Redes sociais

09/07/2016 05h00 - Atualizado em 09/07/2016 05h00

Messenger terá chat secreto com mensagens que se apagam automaticamente

João Kurtz
por
Para o TechTudo

O Facebook Messenger vai ganhar recursos de privacidade no estilo Snapchat. Com isso, mensagens trocadas pelo aplicativo vão poder ser deletadas automaticamente depois de lidas. Para completar, os usuários poderão criptografar o conteúdo, para impedir que as conversas possam ser interceptadas por terceiros. A técnica deverá funcionar no celular de maneira parecida com WhatsApp e Telegram

Como usar e compartilhar o código de usuário do Facebook Messenger

Chamada de “Conversa Secreta”, a novidade foi anunciada pelo Facebook nesta sexta-feira (8). O recurso já está em fase de testes para um número limitado de usuários, e tem previsão de lançamento em poucos meses. A criptografia, porém, não será automática no mensageiro, o que significa que as pessoas terão que ativá-la nas configurações do app.

Messenger terá conversas que se autodestroem semelhantes ao Snapchat (Foto: Reprodução/Facebook)Messenger terá conversas que se autodestroem semelhantes ao Snapchat (Foto: Reprodução/Facebook)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Segundo o Facebook, o objetivo do novo sistema de segurança e privacidade é permitir que as pessoas possam passar dados confidenciais, como informações sobre doenças ou contas bancárias, com a garantia de que não terão as conversas do Messenger lidas. 

Outra característica das conversas secretas é que os chats não poderão ser sincronizados com outros dispositivos, sendo limitadas apenas àqueles aparelhos que enviaram e receberam a mensagem. Com a função "Conversa Secreta", quando você receber um texto no celular, por exemplo, não poderá acessá-lo na versão web, pelo PC.

Além disso, as mensagens secretas terão um tempo de duração limitado, que pode ser decidido pelo usuário, e, após o término, a conversa será apagada automaticamente. No entanto, as conversas privadas vão contar com outras limitações, por isso, em um primeiro momento, haverá suporte somente para textos, fotos e stickers, sem suporte para GIFs, vídeos e grupos. 

O Facebook lembra que a novidade é apenas uma camada extra de segurança para os usuários, o que não significa que o app é inseguro atualmente. “As mensagens e chamadas do Messenger já têm sistemas de segurança fortes, da mesma forma que bancos e sites de compras online, assim como as ferramentas de bloqueio de spam e malware do Facebook”, aponta a rede social.

Via Facebook

Quais são os melhores mensageiros? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcelo Ribeiro
    2016-07-09T14:10:15

    Acabei o namoro por causa disso, minha namorada viu as conversas minhas com a amiga dela :(

  • Jessica Lira
    2016-07-10T10:23:27

    Parabéns, privacidade é tudo! Pq não pensar de forma bilateral? É difícil entender quem não é da área tecnológica! Cada um com sua opinião, mas ser extremo sem o conhecimento do assunto é ser ignorante.

  • Júlio Evangelista
    2016-07-09T14:36:22  

    Um ótimo canal para combinar ataques terroristas e roubos de grande porte.

    recentes

    populares

    • Júlio Evangelista
      2016-07-09T14:36:22  

      Bem comentado, Julio. É uma arma para terroristas, pedófilos, ladrões, estupradores ou qualquer outro criminoso que sonhar em não deixar rastros.

    recentes

    populares

    • Júlio Evangelista
      2016-07-09T14:36:22  

      Concordo com vcs. Não sei pra que essa palhaçada. Ao invés de melhorar, eles pioram tudo.