Sistemas Operacionais

29/08/2016 09h00 - Atualizado em 29/08/2016 09h00

Google Fuchsia: novo sistema operacional vai rodar em PCs e celulares

Gabriel Ribeiro
por
Para o TechTudo

O Google pode estar desenvolvendo um novo sistema operacional. Descoberto na segunda semana de agosto e conhecido até agora como Fuchsia, a plataforma traz algumas peculiaridades como, por exemplo, não ser baseado no kernel do Linux, como são o Android, o Chrome OS e o Chromecast, outros sistemas da gigante de tecnologia.

Aplicativo para Android faz a bateria do celular durar mais; veja como usar

No entanto, será que o Fuchsia virá para substituir o Android? Como deve ficar o Chrome OS com a chegada do novo sistema? Por enquanto, muitas dúvidas pairam sobre o possível lançamento de uma nova plataforma do Google. No artigo abaixo, o TechTudo tenta responder as principais dúvidas sobre o assunto. Saiba tudo o que foi descoberto até agora sobre a nova aposta do Google.

Fuchsia tem capacidade rodar tanto em smartphones quanto em PCs (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Fuchsia tem capacidade rodar tanto em smartphones quanto em PCs (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

O que é kernel do Linux?

O Fuchsia será um sistema operacional open source — ou seja, de código aberto — completamente novo. Isso porque, ao contrário das outras plataformas do Google, a empresa não adotou o kernel do Linux.

A grosso modo, o kernel é o núcleo do sistema. É o responsável pelas instruções básicas, como o acesso à memória e ao processador. O kernel age fazendo a integração da parte física (hardware) com a parte lógica (software) do aparelho, seja um celular ou um PC.

Em quais dispositivos o Fuchsia deverá funcionar?

O Google optou por utilizar o Magenta que, por sua vez, é baseado em outro kernel chamado de LK. Essa escolha foi feita porque o Magenta traz algumas vantagens em relação ao kernel do Linux. A mais importante delas é por ser um núcleo mais enxuto. Outra característica interessante do Fuchsia é oferecer suporte a processadores ARM, tanto de 32 bits quanto de 64 bits.

Uma das aplicações para o Fuchsia seria em Internet das Coisas, como no roteador OnHub (Foto: Divulgação/Google)Uma das aplicações para o Fuchsia seria em Internet das Coisas, como no roteador OnHub (Foto: Divulgação/Google)

Com isso, é esperado que o Fuchsia seja consideravelmente mais leve e rode bem tanto em computadores e smartphones mais robustos, como também em outros dispositivos mais simples, voltados para Internet das Coisas (IoT), carros smart, além de placas como a Raspberry Pi 3.

Tudo isso com uma interface bastante parecida com aquela já conhecida pelos usuários. Afinal, o possível novo sistema da empresa utiliza as linguagens de programação Dart e Flutter, as mesmas utilizadas no Material Design, que o Google usa desde o Android 5.0 Lollipop.

O que muda no Android e no Chrome OS com a chegada do Fuchsia?

O novo sistema operacional ainda está em fase embrionária e o Google não deu uma declaração oficial. No entanto, é pouco provável que, a curto prazo, o Fuchsia chegue para substituir o Android e o Chrome OS. Vale lembrar que sistema operacional móvel da gigante das buscas é um dos produtos mais rentáveis para a empresa — que licencia o software para as fabricantes de celulares que possuem compatibilidade com os parâmetros de uso do Android pelo Google.

A longo prazo, porém, a conversa pode ser diferente. Como tem a capacidade de rodar tanto em smartphones quanto em PCs, o Google pode estar preparando o Fuchsia para ser um sistema operacional universal, assim como a Microsoft fez com o Windows 10que roda em vários dispositivos. Além disso, por também servir para Internet das Coisas, o Fuchsia pode cravar de vez o nome do Google nesse mercado de objetos smart. 

Via The Verge, Android Police e Google

Android travando: como resolver? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luciano Pessoa
    2016-08-29T16:37:25  

    Inspirou-se no Windows 10, claramente.

    recentes

    populares

    • Luciano Pessoa
      2016-08-29T16:37:25  

      Onde? O windows 10 não é multi-arch. Mais fácil ter se inspirado no Linux, que além de ser usado pelo google é multi-arch desde a década de 1990.

