Sistemas Operacionais

14/06/2016 08h40 - Atualizado em 04/07/2016 15h38

iOS 10, MacOS Sierra e mais: brasileiros explicam novidades da Apple no WWDC

Fabrício Vitorino
por
De San Francisco, nos EUA*

iOS 10, macOS Sierra, novidades na Siri, no Apple TV e no watchOS … O WWDC 2016 trouxe muitas novidades para o ecossistema da maçã. Mas, afinal, o que significa tudo isso para o usuário? O TechTudo esteve no evento anual da Apple, em San Francisco, e conversou com quatro desenvolvedores brasileiros para tentar traduzir as mudanças, que chegam já a partir de setembro.

iPhone ganha nova tela de desbloqueio e Siri mais esperta com iOS 10

Gian Nucci, Henrique Gouveia e Salmo Júnior trabalham para o CI&T, uma empresa multinacional que tem, entre seus clientes, Coca-Cola, Johnson, SulAmerica, Alelo e outros. Além deles, Natan Rolnik, que mora em Tel-Aviv, Israel, onde trabalha para a startup Rounds. Em comum, os quatro brasileiros têm a paixão pelo universo da Apple e pela produção de aplicativos para as quatro plataformas da empresa, Apple TV, iPhones e iPads, Macs e Apple Watch

Natan, Salmo, Henrique e Gian: brasileiros analisam novidades da Apple (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Natan, Salmo, Henrique e Gian: brasileiros analisam novidades da Apple (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)










Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone.

Para os quatro, o WWDC 2016 tem uma grande mensagem: não importa em qual plataforma você esteja. O dispositivo é simplesmente um meio para acessar seus dados, fazer suas tarefas. Mas, para Rolnik, ainda não é o caminho de unificar os quatro sistemas. "Cada plataforma tem sua especificidade, seu case. Muita coisa pode ser compartilhada, mas ainda temos características muito diferentes entre os devices. O Watch não é um miniiPhone. É um relógio", diz o desenvolvedor.

Ainda segundo Rolnik, um dos grandes momentos do evento da Apple foi a liberação das APIs da Siri. Assim, a assistente pessoal da Apple pode interagir com aplicativos em nível de sistema operacional, deixando todo o processo extremamente funcional - e simples. Porém, esse processo ainda não é como no Android, por exemplo. "A Apple está abrindo com responsabilidade, no estilo da Apple: faz uma coisa, estuda o mercado, avalia, e então libera mais", explica Rolnik.

Os quatro sistemas operacionais da Apple, cada vez mais próximos (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Os quatro sistemas operacionais da Apple, cada vez mais próximos (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)


Outro ponto em comum entre os quatro desenvolvedores está no destaque da apresentação: compartilhar o conteúdo da área de transferência (clipboard) e o desktop é uma função muito esperada. "Agora, realmente, o usuário vai poder trabalhar de qualquer lugar. Basta logar e pronto", diz Gian Nucci.

Já para Henrique Gouveia, há um recado claro da Apple. Para ele, a empresa deixa mais decisões para a comunidade, ao abrir suas APIs, deixando para os desenvolvedores a missão de integrar tudo. "Hoje foi um aprofundamento, uma prova de que a integração vai ser cada vez mais profunda. Embora o propósito de cada aparelho seja diferente", diz.

Salmo Junior contém a empolgação. O desenvolvedor lembra que, de todas as grandes novidades do WWDC 2016, as três mais importantes - Siri, Maps e Message - não são tão populares no Brasil. Isso, sem dúvida, pode comprometer a empolgação dos usuários por aqui. Mesmo Apple Pay e Apple Music são muito mais apelativos nos EUA e Europa, deixando o público brasileiro restrito às mudanças de sistema operacional.

Tim Cook apresenta as novidades da Apple no WWDC 2016 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Tim Cook apresenta as novidades da Apple no WWDC 2016 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)


Ou seja: muita coisa vai mudar no universo Apple. A convergência entre as quatro plataformas entra num estágio que simplesmente não tem mais volta. A Siri fica inteligente e interage como nunca, agora com aplicativos de terceiros. E, se para os desenvolvedores, agora é necessário pensar em desktop, TV, relógio e celular/tablet, para os usuários, o trabalho não fica restrito a uma plataforma. Ele deve estar com você, não importa o tamanho da sua tela. E essa parece ser a missão da Apple.

*O jornalista viajou a convite da Apple

iOS 10 o que você achou da nova versão do sistema da Apple? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jones Dorneles
    2016-06-15T09:25:22  

    O "jornalista viajou a convite da Apple", kkkkkkkkkkk Está escrito no final da reportagem. Reportagem comprada?

    recentes

    populares

    • Jones Dorneles
      2016-06-15T09:25:22  

      É um evento fechado para desenvolvedores e jornalistas para anunciar as mudanças para o grande público. Isso é rotina na apple. Dá para perceber que vc é um papagaio de pirata, repete oq ouve sem sequer se informar.

