Jogos de esporte

16/06/2016 00h30 - Atualizado em 17/06/2016 19h51

PES 2017 evolui jogabilidade para bater rival Fifa 17; veja nosso teste

Felipe Vinha
por
Da E3 2016

PES 2017 ainda não tem data para chegar às lojas, mas chegará ao PS4, Xbox One, PS3, Xbox 360 e PC até o final do ano. Ele foi a principal atração da Konami na E3 2016, que montou uma sala especialmente para seu título de futebol, com estações de demonstração e produtores explicando as novidades. O TechTudo testou o game conta todas as novidades da versão:

PES: a evolução visual de jogadores das primeiras versões até PES 2016

Controle de bola é tudo

Como em uma partida de futebol, PES 2017 tem como principal ponto o controle de bola, ou melhor, o “Controle da Realidade”, como a Konami está chamando oficialmente. Com isso, a produtora espera trazer ainda mais realismo, se é que ainda há espaço para isso nos jogos atuais, simulando totalmente uma partida de futebol nos detalhes.


A boa novidade é que deu certo. PES 2017 conseguiu recuperar boa parte do que já o tornou grande um dia e promete ser um jogo completo para os amantes do gênero. Não espere, porém, novidades que fogem à regra, como seleções femininas ou modo história como no concorrente FIFA. O que não é ruim, já que o jogo prefere apostar na jogabilidade bem feita e em fazer bem o básico para se distanciar do “rival” da EA.

O controle da bola evoluiu e os passes saem com mais precisão. Uma pequena seta indica para onde o jogador vai repassar a bola, para que você tenha o controle exato de onde ela está indo. Os jogadores se movimentam de forma natural e bem feita, graças ainda ao motor gráfico Fox Engine, o mesmo que está usando já há alguns anos na franquia, e que se originou na série Metal Gear Solid, também da Konami.

Juízes e goleiros foram outro ponto que a Konami procurou trabalhar melhor, o que foi possível notar durante o teste da demonstração, ao menos em termos de juiz. Em determinado momento realizamos diversos “carrinhos” para simular faltas e lances com cartão e o juiz não falhou em nenhum deles, mesmo aqueles que davam margem para interpretação de “tocou na bola ou não”, nos segundos de replay.

PES 2017 foi anunciado essa semana (Foto: Divulgação/Konami) (Foto: PES 2017 foi anunciado essa semana (Foto: Divulgação/Konami))PES 2017 foi anunciado essa semana (Foto: Divulgação/Konami)


Apesar de termos perdido de três a um para o oponente dos testes, também deu para sacar que o goleiro fez bem seu trabalho. Quatro tentativas de chute a gol foram perdidas para nosso time, agarradas ou espalmadas pelo defensor, além de uma que foi direto na trave.

Os controles fluem naturalmente e os comandos, apesar de não terem mudado tanto, são fáceis de se decorar e ainda mais naturais para quem já está acostumado aos jogos anteriores da franquia. A única coisa mais confusa ou truncada que estranhamos foi a cobrança de tiro de meta, que apresenta uma régua difícil de se controlar, por ser de movimentação de alta sensibilidade e sem um senso de direção muito acertado.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Pelo nosso teste, deu para perceber que o importante continua lá. PES resgata raízes de seus tempos mais áureos e aposta no que já deu certo, que é ser um jogo de futebol sem “firulas” ou adicionais que servem apenas como um destaque temporário.

PES 2017 (Foto: Divulgação/Konami)PES 2017 (Foto: Divulgação/Konami)

A chamada “IA Adaptativa” é outra novidade do jogo, que torna os jogadores controlados pelo computador ainda mais inteligentes, conforme a partida se desenrola. Eles aprendem novos dribles, entendem o comportamento do usuário e conseguem também aprender com os próprios erros. Uma mesma finta não deve funcionar duas vezes contra o mesmo oponente.

