Sistemas Operacionais

23/06/2016 14h06 - Atualizado em 23/06/2016 14h06

Windows 10 ganha build 14371 para PC e celular com nova forma de ativar

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

A Microsoft liberou versões prévias do Windows 10 para testes na quarta-feira (22). A Build 14371, disponível em computadores e celulares, está com foco na correção de erros e problemas de desempenho nos preparativos para a chegada da nova versão Anniversary Update do software. Nos PCs, a versão trouxe ainda uma nova forma de ativação do sistema operacional via Conta da Microsoft e resolveu problemas após a troca de placa-mãe e outros componentes. Confira o que muda e o que foi corrigido na Build 14371 do Windows Insider.

Windows Insider ganha novo grupo de testes para updates mais estáveis

Veja como mudar a posição da barra de tarefas no Windows 10 (Foto: Raissa Delphim/TechTudo) (Foto: Veja como mudar a posição da barra de tarefas no Windows 10 (Foto: Raissa Delphim/TechTudo))Windows 10 ganha build 14371 para PC e celulares com correção na ativação (Foto: Raissa Delphim/TechTudo)

Como baixar a build 14371

A nova versão prévia do Windows 10 está disponível apenas para participantes do Windows Insider no modo rápido em PCs e celulares. Se você já possui uma build anterior baixada, a atualização pode ser feita normalmente através do Windows Update. Caso contrário, é necessário se inscrever no programa de testes para fazer o download posteriormente.

Build 14371 está disponível para download em computadores e celulares (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Build 14371 está disponível para download em computadores e celulares (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

O que há de novo para computadores

O Windows 10, seja na versão prévia ou estável, pode enfrentar problemas de ativação do sistema após a troca de componentes como o HD ou a placa-mãe do computador. A partir de agora, o sistema passará a contar com uma ferramenta específica para solucionar as causas mais comuns desse tipo de problema, guiando o usuário até a solução.

Microsoft adicionou ferramenta para correção de problemas de ativação no Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Microsoft adicionou ferramenta para correção de problemas de ativação no Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

No post no Blog do Windows, a Microsoft explica um dos cenários em que o recurso pode ser usado. Se o usuário tem uma licença para a versão Pro do Windows 10, mas instala a versão Home acidentalmente, a ferramenta será capaz de guiá-lo para que instale corretamente a versão adequada. Para achá-lo, acesse Configurações > Atualização e segurança > Ativação e “Soluções de Problemas”.

Microsoft detalha como ferramenta de correção de problemas de ativação funciona (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Microsoft detalha como ferramenta de correção de problemas de ativação funciona (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Outra mudança que deve facilitar a ativação do Windows é a possibilidade de linkar a Conta Microsoft usada no login do PC à chave de ativação do sistema. Assim, caso o Windows apresente algum problema, o usuário poderá usar a ferramenta de correção para fazer login em sua conta e recuperar a ativação sem precisar ficar digitando a licença novamente.

Novidades para celulares

A Microsoft lançou um serviço de pagamento móvel para concorrer com o Apple Pay e o Android Pay. Batizado de Microsoft Wallet, o serviço permite que o usuário faça compras e use o celular para pagá-las através da aproximação do aparelho às máquinas de cartão de crédito via NFC.

Microsoft Wallet oferece pagamento via aproximação com celulares Lumia (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Microsoft Wallet oferece pagamento via aproximação com celulares Lumia (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

O serviço é baseado na nuvem, os cartões virtuais poderão ser usados em compras na Windows Store, loja do Xbox e do Office 365. O Microsoft Wallet pode armazenar ainda cartões de fidelidade, tickets de compra e cupons de descontos para lojas parceiras. O serviço é exclusivo para os Estados Unidos inicialmente e aos Lumia 950, Lumia 950 XL e Lumia 650, que ainda não são vendidos no Brasil.

Correções de erros e problemas encontrados nos PCs

A build 14371 finalmente corrigiu o problema na ativação do narrador através das configurações das últimas duas builds. Fora isso, a Microsoft também fez correções relacionadas a downloads no Microsoft Edge, reprodução de vídeos em MPEG-2 no app padrão do sistema, impressão de alguns arquivos PDF, problemas em pesquisas no menu Iniciar, entre outros. Foram adicionadas novas animações à central de notificação.

Build 14371 pode apresentar problemas no atalho de Wi-Fi do Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Build 14371 pode apresentar problemas no atalho de Wi-Fi do Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Segundo a Microsoft, essa versão do Windows 10 possui um problema no ícone de rede/Wi-Fi e no de VPN da barra de tarefas. Ao clicar neles, a página de configuração não está aparecendo como deveria. 

Correções e problemas nos celulares

Nos celulares, as correções se concentram em problemas de exibição e uso na central de notificações, correções no uso da Cortana com o aparelho bloqueado, barra de navegação, conexão com dispositivos Bluetooth, entre outros.

A Microsoft também eliminou o problema que impedia a troca de papel de parede na tela inicial e de bloqueio através de apps.

Cortana teve mudanças visuais na Build 14371 do Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Cortana teve mudanças visuais na Build 14371 do Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

A build 14371 trouxe uma mudança nos formato de backup do sistema para diminuir o espaço ocupado no OneDrive. Em razão disso, pessoas que baixarem a nova versão prévia, mas decidirem voltar para a estável, não serão capazes de restaurar o layout da tela inicial. Há ainda problemas de duração de bateria em dispositivos mais antigos, como os Lumias 1520, 930 e 830, além problemas no Wi-Fi.

Quais placas de vídeo podem ser usadas com Windows 10? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Aécio Daniel
    2016-06-23T21:33:23

    Então se o meu pc tiver o Windows 10 PRO , e eu tiver uma licença HOME , eu poderei colocar o Windows 10 HOME?

  • Pedro Gonzaga
    2016-06-23T19:30:04

    Engraçado, minha build e 15 alguma coisa