Celular

16/06/2016 07h00 - Atualizado em 16/06/2016 15h06

iPhone com iOS 10 sabe quando será usado e perde 'deslize para desbloquear'

Gabriel Ribeiro
por
Para o TechTudo

O novo sistema do iPhone, o iOS 10, foi anunciado pela Apple nesta semana com uma série de novidades. No entanto, aquela que o usuário perceberá logo de cara é a nova forma de acessar o dispositivo. O ‘deslize para desbloquear’, frase que está no sistema desde o primeiro iPhone, não faz mais parte da tela de desbloqueio no novo iOS.

Como usar o iPhone ou iPad com o botão Home quebrado

Com isso, os iPhones, iPads e iPods Touch com iOS 10 terão uma forma diferente de liberar o aparelho para uso. O botão Home terá um papel mais importante, mesmo naqueles dispositivos que não contam com Touch ID, o sensor de impressões digitais embutido no botão do telefone.

Ao deslizar com o dedo da esquerda para a direita, iPhone com iOS traz widgets de aplicativos (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)Ao deslizar com o dedo da esquerda para a direita, iPhone com iOS traz widgets de aplicativos (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone.

A forma de desbloquear o iPhone passou por algumas reformulações ao longo do tempo. Do iOS 1, lançado com o primeiro iPhone em 2007, até o iOS 6 era preciso mover o dedo para um local pré-determinado na tela de bloqueio – como de fosse um botão de deslizar.

A partir do iOS 7, quando houve uma grande mudança visual do sistema, tornou-se possível desbloquear o dispositivo movendo o dedo da esquerda para direita em qualquer lugar do display. A frase ‘deslize para desbloquear’ estave presente em todas as versões.

Agora, com o iOS 10, tudo mudou. Deslizar para direita abre a uma tela com todos os widgets, que são informações básicas geradas pelos aplicativos instalados no telefone – como a previsão do tempo ou os compromissos do calendário.

Por sua vez, o gesto de deslizar da direita para a esquerda abre a câmera fotográfica.

Para desbloquear o aparelho será necessário apertar o botão Home. Para quem tem o Touch ID, basta posicionar o dedo no sensor e ele automaticamente faz a leitura, para confirmar a identidade. Em dispositivos Apple que não contem com a biometria, o gesto de apertar o botão Home liberará levará a uma tela que pede que o usuário digite sua senha (Código de Bloqueio) de seis dígitos.

Botão Home terá papel importante no desbloqueio, mesmo em dispositivos sem Touch ID (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Botão Home terá papel importante no desbloqueio, mesmo em dispositivos sem Touch ID (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

O dilema do botão

A modificação está relacionada com a forma como o display do iPhone se comporta na décima geração do iOS. Até agora, ao tirar o smartphone do bolso, o usuário precisava apertar o botão Home para acionar a tela e ver as notificações mais recentes, entre outros dados.

Com o iOS 10, o telefone sabe quando está no bolso e quando o usuário vai fazer alguma coisa com ele. Por isso, ele automaticamente liga a tela, o que "economiza" um clique do botão Home. Como há uma legião de consumidores da marca que viram o principal botão do iPhone se deteriorar com o tempo, a novidade pode dar mais tempo de vida útil ao Home.

O iOS 10 foi apresentado pela Apple na segunda-feira (13), durante a conferência anual da Apple para programadores, chamada de WWDC. Os testes dele começam em julho, com a previsão de a versão final ser liberada como um download grátis entre setembro e novembro deste ano.