Um dos nossos jogadores se destacou em campo – o mesmo que obteve várias tentativas a gol – e ganhou uma marcação ainda mais acirrada por parte do oponente, ou dos jogadores dele que eram controlados pelo computador. Foi um bom exemplo de como ela está funcionando e como, de fato, é eficiente.

PES 2017 (Foto: Divulgação/Konami)PES 2017 (Foto: Divulgação/Konami)


No final das contas, PES 2017 se preocupa menos em disputar com FIFA e mais em agradar aos fãs de longa data, enquanto abre as portas para facilidades que podem atrair novatos. Nem de longe ele é o mesmo game do ano passado que, apesar de ter sido bom, teve pequenas falhas que incomodavam. Agora ele aposta em fazer o melhor, mesmo que esse “melhor” se baseie no conceito puro e simples do bom futebol.

Exclusividade do PS4

A versão para PS4 tem uma boa novidade extra para quem adorava brincar com o “Option File” e criar os “Bomba Patch” da vida nas versões mais antigas de Pro Evolution Soccer. Agora será possível personalizar isso de forma fácil e prática diretamente dentro do jogo, no console rodando, e compartilhar com amigos via pendrive. É uma boa forma de manter a tradição e ainda modernizá-la para facilitar a vida dos usuários.

O que vocês esperam de PES 2017? Comente no Fórum do TechTudo!


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Vinicius
    2016-06-16T17:26:27  

    O último PES que prestou foi o 2013, após isso sua jogabilidade ficou péssima, lenta, de difícil controle. Em compensação o FIFA 14 em diante a jogabilidade ficou muito mais dinâmica e rápida. Parece que houve uma inversão de papéis entre a jogabilidade dos dois. Mas torço que o PES volte a evoluir e ser um bom jogo pois Winning Eleven foi muito marcante na minha infância.

    recentes

    populares

    • Vinicius
      2016-06-16T17:26:27  

      Jogabilidade rápida é ruim , porque perde a graça pega um jogador rápido e bota para correr , certo é ter cadência no jogo.

    recentes

    populares

    • Vinicius
      2016-06-16T17:26:27  

      PES ta ruim pra caramba, no jogo contra o pc, vc tenta um contra ataque e os adversários são sempre mais velozes que seus jogadores, sempre alcançam e travam no chute. O contrário, seus zagueiros nunca alcançam. Tá tão ruim a ponto de deixar pra lá e tentar se arriscar no fifa.

  • Bruno Silva
    2016-09-03T14:23:09  

    Meu último PES foi o 2013, onde você ganhava até metade do segundo tempo e o adversário derrubava o jogo. PES nunca mais...

    recentes

    populares

    • Bruno Silva
      2016-09-03T14:23:09  

      Pq tanto rancor? Kkkkkkkkkjj

    recentes

    populares

    • Bruno Silva
      2016-09-03T14:23:09  

      Ah cara ficava com muita raiva quando acontecia isso no 2013.Porém já aconteceu isso comigo no Fifa 16 também é mais dificil mais acontece. O pes traz uma emoção que parece que vc tá dentro do campo inexplicável.

  • Cristian Machado
    2016-09-02T11:09:26  

    qm diz q fifa e melhor q pes ou nunca jogou pes ou e retardado so pode... o fifa e o mais surreal possivel os jogadores mal sabem domina a bola e todo tchosco.... ja o pes sim pod t evoluido poco mas nen precisa evolui pra supera o fifa....

    recentes

    populares

    • Cristian Machado
      2016-09-02T11:09:26  

      Ele mau sabe escrever imagina jogar, sabe aqueles players que coloca a dificuldade no mínimo e usa cheats, hacks se tiver!

    recentes

    populares

    • Cristian Machado
      2016-09-02T11:09:26  

      Você também escreveu errado e está criticando o cara. A grande questão é que PES é para um público e FIFA é para outro . Os dois jogos são bons mas vai do gosto de cada um decidir de qual deles gosta mais porque são tipos diferentes de jogabilidade

