Internet

22/06/2016 18h13 - Atualizado em 23/06/2016 11h58

Criador do Orkut lança nova rede social Hello

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

Orkut Buyukkokten, o criador do Orkut, lançou uma nova rede social, a Hello. A plataforma já está no ar, ao menos nos Estados Unidos, no Canadá, na Nova Zelândia e na Austrália. A previsão de chegada ao Brasil é para agosto. A rede foi anunciada ainda em 2014, quando o Orkut já se preparava para ser desativadoNa época, Buyukkokten anunciou o início do desenvolvimento da sua mais nova rede social, com a criação da startup Hello Network, em parceria com o engenheiro de software John Murphy.

Falta pouco para Google apagar os históricos do Orkut; baixe suas fotos

VK, o 'Orkut russo', mira Brasil para crescer 

Buyukkokten é ex-Google e criador da antiga rede social que levava seu próprio nome. Agora, está com a proposta de criar uma plataforma onde “medo e ódio não têm lugar”, para "amizades verdadeiramente profundas" (em uma crítica ao Facebook), com novas formas de se conectar e com forte apelo mobile.

Hello, a nova geração do Orkut chegou para ser um novo rival para o Facebook (Foto: Divulgação/Hello)Hello, a nova geração do Orkut chegou para ser um novo rival para o Facebook (Foto: Divulgação/Hello)


Orkut Buyukkokten faz carta emocionada

A Hello abre suas portas com uma carta emocionante do seu criador, traduzida também em português, em que critica a forma de se relacionar em outras redes sociais famosas como Twitter, Facebook, Tumblr e Instagram. “Nós seguimos o feed de notícias de nossos amigos debaixo de nossos cobertores, no escuro. Nossas vidas são meros pedaços de anonimato e isolamento”, afirma.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

O criador Orkut lança carta emocionada para apresentar a Hello (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)O criador Orkut lança carta emocionada para apresentar a Hello (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Com o Hello, Orkut pretende criar “amizades mais profundas e verdadeiras”, onde as pessoas partilharão de interesses em comum, as mesmas paixões, dizendo ao mundo mais do que "curti".

Nova geração do Orkut

"Hello é a primeira rede social construída através de amizades profundas, não “Gostos”. Eu inventei a hello para ajudá-lo a conectar-se com pessoas que compartilham das suas paixões. Hello é provavelmente a palavra mais falada no mundo, depois de “Ok”. Olá, Oi, alô, holá, Aló, halo, āllo, hallo, alló, hello. Medo e ódio não tem lugar quando você faz esse simples e amigável gesto para uma outra pessoa”, comenta na apresentação. Leia na íntegra em (hello.com/orkut).

Na página oficial da rede social, que no primeiro momento parece funcionar exclusivamente por meio de aplicativo, disponível para Android e iPhone (iOS), há um campo a ser preenchido para pré-cadastro de interessados, na opção “Sign Up”. Sendo assim, basta se inscrever a acompanhar o calendário.

Orkut Buyukkokten, criador do Orkut e do Hello (Foto: Divulgação/hello)Orkut Buyukkokten, criador do Orkut e do Hello (Foto: Divulgação/hello)

Personas

É possível notar funções que se assemelham aos concorrentes, como as Personas, que são o equivalente aos Grupos do Facebook e às Comunidades do antigo Orkut.

Você acha que o Facebook terá o mesmo fim que o Orkut? Comente no Fórum do TechTudo.

Persona Match promete ser uma das novidades da Hello (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Persona Match promete ser uma das novidades da Hello (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Folio

O Folio é, basicamente, a Linha do Tempo com atualizações de seus amigos e Personas favoritos. A Hello também tem elementos visuais similares aos do Instagram, suporte a jogos sociais, conquistas desbloqueáveis de uso, “curtidas” e espaço para comentários em fotos ou postagens.

Match 'por interesse'

Uma das possíveis funções inéditas da rede social é o “Match”, que une pessoas automaticamente, a partir dos interesses em comum, similar ao Tinder, mas aberto a qualquer tipo de relacionamento. Alguém que goste de futebol, fotografia ou videogame, por exemplo, pode ser conectado a outras pessoas que possuem o mesmo interesse e criar laços mais profundos.

No Twitter, Hello lembra Orkut e celebra nova geração da rede social (Foto: Divulgação/Hello)No Twitter, Hello lembra Orkut e celebra nova geração da rede social (Foto: Divulgação/Hello)


Além do Brasil, país em que o Orkut fez sucesso, a previsão é de que a Hello chegue a partir de agosto deste ano também ao Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, México e Índia. E você, está animado?

