Celular

14/06/2016 07h00 - Atualizado em 14/06/2016 07h00

Resolução da tela do celular: as diferenças entre HD, Full HD, Retina etc

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

As telas dos celulares são sempre um ponto de atenção a cada lançamento, seja por causa do tamanho ou pela resolução. Quad HD, Full HD, 4K e Retina são alguns dos diversos termos usados nessas apresentações. Mas, afinal, o que cada um significa e como isso impacta no dia a dia do usuário? Aprenda neste artigo do TechTudo o que você precisa saber sobre o display do seu smartphone.

Testamos o LG G5 SE, celular com três câmeras e design inovador

Qual é a diferença entre o tamanho da tela e a resolução da tela

A tela touch do celular é a principal forma de interação com o aparelho e seu tamanho pode influenciar diretamente no conforto e precisão do toque. A medição do display se dá em diagonal, ou seja, trançando uma linha inclinada de um canto ao outro da tela. A unidade de medida usada para determinar esse tamanho é a polegada, que equivale a 2,54 cm. Ou seja, o iPhone SE de 4 polegadas tem uma tela que mede 10,16 em centímetros de uma ponta a outra.

Tamanho de tela em smartphones é medido em polegada e na diagonal (Foto: Reprodução/Apple)Tamanho de tela em smartphones é medido em polegada e na diagonal (Foto: Reprodução/Apple)









Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android e iPhone

Tão importante quanto escolher bem o tamanho da tela, contudo, é observar a resolução do display. Mas para entender do que isso se trata, é preciso conhecer antes uma pequeníssima unidade: estamos falando dos pixels, pequenos pontos luminosos que, juntos no display, ajudam a formar a imagem. Quanto maior a quantidade deles, maior será a definição do vídeo.

Esquema mostra como acréscimo de resolução torna a imagem mais definida (Foto: Wikipedia)Esquema mostra como acréscimo de resolução torna a imagem mais definida (Foto: Domínio Público)

Quando se fala em resolução de tela, portanto, fala-se da quantidade de pixels contida no display. No entanto, em vez de contá-los individualmente, conta-se a quantidade de colunas e linhas formadas por esses pontos. Por exemplo, um celular com tela Full HD de 1920 x 1080 pixels possui 1920 colunas por 1080 linhas de pixels. É bem mais fácil do que dizer que ele possui 2.073.600 pixels no total, não é mesmo?

O que é densidade de pixels, o famoso ppi?

A densidade de pixels vem da relação entre o tamanho e a resolução da tela. Para se chegar ao valor, calcula-se a quantidade de pixels existente em cada polegada do display, gerando uma concentração medida em pixels per inch (ppi), ou em português, pixels por polegadas. Quanto menor for a tela e maior a resolução, maior será o ppi. Da mesma forma, quanto maior for o aparelho e menor a resolução, menor será o ppi.

Steve Jobs demonstra como a densidade de pixels funciona no lançamento do iPhone 4 (Foto: Reprodução/YouTube)Steve Jobs demonstra como a densidade de pixels funciona no lançamento do iPhone 4 (Foto: Reprodução/YouTube)

A grande importância de ter uma tela com densidade alta é que isso diminui o espaço entre os pixels e ajuda a formar uma imagem mais nítida. Em um smartphone, um ppi alto é desejável já que o usuário estará observando a tela a 30 centímetros de distância, em média, e isso torna mais fácil distinguir os pixels a olho nu do que na TV, por exemplo.

Para exemplificar, usaremos três smartphones de 5,5 polegadas. O Galaxy J7, de resolução HD (720p) e densidade de 267 ppi, o Moto G 4, Full HD (1080p) com 401 ppi, e o LG G4, QHD (1440p) com 538 ppi. Se colocarmos os três lado a lado, o usuário tenderá a ver com mais facilidade os pixels do Galaxy J7 do que os dos outros dois aparelhos, já que o primeiro tem uma densidade mais baixa.

Densidade da tela torna mais difícil enxergar os pixels a olho nu (Foto: Allan Mello/TechTudo)Densidade da tela torna mais difícil enxergar os pixels a olho nu (Foto: Allan Mello/TechTudo)

O aumento excessivo na resolução e, consequentemente, na densidade das telas nos últimos anos também vem causando polêmica. Segundo a Apple, o olho humano não é capaz de distinguir mais do que 300 ppi a uma distância padrão de 30 centímetros. Por essa lógica, aumentar demasiadamente a quantidade de pixels na tela, como fazem a Samsung e demais fabricantes, não resultaria em nenhum benefício para o consumidor.

Resolução HD (1280 x 720 pixels)

A telas High Definition (HD), ou de alta definição, são formadas por 1.280 colunas por 720 linhas de pixels. O uso dessa resolução permitiu que os smartphones tivessem um aumento no tamanho sem grande perda na nitidez e também reproduzissem vídeos e conteúdos feitos para as TVs modernas. Entre os dois primeiros celulares com display HD foram os Galaxy S II LTE e o LG Optimus LTE, anunciados em 2011.

Atualmente, as telas HD são bastante comuns em telefones intermediários e começam também a se popularizar entre os aparelhos mais baratos. Alguns smartphones que possuem a resolução são o Moto G 3Redmi 2Redmi 2 Pro Quantum Go, entre diversos outros.

Resolução Full HD (1920 x 1080 pixels)

As telas Full HD nada mais são do que telas de alta definição, porém com um número maior de linhas: 1920 x 1080 pixels. Popularizada inicialmente em televisores, essa resolução migrou também para os celulares com o lançamento do HTC J Butterfly em outubro de 2011. Com isso, os telefones conseguiram oferecer boas telas acima das cinco ou seis polegadas, além de reproduzir conteúdo com qualidade de Blu-Ray.

