Jogos de aventura

06/07/2016 10h39 - Atualizado em 06/07/2016 16h34

Pokémon Go diverte com mecânica simples e bons gráficos; veja teste

Caio Fagundes
por
da Redação

Pokémon Go surpreendeu com lançamento antecipado na última terça (05) na Google Play (Android) e na App Store (iPhone) da Nova Zelândia, apesar de ainda não ter uma data oficial para chegar ao Brasil. O jogo é um dos mais esperados do ano para celulares, mas será que ele consegue atender às expectativas? O TechTudo teve acesso ao game e conta para você as nossas primeiras impressões iniciais.

Quer baixar Pokémon Go logo? Usuários dão dicas no Fórum do TechTudo

Logo de cara, o jogo já mostra que veio para se diferenciar dos games clássicos da franquia. Você começa criando um treinador e customizando a sua aparência, e logo depois o personagem aparece no mapa da cidade. Em seguida, os três Pokémon iniciais – Charmander, Squirtle e Bulbassauro – aparecem próximos a você, e é preciso capturar um deles.

Pokémon Go é simples, bonito e divertido (Foto: Reprodução/Caio Fagundes)Pokémon Go é simples, bonito e divertido (Foto: Reprodução/Caio Fagundes)

Os comandos apresentados aqui são bem intuitivos. Mire a câmera até achar o Pokémon e arremesse a Pokébola para acertá-lo. Se não quiser usar a câmera, basta desativar a opção "AR" e a criatura aparecerá na sua frente. A parte difícil é escolher o seu inicial favorito, mas não precisa se preocupar: todos eles podem ser capturados pela cidade posteriormente.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Os gráficos surpreendem para um game tão leve. Os Pokémon estão bem desenhados e apresentam um bom acabamento. Não estão nem perto dos gráficos hiper-realistas apresentados no trailer de anúncio do jogo, mas ainda assim é um ótimo resultado. A interface no geral é bastante clara e intuitiva, e a maioria dos usuários não deve ter problemas em descobrir como as mecânicas funcionam por conta própria.

Ginásios em Pokémon Go estão espalhados pelo mapa (Foto: Reprodução/Caio Fagundes)Ginásios em Pokémon Go estão espalhados pelo mapa (Foto: Reprodução/Caio Fagundes)

Se nos games da franquia o foco estava nos combates, em Pokémon Go a premissa é outra. A ideia é se tornar um mestre Pokémon capturando o máximo de criaturas que você conseguir. Para isso, o jogador deve andar pela cidade para achar os monstrinhos. Você também pode encontrar Pokéstops – que dão itens ao jogador – e ginásios – local onde ocorrem as batalhas – espalhados pelo mapa.

As batalhas ainda existem, mas são muito simplificadas. As variáveis são poucas e o sistema de RPG em turnos foi jogado de lado. Os duelos consistem em apertar a tela e não são muito interativos. É possível se divertir com os combates, mas eles são secundários no jogo e cansam rapidamente. Mais uma vez, o foco aqui é colecionar, não lutar. 

A ideia é justamente sair de casa e se aventurar. Embora andar por aí apontando a câmera do seu celular possa ser um pouco perigoso, a ideia de fazer os jogadores aproveitarem melhor a cidade é excelente. Os Pokéstops, por exemplo, ficam localizados em pontos interessantes da cidade, que podem ir de grandes monumentos até uma pequena fonte ou quadra de futebol. Além disso, há uma mecânica de ovos que força o jogador a se exercitar, já que em alguns deles é preciso andar 10 quilômetros para chocar o ovo. A premissa é excelente e renova uma franquia que parecia esgotada.