  • Professor
    2016-08-29T22:17:39  

    Android nunca vai rodar fluido, prova disso é que smartphones Android mesmo com 4gb de RAM travam.

    recentes

    populares

    • Professor
      2016-08-29T22:17:39  

      Esse pessoal q compra iphone tem q falar bem msm pra ver se consegue passar o aparelho pra frente...

    recentes

    populares

    • Professor
      2016-08-29T22:17:39  

      faz dois anos que tenho o meu moto g2 1 gb de ram , nunca travou :D e jogo muito nele em .

  • Katapimba
    2016-08-29T22:22:59  

    kkkkkkkkkkkkkkkkk aguentou a Apple não papai?

    recentes

    populares

    • Katapimba
      2016-08-29T22:22:59  

      fan/boys ostentadores de iphone são a mais baixa forma de vida que existe na terra

    recentes

    populares

    • Katapimba
      2016-08-29T22:22:59  

      Katapimba, só você não percebeu que isso trata-se de um passo à frente da Apple! O Android é mais q suficiente pra encarar o iOS hoje! ;)

  • Michel Reis
    2016-08-29T17:27:31  

    Fanboy ...certamente vão dizer q é cópia do windows.... a tempos, o Google vem moldando os rumos da informatica, agora sim tem alguém para acabar com o monopólio da MS.

    recentes

    populares

    • Michel Reis
      2016-08-29T17:27:31  

      A MS até hoje não tem um OS "universal". Nem o windows 10 tem a mesma base de código para ARM e para i386. O único S.O. que é realmente multi arquitetura atualmente é o Linux.

    recentes

    populares

    • Michel Reis
      2016-08-29T17:27:31  

      Linux e socialismo...tá ai duas coisas que sempre ficaram na promessa e que nunca deram certo.

  • Paulo Jr.
    2016-08-30T13:18:07

    Ao meu ver, trata-se de uma questão estratégica. A Linux Foundation está cada vez mais próxima da Samsung no projeto do Tizen, que será concorrente aos sistemas da Apple e da Google no setor de IoT, automóveis, telefonia móvel e computação em geral. Desenvolver um sistema sobre um Kernel diferente, trará ao Google mais independência na utilização de suas próprias metodologias de desenvolvimento e linguagens de programação.

  • Roberto
    2016-08-30T10:25:08  

    95% dos comentário que eu li nessa matéria são de fa/n/bo/y da Apple, cuidado que a inveja mata

    recentes

    populares

    • Roberto
      2016-08-30T10:25:08  

      Pare de negar a verdade. Quanto mais cedo o Google mudar e lançar seu projeto de sistema operacional, melhor será para todo mundo, inclusive para a concorrência e quem ganha com isso todo mundo ganha.

    recentes

    populares

    • Roberto
      2016-08-30T10:25:08  

      google nem precisava lançar um novo sistema operacional, já o android é lider absoluto no mercado de smarts no mundo, quem realmente esta precisando lançar outro sistema operacional é a apple, que já foi engolida pelo google

  • Professor
    2016-08-30T12:37:06

    Parem de negar a verdade, Android é um sistema que não entrega fluidez. Quanto mais cedo o Google lançar seu projeto de sistema operacional, melhor será para todo mundo, inclusive elevará os padrões da concorrência e todo mundo vai ganhar com isso.

  • Paulo Pratti
    2016-08-29T16:58:12  

    Sera que o fim do IOS esta chegando? Sera que a maça vai ter que se curvar ao gigante da tecnologia?

    recentes

    populares

    • Paulo Pratti
      2016-08-29T16:58:12  

      Aiaiaiaiai nada a ver ficar comparando, é claro que o IOS é superior ao Android e não sei pq ainda se discute isso.

    recentes

    populares

    • Paulo Pratti
      2016-08-29T16:58:12  

      A pergunta que eu faço é: Pq existem fanboys da Apple? Algum motivo deve ter... "Ah, é pelo status da marca...". Concordo, pois a marca oferece qualidade... não conheço nenhuma marca porcaria que conquiste status oferecendo produtos de má qualidade... Pq não vejo adesivos nos carros do Google, Samsung, Motorola etc...

