Redes sociais

06/07/2016 07h00 - Atualizado em 06/07/2016 10h22

Corrente de privacidade no Facebook é falsa; rede social desmente boato

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

De tempos em tempos, a corrente do “Eu não autorizo” embala novamente e surge no Facebook, convidando usuários da rede social a postar em seus perfis um texto afirmando que não autorizam o uso de suas informações pessoais e fotos a partir de uma determinada data. O texto original da corrente que surgiu em 2012 e ganhou apenas alguns ajustes, mas continua insistindo no mesmo tom de “proibir o Facebook” de utilizar dados dos usuário, usando um argumento falso de que, agora, a rede é uma “entidade pública”. Entenda por que o boato é completamente falso e saiba como controlar sua privacidade na rede social.

Verdades e mitos sobre Facebook; lista traz os boatos mais populares

Iniciativa do Facebook pode ajudar a popularizar o conceito de vídeos de realidade virtual (Foto: Melissa Cruz/TechTudo) (Foto: Iniciativa do Facebook pode ajudar a popularizar o conceito de vídeos de realidade virtual (Foto: Melissa Cruz/TechTudo))Olha o boato! Facebook não precisa da sua autorização e post não funciona (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

O boato

O texto integral da corrente é:

EU TAMBÉM NÃO AUTORIZO !!!

A partir de “X” de junho de 2016, não dou permissão ao Facebook ou às entidades associadas ao Facebook para usar minhas imagens, informação ou publicações, tanto do passado como do futuro. Por esta declaração, dou aviso ao facebook que é estritamente proibido divulgar, copiar, distribuir ou tomar qualquer outra ação contra mim com base neste perfil e / ou seu conteúdo. O conteúdo deste perfil é informação privada e confidencial.

Nota:

O Facebook é agora uma entidade pública. Todos os membros devem publicar uma nota como esta. Se preferir, pode copiar e colar esta versão. Se não publicar uma declaração pelo menos uma vez, estará permitindo o uso de suas fotos, bem como a informação contida nas atualizações de status do perfil. Não compartilhe. Você tem que copiar e colar.


Por que as imagens do Facebook não carregam no Wi-Fi?
 Descubra no Fórum do TechTudo. 

Não caia nessa

Entramos em contato com o Facebook e um porta voz da rede social no Brasil confirmou o que sabemos: “sempre circulam rumores de que o Facebook está fazendo mudanças relacionadas a propriedade da informação e do conteúdo que as pessoas postam na plataforma". Entretanto, conforme explica, é tudo mentira.

Isto é falso. Qualquer um que utilize o Facebook é dono de seu conteúdo ... como deixamos claro em nossos termos de serviço 
Porta-voz do Facebook

"Isto é falso. Qualquer um que utilize o Facebook é dono de seu conteúdo e controla a informação que posta, como deixamos claro em nossos termos de serviço. Toda pessoa na plataforma controla como seu conteúdo e sua informação é compartilhada. Esta é e sempre foi a nossa política”, afirma.

Além do desmentido oficial, é interessante analisar o que o texto da corrente diz. A mensagem define que o usuário está proibindo o Facebook de usar suas informações, mas não esclarece para o quê.

Essa omissão já é um indicativo de que copiar e colar a corrente não surte efeito nenhum em relação às políticas de privacidade da rede. Existem termos de uso já preestabelecidos com efeitos legais ao criar uma conta e uma postagem no perfil não vai anular o acordo.

Na dúvida, consulte as políticas de privacidade e os termos de uso da rede (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Na dúvida, consulte as políticas de privacidade e os termos de uso da rede (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Para visualizar as políticas de privacidade e termos de uso do Facebook é bem fácil. Basta acessar as Configurações de conta. Na página que será aberta haverá links para os dois conteúdos no rodapé, conforme mostra a imagem (acima).

Saiba usar o controle de privacidade

Como controlar a sua privacidade no Facebook

Infelizmente, o boato funciona. O post se espalha porque as pessoas se preocupam com a proteção da sua privacidade e zelam pela sua intimidade. Entretanto, é preciso reconhecer que o simples fato de fazer parte do Facebook torna seus dados visíveis por desconhecidos. A menos que, claro, você tenha consciência disso e configure seu uso da rede social para evitar isso.

A única forma segura de evitar que seus dados possam ser visualizados por terceiros (publicamente), de uma forma que você considere agressiva à sua privacidade, é certificando-se de que seus posts são visíveis apenas para as pessoas que você deseja. É fácil configurar o Facebook para se comportar dessa forma, conforme mostra o nosso tutorial.