Moto G 4 chegou com tela Full HD de 5,5 polegadas (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Moto G 4 chegou com tela Full HD de 5,5 polegadas (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

A resolução Full HD foi muito utilizada em celulares top de linha nos últimos anos, mas começa a chegar agora em aparelhos intermediários na casa dos R$ 1 mil, como o Lenovo Vibe K5. Além deste, outros telefones que usam a resolução são o Moto G 4, o Zenfone 2, Zenfone 3, Galaxy A7, entre outros.

Resolução Quad HD ou QHD (2560 x 1440 pixels)

A resolução Quad HD ou QHD tem se tornado o padrão entre smartphones top de linha nos últimos dois anos. Sua grande vantagem é oferecer uma densidade de pixels superior aos 500 ppi mesmo em grandes telas de cinco ou seis polegadas. No entanto, a definição também tem sido alvo de questionamentos, uma vez que esta exigiria maior consumo de bateria sem oferecer uma diferença perceptível a olho nu.

O primeiro smartphone Quad HD de uma grande fabricante foi o LG G3, de maio de 2014, mas o chinês Vivo Xplay 3S foi o primeiro do mundo a usar a resolução, ainda em dezembro de 2013. Inicialmente, as demais fabricantes resistiram um pouco em adotar o QHD, mas isso mudou a partir da segunda metade de 2014. Nos telefones atuais, a resolução está presente no Galaxy S7, Galaxy Note 5, Moto X Force, entre outros.

Resolução 4K, Ultra HD ou UHD (3840 x 2160 pixels)

A resolução 4K está se consolidando como o novo padrão para vídeos e transmissões em ultra definição em televisores, mas sua adoção em celulares ainda é incerta. Afinal, nem o QHD (2560 x 1440 pixels) está totalmente difundido. Além disso, parte dos consumidores e especialistas acredita que a resolução é desnecessária num smartphone, já que uma densidade que chega a 800 ppi seria imperceptível e o aumento gráfico necessário impactaria muito no consumo de bateria e processamento.

Xperia Z5 Premium é o primeiro smartphone com tela 4K do mundo (Foto: Divulgação/Sony)Xperia Z5 Premium é o primeiro smartphone com tela 4K do mundo (Foto: Divulgação/Sony)

Mesmo sob desconfiança, a Sony lançou o seu primeiro smartphone 4K: o Xperia Z5 Premium, que custa R$ 4.699 no Brasil. Por enquanto, o aparelho ainda é o único com a resolução; concorrentes como o Galaxy S7 e o LG G5 ficaram no QHD, mesmo lançados depois.

Resolução do iPhone

A Apple não segue à risca os padrões HD (1280 x 720 pixels), Full HD (1920 x 1080 pixels) ou Quad HD (2560 x 1440 pixels) de resolução em seus produtos, já que seu foco está na densidade de pixels. Essa prática começou com a chegada da tela Retina no iPhone 4, quando Steve Jobs destacou que os 326 ppi do display superavam a capacidade de distinção de pixels do olho humano, que é de 300 ppi, segundo a empresa. Desde então, a Apple manteve a marca.

iPhone segue resoluções diferentes que padrões de outras fabricantes (Foto: Arte/Divulgação)iPhone segue resoluções diferentes que padrões de outras fabricantes (Foto: Arte/Divulgação)

Os iPhone SE, iPhone 5S, iPhone 5C e demais de quatro polegadas checam com uma tela de 1136 x 640 pixels, mantendo-se os 326 ppi. O mesmo ocorre com os iPhone 6 e iPhone 6S, que tiveram suas telas aumentadas a tela para 4,7 polegadas e a resolução para 1334 x 750 pixels. Os únicos smartphones que fogem à regra são os gigantes iPhone 6 Plus e iPhone 6S Plus, que possuem tela de 5,5 polegadas Full HD (1920 x 1080 pixels) e densidade de 401 ppi.

O que é tela Retina?

Tela Retina, ou Retina Display, nada mais é do que um nome comercial que a Apple usa para os seus displays com alta densidade de pixels. A primeira aparição foi no iPhone 4, lançado em junho de 2010. Na ocasião, Steve Jobs destacou que a ideia da empresa foi comprimir quatro vezes mais pixels em um display dos que os concorrentes. Com isso, o número de pontos usados para formar uma imagem ou texto pode ser mais preciso e o resultado final, muito mais nítido.

Tela Retina tenta superar a capacidade do olho humano em enxergar pixels no display (Foto: Reprodução/Apple)Tela Retina tenta superar a capacidade do olho humano em enxergar pixels no display (Foto: Reprodução/Apple)

Nos iPhones, a tela Retina utiliza uma densidade de pixels mínima de 326 ppi. No entanto, esse número pode variar em outros aparelhos como iPod, iPad e Macs de acordo com os cálculos da empresa levando em conta ao limite de distinção de pixels pelo olho humano a uma distância padrão para esses dispositivos.

Referências: Wikipedia 1, Wikipedia 2, Wikipedia 3, Portal BRX/YouTube, Moyeasoft/PowerPoint to DVD, GSM Arena, WCCF Tech, Mashable, Wikipedia 4, Wikipedia 5, Wikipedia 6 e Apple/YouTube.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • William Laureano
    2016-06-18T18:03:05

    lg g3 tenho tela quad hd tope os pixels essa aparelho e custo e beneficio otimo carregador sem fio ja filma 4k tope mesmo pelo preço dos novos ele se da bem ainda com lançamento moto g e entre outros ..