Jogos de aventura

12/08/2016 17h08 - Atualizado em 12/08/2016 19h12

Pokémon Go na Claro: Idec notifica operadora por problema na rede 4G

Ana Marques
por
Da redação

A operadora Claro recebeu nesta sexta-feira (12) uma notificação do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) devido a uma possível restrição de acesso ao jogo Pokémon Go. Segundo a nota, a operadora deve prestar explicações claras sobre a natureza do problema enfrentado por clientes do serviço de internet 4G entre os dias 9 e 11 de agosto. O Idec evidencia que a possível discriminação de tráfego de dados é ilegal e vai contra o Marco Civil da Internet.

Problema de mapa vazio no Pokémon Go ao conectar no 4G? Saiba resolver

Bug com mapa vazio no Pokémon GO? Saiba resolver  (Foto: Reprodução/ Anna Kellen Bull e Viviane Werneck)Claro recebe notificação por possível restrição de dados que inviabiliza o uso do jogo Pokémon Go (Foto: Reprodução/ Anna Kellen Bull e Viviane Werneck)


Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

O órgão de defesa de consumidor ressalta que se a prática permanecer e novas denúncias surgirem, o caso será levado à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), à Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon) e ao Ministério Público Federal (MPF) para que sejam tomadas as medidas cabíveis.

A Claro afirmou não ter recebido a notificação do Idec até as 18h17min desta sexta-feira. Quando surgiram os primeiros relatos de dificuldade com o game, a operadora negou ter ativado restrição de acesso. Entretanto, não informou o real motivo dos problemas relatados por seus consumidores.

O TechTudo entrou em contato com as demais operadoras para checar se há relatos de dificuldades em suas respectivas redes durante o uso de Pokémon Go. A Oi e a Vivo disseram que nenhum problema foi identificado.

A TIM informou que "não detectou falha que pudesse interferir no funcionamento do jogo Pokémon Go", mas ressaltou que "como o game exige deslocamento, é provável que – em algum momento – o usuário passe por áreas de 'sombra' ou sinta alguma instabilidade, mas são situações pontuais e comuns a qualquer operadora".

A Niantic Labs, desenvolvedora do jogo, não foi localizada para comentar o tema.

Relembre o caso

Os primeiros relatos sobre a possível discriminação de tráfego feita pela empresa surgiram nas redes sociais na última segunda-feira (09). Segundo os usuários, houve sumiço em todos os dados presentes no mapa do game, como PokéStops, ginásios e os próprios Pokémon, quando conectados ao 4G da Claro.

Teorias de que a operadora teria restringido os dados de acesso começaram a aparecer, porém, sem nenhuma confirmação oficial. Muitos consumidores cogitaram que a Claro poderia ter discriminado o tráfego do jogo devido a um aumento significativo no consumo de banda.

Como funciona Skiplagged, radar (GPS) de Pokémon Go? Veja no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Berê Júnior
    2016-09-14T14:28:01

    A operadora TIM esta limitando agora, teria algum canal para efetuar reclamações?

  • João Ninguém
    2016-08-14T00:30:49

    TIM tb tava regulando internet. Era só abrir o app que a internet dava problema. Instalei VPN o negocio mudou. Fora que além disso ele ainda ajuda a não gastar dados desnecessário.

  • Flavio Toldo
    2016-08-13T21:39:24

    Achei que era so comigo!!! mas tomara que a claro seja multada por isso

  • Allan Couto
    2016-08-13T10:27:01

    Precisamos de concorrência urgente nesse setor.

  • Felipe Pessanha
    2016-08-12T17:31:13  

    Excelente matéria! Obrigado, TechTudo!

    recentes

    populares

    • Felipe Pessanha
      2016-08-12T17:31:13  

      kkkkkk