Via PhoneArena

iOS 10 o que você achou da nova versão do sistema da Apple? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rhener
    2016-10-01T13:31:56  

    Eu tenho um iPad mini 2 (retina), e o normal é quando eu abro a capa, o iPad já detecta e liga a tela e eu deslizo para desbloquear, sem utilização de NENHUM botão. Eu atualizei o IOS 10 e já fiquei logo perdido, movi a tela e apareceu os widgets que na minha opnião não servem absolutamente para nada, e para a esquerda abria a câmara, neste momento já ODIEI a atualização, porque ia ter de ficar "gastando meu botão" foi então que corri e fiz o Downgrade para o IOS 9, mantendo assim a opção deslize e removendo a porcaria dos widgets...

    recentes

    populares

    • Rhener
      2016-10-01T13:31:56  

      Uma opção é deslizar para os widgets e tocar em um deles. A tela de desbloqueio aparecerá, sem a necessidade de pressionar o botão Home.

    recentes

    populares

    • Rhener
      2016-10-01T13:31:56  

      Ou ativar o Assistive Touch. Resolve o problema e dispensa o uso "físico" do botão Home.

  • Debora Marques
    2016-10-12T03:05:30

    Achei a nova atualização sensacional, trouxe praticidade e um melhor desempenho de várias funções. Utilizo além do IPhone, outros produtos da Apple a alguns anos e garanto, valem cada centavo! Um produto Apple é realmente um investimento sem a menor chance de arrependimento, além da qualidade ímpar todos os profissionais do Call Center são altamente capacitados, resolvem rapidamente QUALQUER problema, o cliente é tratado pela Apple com um respeito sem igual. Enfim, qualidade, tecnologia, vida útil e atendimento que justificam os preços considerados altos aqui no Brasil.

  • Carlos Todeschini
    2016-09-20T14:27:02

    Deveria ser uma nova opção e não uma regra.

  • Cid Tubino
    2016-06-17T08:48:12  

    jj

    recentes

    populares

    • Cid Tubino
      2016-06-17T08:48:12  

      Melhor comentário até agora!!

  • Marcia Moreira
    2016-09-15T08:59:47  

    Duas coisas sobre esta atualização: 1: Depois da atualização do IOS o sinal de "buscando atualização" está sempre ativo... consumindo mais bateria; 2: O desbloqueio por touch ID parou de funcionar... o botão HOME tem que ser sempre acionado... o contrário do que diz a matéria.

    recentes

    populares

    • Marcia Moreira
      2016-09-15T08:59:47  

      ISSO, ficou horrrivel a Irma de de desbloqueio. Se eu arrasto pro lado já deveria mostrar a tela de desbloqueio de senha ou biometria

  • Elton Sousa
    2016-06-16T15:50:43  

    Qual o plobrema? O meu é um galasçy açe com anbroidi que eu comprei com o dinheiro suado do bolça famía. É meio lento e trava toda hora, maize gosto muinto dele. ; )

    recentes

    populares

    • Elton Sousa
      2016-06-16T15:50:43  

      Kkkkkkkkk

  • RHANIERE VIEIRA
    2016-06-16T18:54:49  

    faz o mesmo que os outros , quem quiser aparecer com a self mostrando a maça e a parede sem reboco, ou andando de ônibus com a maçanzinha no bolço em vez de ta de moto , arroxa !!!!!

    recentes

    populares

    • RHANIERE VIEIRA
      2016-06-16T18:54:49  

      kkkkkk

    recentes

    populares

    • RHANIERE VIEIRA
      2016-06-16T18:54:49  

      Os comentários são os melhores kkkk

  • Paulo Andrade
    2016-06-16T13:36:12  

    TENHO O MEU E PARCELEI EM 12 X,,QUAL PROBLEMA ??? PARCELEI MEU CARRO EM 60 E AI ?? AOS INTERESSADOS INVEJOSOS MANDO UMA FOLHA DO CARNÊ PRA PAGAREM UMA PARCELA PRA MIM,,PODE SER ???

    recentes

    populares

    • Paulo Andrade
      2016-06-16T13:36:12  

      Nunca tive e provavelmente nunca terei,, iphone no Brasil é pra rico sim. Eu classe média jamais vou gastar meu dinheirinho suado do meu trabalho num iphone, pra usar whatsapp e facebook. Quem tem compra, problema do brasileiro é que gasta mais do que pode, por coisas que não vão vale apena, para impressionar pessoas que elas não gostam rsrs.

    recentes

    populares

    • Paulo Andrade
      2016-06-16T13:36:12  

      Não me importo pra quem vai o dinheiro , e sim pra quem vai o aparelho que nesse caso . Eu consumidor final!

