Mapas e Localização

02/08/2016 16h49 - Atualizado em 02/08/2016 18h05

Google atualiza Maps e Street View do Rio de Janeiro para Olimpíadas 2016

Melissa Cruz Cossetti
por
Da redação

O Google Maps está pronto para os Jogos Olímpicos. O serviço de mapas online do Google atualizou nesta terça-feira (2) as imagens do Street View para as Olimpíadas Rio 2016. Sendo assim, a gigante de Internet encerra uma maratona de meses na corrida para atender a demanda de orientar turistas e cariocas no Rio de Janeiro — que sofreu mudanças no trânsito e ganhou novos aparelhos olímpicos e rotas. Esta será a primeira Olimpíada em que todos os locais de competições serão atendidos pelo serviço — tornando  mais fácil para quem não conhece o Rio.

Museu do Google ganha fotos inéditas do Rio e tour com Cardboard

De acordo com o Google, o ano de 2016 marcou a primeira vez em que a empresa teve acesso antecipado e exclusivo aos prédios olímpicos — locais que receberão as competições. Hoje, entra no ar a leva que faltava do Google Street View, com as últimas panorâmicas externas e internas do Parque Olímpico, com as Arenas Cariocas 1, 2 e 3, assim como das estações de metrô da cidade olímpica.

Google Maps atualiza Street View com todos os locais dos Jogos Olímpicos (Foto: Divulgação/Google)Google Maps atualiza Street View com todos os locais dos Jogos Olímpicos (Foto: Divulgação/Google)


Arenas no Street View

Estações de metrô, praias e áreas de lazer como a Praça Mauá estão disponíveis também na página dedicada ao Rio de Janeiro (google.com/maps/streetview). O Estádio do Maracanã e a piscina do Maria Lenk já estavam publicados no serviço de mapas, assim como o Centro Olímpico do Mountain Bike.

Rotas, ônibus, metrô ...

O Google trabalhou para incorporar informações em tempo real sobre a localização dos ônibus no Rio e das linhas da região metropolitana fluminense. Para o metrô, foram criados mapas internos das estações. Foi lançado também o modo táxi, que te permite escolher entre serviços de transporte privado (99Taxi e Uber) e comparar o preço de ambos ao escolher uma rota de carro particular pela cidade.

Ainda de acordo com o Google, a função “Explorar”, que categoriza restaurantes e bares mais próximos, vai ajudar a escolher o melhor lugar “para almoçar”, “para ir com as crianças”, “para tomar um suco”, ou mesmo orientar para opções "mais baratas" — com resenhas novas e atualizadas.

Google Maps (Foto: Divulgação/Google)Google Maps: Explorar vai ajudar a encontrar lojas e restaurantes por perto (Foto: Divulgação/Google)

Desafio para Rio 2016

Conforme aponta a empresa, foram muitos obstáculos. As frequentes mudanças nas vias e a qualidade na Internet móvel foram um grande desafio. O primeiro, só o tempo e o trabalho acelerado da prefeitura poderia resolver. Já o segundo foi solucionado trazendo ao Brasil o Google Maps Offline (sem Internet).

Também estão disponíveis mapas internos de todas as arenas esportivas. E, se você vai aos jogos da Rio 2016, pode usar o Google Maps para encontrar o setor do seu assento ou o banheiro mais próximo.

Google Maps está pronto para as Olimpíadas Rio 2016; confira os locais dos jogos (Foto: Divulgação/Google)Google Maps está pronto para as Olimpíadas Rio 2016; confira os locais dos jogos (Foto: Divulgação/Google)


Dicas para usar o Street View nas Olimpíadas

- Checar o local do ponto de ônibus mais próximo do seu portão de entrada no estádio;

- Escolher padaria, lanchonete ou restaurante no trajeto até o local;

- Tirar um print screen e mandar a fachada do local aos seus amigos;

- Tirar print, inclusive, da área interna do Parque Olímpico, para servir de ponto de encontro.

Como colocar o Google como buscador no IE? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Helmi Rurik
    2016-08-03T04:24:03

    Vai tudo direto pra favela. Agora é pra valer.