  • Ricardo Alves
    2016-06-16T17:52:54  

    PES 2016 é superior ao FIFA 16. Espero que o novo PES se consolide ainda mais. Quem critica o PES não jogou ou não sabe o que é um bom futebol. Fifa realmente é intragável. Só de ver os caras citando o PES 13 demonstra que não conhecem o jogo. PES 16, há muito deixou o FIFA comendo poeira.

    recentes

    populares

    • Ricardo Alves
      2016-06-16T17:52:54  

      KKKKKK O QUE? Caro amigo Ricardo, Já joguei todos os jogos das duas franquias desde 2001, quando o Fifa ainda era FIFA SOCCER e PES era Winning Eleven, Atualmente só brinco de PES as vezes com o MyClub e porque é de graça na PSN, então...não confunda as coisas, PES está muito longe do FIFA, um abraço.

    recentes

    populares

    • Ricardo Alves
      2016-06-16T17:52:54  

      parei de ler no PES 16

  • Rafael Faria
    2016-10-12T09:48:31

    Ultimo pes que joguei foi o 2010 para pc, lembro que gostava muito. Falar que o fifa eh dificil de jogar eh brincadeira. Ao menos o 16, tem cara que pega a bola e sai driblando o time inteiro. Acho feio a forma que os jogadores correm e se movimentam, o chute tb eh meio bizarro. Nao existe o jogo perfeito, jogo o fifa desde 2014, mas me incomoda quando falam que o fifa eh um simulador. Acho que irei de pes.

  • Rodrigo Garcia
    2016-09-26T11:53:27  

    Pessoal alguém sabe se tem lesão na liga master desse PES 17?

    recentes

    populares

    • Rodrigo Garcia
      2016-09-26T11:53:27  

      sim

  • Matheus Lima
    2016-10-10T17:59:26

    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk PES melhor que FIFA, só em 2005

  • Fabio
    2016-09-16T07:52:13  

    olha, eu joguei a demo do fifa 17 ontem , cinco jogos apenas, mas estou com a impressao de que o fifa esta melhor em graficos e jogabilidade. so estou preocupado com a marcacao nesta versao. nao sei se tem algo a mais do que cercar com x e dar o bote com o quadrado, podendo chamar um segundo jogador na marcacao, mas a marcacao esta ineficiente demais.. ninguem da o bote nessa budega... neste ponto, a marcacao do pes é muito mais eficiente. estou na duvida de qual pego, este ano joguei pes 16, mas sinceramente estou em duvida.

    recentes

    populares

    • Fabio
      2016-09-16T07:52:13  

      PES 2017 é a melhor escolha.

  • Wellington Marchi
    2016-09-29T10:28:56

    O melhor jogo é aquele que agrada a cada um, o que me agrada é o PES então para mim ele é o melhor, é questão de gosto cada um tem o seu.

  • Pedro Henrique
    2016-07-06T09:11:38  

    É difícil falar que um é melhor que outro. Já que PES é arcade e FIFA é simulador. Enquanto uns buscam apenas diversão (PES arcade), outros buscam emoção (FIFA simulador). São jogos do mesmo gênero com propostas diferentes.

    recentes

    populares

    • Pedro Henrique
      2016-07-06T09:11:38  

      emoção ? fifa? kkkkkkkkk sai dai esse nunca jogo pes

    recentes

    populares

    • Pedro Henrique
      2016-07-06T09:11:38  

      É exatamente isso. Eu prefiro a diversão! Não me importo se tem fairplay no jogo e essas bobagens todas do fifa.

  • Paulo Silveira
    2016-08-24T09:24:48  

    Não por nada... mas deixei de jogar pes no 13 joguei fifa 14/15/16 agora testei o pes 17 e esta muito bom jogabilidade boa gráficos incríveis, interferência no clima, fifa 17 tera que trazer varias evoluções pra ser melhor que o pes17 ese ano vou de pes17...

    recentes

    populares

    • Paulo Silveira
      2016-08-24T09:24:48  

      Falou meu pensamento, só que parei no pes 2012

    recentes

    populares

    • Paulo Silveira
      2016-08-24T09:24:48  

      O PES 2012 foi o pior da história.. tive 2011, 2013 e 2015. Comprei o FIFA 16, agora acho que vou voltar para o PES 17.

