Media centers

18/05/2016 06h00 - Atualizado em 18/05/2016 06h00

Tudo que você precisa saber sobre o Mi Box Mini, dongle da Xiaomi

Gabriel Ribeiro
por
Para o TechTudo

O Mi Box Mini é a aposta da Xiaomi para desbancar o favoritismo do Chromecast e da Apple TV. O dispositivo da empresa chinesa traz alguns diferenciais para conquistar os usuários, como armazenamento interno e controle remoto, recursos encontrados em poucos media centers. 

O que levar em consideração antes de comprar um media center

Esse tipo de aparelho ganhou popularidade principalmente por causa do dongle do Google. Os dispositivos prometem transformar TVs comuns em modelos smart, permitindo conexão a Internet e acesso a aplicativos e jogos. Se está pensando em investir no gadget da Xiaomi, veja tudo que você precisa saber sobre o Mi Box Mini e confira se vale a pena importá-lo.

Mi Box Mini tem design que lembra carregador de smartphone (Foto: Divulgação/Xiaomi)Mi Box Mini tem design que lembra carregador de smartphone (Foto: Divulgação/Xiaomi)

Design

Imagine um carregador de smartphone. Este é o design da Mi Box Mini. E isso é uma das principais críticas ao dispositivo da Xiaomi. Ao contrário de seus concorrentes, que para funcionar é preciso apenas plugar o USB e o HDMI na TV, o gadget precisa de uma tomada.

Ou seja, quem não tem uma tomada próxima ao televisor, uma extensão ou um cabo HDMI com tamanho suficiente, vai encontrar dificuldade para conectar o aparelho.

Especificações

A Mi Box Mini traz uma configuração que a coloca em pé de igualdade junto aos seus concorrentes diretos. O modelo traz processador de quatro núcleos MediaTek MT8685, GPU Mali 450 e 1 GB de RAM, além de conexão AC dual band, podendo trabalhar tanto em 2.4 GHz, quanto em 5 GHz.

O diferencial do aparelho da Xiaomi está no armazenamento interno, visto apenas em media centers mais robustos, como a Apple TV. O dongle consegue guardar até 4 GB de dados, o que pode ser pouco para filmes, mas ajuda a salvar games para quando estiver offline.

Mi Box Mini traz controle remoto (Foto: Divulgação/Xiaomi)Mi Box Mini traz controle remoto (Foto: Divulgação/Xiaomi)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tech no Android ou iPhone

O dispositivo tem suporte a Bluetooth 4.0, que permite a conexão de joysticks, fones de ouvido e caixas de som. Aliás, a Mi Box Mini vem com um controle remoto exclusivo, um ponto a frente do Chromecast, já que pode ser usada sem um smartphone ou computador conectado.

Em relação a qualidade de vídeo, a Mi Box Mini reproduz imagens em até 1080p a 30 frames por segundo. O dispositivo também roda filmes nas extensões mais comuns, como .FLV, .MKV e .AVI, além de oferecer suporte aos codecs H.263 , H.264 e H.265.

Software

Aqui está talvez o grande ponto negativo da Mi Box Mini. Isso porque a set-top box não traz algumas funções importantes vistas no Chromecast, como a possibilidade de reproduzir o conteúdo de aplicativos, como o YouTube, na TV. Para ter essa função, é necessário baixar apps de terceiros.

O modelo roda uma versão customizada do Android 4.4.2 chamada de MIUI TV. A má notícia é que não há nenhum conteúdo em português. O idioma padrão é o mandarim. É possível mudar o idioma dos menus para inglês, mas o conteúdo em geral é na língua chinesa.

Preço e disponibilidade

A Mi Box Mini já possui venda internacional, mas ainda não chegou oficialmente no Brasil. O preço gira em torno de US$ 60, cerca de R$ 210 em conversão direta, sem o custo de frete e os impostos de importação.

O que levar em conta na hora de comprar um Chromecast? Comente no Fórum do TechTudo


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Wagner Castro
    2017-07-24T08:27:20

    Gostaria de ver uma análise do dongle da Amazon, o FireStick

  • MOISES JUNIOR
    2016-05-18T12:24:58  

    Não comprem produtos "Made in China" !

    recentes

    populares

    • MOISES JUNIOR
      2016-05-18T12:24:58  

      nunca nem viu um aparelho da xiaomi e esta ai, escrevendo *osta, deve ser daqueles que paga mais caro por causa de nome

    recentes

    populares

    • MOISES JUNIOR
      2016-05-18T12:24:58  

      Falou o animal que usa iphone. Onde tu acha que são fabricados?