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Hhorlandoo Landex
    2016-06-23T08:48:20  

    Cadê minhas fotos do orkut ?

    recentes

    populares

    • Hhorlandoo Landex
      2016-06-23T08:48:20  

      Ainda estão disponíveis as suas fotos e postagens no Orkut no Google Drive. Teve um post recente aqui mostrando isso. Vai ficar acho que até setembro desse ano.

    recentes

    populares

    • Hhorlandoo Landex
      2016-06-23T08:48:20  

      Luana, tinha um esquema q fazia que o importava tudo pelo Gmail. So não lembro detalhes.

  • Ricardo Alves
    2016-06-23T16:27:32  

    Estou casado a 3 anos graças ao Orkut. :D

    recentes

    populares

    • Ricardo Alves
      2016-06-23T16:27:32  

      Minha irmã está casada graças ao facebook rss

    recentes

    populares

    • Ricardo Alves
      2016-06-23T16:27:32  

      Alex Pereira, que azar que nada, eu sou feliz assim :D

  • Christiano Rodriguez
    2016-06-23T17:36:45  

    Os brasileiros se encarregarão de ferrar o Hello, igualzinho fizeram com o Orkut e Facebook. Os ultra odiados HueHueHuebr tornarão o site pesadíssimo com gifs animados, ódio, racismo, mulheres seminuas, discussões anti PT, PSDB, PC do B, DEM, etc e toda a sorte de imbecilidades que só os HueHueHuebr sabem fazer. Quem viver, verá!

    recentes

    populares

    • Christiano Rodriguez
      2016-06-23T17:36:45  

      que que c ta fazendo no brasil mente iluminada... aliás..se você é tão bom porque ta aqui comentando??? kkkkk

  • Eduardo Martins
    2016-06-22T18:55:43  

    PARECE QUE EU JÁ QUERO (morro de saudades do orkut com aquelas comunidades que me faziam chorar de rir)

    recentes

    populares

    • Eduardo Martins
      2016-06-22T18:55:43  

      Gustavo, cartola é um jogo de estatística. Seu ignorante

    recentes

    populares

    • Eduardo Martins
      2016-06-22T18:55:43  

      Luca, não estou falando do jogo, animal

  • Gabriela Santos
    2016-06-23T20:11:05  

    Mais uma rede social idiota pra nego ficar mais bitolado ainda, observando a vida fake dos outros. Vão ler um livro.

    recentes

    populares

    • Gabriela Santos
      2016-06-23T20:11:05  

      Disse tudo!

  • Machete Cortez
    2016-06-23T08:17:21  

    paulista ja é idiota o suficiente com facebook, com esse tal de orkut de volta vai ser o fim

    recentes

    populares

    • Machete Cortez
      2016-06-23T08:17:21  

      Hahahahahahahahahahhahahahahahahahahahahahahahahhaha um taco hahahahahaha so tem maluco

    recentes

    populares

    • Machete Cortez
      2016-06-23T08:17:21  

      É sério, vocês não conhecem Danny Trejo? Nem Machete?

  • Haroldo Sampaio
    2016-06-23T09:11:38  

    Nunca tinha visto uma foto deste Orkut. Ele tem cara de quem Adooooooga...

    recentes

    populares

    • Haroldo Sampaio
      2016-06-23T09:11:38  

      Tempo bom.... Mas os modinha migraram para essa porcaria de face...

    recentes

    populares

    • Haroldo Sampaio
      2016-06-23T09:11:38  

      Idiota é essa. Cara de martelo que vc tem kkk

  • Alex Pereira
    2016-06-23T16:42:49  

    Rede social é coisa do capiroto

    recentes

    populares

    • Alex Pereira
      2016-06-23T16:42:49  

      Tbm acho

  • Luciano Rodrigues
    2016-06-23T19:09:11

    No aguardo...

  • Alex Pereira
    2016-06-23T16:44:51

    Única rede social que uso é uma rede que comprei na Bahia que uso pra me socializar com as negas

  • Mary Dias
    2016-06-23T15:56:49

    Saudades do orkut, lugar onde fiz várias amizades nas comunidades e ainda mantenho contato com mtas e outras viraram verdadeiros amigos q hj faz parte da minha vida.

  • Kevir Riki
    2016-06-23T15:09:05

    Seria bom eles instalarem um software que bloquei os usuários que tiverem os teclados com as configurações (ABNT2-mimimi).