  • José Rodrigues
    2016-06-16T13:51:17  

    Show! Aposto que os recalcados do sistema Androga vai descarregar a sua frustração aqui. Mas vamos ignorar....

    recentes

    populares

    • José Rodrigues
      2016-06-16T13:51:17  

      Eu tenho um IPhone 6s,e a capinha que uso nem mostra a maçã;uso porque gosto de qualidade,e qualidade com preço baixo nesse país que foi roubado dos índios é difícil.Paguei 3.500,00.Não sou rico,não ando a pé e nem de ônibus e amo a qualidade Apple.Mas para quem não tem coragem de pagar;meu respeito.

    recentes

    populares

    • José Rodrigues
      2016-06-16T13:51:17  

      Sábias palavras

  • Bruno Pinheiro
    2016-06-16T13:38:50  

    Só eu percebi a tela trincada na foto?

    recentes

    populares

    • Bruno Pinheiro
      2016-06-16T13:38:50  

      kkkk... Vi logo de cara tb...

  • Cláudio Pinto
    2016-06-20T20:11:52

    Muito cuidado com esses sítios em Atibaia, kkkkkkkkkkk

  • Fernando Albuquerque
    2016-06-16T11:49:09  

    Nossa, quanta inovação. Vou vender meu terreno em Atibaia pra comprar meu próximo iPhone.

    recentes

    populares

    • Fernando Albuquerque
      2016-06-16T11:49:09  

      Fernando, troco o meu pelo seu terreno, dependendo da localização claro.

    recentes

    populares

    • Fernando Albuquerque
      2016-06-16T11:49:09  

      Nao tem nada engracado... A materia nem e sobre valores ... Qq coisa q aparece a palavra apple ou iphone nego ja vem falar q e status... Por isso os comentarios sobre s7... Caro os dois sao.. Simples

  • Welton Santos
    2016-06-17T16:04:37

    fala serio, esse telefone nos EUA custa R$ 2.000,00, no brasil 4.000,00 a vista, parcelado então nem se fala, para ter que usa redes sociais , zapzap entre outras humm. PROJETO MINHA CASA MEU IPHONE.

  • Maria Tremedeira
    2016-06-17T09:17:54  

    Pobres descontrolados pra falar que tem Iphone e que ele é o melhor em 3...2...1.

    recentes

    populares

    • Maria Tremedeira
      2016-06-17T09:17:54  

      Franga borradeira...1, 2, 3, 4, 5, e 6!!! KKKKKK

    recentes

    populares

    • Maria Tremedeira
      2016-06-17T09:17:54  

      Maria Vaidosa em 1, ,2, 3, 4, 5, 6, 7 , 8, NOVE!!!

  • Breno Minas
    2016-06-17T11:04:37

    Primeiro.... a matéria não fala de sistema de inovação nos celulares em geral, mostra somente uma modificação no sistema da Apple, o que é uma novidade para os usuários da Apple. Não tenho um Iphone hoje pelo simples motivo da facilitação de compartilhamento de arquivos que o Android me dá.... com relação ao preço, se compram a vista ou parcelado não me importa... cada um sabe qual a tampa da sua panela!!!

  • Lucas Santos
    2016-06-16T12:24:00  

    Que podre, até a ASUS voce dando dois click na tela ele bloqueia e desbloqueia sem precisar apertar esses botoes ai que rapidinho estraga, que pôdí! Depois que o velho morreu isso ai n mudou em nada! kkkkk Chorem seus pobretões que acham.. comprando em 24x nas casas bahia e ainda pedem desconto!

    recentes

    populares

    • Lucas Santos
      2016-06-16T12:24:00  

      TA caro iphone joao? Me fale mais sobre o s7 edge Entao... Ou ele esta gratis ?

