Celular

14/06/2016 13h33 - Atualizado em 14/06/2016 17h04

iPhone cheio de apps obrigatórios da Apple? iOS 10 permite apagá-los

Felipe Alencar
por
Para o TechTudo

O novo sistema do iPhone, o iOS 10, foi apresentado pela Apple nesta segunda-feira (13) durante a conferência para programadores WWDC. Uma função esperada há tempos pelos donos do smartphone está prevista para chegar no futuro iOS, mas nem sequer recebeu uma menção durante a apresentação da marca: a possibilidade de deletar aplicativos nativos do iPhone.

iPhone ganha nova tela de desbloqueio e Siri mais esperta com iOS 10

Quando você compra um iPhone ou iPad, encontra uma série de apps instalados de fábrica, como a Bússola, Calculadora, iBooks, Buscar meus amigos e Apple Watch. Porém, diferentemente dos aplicativos de terceiros, é impossível apagá-los de seu iPhone. Eles ficam lá, apenas ocupando espaço em disco e nos ícones da tela principal.

Vai dizer que você não tem uma pasta com os apps obrigatórios da Apple? (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)Vai dizer que você não tem uma pasta com os apps obrigatórios da Apple? (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone.

Tanto é que muitos usuários criam uma pasta especial apenas para armazenar os ícones deste apps nunca usados e que não podem ser desinstalados. Com o iOS 10, isso deve mudar.

O processo relatado até agora é exatamente o mesmo de remover algum app que você mesmo instalou a partir da App Store. Basta tocar no ícone e pressionar por alguns segundos para que o aparelho vibre e exiba um “X” no canto do ícone. Tocando nele, você poderá desinstalar o app. Se depois você mudar de ideia, será possível baixá-lo novamente na App Store.

Veja a lista de apps nativos do iPhone que poderão ser deletados:

- Bolsa (remove o widget da Central de Notificações)
- Buscar Meus Amigos
- Bússola
- Calculadora (o app também será deletado da Central de Controle)
- Calendário
- Casa
- Contatos (ainda será possível acessar a agenda no Telefone)
- Dicas
- FaceTime
- Gravador
- iBooks
- iCloud Drive
- iTunes Store
- Lembretes
- Mail
- Mapas
- Música (o app também será removido do CarPlay)
- News (só será possível removê-lo em futuras versões beta)
- Notas
- Podcasts (o app também sairá do CarPlay)
- Tempo (remove o widget da Central de Notificações)
- Vídeos
- Watch (para removê-lo, é preciso desconectar o Apple Watch)

Como podemos ver, é uma lista que inclui bastante apps pouco usados. Isso vai ajudar a limpar a tela inicial do dispositivo e limpar a memória do iPhone, com o objetivo de poupar preciosos megabytes de espaço em disco. Apenas alguns programas de mensagens e câmera não poderão ser removidos – provavelmente porque estão ligados ao sistema e podem atrapalhar o desempenho do celular, caso sejam deletados.

Apple reuniu programadores e estudantes para mostrar novidades (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Apple reuniu programadores e estudantes em San Francisco para mostrar novidades (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

A primeira versão de testes do iOS 10 foi liberada para profissionais de tecnologia inscritos no programa de experimentação da Apple. Outra fase beta, desta vez aberta ao público, está prevista para ser iniciada em julho. O iOS 10 na versão final, com atualização grátis, será disponibilizado pela fabricante até novembro deste ano.

Via The Verge e Tecnoblog.

iOS 10 o que você achou da nova versão do sistema da Apple? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rafael Silveira
    2016-06-16T16:27:20

    Eu gostaria muito de deletar o app "Telefone". Não uso isso pra nada.

  • Tsidle
    2016-06-15T09:02:31

    Será um alivio deletar esses app inúteis (pra mim, pois devo usar só 3 dessa lista!). O IOS10 parece, finalmente, um avanço na forma de 'pensar', pq instalar app que o usuário não tem interesse era no min ridículo!