Armazenamentos

14/07/2016 07h00 - Atualizado em 14/07/2016 07h00

SSD de 4 TB da Samsung tem maior capacidade do mundo para uso doméstico

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A Samsung lançou um SSD com a maior capacidade de armazenamento para uso doméstico disponível no mercado. O modelo tem 4 TB e ainda oferece performance dentro da média com baixo consumo elétrico. Apesar de parecer uma ótima opção para o consumidor final, o preço de US$ 1.500 (R$ 4.920, em conversão direta) quase alcança o valor de um iPhone 6S Plus ou de um Galaxy S7 Edge, smartphones tops de linha no mercado.  

Cartão UFS oferece mais velocidade e pode substituir microSD em celulares

Em março de 2016, a Samsung já havia lançado um SSD com 16 TB por US$ 5 mil (R$ 20 mil), mas o dispositivo, que pode substituir o HD, era voltado para servidores usados em data centers e workstations específicas. O Evo 850, com 4 TB, é compatível com notebooks com espaço para a unidade SATA, além dos consoles de videogame PS4 e Xbox One

Formato de 2,5 polegadas e interface SATA torna o SSD de 4 TB da Samsung compatível com uma série de dispositivos: de consoles a notebooks (Foto: Divulgação/Samsung)SSD de 4 TB é compatível com uma série de aparelhos: de consoles a notebooks (Foto: Divulgação/Samsung)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

O SSD tem formato de 2,5 polegadas e em termos de performance o Evo 850 atinge leitura sequencial de até 540 MB/s e escrita de até 520 MB/s. Outro aspecto técnico interessante é que, mesmo com 4 TB, o dispositivo consome pouca energia: apenas 70 miliwatts durante uso normal e 10 miliwatts em hibernação. 

A performance, porém, fica para trás quando comparada a SSDs que operam em interfaces mais específicas, como M.2, U.2 ou PCI2. Contudo, nenhuma dessas interfaces oferece um disco de estado sólido com tanto espaço asism. 

Samsung EVO 850 tem bons números de performance, mas chama mesmo atenção pelo espaço de 4 TB (Foto: Divulgação/Samsung)Samsung EVO 850 tem boa performance, mas chama mais atenção pelos 4 TB (Foto: Divulgação/Samsung)

O Evo 850 já está disponível para compra no mercado norte-americano e os usuários que se interessarem no modelo podem enviar o produto para o Brasil, sem se esquecer do preço convertido para o real e das taxas que podem ser cobradas na importação.

Via Digital Trends, Tom’s Hardware

SSD junto com HD deixa o PC mais rápido? Opine no Fórum do TechTudo


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Sidney Peres
    2016-07-14T12:16:07  

    que absurdo o Preço,deixa os Chineses copiarem que eu compro por R$ 200,00 reias.

    recentes

    populares

    • Sidney Peres
      2016-07-14T12:16:07  

      nao compro hd pirata nunca! Comprei um SD de 32GB pirata que na verdade so tinha 2GB! Perdi TUDO!

    recentes

    populares

    • Sidney Peres
      2016-07-14T12:16:07  

      kkkkkkkkkkkkkk compra SSD pirata é pra acabar ne... tem ssd de 240Gb com 550 mbs saindo por R$300,00... nao é um preço tao absurdo assim

  • Bruno
    2016-07-14T23:36:25  

    Já viu coisa boa ser barata? Se fosse assim eu só compraria FIAT Uno. Quer coisa boa, tem que investir. SSD é bem melhor do que HD, que é uma tecnologia que ainda usa gravação com agulhas em discos, ou seja, partes mecanicas e bem mais sujeitas a defeitos, sobretudo quando há algum impacto. Realmente o preço ainda é proibitivo, pelo menos para a maioria de nós, mas que é muito melhor, com certeza é.

    recentes

    populares

    • Bruno
      2016-07-14T23:36:25  

      Equivocado meu amigo, hd's tradicionais utilizam braços mecânicos sim, mas na ponta há um magnetizador que não pode em hipótese alguma encostar na superfície de gravação. Procure no Google só por curiosidade mesmo. Abraço!

    recentes

    populares

    • Bruno
      2016-07-14T23:36:25  

      Agulhas em disco kkkkkk só rindo mesmo kkkkkkkkkk é uma vitrola kkkkk

  • Lívia
    2016-07-14T13:38:22  

    Sumsung marca cara e os produtos estragam muito fácil.

    recentes

    populares

    • Lívia
      2016-07-14T13:38:22  

      Os Sdds da Samsung são os melhores do mercado atualmente. E vocês estão trocando a estação de ssd para notebooks. E se você só compra notebook Sony, uma má notícia: ela saiu do mercado.

    recentes

    populares

    • Lívia
      2016-07-14T13:38:22  

      Saiu do mercado para notebook.

  • Enilton Sousa
    2016-07-14T16:22:16  

    e as peppas continuam sem mundial!

    recentes

    populares

    • Enilton Sousa
      2016-07-14T16:22:16  

      E você sem cérebro!

    recentes

    populares

    • Enilton Sousa
      2016-07-14T16:22:16  

      Cade o mundial?

  • Eder Polizel
    2016-07-15T12:58:05

    Muito lento para o preço!

  • Robson Coelho
    2016-07-14T12:20:49  

    Vou ter que entrar no mercado negro de venda de órgãos pra arrumar dinheiro e comprar um desses...

    recentes

    populares

    • Robson Coelho
      2016-07-14T12:20:49  

      Bruno, concordo contigo e foi o que eu disse acima. Talvez o mercado-alvo desse monstrinho sejam profissionais que trabalham com vídeos em resoluções ultra-altas, modelagem 3D e edição de outros tipos de multimídia de tamanho exagerado, que necessitem de um tempo de resposta bem mais rápido que o dos atuais HDs SATA. Mesmo assim não sei, não compensa. Os 10 SSDs que comparei dão esse espaço com sobra e saem mais baratos...

    recentes

    populares

    • Robson Coelho
      2016-07-14T12:20:49  

      A questão é que a matéria se refere a uso doméstico. Eu achei exagero, por isso falei.

  • Ronaldo
    2016-07-15T01:47:10

    Mas é questão de tempo, procura e demanda, e também novos modelos com potência maior e mais rápidos surgirem, para o custo de fabricação desse SSD aí baixar. Mesmo assim, acho difícil ele ser vendido por menos que 500 dólares daqui á 1 ano.

  • Washington Reis
    2016-07-14T22:32:33  

    Trabalho com TI e tenho substituído HD por SSD e as máquinas ficam bem mais rápidas. As pessoas normalmente tem poucos arquivos na maquina então um SSD de 120 GB é suficiente. Custa em torno de 200,00 das marcas Kingston ou SanDisk. Fica a dica.

    recentes

    populares

    • Washington Reis
      2016-07-14T22:32:33  

      Exclua pc gamers desta lista.

  • Deputado
    2016-07-14T23:11:54

    boa noite !

  • Deputado
    2016-07-14T22:59:49

    dinheiro não é problema

  • Carlos Lucena
    2016-07-14T22:06:30

    deixa eu com o meu HD mesmo que muito melhor

  • CUSTODIO DAMASO
    2016-07-14T22:03:50

    Blá, blá, blá

  • ailsmygles costa
    2016-07-14T17:32:51  

    5 mil nisso, sou mais comprar um hd externo kkkkk

    recentes

    populares

    • ailsmygles costa
      2016-07-14T17:32:51  

      Da pra comprar um storage inteiro por esse preço.

  • Geraldo Furtano
    2016-07-14T11:22:32  

    Dou o que quiserem para conseguir um desse.

    recentes

    populares

    • Geraldo Furtano
      2016-07-14T11:22:32  

      Sou corinthiano, mas meu namorado é são paulino.

    recentes

    populares

    • Geraldo Furtano
      2016-07-14T11:22:32  

      ativo ou passivo?

  • Marcelo
    2016-07-14T14:15:45  

    Vale a pena lembrar que o spfc saiu da liberta!!! kkkk

    recentes

    populares

    • Marcelo
      2016-07-14T14:15:45  

      O seu time ficou né Marcelo? O seu time, bonzão demais, vai jogar a final da Libertadores 2016! O cara torce para time que se quer é campeão da libertadores e se acha no direito de zoar o time que foi eliminado na semifinal da maior competição do continente, perdendo para o melhor time da competição e com o trio de arbitragem roubando descaradamente. Faça um favor para a Humanidade. Se mata!!

    recentes

    populares

    • Marcelo
      2016-07-14T14:15:45  

      Pessoal ignorante mesmo. Só fiz uma pequena lembrança, e que esse soberano está ruim demais. A tendência é piorar, vai por mim!!!

  • Ricardo Guedes
    2016-07-14T13:56:52  

    Acho que dá para esperar uns 5 anos para dar para comprar!

    recentes

    populares

    • Ricardo Guedes
      2016-07-14T13:56:52  

      vai dar para comprar? O.O

  • Carvalho
    2016-07-14T15:09:17

    Não compensa para usuário doméstico, visto que um HD de 4TB 7.200 RPM e a taxa de leitura/escrita em torno de 200MB/s com o preço na faixa dos 600 Reais. Se for comprar SSD só se for para usar o S.O e programas um SSD 850 EVO 120GB é o melhor custo e benefício do mercado, velocidade de leitura e escrita na faixa dos 500MB/s.

  • Sushi Frito
    2016-07-14T14:06:34

    Filipe Garrett, acho que você se equivocou ao comparar o preço do SSD com o iPhone 6S Plus. Compare os valores praticados no mesmo local, ou seja, o SSD custa U$ 1500 nos EUA enquanto o iPhone 6S Plus 128 GB custa U$ 1000. No Brasil, o iPhone 6S Plus 128 GB deve custar cerca de R$ 4500 (acho). Se encontrassemos o SSD aqui, estaria em cerca de R$ 6 a 8 mil (também acho). Concluindo, o valor seria mais caro que um iPhone 6S Plus.

  • Cláudio Viana
    2016-07-14T11:35:45  

    Por que a techtudo tenta empurra a qualquer custo o SSD? Essa porcaria é um pendrivão, tem a mesma tecnologia do cartão de memória. Quantas e quantas vezes os cartões de memória nos deixaram na mão? Eu hien! Isso não presta. Vai queimar e vai largar todo mundo na mão. Apesar de tudo, o HDD é mais seguro.

    recentes

    populares

    • Cláudio Viana
      2016-07-14T11:35:45  

      Vc sabe o que significa o S da sigla? A Samsung não tem culpa se vc compra produto pirata de baixa qualidade!

    recentes

    populares

    • Cláudio Viana
      2016-07-14T11:35:45  

      É cada um que me aparece...

  • Guilherme Machado
    2016-07-14T13:05:10

    velocidade mto boa e capacidade tb, existe a algum tempo tb um HD SSD, mas no barramento PCI E que tem taxas de 3gb de leitura e gravação a 7TB de capacidade porem tem que vender o carro para pagar, algo em torno de uns $8.000,00 dólares, deve chegar aqui a uns 50.0000,00 ou mais!!!

  • Maluquero Bok
    2016-07-14T10:23:22  

    será que aceitam meu rim?

    recentes

    populares

    • Maluquero Bok
      2016-07-14T10:23:22  

      kkkkkkk ainda é o começo da tecnologia. Vai ser igual às Tvs LCD e de plasma que chegaram custando uma diretoria da petrobras e hoje todos podemos comprar