Ferramentas de sistema

28/06/2016 08h00 - Atualizado em 28/06/2016 08h00

Como rodar o ChromiumOS a partir do pendrive

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

O CloudReady é uma versão do ChromiumOS, a edição gratuita e livre do Chrome OS, o sistema operacional do Google que roda em Chromebooks. Assim como nas distribuições Linux, o CloudReady permite que o usuário instale o sistema em um pendrive e utilize esse dispositivo para rodar o sistema no PC. Não é preciso instalar nada para experimentar o ChromiumOS antes de decidir se deseja tê-lo definitivamente. Veja como fazer o sistema do Google rodar no seu pendrive.

Como usar o Chrome OS com VirtualBox

Passo 1. Baixe o CloudReady;

Baixe o CloudReady no formato .bin (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Baixe o CloudReady no formato .bin (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 2. Você vai precisar do navegador Google Chrome e do aplicativo Chromebook Recovery Utility;

Abra o Chromebook Recovey Utility (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Abra o Chromebook Recovey Utility (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 3. Com o CloudReady baixado, execute o Chromebook Recovery Utility. Com o aplicativo aberto, clique em “Get started”;

Clique em Get started para começar (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Clique em "Get started" para começar (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 4. Na nova janela, clique no botão simbolizado por uma engrenagem, no canto superior direito da janela.

Algumas opções serão exibidas. Escolha “Use local image”;

Escolha a opção que permite o uso de um arquivo local para criar o pendrive bootável do ChromiumOS (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Escolha a opção que permite o uso de um arquivo local para criar o pendrive bootável do ChromiumOS (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 5. Navegue entras as pastas do seu computador em busca do arquivo do CloudReady que você baixou anteriormente. Quando encontrá-lo, selecione e clique em “Abrir”;

Encontre o arquivo .bin do CloudReady para criar o pendrive (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Encontre o arquivo .bin do CloudReady para criar o pendrive (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 6. Agora, você deve escolher o pendrive em que o sistema deverá ser instalado e clique em “Continue”.

Atenção: todos os dados do pendrive serão excluídos;

Na tela seguinte, selecione o pendrive em que deseja criar o bootável do ChromiumOS (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Na tela seguinte, selecione o pendrive em que deseja criar o bootável do ChromiumOS (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 7. Nessa nova tela, apenas confirme clicando em “Create now”.

Confirme para continuar (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Confirme para continuar (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 8. O processo de gravação no pendrive terá início. O procedimento leva alguns minutos e é composto de diversas fases.

Além disso não se preocupe com as porcentagens que medem o progresso oscilando de forma estranha, é normal;

Não se assuste com prazos e porcentagens bizarras (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Não se assuste com prazos e porcentagens fora do comum (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 9. Depois do processo terminar, uma tela avisará que tudo correu bem. Clique em “Done”;

Basta clicar em Done e usar o pendrive com o ChromiumOS (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Basta clicar em "Done" e usar o pendrive com o ChromiumOS (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 10. O pendrive com o ChromiumOS ficará inutilizável no Windows, só servindo para inicializar o sistema do Google ou para instalá-lo durante o boot do computador.

Para formatar e usar novamente seu pendrive, você terá que usar o Chromebook Recovery novamente. Basta selecionar a opção “Erase recover media”, como mostra a imagem, para limpar o pendrive para uso.

Opção remove o CloudReady do pendrive, liberando o uso normal do dispositivo (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Opção remove o CloudReady do pendrive, liberando o uso normal do dispositivo (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Quais são os requisitos para instalar o Chrome OS em um notebook? Descubra no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares