Redes sociais

05/06/2016 06h00 - Atualizado em 05/06/2016 06h00

Review ChatSim

Aline Batista
por
Da redação

Mensagens ilimitadas no WhatsApp e Messenger. Esta é a promessa do ChatSim, um produto inventado pela operadora de telefonia Zero Mobile, da Itália. De acordo com eles, o SIM card funciona em mais de 150 países. O chip funciona como qualquer outro SIM Card de celular, mas é limitado a aplicativos de chat. Com isso, o consumidor ficaria com o acesso aos amigos e contatos, mesmo quando estiver viajando.

Quatro adaptadores que transformam seu celular em dual chip

Por outro lado, o ChatSim não faz nem recebe chamadas, SMS e não permite acessar a internet. A ideia é interessante, mas o chip não parece muito funcional. Confira a análise completa no review do ChatSim e descubra se o investimento compensa.

ChatSim é um chip para acessar aplicativos mensageiros de forma ilimitada  (Foto: Ana)ChatSim é um chip para acessar aplicativos mensageiros de forma ilimitada (Foto: Ana Marques/TechTudo)











Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

O ChatSim se diferencia dos chips comuns de operadoras por oferecer acesso ilimitado a aplicativos de chat. Ele funciona em redes 3G ou 4G e tem boa velocidade no envio dos arquivos. Enquanto o ChatSim está em uso, não é necessário conectar o celular a nenhuma rede Wi-Fi. Além disso, o chip é compatível com todos os smartphones. Por ter o formato all-In-One, se adapta a aos modelos SIM, MicroSIM e NanoSIM, o que é uma vantagem para o consumidor. 

ChatSim tem formato All-In-One e se adapta a todos os modelos de celulares (Foto: Ana Marques/TechTudo)ChatSim tem formato All-In-One e se adapta a todos os modelos de celulares (Foto: Ana Marques/TechTudo)


Um grande benefício do ChatSim é que ele suporta praticamente todos os aplicativos de mensagem: WhatsApp, Facebook MessengerWeChat, Telegram, entre outros. Com o chip, é possível enviar textos e emojis livremente. É importante lembrar que o ChatSim não efetua nem recebe ligações ou mensagens SMS, e também não permite acessar a internet. Esses recursos podem até fazer falta para o usuário, mas essa é uma informação que fica clara no site da empresa que vende o produto. Quem comprar o ChatSim sabe de cara como ele funciona.

O envio de mensagens de texto e emojis é livre. Ou seja, o usuário pode usar o quanto quiser. No entanto, para ter acesso a serviços multimídia, como envio de imagens, vídeos e áudios, é preciso colocar a mão no bolso, pois esses recursos exigem o uso de créditos.

Funciona da seguinte maneira: quando você compra o ChatSim, ele já vem com uma quantidade de créditos, que podem ser usados durante um ano para recursos como fotos e vídeos. Por exemplo, a versão mais barata, vendida pela internet por R$ 50,00, tem 2 mil créditos.Cada uma dessas funcionalidades consome uma quantidade de créditos e você tem que recarregar o chip novamente quando eles acabarem.

Pelo site da empresa, é possível ver a quantidade de créditos restante. Essa é uma grande desvantagem do serviço oferecido pelo ChatSim, pois o usuário não pode enviar ilimitadamente conteúdo multimídia.

Para enviar e receber conteúdos multimídia, é preciso comprar créditos  (Foto: Ana Marques/TechTudo)Para enviar e receber conteúdos multimídia, é preciso comprar créditos (Foto: Ana Marques/TechTudo)


A princípio, a ideia de ter um chip somente para conversar por aplicativos mensageiros pode parecer um pouco estranha. Afinal, você já paga a sua operadora de celular para ter acesso à internet. Para que pagar por um chip que permite apenas enviar e receber mensagens? Apesar disso, para quem tem o costume de viajar para outros países, o ChatSim pode ser muito funcional, pois usar o celular fora do país pode sair caro. Com esse chip, a troca de mensagens com seus amigos estaria garantida em mais de 150 países pelo mundo. Se você viaja com frequência para outros países, o investimento pode valer a pena. 

O número do ChatSim não pode ser associado a outro telefone (Foto: Ana Marques/TechTudo)O número do ChatSim não pode ser associado a outro telefone (Foto: Ana Marques/TechTudo)


Para usar o ChatSim, é preciso alterar algumas configurações do celular. Também é recomendável restringir o uso de dados por aplicativos em segundo plano, o que pode atrapalhar um pouco o desempenho do telefone. Além disso, ter um smartphone com suporte a dois chips é fundamental para usar o ChatSim. Isso não é um pré-requisito, mas é a única maneira de manter um chip com seu número de celular, que permite fazer ligações e acessar a internet, e ter um segundo chip para conversar pelos aplicativos de chat.