  • Abel Blanco
    2016-09-12T18:25:41  

    Pes 2017 evoluiu em jogabilidade e tal....mas ainda falta melhorar a fisica da bola, a questão de realidade tática tb é deficiente, ainda existe auxilio da cpu nos passes e etc. Pes 17 n tem ainda a fluidez de jogo que o fifa tem e mais uma vez, na minha opinião ficou pra trás. Mas depois que enjoar do fifa irei comprar o pes. Jogo não é ruim, apenas fifa continua melhor.

    recentes

    populares

    • Abel Blanco
      2016-09-12T18:25:41  

      Pes é diversão, chutes de longe, é golaços, Fifa é simulador, onde vc tem que controlar tudo, eu não acho legal, prefiro Pes. Isso é opnião de cada um...

    recentes

    populares

    • Abel Blanco
      2016-09-12T18:25:41  

      Concordo com o Colorado, PES é mais divertido, tenta jogar FIFA com um amigo pra ver que bisonho e sem graça...

  • Eleonardo Chaves
    2016-09-04T20:45:25  

    os dois sao bons,mais fifa tem jogabilidade mais proximo da realidade..se tornando mais dificil de jogar..e essa é a emoçao..pes vc acerta td muito facil.puro jogo virtual mesmo...

    recentes

    populares

    • Eleonardo Chaves
      2016-09-04T20:45:25  

      Pes é para diversão, para fazer golaços, etc..., Fifa é mais simulador mesmo, e eu não Gosto, sou Pes desde sempre!!!! É opinião de cada um.

    recentes

    populares

    • Eleonardo Chaves
      2016-09-04T20:45:25  

      Prefiro mil vezes o PES, mais diversão e menos embromação! Jogar FIFA com os amigos é chato!

  • Jonathas Pedro
    2016-09-10T10:33:25

    So acho q deveria ter mais uma opção de narração no pess 2017

  • Wilson Artimundo
    2016-07-24T11:23:20  

    Sou jogador do pes desde sempre, espero com muita ansiedade o 17!!!

    recentes

    populares

    • Wilson Artimundo
      2016-07-24T11:23:20  

      Só acho q deveria ter mais uma opção de narração no pess2017

  • Edmar
    2016-07-22T08:26:52

    eu tenho um filho d 11 anos ele era fifeiro comecou a jogar pes pronto esqueceu o fifa e so joga o pes na minha opiniao os fifeiros sao normalmente mais novos do que os q jogam pes , eu amo o pes pela jogabilidade , ja tentei jogar fifa mais simplesmente nao da

  • Ariel Andrade
    2016-06-22T20:10:24  

    Futebol se joga com ""PES", FIFA é para boiola!!!

    recentes

    populares

    • Ariel Andrade
      2016-06-22T20:10:24  

      Muitos aí falando em realidade..... No FIFA tem a opção de um chute ter uma velocidade de um canhão..... PEs tem isso não! kkkkk

    recentes

    populares

    • Ariel Andrade
      2016-06-22T20:10:24  

      não jogo fifa mas este pés ta ruim de mais os cara só dão balão para cima e já era não precisa saber jogar so apertar triangulo

  • Cauã Cardoso
    2016-06-21T11:48:37  

    Sou jogador de FIFA mas tenho que admitir que a cadencia do PES e mais realista, o fifa virou correria pura, e o sistema defensivo ficou horrivel, os jogadores fora do controle do usuario nao auxiliam na marcacao, simplesmente ficam parados vendo os atacantes passarem. Minha torcida e pela evolucao do PES para que a EA saia desta zona de conforto !!

    recentes

    populares

    • Cauã Cardoso
      2016-06-21T11:48:37  

      Depende muito do player tb, não adianta reclamar se vc não tem competência e habilidade pra marcar fera, aí vai de cada um, FIFA 16 arrumou isso e o sistema defensivo está bem melhor, antecipam os atacantes e tem cobertura e inteligencia do sistema defensivo sim, se vc quer um jogo facil sem erro vai pro PES parça.