Como alterar a privacidade de cada foto no Facebook

O Facebook é uma “entidade pública”?

A corrente ainda usa o argumento de que, agora, o Facebook é uma “entidade pública” e que para prevenir que essa mudança dê o direito à rede de acessar a sua privacidade é importante copiar e colar o texto.

Boato antigo ganha nova fórmula e volta a se espalhar pelo Facebook; evite (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Boato antigo ganha nova fórmula e volta a se espalhar pelo Facebook; evite (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Entretanto, o Facebook é mesmo uma “entidade pública”? Não. O Facebook é uma corporação de capital aberto, cujas ações são negociadas na bolsa de valores (NASDAQ), mas não existe nenhuma ligação entre o caráter da organização e sua postura enquanto rede social na Internet. O termo “entidade pública” é vago e não tem ligação real com o modelo de capital aberto da empresa, usado apenas para dar um "ar de legitimidade" à falsa corrente.

Como alterar a privacidade de postagens antigas de uma só vez no Facebook

Outra interpretação para esse termo é a ideia de que o Facebook é um espaço público, o que torna as informações que circulam na rede públicas. Embora isso seja verdade (em parte), não é copiando e colando um texto também público que vai tornar suas informações ocultas e privadas. Como mencionado, a única forma de fazer isso é usar as configurações de privacidade ao seu favor.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Sandro Paiva
    2017-03-14T14:26:17

    O mais engraçado são as pessoas que se dizem céticas e colocam a frase "Não acredito nessas coisas, mas vai que..." kkkkkkkkkk

  • Fabian
    2016-07-07T11:05:22  

    Quem compartilhasse matérias assim sem ter certeza do que está compartilhando deveria ser banido do facebook por um tempo.

    recentes

    populares

    • Fabian
      2016-07-07T11:05:22  

      Tb acho, pessoas sem noção, e q compartilham mentiras sem ver a veracidade da noticias

  • Alex Schima
    2016-07-06T13:16:04  

    Quero que se exploda o facebook e seus usuários dependentes da vida digital. Ferramenta do déabo.

    recentes

    populares

    • Alex Schima
      2016-07-06T13:16:04  

      óxente....ta brabo é.....ixi

    recentes

    populares

    • Alex Schima
      2016-07-06T13:16:04  

      Tudo ferramenta do capiroto pra desmanchar os lares kkk. Pra que serve facebook? Pra semear a inveja. E WhatsApp pra facilitar a traição. Kkkk

  • Fabiana Machado
    2016-07-07T11:35:03

    kkkkkkk as pessoas são muito bobas, perdem tempo acreditando e ainda postando isso na linha de tempo, aff

  • Alexandre Malavasi
    2016-07-07T11:06:52

    A ignorância tecnológica é uma das armas dos que mais usam e abusam da ignorância alheia.

  • Jose Vieira
    2016-07-07T10:51:09

    nada demais, apenas pessoas, com mentes facilmente de ser manipuladas, que acredita em tudo que e postado nas redes sociais

  • Felipe Jesus
    2016-07-07T09:27:11  

    Só pessoas de idade e idiotas pra caírem nessa

    recentes

    populares

    • Felipe Jesus
      2016-07-07T09:27:11  

      Só sei que não sou um desses, mas minha mãe e minha sogra caíram nessa, estão na lista que falei rs

    recentes

    populares

    • Felipe Jesus
      2016-07-07T09:27:11  

      minha sogra e vários amigos meus, por isso que idoso e gente nova tbm kkk minha sogra passa o dia mandando corrente de alerta sobre alguma coisa que me irrita e minha mãe tbm

  • Apolonio
    2016-07-06T18:00:32  

    nunca tive essas coisas de redes sociais, até pq até hj não consegui que alguém me convencesse que há necessidade de ter isto. particularmente acho a maior babaquice do mundo ficar perdendo meu tempo com estas coisas..na verdade tinha que mudar o nome para 'facebobeira"....

    recentes

    populares

    • Apolonio
      2016-07-06T18:00:32  

      Olha, discordo. No facebook encontrei muitos amigos da época de escola, infância, pessoas que não via há 20 anos ou mais. Trocamos conversas, fotos, etc, apesar da distância do tempo e física. Acho interessante neste aspecto. Acho que a rede social depende de quem usa. Se sabe usar não vejo problema. Quando a pessoa não sabe usar daí melhor não ter mesmo.

    recentes

    populares

    • Apolonio
      2016-07-06T18:00:32  

      Olha, discordo. Encontrei muitos amigos da época de escola, infância, pessoas que não via há 20 anos ou mais. Trocamos conversas, fotos, etc, apesar da distância do tempo e física. Acho interessante neste aspecto. Acho que a rede social depende de quem usa. Se sabe usar não vejo problema. Quando a pessoa não sabe usar daí melhor não ter mesmo.

