Roteador

16/05/2016 06h00 - Atualizado em 16/05/2016 06h00

Repetidor ou roteador mais potente? Veja o que vale mais a pena

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Escolher entre um repetidor ou roteador mais potente quando o sinal da Internet está fraco não é tão simples quanto parece. A origem do problema tem papel determinante nessa decisão, já que os aparelhos atuam de forma diferente.

Como mudar o nome e a senha da sua rede Internet Wi-Fi

Obstáculos e longas distâncias são algumas das razões para perda do sinal Wi-Fi, mas que exigem soluções diferentes. Confira o que cada aparelho faz e e veja o que vale mais a pena usar em casa ou no ambiente de trabalho. 

Roteador encaminha pacotes de dados entre redes (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)Roteador encaminha pacotes de dados entre redes (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)

O que cada um faz?

A principal função do roteador é encaminhar e organizar os pacotes de dados entre redes. Para fazer isso, o dispositivo reconhece os aparelhos conectados à rede e designa um endereço de IP para cada, estabelecendo em seguida como as informações serão enviadas e recebidas. No caso dos roteadores Wi-Fi, o sinal da Internet é transmitido através da antena.

Já o repetidor pega o sinal já existente emitido pelo roteador e, como o nome já diz, o repete. Ao fazer isso, o aparelho cria uma segunda rede, que terá as mesmas características da anterior, porém com maior alcance em relação ao modem/roteador original.

Antenas do roteador, potência e alcance

A antena do roteador tem papel decisivo na propagação do Wi-Fi. A peça é responsável por aumentar a potência do transmissor, tendo sempre sua própria potência medida em decibel isotrópico (dBi). Quanto mais alto for o valor em dBi, maior será o ganho de potência e, consequentemente, o sinal chegará mais longe. Assim, o sinal de um roteador com antena de 6 dBi alcança maiores distâncias do que um com 3 dBi.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Antenas do roteador aumentam ganho de sinal (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Antenas do roteador aumentam ganho de sinal (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Essa propagação descrita acima é feita em linha reta. Em outras palavras, maiores taxas de dBi implicam em maiores distâncias em uma só direção. De fato, o ângulo de irradiação reduz proporcionalmente a medida que o valor expresso em dBi aumenta. Pegando as mesmas antenas de 6 e 3 dBi como exemplo, a primeira faz o sinal chegar quatro vezes mais longe, mas em um campo quatro vezes mais estreito.

A quantidade de antenas não interfere no alcance. Um roteador com três antenas de 5 dBi, por exemplo, continua com ganho de 5 dBi, e não de 15 dBi. Contudo, o tráfego de dados tende a melhorar, pois haverá mais pontos de transmissão e recepção de sinal. De forma semelhante, o número de antenas não faz com que as ondas de rádio tenham mais poder para atravessar obstáculos.

Número de antenas do roteador melhora tráfego, mas não aumenta alcance (Foto: Carol Danelli/TechTudo)Número de antenas do roteador melhora tráfego, mas não aumenta alcance (Foto: Carol Danelli/TechTudo)

Considerando essas informações, fica claro que um roteador com boa potência de transmissão e ganho de antena é recomendável em lugares compridos, com poucas obstruções e paredes não muito grossas.

Quando usar o repetidor

Às vezes uma casa não é tão grande e a potência do roteador já seria suficiente para cobri-la totalmente. No entanto, um cômodo fica sem sinal de Wi-Fi. Isso pode acontecer por causa da interferência de outros eletrônicos, objetos metálicos, paredes grossas e obstáculos físicos em geral.

Repetidor Powerline DHP-W220AV, da D-Link (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Repetidor Powerline DHP-W220AV, da D-Link (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Neste caso, não adianta comprar um roteador mais avançado, pois o ponto cego irá permanecer. A solução ideal para essa situação é o repetidor, que poderá se instalado exatamente onde o sinal primário começar a falhar.

O dispositivo também pode ser a saída quando existem muitos aparelhos ligados na rede sem fio e o roteador apresenta limite baixo. Vale lembrar, porém, que roteadores básicos atuais permitem 40 conexões simultâneas, quando não mais. Se você tem um modelo recente em casa, vale resetá-lo para limpar os IPs registrados.

Instalação

Facilidade de instalação pode ser um fator decisivo se você observou aspectos positivos nas características dos dois aparelhos. Neste sentido, a notícia boa é que tanto repetidores quanto roteadores atuais prezam muito pela simplicidade. 

Repetidor TP-Link TL-WA850R tem instalação simples (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Repetidor TP-Link TL-WA850R tem instalação simples (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Em ambos os casos, mesmo consumidores iniciantes em redes sem fio não costumam ter problemas na configuração. Mas se você quer o dispositivo mais simples possível, escolha o repetidor. Isso porque o aparelho normalmente conta com recurso de copiar as configurações do roteador principal, dispensando definições adicionais.

Já os roteadores irão demandar um ajuste na configuração via navegador web. Esse processo não é complicado e as fabricantes costumam oferecer um guia de definições automáticas, que na prática leva apenas alguns minutos para ser concluído. Em todo caso, será um tempo a mais do que o dispensado com os repetidores.

Qual é o repetidor mais barato? Comente no Fórum do TechTudo

Preço

É possível encontrar repetidores e roteadores por menos de R$ 100 com certa facilidade. Os repetidores, porém, costumam ser ligeiramente mais caros quando comparados com roteadores com a mesma taxa de transferência de dados. A diferença média costuma oscilar entre R$ 20 e R$ 60.

Conclusão

Os aparelhos têm funções distintas e resolvem problemas específicos. Se o sinal de Wi-Fi da sua casa fica fraco a qualquer distância do roteador; se você quer melhorar o tráfego de dados; se sua casa é comprida e possui apenas um piso: o melhor é escolher um roteador mais potente.

Caso você more em uma casa de dois andares, tenha cômodos ou pontos específicos que não recebam sinal ou se conecte à Internet a partir de muitos devices, a melhor opção é comprar um repetidor.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ruba Mazelia
    2016-05-17T06:41:53  

    Li vários comentários sobre o repetidor de sinal dizendo não valer nada. Minha experiência diz ao contrário. Moro num sobrado e tenho um roteador no andar de cima e um repetidor no andar de baixo. Se eu desligar o repetidor o meu sinal nos cômodos de baixo cai 50%. Portanto pra mim tem funcionado.

    recentes

    populares

    • Ruba Mazelia
      2016-05-17T06:41:53  

      eu uso somente um roteador.. e zefini..dá muito bem na parte de cima, onde está meu leito..accesspoimt praq?

    recentes

    populares

    • Ruba Mazelia
      2016-05-17T06:41:53  

      Qual a marca do seu repetidor, Ruba?

  • Frederico Oliveira
    2016-05-17T09:16:49  

    A matéria ao menos podia explicar que a rede wi-fi é diferente da rede internet ...Melhor explicando a rede wi-fi tem acesso a internet e não impota se vc tem "um tracinho" ou a barra cheia a velocidade da internet vai continuar a mesma o que vai fazer diferença é na hora de você transferir arquivos do PC pro note , do pc do seu quarto pro quarto do seu irmão ou o filme do PC pra tv da sala nesse caso sim se vc tiver um melhor sinal da rede wi-fi muito melhor sua velocidade de transferência , mas a velocidade da internet vai ser sempre a mesma .

    recentes

    populares

    • Frederico Oliveira
      2016-05-17T09:16:49  

      Ouxi, lógico que interfere! A instabilidade da conexão e a perda elevada de pacotes pode afetar seu tempo de download sim, cara! De fato, são, talvez, dois dos principais fatores que dão a sensação de lentidão na internet pro usuário!

    recentes

    populares

    • Frederico Oliveira
      2016-05-17T09:16:49  

      Eduardo Costa, a latência interfere sim no download, porém não de forma contínua.

  • Darcy Orkurt
    2016-05-16T20:01:28  

    PROPAGANDA ENGANOSA.. SE INTERNET SÓ MELHORA, AUMENTANDO O PACOTE DE 10 P/15 OU DE 15/30Megas.. O RESTO DE WI FI VOANDO SÓ NO TOBADESSES CARAS..

    recentes

    populares

    • Darcy Orkurt
      2016-05-16T20:01:28  

      Não adianta nada comprar wi fi melhor se a internet que passa por ela não for boa. A não ser que o objetivo do wi fi seja meramente interligar os computadores.

    recentes

    populares

    • Darcy Orkurt
      2016-05-16T20:01:28  

      Ai, que "BURO" dá zero pra ele! Rsrsrs!

  • Daniel Cormier
    2016-05-16T17:29:15

    NOVO APLICATIVO DEIXA SEU WHATS VOANDO E VC ACESSA LUGARES NUNCA ACESSADOS. TURBINE SEU WHATS COM UM SUPER PROGRAMA MAGICO, MAIS UMA DA TECH TUDO

  • Paulo Nunes
    2016-05-17T11:08:45  

    Aí, você aumenta a potência e descobre que o vizinho da outra quadra está roubando seu wifi!

    recentes

    populares

    • Paulo Nunes
      2016-05-17T11:08:45  

      senha pq q, né?

  • Daniel Cormier
    2016-05-16T17:28:14  

    COMPRE SEU REPETIDOR E SAINDO VOANDO JUNTO COM A INTERNET. SÓ ESSE TECH TUDO MESMO, NAO TEM COISA MELHOR PRA POR NAO

    recentes

    populares

    • Daniel Cormier
      2016-05-16T17:28:14  

      São muito Fracos!

    recentes

    populares

    • Daniel Cormier
      2016-05-16T17:28:14  

      Repetidor não vai melhorar a internet e sim o sinal de wi fi

  • Fernando Santos
    2016-05-17T10:27:45  

    Repetidor da TP Link é uma porcaria. Gastei dinheiro a to nesta bomba que tá jogada lá em casa.

    recentes

    populares

    • Fernando Santos
      2016-05-17T10:27:45  

      tem que sair da 56kbps, moço.. senão não funfa mesmo.