  • Antonio Gutemberg
    2016-06-14T14:39:20  

    Um monte de petista, comunista e esquedopata loucos para querer comprar os aparelhos do capitalismo opressor imperialista norte-americano!

    recentes

    populares

    • Antonio Gutemberg
      2016-06-14T14:39:20  

      coxinha na minha visao é sinonimo de gente manipulada pela midia golpista, que não tem capacidade pra chegar ao poder com os votos da maioria do povo democraticamente e fica conspirando contra um governo legitimo eleito pela maioria do povo brasileiro

    recentes

    populares

    • Antonio Gutemberg
      2016-06-14T14:39:20  

      Legitimo, eleito pela maioria do povo brasileiro, e ladrão !!! Amigo, manipulado pela mídia golpista pra mim são os Ptistas, não enxergam um palmo a frente do nariz

  • Andre Marin
    2016-06-14T13:04:37  

    Tenho MacBook, iPhone, iPad, iPod, Apple Tv... Tudo isso integrado com o melhor sistema do mundo! O resto é resto! Que chamar de fanboy? Sem problemas!

    recentes

    populares

    • Andre Marin
      2016-06-14T13:04:37  

      Tambem achei Fabricio... O meu Macbook tem uns 3 anos e não da nem sinal de estar obsoleto... o iphone ja foi para a apple 2 vezes com problemas de estufamento de bateria e botão home... enfim, gosto da apple mas reconheço que em termos de telefone os outros tops não deixam nada a desejar... Não fico defendendo qqer porcaria que eles lançam (tipo apple TV) por que não trabalho para eles, não ganho nada com isso e tenho o mínimo de senso critico. Mas entendo que tem gente que acha que a felicidade reside nessas bugigangas. fazer o que?

    recentes

    populares

    • Andre Marin
      2016-06-14T13:04:37  

      Afonzo Enriquinho você um alienado e fanboy doida

  • Sergio Lauro
    2016-06-15T10:21:02

    Quando eu tiro meu iPhone 6s plus doradão no metro as minas pirão.

  • Samuel Almeida
    2016-06-15T08:55:00  

    Escravos do consumismo! Tem coisa mais deprimente do que mesmo neste século ainda existir pessoas cobaias, e manipuladas, e escravizadas por uma marca, ideologia, ou situação?... A maior ostentação de todas, paz, alegria, liberdade, socialidade

    recentes

    populares

    • Samuel Almeida
      2016-06-15T08:55:00  

      cada um cada um faz o que gosta.

    recentes

    populares

    • Samuel Almeida
      2016-06-15T08:55:00  

      isso ai.. viva da natureza.. vamos viver na Lagoa Azul !

  • Rodrigo Coelho
    2016-06-15T08:56:38  

    O que muda pra mim? Não muda nada.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Coelho
      2016-06-15T08:56:38  

      Vim fazer o mesmo comentário kkkk

  • Afonso Henriques
    2016-06-15T08:31:40  

    Eu não sinto o menor interesse, nem vontade, nem necessidade de conhecer android, windows, sansumg, motorola etc. Os produtos e sistemas da Apple me atendem. Então nem perco tempo em tentar ver outras coisas. Falam muita besteira. Parecem meninos de 12 anos brigando: - o meu é maior que o seu etc.

    recentes

    populares

    • Afonso Henriques
      2016-06-15T08:31:40  

      O ecossistema é excelente mesmo... a Apple só podia liberar o macOS para os pcs, permitindo que os fabricantes desenvolvessem drivers para seu hardware rodar o ótimo sistema da maçã para computadores...

  • Timoneiro
    2016-06-15T05:12:22  

    Mudou o preço ?ele caiu?naooooo!!!!!!Então não mudou nada.

    recentes

    populares

    • Timoneiro
      2016-06-15T05:12:22  

      É pra quem pode, não pra quem quer !! Quer barato, compra android

  • Peter Silva
    2016-06-15T07:44:14

    Matéria mais inútil. Não informou nada.

  • Élida Conceição
    2016-06-15T07:07:15

    Falou, falou, e não falou nada.

  • Gilmar Faustino
    2016-06-15T03:06:34

    Todos aqui tem a sua livre escolha de fazer o que quiser com o seu dinheiro desde que seja legal, podem também ter a sua opnião pois somos democráticos. Eu por exemplo amo Apple e faço questão de comprar todos os anos produtos Apple. Agora é a sua vez, de a sua opinião e o que compra! ok, é isso então, obrigado, fique com Deus.

  • Gilmar Faustino
    2016-06-15T03:04:03

    Todo tem livre a sua livre escolha de fazer o que quiser com o seu dinheiro desde que seja legal, pode também ter a sua opnião pois somos democráticos. Eu por exemplo amo Apple e faço questão de comprar todos os anos produtos Apple. Agora é a sua vez, fale e de a sua opinião! ok, obrigado, fique com Deus.