É recomendável ter um celular dual-chip para usar o ChatSim (Foto: Ana Marques/TechTudo)É recomendável ter um celular dual-chip para usar o ChatSim (Foto: Ana Marques/TechTudo)


A iniciativa do ChatSim é interessante, mas pouco útil. Como a maioria das pessoas costuma ter pacote de dados da sua operadora, não parece atrativo utilizar um chip apenas para aplicativos mensageiros. De qualquer forma, o ChatSim cumpre o que promete. Durante os testes, o chip executou bem sua função, com velocidade razoável para envio e recebimento de mensagens.

Como a versão mais barata do produto custa pelo menos R$ 50,00 (mais o frete) e é preciso recarregar o ChatSim para enviar e receber conteúdos multimídia, a compra pode não valer a pena, já que esse não é um acessório indispensável ao celular. No entanto, se você tem o costume de viajar para outros países, esse pode ser um bom investimento.

Qual é o melhor celular Dual SIM? Confira no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fabio Pellini
    2017-01-27T19:45:19

    Interessante, por exemplo para grupos de vendedores externos se comunicarem. Utilizado na are comercial será de grande utilidade...

  • Davi Carriel
    2016-06-05T11:49:54  

    A materia fala a mesma coisa repetidas vezes e informações importantes que eu queria saber nao passou

    recentes

    populares

    • Davi Carriel
      2016-06-05T11:49:54  

      Aline Batista, é de jornalismo na UFRJ, e estagiária na tech tudo, tem que dar um desconto uma chance. Uma morena muito linda tem futuro.

    recentes

    populares

    • Davi Carriel
      2016-06-05T11:49:54  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk......Morena muito linda e sem miolo para escrever....Materia mal escrita, rasa e repetitiva.......que ela volte para o primeiro grau.....

  • Edgar Munin
    2016-06-05T12:52:21

    Que tipo de matéria é essa? Esse éo resultado do teste? Informações técnicas seriam importantes em um "teste". A qualidade do techtudo está caindo. Se estão precisando de repórter só falar.

  • Marcelo Sanchez
    2016-06-06T11:43:03  

    No Brasil não funciona e nem funcionará, afinal, o cartel das telefônicas quer cobrar uso do Whatsapp. Já não bastasse pagarmos a maior tarifa de telefonia do mundo, ainda querem taxar o Whatsapp. Realmente, estou esperando há 20 anos os efeitos positivos da privatização das Teles. Concorrência ainda não chegou, cartéis ainda tabelam preço, não há investimento nem geração de emprego no Brasil

    recentes

    populares

    • Marcelo Sanchez
      2016-06-06T11:43:03  

      ficou claro que só vale a pena para quem viaja a outro país.

  • Diego
    2016-06-06T11:18:21  

    isso e mole de resolver... importa o chip e desenvolve um programa q burla o servidor do paiz e pronto... isso ja foi feito pra jogos globais pq naqo para um chip

    recentes

    populares

    • Diego
      2016-06-06T11:18:21  

      não tem recursos suficientes e tanto é que eu uso vários programas para um projeto, no dia em que existir um programa que tem todos os recursos que as pessoas possam utilizar TALVEZ eu o compre.

    recentes

    populares

    • Diego
      2016-06-06T11:18:21  

      detale que alguns programas vc ainda so pode ter a licença anual ou seja vc e obrigado a pagar todo ano por algo q nem sempre tem um proveito razoavel

  • Everton
    2016-06-10T18:42:34

    quero usar meteno pa ver se funciona

  • Celso Pereira
    2016-06-06T00:42:27  

    Se funcionar no Brasil, tô dentro. Quero.

    recentes

    populares

    • Celso Pereira
      2016-06-06T00:42:27  

      Wagner,, vc esqueceu de mencionar o porque não funciona.... NÃO PAGOU PROPINA... ficou de fora..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Celso Pereira
      2016-06-06T00:42:27  

      Não vale apena... 50 reais e não pode usar multimídia se não o credito vai pro saco (leiam a matéria pelo amor de Deus).

  • Jonas Victor
    2016-06-06T08:10:46  

    Prefiro meu chip da tim, uso todo ilimitado, e nem me preocupo com a conta.

    recentes

    populares

    • Jonas Victor
      2016-06-06T08:10:46  

      Verdade

    recentes

    populares

    • Jonas Victor
      2016-06-06T08:10:46  

      Concordo chara... Eu sou Beta Lab pra mim tá ótimo e pago quirela.