Pokémon Go tem estimula o jogador a andar pela cidade (Foto: Reprodução/Caio Fagundes)Pokémon Go estimula o jogador a andar pela cidade (Foto: Reprodução/Caio Fagundes)

Pokémon cumpre com as expectativas elevadas e o resultado é bastante divertido. Não espere um jogo com história, desenvolvimento de personagens ou batalhas complexas. O importante no jogo é aproveitar a cidade e alimentar aquele espirito colecionador dentro de cada um, e fazer isso usando os Pokémon que marcaram a nossa infância é o suficiente para render o download.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Carlos Alves
    2016-07-07T10:26:45  

    e pro windows phone, alguma informaçao?

    recentes

    populares

    • Carlos Alves
      2016-07-07T10:26:45  

      ISOLAAAADOOOO

    recentes

    populares

    • Carlos Alves
      2016-07-07T10:26:45  

      NADAAAA... TROCA PRO ANDROID

  • Felipe Moreira
    2016-07-06T14:34:37  

    Quando chega a App Store?

    recentes

    populares

    • Felipe Moreira
      2016-07-06T14:34:37  

      Quando?

    recentes

    populares

    • Felipe Moreira
      2016-07-06T14:34:37  

      Quando for oficialmente lançado no Brasil

  • Rafael Silva
    2016-07-20T22:27:34

    vo nem dormir

  • Lana Velazques
    2016-07-06T16:39:56  

    Cansada de ser humilhada, eu quero esse jogo e no windows phone não tem e não terá, desisto. kkkkkkk

    recentes

    populares

    • Lana Velazques
      2016-07-06T16:39:56  

      KKKKKKKKK vocês não entenderam a metáfora

    recentes

    populares

    • Lana Velazques
      2016-07-06T16:39:56  

      eu não achei no android

  • Ivan Brito
    2016-07-07T07:51:45  

    DICA DE JOGO:Em Brasilia tem os Pokémon voadores e fantasma.

    recentes

    populares

    • Ivan Brito
      2016-07-07T07:51:45  

      kkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Ivan Brito
      2016-07-07T07:51:45  

      q pena, eu moro no acre

  • Jonathan Santos
    2016-07-13T14:53:01

    Sorte do Eduardo Paz, que isso é realidade virtual; caso fosse real, eu mandaria o Pikachu mandar um choque do trovão na cara dele.

  • Douglas Cunha
    2016-07-07T10:13:46  

    O meu nao esta localizando os pokemons !!!!!

    recentes

    populares

    • Douglas Cunha
      2016-07-07T10:13:46  

      Ainda não esta liberado oficialmente no Brasil.

  • Thiago Augusto
    2016-07-07T13:11:07  

    Muito boa a ideia faltou apenas a parte das lutas... só colecionar enjoa

    recentes

    populares

    • Thiago Augusto
      2016-07-07T13:11:07  

      Sim, principalmente lutas entre amigos, sem necessitar de ginásios. Torneios também...

  • Thiago Rodrigues
    2016-07-07T14:20:21  

    Não curti o fato de que vc tem que sair de casa e ficar andando que nem um bobo pra jogar.

    recentes

    populares

    • Thiago Rodrigues
      2016-07-07T14:20:21  

      deve ser um Gordo, kkkk

  • Roberto Pereira
    2016-07-10T10:00:55

    Bom com YouTubers não vamos deixar de falar desse jogo. Entre terça e quarta dessa semana teremos um vídeo no Canal Aquarela Tubers...

  • Ciro Gomes
    2016-07-07T11:34:42  

    Prefiro jogar isso que que a chatice de ir para a igreja ..... chega logo ao Brasil!!!

    recentes

    populares

    • Ciro Gomes
      2016-07-07T11:34:42  

      Bom, teoricamente a Igreja é um PokéStop então você vai precisar ir de um jeito ou de outro.

    recentes

    populares

    • Ciro Gomes
      2016-07-07T11:34:42  

      Quem joga Ingress frequenta muito igrejas ... todas elas. Certamente vai ser o mesmo com Pokemon Go. As igrejas vão ser invadidas.