  • Jarbas Antônio
    2016-06-14T23:21:31

    rindo muito dos caras... são apaixonados pelo ios!... kkk eles criam jogos e aplicativos e ganham dim dim dos trouxas que compram aplicativos kkkk se ganhar grana eu seria apaixonado ate pelo windows phone kkkkk

  • Fernanda Voi
    2016-06-14T17:45:42  

    Show! Tenho o iPhone 6 de 64gb... mas em setembro vou comprar o iPhone 6S de 128gb.

    recentes

    populares

    • Fernanda Voi
      2016-06-14T17:45:42  

      Grande M kkkk

    recentes

    populares

    • Fernanda Voi
      2016-06-14T17:45:42  

      A vida é assim... Quem pode pode, quem não pode, se Android.

  • Dionei Silva
    2016-06-14T20:22:04  

    A Microsoft por anos tentou chegar na Apple, e conseguiu, unificou seu OS. Agora a maçãzinha tem que correr!

    recentes

    populares

    • Dionei Silva
      2016-06-14T20:22:04  

      Uma coisa é certa o Android vai continuar dominando o mercado e o iOS vai logo logo ser desbancada pela MS ... já ví essa história no passado

  • Raúl Gomes
    2016-06-14T14:40:51  

    Brasileiro tem que entender que existem coisas que podemos ter, outras não. Um tanto de mimi aqui dizendo que iPhone é caro, que com R$ 5 mil compra-se uma moto ou que é ostentação. Entendam: Tem pessoas que podem comprar, que R$ 5 mil é barato, que vale a pena e que uma moto de 5 mil não vale nada. Eu mesmo, tenho carro do ano que vale mais de R$ 150 mil e não pensei se dava para dar uma entrada em apto. Cada um tem o que pode ter e deveria ser feliz assim, deixando os iphones para quem pode mesmo comprar e manter.

    recentes

    populares

    • Raúl Gomes
      2016-06-14T14:40:51  

      ....É por isso que para um mercado com consumidores inteligentes uma diferença de 20US$ faz o consumidor ponderar suas escolhas, enquanto em mercados com consumidores burros, as empresas simplesmente aumentam os lucros pois os consumidores não tem a capacidade mental de ponderar o custo beneficio.

    recentes

    populares

    • Raúl Gomes
      2016-06-14T14:40:51  

      Raúl Gomes tem nada kkkkk

  • Adriano
    2016-06-14T21:33:58

    Apple apenas modinha e os fanboys ficam doídas

  • Cuca Beludo
    2016-06-14T20:02:35

    Bando de abestados, tenho certeza que todos usam androide, por isso essa confusão mental...

  • Gilberto Filho
    2016-06-14T19:03:07

    Tem Display 4K?

  • Lucas Souza
    2016-06-14T11:34:44  

    a novidade eh: vai ficar 1000 reais mais caro!

    recentes

    populares

    • Lucas Souza
      2016-06-14T11:34:44  

      Meu deus, vcs sabem ler, mas não sabem interpretar não? Pera eu vou explicar melhor pra quem não entendeu o que o cara quis dizer: "a novidade é: vai ficar 1000 reais mais caro!" = os produtos da apple que vão ser lançados daqui pra frente(iphone 7, novo iPad, etc) vão ficar mais caros! Deu pra entender agora ?.... A unica coisa que está errada é: isso não é novidade, novidade seria a Apple manter o preço por 2 anos seguidos.

    recentes

    populares

    • Lucas Souza
      2016-06-14T11:34:44  

      mas eu to falando dos novos dispositivos que vao vir 1000 reais mais caro devido essas novidades ai...

  • Rafael Silva
    2016-06-14T12:20:46  

    a mesma bobeira de sempre .. Apple já era .. ninguém se importa com seus produtos supérfluos. Você revolucionou o mercado e smartphone e estagnou o mesmo. Lançado novos produtos a cada 6 meses., consumidores inteligentes, não precisa trocar de aparelho a cada 6 messes.

    recentes

    populares

    • Rafael Silva
      2016-06-14T12:20:46  

      Cara eu cai na besteira de trocar meu iPhone 5C num galaxy S5, muito arrependido. Cada OS tem seu ponto forte e também fraco, mas no contexto geral para mim iOS oferece mais qualidade, quanto o Android oferece um melhor compartilhamento de mídia

    recentes

    populares

    • Rafael Silva
      2016-06-14T12:20:46  

      A apple lanca produto novo a cada 1 ano, e mesmo assim, ela da a ideia contraria do que vc estar falando, atualizações rapidas e em todos os dispositivos ao mesmo tempo diminuem a necessidade de troca do consumidor, nesse caso, a Apple é um exemplo a ser seguida.

  • Linguador
    2016-06-14T17:51:36

    Enquanto isso, eu falo: Ok Google, connect chromecast, play ac/dc e minha TV começa travar! Que droga... é sempre assim!

  • Linguador
    2016-06-14T17:40:04

    Show... Apple é Apple! Mas porque com Android só tem mulher feia?

  • Alexandre Azeredo
    2016-06-14T12:45:42  

    Só é caro, mas que é bom, é ...

    recentes

    populares

    • Alexandre Azeredo
      2016-06-14T12:45:42  

      bom pra enganar trouxa

  • Paulo Alves
    2016-06-14T11:38:26

    Apple é Apple o resto é resto.