    recentes

    populares

    • Cauã Cardoso
      2016-06-21T11:48:37  

      modo divisão melhorar em que Anselmo Costa? o my club é bem mais completo que o Divisões

  • Bruno Sales
    2016-06-16T11:14:10  

    O chato é pq quase nada é licenciado.

    recentes

    populares

    • Bruno Sales
      2016-06-16T11:14:10  

      tiago silva, a jogabilidade do fifa 16 esta bem diferente do fifa 15, na minha opiniao, pra pior... mas vi que vc fala com alguma procedencia, pois essas falhas no fifa existem mesmo. eu parei de jogar pq cansei dessa palhacada de tomar gol sempre nos 45 e 90 min, penaltis toscos, goleiros semi deuses e de repente o seu falha com o cara dando um chute a gol e vc 15 chutes, o tal do momentum no final do jogo. ah, chega. pes tem varias falhas e bugs, mas ainda assim e um jogo mais justo e divertido.

    recentes

    populares

    • Bruno Sales
      2016-06-16T11:14:10  

      Cara o que testei da demo o pes 2017 ja surpreendeu muito em relação ao 16 espero que o Fifa venha da mesma maneira, desejo sucesso pros dois, que sempre nos tragam um jogo de futebol descente para o nosso divertimento!

  • Lucas Barbosa
    2016-07-01T02:08:11  

    Queria entender pq na maioria dos camps de PES quase todos os players jogam com o Bayern. O time é tão roubado assim que nenhum outro é capaz de vence-lo?

    recentes

    populares

    • Lucas Barbosa
      2016-07-01T02:08:11  

      isso é moda antiga do PES, o divertido mesmo é ir com outros times além dos míticos, mas de qualquer forma tem pelo menos 4, ou 5 times que, dependendo do jogador, podem certamente ganhar do bayern.

    recentes

    populares

    • Lucas Barbosa
      2016-07-01T02:08:11  

      anselmo costa, real madri no contra ataque com bale na ponta e quase que imparavel.

  • Luciano Assis
    2016-06-16T19:53:44  

    evoluiu evoluiu evoluiu e continua uma bosta. Esquece PES, para de fazer jogo de futebol, vcs conseguem fazer o inacreditável, ou seja, piorar a cada ano! Fifa melhor jogo de futebol e pronto, que venha os mimimis dos PES lovers.

    recentes

    populares

    • Luciano Assis
      2016-06-16T19:53:44  

      por isso o pes é sempre sucersso até quem não gosta da os seus pitaques kkkkk

    recentes

    populares

    • Luciano Assis
      2016-06-16T19:53:44  

      falou luciano assim, o mimimi do fifa.

  • Weverson Procopio
    2016-08-11T20:52:21

    weverson1984 quem quiser uma boa partida me add la xone pes 16

  • Miguel Fernandes
    2016-06-25T09:42:40  

    Nossa! Porque que tem tanto fifeiro lendo notícia do novo PES ? Tão pensando em mudar de game ? Em jogar o melhor jogo da e3 2016 segundo a IGN!!

    recentes

    populares

    • Miguel Fernandes
      2016-06-25T09:42:40  

      Noooois temos Modo história PÉS Perdeu tudo pro FIFA vcs está na falência

    recentes

    populares

    • Miguel Fernandes
      2016-06-25T09:42:40  

      vcs, nóis, temos???? vc é só usuário véi, tem nada de criação sua não!

  • Anselmo Costa
    2016-07-24T22:59:23

    No modo gerenciar seleção no master ligue bem que poderíamos escolher o campo!

  • Anselmo Costa
    2016-07-24T22:57:20

    Lembro que no modo master ligue dava palar pular de uma certa data para adiante, era interessante mesmo se perdesse todos os jogos pois tem momento que você já é campeão com três rodadas de antecedência e ter que pular um por um, chatice!