  • Sergio Junior
    2016-07-07T09:47:13  

    quando que o Pokemon GO Plus chega ao brasil ?

    recentes

    populares

    • Sergio Junior
      2016-07-07T09:47:13  

      Bom, a Nitendo saiu do Brasil então só em lojas não-oficiais (Mercado Livre...). Vi em uma loja que estava por R$250, prefiro eu mesmo importar.

  • Juliano Neves
    2016-07-08T13:17:53  

    Sempre fui fãn de pokemon, mais agora vamos combinar....a Melhor parte disso é fazer essas pessoas que só fica em casa jogando sair um pouco....andar...parar de acumular dobra na barriga...

    recentes

    populares

    • Juliano Neves
      2016-07-08T13:17:53  

      Se vc for assaltado, use um de seus pokemons contra ele....

    recentes

    populares

    • Juliano Neves
      2016-07-08T13:17:53  

      Ou então use Fly no seu Pidgey haha

  • Tilnoene
    2016-07-08T21:10:12

    Só digo uma coisa para os usuários de Windows Phone, quem tem Zenfone e quem está no Brasil (inclusive eu) : ISOLAAAAADOOOOS ISOOOLAAAAADOOS UUUUUUÚÚÚÚUUUU

  • Italo Zucareli
    2016-07-08T10:08:05

    Não funciona em celulares que possuem arquitetura da Intel (ASUS Zenfone). Só roda em ARM.

  • Jakson Filho
    2016-07-08T06:53:58

    Vai ficar um bando de retardados andando pelas ruas. Até serem roubados e reclamarem da sorte.

  • Vinicius Moreira
    2016-07-07T15:34:48

    Enquanto a gente sai por aí procurando pokémon com o smartphone na mão, vão ter ladrões procurando pessoas com smartponhes na mão. kkkk

  • Pamalla Silva
    2016-07-07T10:20:54  

    só andar na rua tá cheio de pokemon solto por ai.

    recentes

    populares

    • Pamalla Silva
      2016-07-07T10:20:54  

      kkkk

    recentes

    populares

    • Pamalla Silva
      2016-07-07T10:20:54  

      ahhh foi por isso que tentaram me pegar,agora tá explicado :)

  • Victor Motta
    2016-07-06T17:16:59  

    Aqui na minha cidade tem uns pokemons tambem. Cada candango que vou te falar. Mistura de capivara com cachorro do mato. Pokemons raríssimos!

    recentes

    populares

    • Victor Motta
      2016-07-06T17:16:59  

      show de bola...

    recentes

    populares

    • Victor Motta
      2016-07-06T17:16:59  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Renato Feitosa
    2016-07-06T16:01:23  

    Espero que esse jogo seja proibido no Rio de Janeiro, já estou vendo pessoas morrendo pra tentar pegar um Pokemon na favela hahahahhahahahahhahahha

    recentes

    populares

    • Renato Feitosa
      2016-07-06T16:01:23  

      pessoal invadindo boca de fumo dizendo que viu o koffing hahahaha..

  • Fabio Cavalheiro
    2016-07-07T10:23:31

    não sei se é muito viável sair com smartphone na mão caçando pokemons aqui no Brasil, numero de furtos vai aumentar bastante

  • Giovanne Santos
    2016-07-07T10:20:37

    agora os gordinhos que só jogam vão sair de casa pra fazer caminhada ksksks

  • Gabriel Soares
    2016-07-07T08:33:29  

    Pra vocês ta aparecendo algum pokemon fora os iniciais?

    recentes

    populares

    • Gabriel Soares
      2016-07-07T08:33:29  

      ao que parece ainda está "bloqueado"... tem gente que diz que encontrou alguns... eu por exemplo n encontrei nada, rs.

    recentes

    populares

    • Gabriel Soares
      2016-07-07T08:33:29  

      Ontem, capturei varios.. hoje nao encontro nenhum

  • Ivys Ferreira