  • Geraldo Furtano
    2016-08-29T15:38:41  

    Ou seja, vao mudar o nome do Android pra ver se para de travar.

    recentes

    populares

    • Geraldo Furtano
      2016-08-29T15:38:41  

      Esse cara aí só pode ser lojista!!! Que monte de cell!!!

    recentes

    populares

    • Geraldo Furtano
      2016-08-29T15:38:41  

      Não sou fanboy, aliás possuo um Note 4. Já tive um iphone 6, vendi pq precisava da grana e depois comprei o atual. Não serei injusto aqui dizendo que trava todo dia, porém trava e parece que é na hora que mais precisa, na hora da pressa. Não vou mais pro iOS pq preço é fundamental pra mim, porém não dá pra ficar tão satisfeito assim com o OS do Google.

  • Danilo Fonseca
    2016-08-30T06:52:30  

    O problema em se comparar ios com Android é o seguinte, o ios foi desenvolvido para um hardware já previamente conhecido e que foi ajustado para esse s.o. enquanto o Android é um sistema que tem que rodar em múltiplos hardware, desse modo ele roda sobre a base de um emulador, este emulador é que consome o desempenho dos smartphones, mesmo com hardwares mais potentes que os da Apple ainda possuem um desempenho inferior.

    recentes

    populares

    • Danilo Fonseca
      2016-08-30T06:52:30  

      Gilberto Filho, eu tive problemas em meu note após instalar o W10, não consegui mais instalar nenhum Windows, dá problema da placa de vídeo (o pq? não sei, e ninguém que eu consultei tb soube de responder), enfim, tive que instalar a Ubuntu (variável do Linux) e estou muito satisfeito com o desempenho desse sistema. Inclusive com o VirtuaBox consigo emular via VM o W10 dentro dele (faço isso apenas para algumas operações que preciso fazer via W10). Não pretendo voltar para o W10, pois com o Ubuntu meu note roda suave, super leve e rápido. Incentivo a todos a troca para o SO baseado em Linux.

    recentes

    populares

    • Danilo Fonseca
      2016-08-30T06:52:30  

      E no meu pc então... rodo o osx el capitan (hackintosh) melhor do que o Windows (7, 8, 10 etc)...

  • Amaury Junior
    2016-08-30T08:40:21

    Quando li " roda em Smartphones mais robustos" doeu meu bolso

  • Antonio Junior
    2016-08-30T09:21:41

    Tenho um Sansung Note 5 e não trava. Melhor do mercado atualmemte

  • Rafael Silva
    2016-08-30T09:17:42

    Google sempre sendo quase grande

  • Geferson
    2016-08-30T08:30:12

    Finalmente iremos nos livrar do pesado e burocrático kernel linux.

  • Jean Silva
    2016-08-30T07:41:38

    guerrinha idiota essa de fãs do iOS e do android, o sistema androind nessas versões mais modernas já não deixa nada a desejar para o iOS, é só questão de costume

  • Luís Pessoa
    2016-08-30T06:29:33

    google adora descontinuar produtos bem popularizados e deixar os usuários na mão.

  • Bernardo Ferreira
    2016-08-29T17:01:17  

    Maior tipão de IOS ...

    recentes

    populares

    • Bernardo Ferreira
      2016-08-29T17:01:17  

      Sem chance!!!!! Aposto q não vai mudar nada para o Android atual!!!

  • Ed Junior
    2016-08-29T23:56:49

    Ohh coitado eu ainda to no android 4.4 kitkat, hehehehe, ainda nem cheguei android 5, já tem 6, agora mais outro novo sistema.

  • Bernard Mclaren
    2016-08-29T21:58:43

    Demorou! Será melhor em tudo com certeza absoluta

  • Jaci Silva
    2016-08-29T21:52:53

    com esse nome não tem futuro.

  • Eberton Guedes
    2016-08-29T21:17:56

    Se fosse Google fuskinha ia ser mais legal :-)

  • Sinto Autorizado
    2016-08-29T20:46:27

    Fucksia