Redes sociais

02/06/2016 16h40 - Atualizado em 02/06/2016 16h40

DeepText: Inteligência artificial do Facebook analisa o que você escreve

Felipe Alencar
por
Para o TechTudo

O Facebook anunciou um novo robô de inteligência artificial que promete causar polêmica com os defensores da privacidade na Internet. Batizado de DeepText, o sistema é capaz de ler todos os seus posts, mesmo antes de publicar, e aprender a forma como você se comunica, analisando textos. O objetivo de Mark Zuckerberg é tornar a sua rede social mais intuitiva, oferecendo soluções para os problemas e necessidades dos usuários (com assistentes virtuais, por exemplo). A DeepText é capaz de ler e entender sentenças completas, na ordem e no contexto, e não apenas palavras soltas. Ou seja, o Facebook "entende" o que você publica.

Projeto Marea: Microsoft e Facebook se unem para acelerar a Internet

DeepText é a nova inteligência artificial do Facebook (Foto:Reprodução/TechCrunch) DeepText é a nova inteligência artificial do Facebook (Foto:Reprodução/TechCrunch)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

A inteligência artificial estará presente e atuará em praticamente todos os serviços do Facebook, como posts no feed de notícias e mensagens trocadas no Facebook Messenger. Ou seja, quando conversar com algum amigo no Messenger e digitar que precisa de uma carona, vai aparecer uma nova janela no mensageiro para pedir Uber - sem nenhuma intervenção do usuário.

Se desejar um táxi para ir a determinado local, um botão vai surgir para fazer o pedido pelo app Easy Taxi, por exemplo. Se, em uma conversa, estiver falando sobre comida chinesa, o Facebook poderá mostrar automaticamente restaurantes próximos com esse tipo de comida. Ou, caso você esteja escrevendo um post para vender algo em um grupo, o Facebook vai identificar isso no seu texto e sugerir criar um post de produto/venda, que é mais adequada ao conteúdo. São várias possibilidades que podem facilitar sua vida, ou não.

Como descobrir quem te visitou no Facebook? Descubra no fórum TechTudo.

DeepText: Facebook entende que você quer vender algo e sugere post de produto (Foto: Reprodução/TechCrunch)DeepText: Facebook entende que você quer vender algo e sugere post de produto (Foto: Reprodução/TechCrunch)

O DeepText está sendo configurado para aprender gírias e palavras parecidas com significado diferente. Por exemplo, se dizer que precisa de uma manga, o Facebook pode perguntar se é uma manga de camisa ou uma fruta. No caso de palavras ofensivas ou de baixo calão, haverá uma opção simples pra denunciar aquela postagem ou usuário.

A rede social ainda não colocou o DeepText em ação, está apenas nos bastidores. A inteligência artificial é capaz de aprender sozinha de forma gradual, ficando mais inteligente e complexa com o tempo. 

Via TechCrunch

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rafael Silva
    2016-06-07T17:10:00

    Nasce a Skynet...

  • Angelo Rosa
    2016-06-02T19:00:43  

    Isso vai aumentar enormemente, claro, s lucros com publicidade!

    recentes

    populares

    • Angelo Rosa
      2016-06-02T19:00:43  

      No início. As inovações só dão lucro enquanto são novidade. Depois que se comoditizam, a concorrência derruba a lucratividade.

  • Diego Costa
    2016-06-03T07:57:05

    Podia ter uma inteligência que questionasse se realmente o usuário tem certeza que deseja postar tal comentário. Não teria tanta besteira ou polemica no facebook.