Celular

20/08/2016 08h00 - Atualizado em 20/08/2016 08h00

Na dúvida entre iPhone 6 e Moto X Force? Conheça as telas e outros detalhes

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

O iPhone 6 e o Moto X Force figuram entre as opções para quem busca um celular com especificações superiores, mas que não deseja um dos smartphones premium de 2016. O celular da Apple chegou ao Brasil em 2014 com preço a partir de R$ 3.199. Por sua vez, o smartphone da Motorola desembarcou por aqui em 2015 pelo valor de R$ 2.999. Cada um tem seus próprios benefícios: enquanto o iPhone 6 tem tela de 4,7 polegadas com alta resolução, o X Force oferece um display "inquebrável", segundo a fabricante.

Moto X Force vs Xperia Z5: disputa tem tela 'inquebrável' e câmera de 23 MP

Qual deles vale a pena? Eis a pergunta que ajudamos a responder neste texto, levando em consideração as respectivas especificações. Você vai encontrar detalhes sobre memória RAM, câmera, processador e design, entre outros.

iPhone 6 ou Moto X Force: veja comparativo de preço e ficha técnica (Foto: Arte/TechTudo)iPhone 6 ou Moto X Force: veja comparativo de preço e ficha técnica (Foto: Arte/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Design

O iPhone 6 apresenta design elegante e mais fino do que o concorrente, com medidas de 138,1 x 67 x 6,9 mm e peso de 129 gramas. Já o Moto X Force é mais robusto e pesado, com dimensões de 149,8 x 78 x 9,2 mm e peso de 169 gramas. Ao menos o celular da Motorola (uma empresa da Lenovo) é resistente a água, um atributo bem-vindo em especial entre os mais estabanados.

iPhone 6 oferece um design metálico mais elegante, fino e leve do que concorrente da Motorola (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)iPhone 6 oferece um design metálico mais elegante, fino e leve do que concorrente da Motorola (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

O revestimento da traseira do Moto X Force pode ser de couro legítimo, nylon balístico ou soft touch, que é resistente e macio. Ao comprá-lo na loja Moto Maker, o consumidor pode personalizar diversos detalhes do telefone, como as cores da parte da frente e de trás, o anel onde a fica a câmera e até a marcação a laser que pode aparecer na traseira, com o nome ou mensagem.

Por sua vez, o iPhone 6 tem corpo metálico e parte frontal em vidro, com possibilidade de acabamento nas cores cinza espacial e prata. Em seu lançamento, ele era vendido em outras cores. O telefone tem botão Home com direito ao Touch ID, o leitor de impressões digitais da Apple.

Tela

O grande destaque na tela do Moto X Force é que ela promete ser à prova de trincas e estilhaços em caso de quedas acidentais. Ela tem 5,4 polegadas, resolução Quad HD (2560 x 1440 pixels) e painel em AMOLED. Já o smartphone da Apple tem display compacto de 4,7", e, apesar de ser comercializado como "tela Retina", a resolução é apenas HD (1334 x 750 pixels).

Tela do Moto X Force tem resolução maior do que iPhone 6, com Quad HD (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Tela do Moto X Force tem resolução maior do que iPhone 6, com Quad HD (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Enquanto o Moto X Force oferece densidade de pixels de 540 ppi, o iPhone 6 traz 326 ppi. Com isso, telefone da Motorola tende a ser mais eficiente para rodar jogos com gráficos avançados e assistir a filmes. Para atividades mais simples, como redes sociais e navegação na internet, não se deve notar tanta diferença no dia a dia.

Câmera

O iPhone 6 tem câmera traseira com 8 megapixels, enquanto o Moto X Force é mais avançado no quesito, com 21 MP. O mesmo acontece com a câmera frontal do celular da Motorola, que também oferece maior resolução, com 5 MP – para selfies com flash, ideal para ambientes mais escuros –, contra a câmera de 1,2 MP do iPhone 6. É importante considerar, porém, que outros fatores podem influenciar na qualidade da câmera.

Galaxy S6 Edge ou iPhone 6 Plus? Comente no Fórum do TechTudo.

Câmeras do Moto X Force têm maior resolução do que no iPhone 6 (Foto: Luana Marfim/TechTudo)Câmeras do Moto X Force têm maior resolução do que no iPhone 6 (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

Os dois celulares trazem recursos avançados para tirar fotos. O iPhone 6 tem abertura de f/2.2. Em complemento, há o suporte a HDR, detecção de rostos e registro de fotos panorâmicas, que somam até 43 megapixels.  Do outro lado está o smartphone da Motorola, com abertura de f/2.0, com foco automático, flash de LED duplo, HDR, fotos panorâmicas, modo noturno e ajustes de foco e exposição.