  • Rafael Silveira
    2016-06-08T08:33:59  

    Já vi esse filme... Se chama Kingsman e as pessoas que compraram tiveram sua cabeça explodida!

    recentes

    populares

    • Rafael Silveira
      2016-06-08T08:33:59  

      mto loko esse filme

  • Jackson
    2016-06-06T11:16:53

    To doido para usar um desse embaixo d'água já que funciona em qualquer lugar

  • Luiz Geroldi
    2016-06-06T11:05:26

    Hummmmm a msg é gratís mas os vídeos e fotos não... Entendi!!!!!!!! hahahahahahahahahaa

  • Roberto Matos
    2016-06-06T10:09:24  

    Pior que essas matérias, são as dietas do André marques que aparecem direto aqui...

    recentes

    populares

    • Roberto Matos
      2016-06-06T10:09:24  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk isso mesmo,,,deveria ser banido.

  • Adriano Paula
    2016-06-06T10:37:42

    Mágico? Tem certeza? Não aguento mais essa falta de criatividade dos jornalistas que escrevem para o Techtudo. Caro jornalista, se você está escrevendo sobre tecnologia, a palavra mágico deve ser a ultima que você pensaria para intitular uma matéria.

  • Roberto Matos
    2016-06-06T10:07:06  

    Não sendo da TIM, a operadora que nunca tem sinal, pra mim está de boa...

    recentes

    populares

    • Roberto Matos
      2016-06-06T10:07:06  

      Pior que a TIM na italia funciona perfeitamente, melhor que qualquer operadora aqui

  • Tiago Santos
    2016-06-06T09:31:35

    SOMOS BRASILEIROS E GOSTAMOS DE SER ENGANADOS ,. BOM DIA !

  • Jonas Lima
    2016-06-06T08:39:52

    Kingsman - Serviço Secreto kkkkkk

  • Juliano Santos
    2016-06-06T08:36:54

    Muito obrigado, mas eu dispenso... Já assisti "Kingsman" e sei o que acontece no final...

  • Raposão
    2016-06-06T08:16:04

    Gente esse chip ja existe a muito tempo... vc pode usar a vontade, mas não pode receber videos, fotos nem audio...

  • C4rioc4
    2016-06-06T08:00:35

    .. Excelente ideia para levar para EEUU ou EUA e não mais precisar ficar catando Wi-Fi ou ter que fechar pacote caro de pouca internet. Ideal ter um só para viagem mesmo !!! Usar aqui é burrice

  • Livethelife
    2016-06-06T07:21:59

    Esse chip é útil para uma pessoa que é refém do wifi e não tem condições de pôr crédito todo mês e não vive sem o WhatsApp. Quando estiver longe do alcance de um wifi, já não ficaria mais incomunicável.

  • Rander Pereira
    2016-06-06T02:22:34

    Ótima idéia, principalmente na Europa, apesar que o telefone de dois chips não seja muito usado por aqui, o fato de poder se comunicar fora do seu país de residência é excelente porque os planos de dados contidos nos contratos de celulares geralmente não cobrem acessos internacionais e são caríssimos cada MB usado, pena que não se pode usar-lo para acessar informações e localizações no google maps.

  • Raphael Moura
    2016-06-06T02:06:38

    Desculpe, mas que matéria repetitiva. Dava pra dizer tudo em 2 paragrafos. Techtudo tá pior que a record

  • Marcelo Alves
    2016-06-06T00:13:07

    e funciona no Brasil? pra funcionar tem que usar a rede de alguma operadora, pq nao faz magica de pegar um sinal da lua por exemplo, nao explicaram direito se funciona no Brasil, por qual operadora e quais os valores, materia imcompleta

  • Paulo Neto
    2016-06-05T20:57:49  

    Falou, falou e não disse se funciona no Brasil.

    recentes

    populares

    • Paulo Neto
      2016-06-05T20:57:49  

      kkkkkkk, EXATAMENTE, tava pensando nisso agora, fala em 150 paises, diz que pode comprar por 50 reais mais frete, mas nao afirmar se funciona aqui no Brasil pois nao cita os paises que aceita

  • Thiago Guida
    2016-06-05T10:48:09  

    meu chip já faz isso. não tem nada de infinito e magico e tem que pagar.

    recentes

    populares

    • Thiago Guida
      2016-06-05T10:48:09  

      Nao tem qualquer diferença...

    recentes

    populares

    • Thiago Guida
      2016-06-05T10:48:09  

      wifi tem aberta em toda parte; esse chip é pra usar brincar com ele meia hora e tirar do aparelho e deixar na poeira.