18/07/2016 06h00 - Atualizado em 18/07/2016 06h00

Cabo USB-C: solução para carregamento rápido ganha aprovação internacional

Gabriel Ribeiro
por
Para o TechTudo

O USB-C é o novo padrão internacional para troca de informações. O modelo ganhou um selo de aprovação pela IEC (Comissão Eletrotécnica Internacional, na sigla em inglês) e é considerado a melhor solução para o carregamento rápido de dispositivos, além de colaborar para a transmissão de dados em grandes formatos, como vídeos em 4K.

Como verificar se a porta USB do computador é de alta velocidade

Um dos motivos para a entidade aprovar o novo tipo de conexão como padrão internacional é a capacidade do modelo de facilitar a vida do usuário. O formato permite carregar diversos aparelhos, que devem chegar em um número maior no mercado ainda este ano, com um único cabo.

Apple surpreendeu o mundo a adotar apenas uma entrada USB-C no novo MacBook (Foto: Carol Danelli/TechTudo)Cabo USB-C é solução para carregamento rápido e transmissão 4K (Foto: Carol Danelli/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

O conector é mais compacto, além de ser reversível, podendo ser plugado tanto de um lado quanto do outro – solucionando um dos problemas de design do antigo padrão. Outra característica importante está em sua capacidade. O USB-C pode chegar a 10 Gbps de velocidade com transferência de energia até 100 W.

Com a IEC definindo o USB-C como novo padrão internacional, a entidade espera reduzir o número de fios e conectores mal projetados. Antes considerado especificação de dispositivos premium, o padrão agora deve aparecer em novos notebooks, câmeras e smartphones. 

Via CNet e IEC

O cabo USB-C vai emplacar? Opine no Fórum do TechTudo


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Pedro
    2017-01-06T15:24:50

    Já estava na hora de modernizar o USB. A apple ja adotou os plugs reversiveis no iphone 5 . Agora temos no android também, espero que essa tecnologia nos leve a muitas outras