais, tá certo hahahahaha

    recentes

    populares

    • Wellison Feitosa
      2016-05-18T12:29:40  

      O IOS da iphone tbm uma hora ou outra vai travar amiguinho...

  • Lucas Oliveira
    2016-05-23T00:03:19

    E o G1 vive censurando minhas postagens!!

  • Sergio Lauro
    2016-05-19T18:52:33  

    Só quem tem iPhone sabe o que é ser vip, o resto é resto.

    recentes

    populares

    • Sergio Lauro
      2016-05-19T18:52:33  

      kkkkkkkkkkkkkk só por deus mesmo "vip" AONDE?NA FRENTE DO ESPELHO ?

    recentes

    populares

    • Sergio Lauro
      2016-05-19T18:52:33  

      tao vip que morrerao sem saber oque é um kernel ou a delicia que é de troca-lo ou muito menos da delicia de instalar inumeras funcoes do xposed. morrerao na eterna escravidao!!!

  • Leonardo Minuzzo
    2016-05-22T15:33:19

    Comparar telefones com $1.000 de diferença é injusto(mesmo Moto G ganhando) compare o iPhone com S7 Edge, Nexus.... Ele toma uma surra.!!!

  • Cleiton
    2016-05-21T13:46:19  

    Iphone não encherga a rede wi-fi quando o roteador está no canal 12,13 ou 14, não conecta no roteador quando a senha é WPA 2-psk , vários clientes meus já comentaram que enquanto via outros conectados na rede de um hotel por exemplo o iphone deles nem via a rede kk

    recentes

    populares

    • Cleiton
      2016-05-21T13:46:19  

      Eu falo baseado nas péssimas experiências com iPhone, o tal IOS, sou técnico em informática, trabalho com redes, câmeras PCs entre outras coisas, e sempre tenho que configurar diversos aparelhos de diversar marcas, os piores sempre são Apple, todoas as empresas fazem primeiro o app para Android e muito tempo depois IOS, e os apps sempre são menos elaborados.

  • JEAN FONSECA
    2016-05-20T07:37:32

    Matéria paga acorda tech tudo que título é esse desde quando iphone tem preço baixo ?resposta ao título nenhum dos dois

  • Douglas
    2016-05-19T23:30:18

    Não gostei do iPhone você fica muito restrito aos aplicativos que são maioria pagos , comprei um s6 edge e não troco não kkkk

  • Teiverson
    2016-05-19T11:32:34

    será que já tem nas lojas algum desses?

  • Elida Palhares
    2016-05-18T11:45:12  

    Motorola venceu de nocaute essa, mais uma vez.

    recentes

    populares

    • Elida Palhares
      2016-05-18T11:45:12  

      Uma pena que depois de um tempo o android para, ja o iphone o desempenho parece que melhora, aceita que dois menos kkkkk nunca vao fazer melhor que a apple, nunca ...

    recentes

    populares

    • Elida Palhares
      2016-05-18T11:45:12  

      tenho um moto G de primeira geração, e o desempenho dele continua o mesmo, pena que ele tem um defeito, não tem entrada pra cartão de memória e os 8Gb dele não me servem mais ! Fora isso não tenho o que reclamar !!

  • Rafael Silveira
    2016-05-18T13:17:36  

    Tentam lançar mil dispositivos e no fim ninguem bate o iPhone , em lugar nenhum no mundo !!!

    recentes

    populares

    • Rafael Silveira
      2016-05-18T13:17:36  

      entao sugiro que vc pare de perder tempo aqui e vá fazer sua boa ação Vanderley por que aqui o assunto não é remédio

    recentes

    populares

    • Rafael Silveira
      2016-05-18T13:17:36  

      Pobres iludidos com a marca APPLE! Só tem preço alto. Outros aparelhos são iguais ou melhores em tudo e ainda tem 2 chips e pode se por cartão de memória. IPHONE vira ano e é sempre a mesma coisa com a diferença que os preços ficam ainda mais altos. FATO!!!

  • Vanderley
    2016-05-19T02:08:45  

    Desperdício é gastar quase 2 salários mínimos em um objeto que em menos de 2 anos ou 1 ter que descartar por defeito ou para se ter um modelo atual.

    recentes

    populares

    • Vanderley
      2016-05-19T02:08:45  

      Ah cara, não viaja! Isso é a maior besteira. Desperdício é gastar com maços de cigarro ou com drogas. Vem aqui dar uma de bom moço.

    recentes

    populares

    • Vanderley
      2016-05-19T02:08:45  

      Fala besteira não, meu moto G1 já tem mais de 2 anos e ta perfeito amigão,

  • Matheus
    2016-05-18T14:34:59

    Iphone é modinha fi... vocês querem ser americanos.. parem que tá feio !

  • Gabril
    2016-05-18T12:37:27  

    A lenovo acabou com o modelo MOTO G

    recentes

    populares

    • Gabril
      2016-05-18T12:37:27  

      Ai só blá blá blá, eu tenho um 5s e um Galaxy A7 octa core de 2GB de RAM sinceramente o A7 não tem travado e nunca ainda travou estou com ele a oito meses já o 5s tem travado muito tirei todos os jogos e apps diminuiu não parou,

    recentes

    populares

    • Gabril
      2016-05-18T12:37:27  

      fui me informar e descobrir pois o IOS atual versão 9.3.1 está otimizada para os modelos de iphone 6s em diante com hardware melhores então fica dica de quem tem iphone, quem compra iphone não é só porque são bons modelos 6s em diante mais por status digo e repito experiencia própria não compraria novamente são muito caros sou um duro que dei a sorte de comprar barato vlw...

  • Ratis
    2016-05-19T09:04:28

    Só idiota paga mais que o dobro só por causa de uma maçãzinha.