    recentes

    populares

    • Lucas Santos
      2016-06-16T12:24:00  

      Esse aí nunca foi na loja e comprou um iPhone de 5 mil no débito

  • Loubot
    2016-06-17T10:45:39

    Os usuários dos países ricos estão ficando cada vez mais exigentes. Baseado em pesquisas, o Google criou o projeto Ara, que permite trocar módulos do aparelho para turbinar funções. Todos os tops Android lançados este ano usam este conceito. Infelizmente a Apple criou na década de 80 uma estratégia megalômana de nuclearidade para suplantar a Microsoft. Falhou e foi se isolando e caminhando na contramão da Internet das Coisas. Os usuários de seus produtos estão pagando o preço por isso agora.

  • Loubot
    2016-06-17T09:53:16  

    Pobres de nós brasileiros. Tentamos tirar onda com um telefone que é dado de graça pelas operadoras nos EUA e que qualquer peão de obra tem por lá. Um sistema usado por menos de 20% do mundo, defasado tecnologicamente, com novidades que já existem há anos em outros aparelhos, com baixa conectividade, nenhuma liberdade, pouca customização, hardware fraco e segundo testes oficiais, com taxa de travamento superior ao do Android. Se um brasileiro chega com essa conversa nos países ricos, vão rir da cara dele.

    recentes

    populares

    • Loubot
      2016-06-17T09:53:16  

      Andou lendo bem os sites sobre android.

    recentes

    populares

    • Loubot
      2016-06-17T09:53:16  

      Te apresento o sistema operacional Windows para PCs. A mesma coisa aconteceu na era do software. O usuário comum não quer saber de liberdades ou customizações. Ele quer apenas utilizar e aproveitar as ferramentas padrões.

  • Rodrigo Almeida
    2016-06-16T12:33:58  

    Com isso, que tem iphone 5 ou inferior sera obrigado, de certa forma, a trocar de aparelho, tendo em vista a fragilidade desse botão e o valor inviavel para conserto

    recentes

    populares

    • Rodrigo Almeida
      2016-06-16T12:33:58  

      inviavel? não sei onde tu mora, aqui na capital é 50 reais ja tive 4 iphones e tenho eles até hoje e nunca quebrou o botão e sempre usei ele...

  • Ezio Maciel
    2016-06-16T15:33:24  

    Iphone é Iphone, sem mais. Nunca mais volto pro android, tive um 4s que durou 3 anos e agora comprei o 6s, com certeza vai durar mais 3 4 anos.

    recentes

    populares

    • Ezio Maciel
      2016-06-16T15:33:24  

      Meu 4 de 2011 está durando até agora, de boa.... troquei pro 6s também e dei pro meu filho de 5 anos e que até agora está aguentando muito bem

  • Marcos Lima
    2016-06-16T13:35:01  

    Muito atrasado, essa função já existia no moto G 1

    recentes

    populares

    • Marcos Lima
      2016-06-16T13:35:01  

      Tá mal servido e nem sabe..

    recentes

    populares

    • Marcos Lima
      2016-06-16T13:35:01  

      Deve estar a 2 anos guardado na gaveta kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Lucas Denoni
    2016-06-17T10:11:28

    Já vejo meu iPad Mini 1 não funcionando. Se tive que fazer uma gambiarra pra rodar o iOS 9.3, e o 10 então

  • Hermes Coelho
    2016-06-17T08:51:58  

    Muitos fãs boys vão dizer que é inovador e que o moto G1 que copiou. Kkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Hermes Coelho
      2016-06-17T08:51:58  

      Muito inovador. O moto g copiou !

  • Hipocampo Nervoso
    2016-06-17T09:44:02

    Ficou top. Só não deveriam ter tirado o deslize.

  • Michel Polizel
    2016-06-17T09:21:59

    Inovador, meu moto x 2nd de 2014 mandou lembranças! auiheuiaheuia' Bacana eles "integrar" coisas diferentes ao aparelho, porém "inovador" não, isso nunca!