  • Jeferson Pereira
    2016-06-23T10:44:21  

    pois eu trocaria orkut, facebook, twitter, e tds outros pelo MSN ..... eeee saudades esse sim era bom.

    recentes

    populares

    • Jeferson Pereira
      2016-06-23T10:44:21  

      O que dizer dessa noticia que li faz pouco tempo e ja considero pakax ?

    recentes

    populares

    • Jeferson Pereira
      2016-06-23T10:44:21  

      kkkkkk

  • Jeferson Pereira
    2016-06-23T10:55:20  

    trocaria facil o face, orkut, twitter entre outras redes sociais pelo MSN. esse sim sinto falta.

    recentes

    populares

    • Jeferson Pereira
      2016-06-23T10:55:20  

      os jogos do msn nem se comparam com os de hj em dia

    recentes

    populares

    • Jeferson Pereira
      2016-06-23T10:55:20  

      A melhor rede social é o Google +

  • Arley Gabriel
    2016-06-23T12:50:20

    Mais uma ideia milionária!

  • Daniel Correa
    2016-06-23T09:32:42  

    O Twitter é a melhor rede pq vc não é obrigado a "fazer" amigos. Vc segue quem lhe interessa. Se essa nova rede vier com o mesmo conceito de relação ponto-a-ponto, vai ser mais do mesmo.

    recentes

    populares

    • Daniel Correa
      2016-06-23T09:32:42  

      Eu gostava dos jogos

    recentes

    populares

    • Daniel Correa
      2016-06-23T09:32:42  

      @Edson, engano seu que não há socialização no Twitter. Pelo jeito é mais um que não conhece a rede.

  • Igor Amorim
    2016-06-23T07:06:20  

    Que mané escrever carta! Tem cada idiota comentando aqui! O problema não é a rede social, e sim a maioria das pessoas que usa ela. Viu o Facebook? No começo era tudo tranquilo, postagens limpas, ai fecharam o mito Orkut, passou um tempo o Facebook ficou poluído com pessoas idiotas, essas pessoas que destruíram o Orkut.

    recentes

    populares

    • Igor Amorim
      2016-06-23T07:06:20  

      Verdade Frederico, e tem também aqueles sorteios de casa e hilux que a pessoa tem q curtir compartilhar e pior fazem campanha ate no whatsapp pra doarem sangue, ou pedindo ajuda pra alguém sem ir atras pra saber se é vdd mesmo, ai complicam a vida de varias pessoas!

    recentes

    populares

    • Igor Amorim
      2016-06-23T07:06:20  

      Concurso de iPhone...

  • Patricia Souza
    2016-06-23T11:38:32

    O orkut era muito legal

  • Ismael Passos
    2016-06-23T08:52:37  

    Mais uma bosta para destruir relacionamentos.

    recentes

    populares

    • Ismael Passos
      2016-06-23T08:52:37  

      Anderson Abrantes, você nem mulher deve ter de tão alienado que é. Vai viver mano, não seja refém das redes sociais, curta os amigos, a família.

    recentes

    populares

    • Ismael Passos
      2016-06-23T08:52:37  

      Quem está falando que vivo em redes sociais é você, meu caro, eu vivo, graças a Deus. E sim, eu tenho mulher sim, e vivo muito bem sim, obrigado. Você que está preocupado com o seu relacionamento, se é que tem, eu só comentei que o que estraga o relacionamento não são as redes sociais. Saiba interpretar um comentário. Bom dia! E Agnaldo, primeiro aprenda a escrever, mas antes, tome seu remédio.

  • Marcio Braga
    2016-06-23T11:30:11

    sou a favor da volta do msn!

  • George Ferreira
    2016-06-23T09:19:31  

    Iso e coisa do capeta leíao a biblia ela tisauva

    recentes

    populares

    • George Ferreira
      2016-06-23T09:19:31  

      aff que burro...dá zero pra ele

    recentes

    populares

    • George Ferreira
      2016-06-23T09:19:31  

      Se ta difícil pra ele, imagina pra galera que não entendeu que ele está trollando.

  • Sergio Garcia
    2016-06-23T11:16:03

    FACE JÁ ERA ESTA CHATO VAI FICAR DE LADINHO LOGO LOGO

  • Socorro Costa
    2016-06-22T22:36:39  

    TENHO FACE. MAS GOSTAVA MAIS DO ORKUT.

    recentes

    populares

    • Socorro Costa
      2016-06-22T22:36:39  

      Parabéns!

    recentes

    populares

    • Socorro Costa
      2016-06-22T22:36:39  

      Te amo, Barbara

  • Igor Amorim
    2016-06-23T07:08:10  

    Não duvido nada que o MSN volte. Quando falaram que ia fechar ele eu já imaginei no Marketing que seria a volta dele no futuro. O Skype é uma porcaria, nunca me simpatizei.

    recentes

    populares

    • Igor Amorim
      2016-06-23T07:08:10  

      Ao meu ver, Msn se torna inútil em época de Whatsapp..

    recentes

    populares

    • Igor Amorim