  • Álvaro
    2016-05-17T10:55:00

    O grande problema das redes wifi hoje, é a interferência de outros roteadores wifi, pois no Brasil nos temos somente 11 canais para a frequência de 2.4ghz , e a grande quantidade de equipamentos instalado acaba gerando problemas. Ideal é ter um roteador com uma potência do sinal de transmissão maior, mas não é garantia de que vai funcionar 100%....felizmente o que pode nos salvar é nova faixa de frequência de 5 Ghz, mas ainda não é todos equipamentos que suportam isso..

  • Mauro Fonseca
    2016-05-17T05:30:36  

    essa porcaria de repetdores de sinal nao vale nada tenho um novinho configurada e nao funciona esta guardado na caixa tive que passar cabo de redes para minha tv smart funcionar nao caio mais nessa

    recentes

    populares

    • Mauro Fonseca
      2016-05-17T05:30:36  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Mauro Fonseca
      2016-05-17T05:30:36  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Bruno Botelho
    2016-05-17T01:04:45  

    Eles não cansam de tentar vender estas porcarias.

    recentes

    populares

    • Bruno Botelho
      2016-05-17T01:04:45  

      na minha casa uso um repetidor, o modem fica longe do meu quarto e somente com ele que chegou o sinal.

  • Wenderson Rodrigues
    2016-05-17T07:02:29

    para mim funciona muito bem, tem que ter a distancia correta do roteador..

  • Renan Silva
    2016-05-17T05:05:44

    Eu uso dois roteadores em casa. É um pouco mais difícil de configurar mas me serve bem.

  • Sergio Cruz
    2016-05-16T21:13:39

    Os adaptadores LAN também fazem o papel de repetidor wi-fi?

  • Marcos Sassemburg
    2016-05-16T20:56:47

    Aqui em casa é tudo no cabo. Somente assim não perde velocidade de tráfego. WI-FI somente para os smarts

  • Alexandre Lima
    2016-05-16T14:07:52  

    Eu TENHO EM CASA o repetidor da TP-Link modelo TL-WA850RE (aparece aí na imagem) o preço é bom e a qualidade é ótima. Rebate e amplifica fortemente o sinal do wi-fi por toda casa, é muito bom.

    recentes

    populares

    • Alexandre Lima
      2016-05-16T14:07:52  

      169,00

    recentes

    populares

    • Alexandre Lima
      2016-05-16T14:07:52  

      Mateus aqui em São Paulo, você encontra por 80 reais... acredito que em lojas online também encontre perto disso...

  • Marcelo Sganzerla
    2016-05-16T17:36:19

    Pessoal, eu tenho um roteador no quarto e meu pc fica na sala (Distancia de 3 paredes).. O sinal chega no pc ( Tenho usado aqueles Wifi USB DLINK125NA ) o problema é que ele tem muita oscilação de sinal... as vezes pega muito bem (media de 15 de ping nos jogos) mas as vezes ele aumenta drasticamente o ping.. Qual seria o melhor a se fazer? Comprar um Roteador melhor? Mudar o USB WIfi? ou então comprar esse Repetidor? Obrigado!

  • Ricardo Barros
    2016-05-16T13:07:53  

    Tudo é ruim dinheiro jogado fora fria vai não!!!

    recentes

    populares

    • Ricardo Barros
      2016-05-16T13:07:53  

      ótimo aparelhos, trabalho com isso e recomendo o uso, principalmente do repetidor tp-link

    recentes

    populares

    • Ricardo Barros
      2016-05-16T13:07:53  

      mentiroso.

  • Jorge Fernandes
    2016-05-16T15:52:06

    - "Essa propagação descrita acima é feita em linha reta" , por favor ensina pra esse asno que as ondas de rádio se propagam de forma esférica.

  • Eberth Alves
    2016-05-16T13:49:31  

    Sempre essas soluções michurucas e remuneradas, queremos aqui no brasil wi fi liberado, de qualidade, igual nos Estados Unidos ...

    recentes

    populares

    • Eberth Alves
      2016-05-16T13:49:31  

      Wi-fi liberado nos Estados Unidos? Qualidade ok, mas liberado? de graça? Onde?

  • Abel Sarsur
    2016-05-16T12:47:43  

    Consigo utilziar 2 repetidores na mesma rede?

    recentes

    populares

    • Abel Sarsur
      2016-05-16T12:47:43  

      Sim

    recentes

    populares

    • Abel Sarsur
      2016-05-16T12:47:43  

      Sim, Abel, é possível.

  • Richard Talles
    2016-05-16T13:42:19

    ola tenho um sinal de wifi livre em casa consigo aumentar o sinal dele com um repetidor de sinal?

  • Luiz Ricardo
    2016-05-16T13:05:52

    essas matérias são uma piada, e tudo magico, tudo voando kkkkkkkkk