25/06/2016 09h00 - Atualizado em 25/06/2016 09h00

Como forçar a atualização do driver de vídeo no Windows

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Usuários de notebooks podem encontrar dificuldades em atualizar drivers gráficos, especialmente de placas de vídeo com o erro “O driver instalado não é válido para esse computador”. Isso ocorre porque alguns fabricantes bloqueiam o uso de drivers genéricos por entender que versões específicas são as ideais para seus produtos. O problema dessa prática é que o usuário pode ter acesso somente a uma versão antiga do driver de vídeo, ficando sem as atualizações, correções e melhorias de performance implementadas pela fabricante no software. 

Intel e Microsoft tentam reduzir consumo de bateria do Windows 10 e da Cortana

Antes de realizar a atualização, crie um ponto de restauração no Windows, caso a sua atualização não dê em bons resultados. Também é importante baixar e aplicar o driver correto para o seu computador, levando em conta não apenas o modelo da placa de vídeo, mas versão do seu sistema operacional (Windows 7, Windows 8, Windows 8.1, Windows 10).

Como criar um ponto de restauração no Windows 10

Como criar um ponto de restauração no Windows 8

Como criar um ponto de restauração no Windows 7

O driver permite que o periférico ou dispositivo funcione no Windows 10 (Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo) (Foto: O driver permite que o periférico ou dispositivo funcione no Windows 10 (Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo))Como forçar a atualização do driver de vídeo em notebooks? (Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 1. Baixe o driver de vídeo que deseja aplicar no seu computador. Navegue pelo site do fabricante da GPU e baixe o driver adequado;

Encontre o drive de vídeo correto no site do fabricante (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Encontre o drive de vídeo correto no site do fabricante (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 2. No caso da Intel , o driver virá em um arquivo compactado. Faça o unzip para uma nova pasta;

Descompacte o driver numa nova pasta (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Descompacte o driver numa nova pasta (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 3. Agora, abra o Painel de Controle do Windows;

Vá até Hardware e Sons para encontrar o Gerenciador de Dispositivos (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Vá até Hardware e Sons para encontrar o Gerenciador de Dispositivos (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 4. Acesse o Gerenciador de Dispositivos;

Acesse o Gerenciador de Dispositivos (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Acesse o Gerenciador de Dispositivos (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 5. Na lista do Gerenciador, encontre “Adaptadores de Vídeo” e expanda o campo. Dê um clique duplo sobre a placa de vídeo. No caso do nosso exemplo, a Intel HD Graphics 5500;

Localize a sua placa de vídeo na lista (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Localize a sua placa de vídeo na lista (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 6. Na janela que será aberta, acesse a aba “Driver”;

Clique na aba driver (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Clique na aba driver (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 7. Escolha a opção “Atualizar driver”;

Clique no botão para atualizar (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Clique no botão para atualizar (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 8. Escolha a opção “Procurar software de driver manualmente”;

Opte pela opção de atualização manual (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Opte pela opção de atualização manual (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 9. Na nova janela, clique em “Procurar” para localizar o driver de vídeo novo. Navegue pelas pastas até encontrar a pasta que você descompactou no passo 2;

Use o botão Procurar para achar o driver localizado na pasta que você descompactou antes (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Use o botão "Procurar" para achar o driver localizado na pasta que você descompactou antes (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 10. Aponte a pasta “Graphics” como mostra a imagem. Clique em OK e em Avançar;

Localize a pasta Graphics do driver (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Localize a pasta Graphics do driver (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 11. O Windows começará a ler e a instalar o driver;

Com o driver localizado, o Windows vai iniciar a atualização (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Com o driver localizado, o Windows vai iniciar a atualização (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 12. Em seguida, a atualização terá sido concluída. Não se assuste se a tela piscar, ficar escura e demorar para voltar. É normal. Para um funcionamento ainda melhor, procure reiniciar o PC em seguida.

Você receberá um aviso de que tudo deu certo (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Você receberá um aviso de que tudo deu certo (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Problemas com Windows Update? Ajude usuários no Fórum TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Juniior Dutra
    2016-06-25T18:21:15  

    Estou com um problema na placa de vídeo, sempre instalo um driver da nvidia mais atualizado, o PC da tela azul "nnvlddmkm.sys". Alguém pode me ajudar? Por favor

    recentes

    populares

    • Juniior Dutra
      2016-06-25T18:21:15  

      o seu pc por acaso é dell? to com mesmo problema. o suporte da dell me disse que primeiro preciso atualizar meu intel hd, so dps o nvidia. problema que nao consigo atualizar meu intel hd, sempre da erro e diz que eu ja tenho a melhor versao, mesmo ela sendo de 2015! nao sei mais oq faço... tem muitaaa gente com esse mesmo problema, ngm conseguiu soluçao ainda