  • José Couto
    2016-12-05T09:17:59

    Ah um pequeno detalhe .... idioma padrão mandarim kkkkk e não tem português rsss

  • Washington Borges
    2016-08-03T19:22:55  

    na minha pagina vc encontra o AndroidTV Facebook digita lá WBOSTORE

    recentes

    populares

    • Washington Borges
      2016-08-03T19:22:55  

      wBOSTORE kkkkkkkkkkkk que bost

  • Jose Costa
    2016-05-18T16:33:23  

    Com esse preço todo, prefiro comprar a TV que já venha adaptada (SMART). Roberto Nogueira - Aracaju/SE.

    recentes

    populares

    • Jose Costa
      2016-05-18T16:33:23  

      comparando os valores de um aparelho desse com uma smart que geralmete só tem youtube e netflix vale mais um desse.

  • David Coelho
    2016-05-18T18:08:16  

    Está $39 na Aliexpress, total R$ 134. Frete grátis.

    recentes

    populares

    • David Coelho
      2016-05-18T18:08:16  

      $37 na Gearbest.

  • Kamylo
    2016-05-18T14:27:26  

    "O idioma padrão é o mandarim". Qual o problema ? ? ?

    recentes

    populares

    • Kamylo
      2016-05-18T14:27:26  

      nem sabia q o duolingo ensinava mandarim. Partiu estudar pra comprar o Mi Box

    recentes

    populares

    • Kamylo
      2016-05-18T14:27:26  

      Tem ingles, espanhol .

  • Danilo Barboza
    2016-05-19T01:54:09  

    Não tem YouTube? Ponto MUITO negativo.

    recentes

    populares

    • Danilo Barboza
      2016-05-19T01:54:09  

      Tem YouTube sim alias tem qualquer aplicativo baixando da googla play.

  • Raoliveira
    2016-05-19T11:21:18  

    Até a tubão?

    recentes

    populares

    • Raoliveira
      2016-05-19T11:21:18  

      se sua tv de tubo tiver hdmi, funciona, mas a resolução vai ser horrenda

  • Raoliveira
    2016-05-19T11:21:05

    at

  • Lourival Figueiredo
    2016-05-18T13:30:36  

    Juro. Foi a última publicação que li. Não caio mais. Prometo

    recentes

    populares

    • Lourival Figueiredo
      2016-05-18T13:30:36  

      Kkkkkk.....Essa foi ótima, muito boa mesmo. Sensacional!!!...

    recentes

    populares

    • Lourival Figueiredo
      2016-05-18T13:30:36  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Eduardo Nascimento
    2016-05-19T09:32:48

    Parei de ler em "gadget precisa de uma tomada".

  • Felipe Santos
    2016-05-18T22:14:10

    "Mágico" "Milagroso" "Bizarro" que falta de vocabulário hen??

  • Daniel Santos
    2016-05-18T14:19:33  

    Se custa 60 dólares vai chegar aqui por uns R$ 500,00. o ChromeCast 2 custa 35 dólares e veio custando R$ 400,00

    recentes

    populares

    • Daniel Santos
      2016-05-18T14:19:33  

      Moisés junior sua anta VC acha que esses eletrônicos vem de onde ou e fabricado em que lugar larga de ser burro guase tudo e feito na China sua anta

    recentes

    populares

    • Daniel Santos
      2016-05-18T14:19:33  

      Nossa Ivanildo, ce é e muito mau humorado, deve ser falta de mulher.

  • Douglas Cavalcante
    2016-05-18T13:24:04

    Mágico, perfeito, bizarro, baratinho

  • Kenseiden
    2016-05-18T12:51:29

    Chromecast é encontrado mais barato.

  • José Sousa
    2016-05-18T12:14:55  

    Pq ao invés de colocar "Aparelhinho mágico", não colocam "Mais um aparelhinho mágico"??? Pq toda semana aqui sei um novo "Aparelhinho mágico que deixa sua tv smart"

    recentes

    populares

    • José Sousa
      2016-05-18T12:14:55  

      Mágico, infinito, bizarro, polêmico, baratinho, milagroso, humilha, turbina, voando etc. kkkkkkkkk!!!

  • Andre Soares
    2016-05-18T12:12:30

    que boooom

  • Diogo Braga