  • Luciana Rodrigues
    2016-07-07T10:33:58

    Povo idiota.... sai compartilhando qualquer idiotice que vê.... só observo kkkk

  • Flávio Gomes
    2016-07-07T10:18:53

    Me lembra os trouxinhas que foram as ruas enganado kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Flávio Gomes
    2016-07-07T10:13:48

    Em um país em que as pessoas foram usadas para consolidar um GOLPE, não me estranha essa notícia. País de gente boba!!!

  • RAFAEL WAMSER
    2016-07-07T10:12:22

    só idiota para cair nessa.

  • Pamalla Silva
    2016-07-07T10:01:11

    O povo cai nessa ainda? minha gente, quem não quer ter a privacidade invadida, não tenha rede social. tem uma galera que vive a postar tudo que faz e ainda tem a ousadia de dizer que tem gente que fuça sua vida? bloqueiam tudo pra ninguém ver nada..pera é a celebridade é?

  • Marcelo Martins
    2016-07-06T23:52:36  

    A partir da 00hs de hoje, o Facebook começará a arrastar nosso planeta TERRA para o SOL. Para que isso não ocorra, vá em configurações - configurações planetárias- configurações de trajetória - e selecione a opção PARAR APOCALIPSE. Se isso não resolver, deixe um amém nos comentários e compartilhe, pois se chegarmos a 10 mil améns e 1 mil compartilhamentos, o Facebook doará uma espaçonave para sairmos do planeta.

    recentes

    populares

    • Marcelo Martins
      2016-07-06T23:52:36  

      Amém

    recentes

    populares

    • Marcelo Martins
      2016-07-06T23:52:36  

      Vi essa hoje. to rindo tanto. kkkkkk

  • Talison Dalamaria
    2016-07-07T09:24:35  

    O unico modo de se ter privacidade hj em dia é não usando a internet pra nada!

    recentes

    populares

    • Talison Dalamaria
      2016-07-07T09:24:35  

      Falou tudo, Talison!

  • Talison Dalamaria
    2016-07-07T09:24:49

    só trouxa q acredita nessa parada ai!

  • Yara Sette
    2016-07-07T09:18:19

    kkkkkkk. Sabia que era mentira. kkkkkk

  • Fernando Silva
    2016-07-07T08:59:37

    face book foi criando pra stalkear e odiar assitma a rede social!

  • Candido
    2016-07-07T08:57:21

    Brasileiro é muito t-r-o-u-x-a mesmo!

  • Candido
    2016-07-07T08:56:34

    Brasileiro sabe ser idiota!

  • Alcides Néto
    2016-07-07T08:34:56

    Bem que desconfiei kkkkkkkkkkkkk

  • Willian Calixto
    2016-07-07T08:22:20

    Não entendi nada, fiquei com preguiça de ler.

  • Alex Pereira
    2016-07-07T07:42:24  

    O que é Facebook?

    recentes

    populares

    • Alex Pereira
      2016-07-07T07:42:24  

      Dã... o que é Facebook? dãaa... entrei aqui só pra mostrar que sou cool e não uso essa rede social ultrapassada. dã... Trouxão...

    recentes

    populares

    • Alex Pereira
      2016-07-07T07:42:24  

      Não uso isso há séculos

  • Jonas
    2016-07-07T07:18:05

    Querem privacidade numa rede social? É isso mesmo?

  • Raphael Oliveira
    2016-07-06T21:53:25  

    Porque tem tanta gente idiota nesse mundo?

    recentes

    populares

    • Raphael Oliveira
      2016-07-06T21:53:25  

      É necessário que elas existam (as pessoas idiotas), para que os mais espertos obtenham grandes vantagens em razão da ignomínia daquelas (tipo Mark Zuckerberg, em sua relação com os usuários do Facebook).

    recentes

    populares

    • Raphael Oliveira
      2016-07-06T21:53:25  

      Boto fé.