O celular da Motorola grava vídeos em 4K (a 30 fps), enquanto o aparelho da Apple se limita ao Full HD (1080p), com 30 e 60 fps. O iPhone 6 permite gravação em câmera lenta, time-lapse, tem estabilização de vídeo e zoom, enquanto o Moto X Force vem com função slow motion, estabilização, além de vídeos em HDR.

Especificações

O iPhone 6 é projetado com dois chips, um processador A8 com arquitetura de 64 bits e um coprocessador de movimento M8, para deixar o funcionamento mais fluido. O Moto X Force vem com o Snapdragon 810 octa-core (quad-core de 2,0 GHz e quad-core de 1,5 GHz), além de memória RAM de 3 GB.

Segundo o review do iPhone 6, mesmo com memória RAM de 1 GB, o aparelho se mostrou eficiente para as atividades do sistema, rodando inclusive aplicativos e games mais pesados sem travamentos.

iPhone 6 funciona com chip A8 e coprocessador M8 (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)iPhone 6 funciona com chip A8 e coprocessador M8 (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Quanto à bateria, o Moto X Force se destaca pela capacidade de 3.760 mAh, que deve durar mais de 15 horas e ainda sobrar, de acordo com os testes do TechTudo. O carregamento rápido TurboPower ainda promete suprir 10 horas de carga com apenas 15 minutos de tomada, segundo a fabricante.

A bateria do iPhone 6 é menor, com 1.810 mAh, e não deve ter o mesmo rendimento do Moto X Force. Segundo a fabricante, a carga seria suficiente para até 14 horas de conversação em 3G e 10 horas de uso de internet 3G.

O iPhone 6 oferece armazenamento interno de 16 GB ou 64 GB, nos modelos disponíveis em 2016 na loja da Apple. Vale ressaltar que 16 GB tende a ser pouco para os usuários que preferem instalar muitos aplicativos e também salvam muitas fotos. Enquanto isso, o celular da Motorola sai de fábrica com 64 GB de armazenamento, além do suporte a cartão microSD de até 2 TB.

Sobre o sistema operacional, o iPhone 6 roda o iOS 9, atualizável para o iOS 10 e, conforme o padrão da Apple, o modelo deve receber mais updates da plataforma por ser um modelo recente. Já o Moto X Force roda Android 5.1.1 Lollipop, mas já pode ser atualizado para o Android 6.0 Marshmallow

Qual vale a pena?

Moto X Force tem preço mais barato e melhor custo-benefício (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Moto X Force tem preço mais barato e melhor custo-benefício (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

O Moto X Force é mais barato do que o concorrente, saindo atualmente por R$ 2.999, enquanto o iPhone 6 sai por 3.199 (16 GB) e R$ 3.499 (64 GB). Na maioria dos quesitos, o celular da Motorola oferece especificações mais avançadas, como tela resistente e maior, processador octa-core, memória RAM de 3 GB, bateria potente e câmera de 21 MP.

A preferência pelo iOS ou Android ainda é questão de gosto do usuário, mas os dois modelos estão atualizados para as versões mais recentes disponíveis em cada plataforma. Na conclusão, o Moto X Force tende a oferecer melhor custo-benefício para os usuários, pelas configurações avançadas e o preço ligeiramente mais baixo, principalmente ao compará-lo ao iPhone de 64 GB.

Tabela comparativa entre Moto X Force e iPhone 6 (Foto: Arte/TechTudo)Tabela comparativa entre Moto X Force e iPhone 6 (Foto: Arte/TechTudo)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Charles Silva
    2017-08-06T02:06:49

    tenho um moto x force e nao me arrependo de comprar. muito bom

  • Victor Corrêa
    2016-08-20T12:21:55  

    Eu acho que esse negócio de "VS APPLE" já deu né?

    recentes

    populares

    • Victor Corrêa
      2016-08-20T12:21:55  

      Seu carregador é sempre diferente do carregador do seu vizinho?Não é a prova d'água?E O PIOR DE TODOS:Os aplicativos pagos ficam restritos apenas aos smarphones da Apple?E se eu quiser usar 2 aparelhos?Perderei meu dinheiro?Não obrigado.Eu sou "livre" e quero um sistema "universal"!Entenderam a diferença?

    recentes

    populares

    • Victor Corrêa
      2016-08-20T12:21:55  

      Os smartphones da Apple são excelentes.Mas vejam só:Vc é refém do ITunes?Seu gadget não possui Mult Window?NFC/Bluetooth restritivo?Sem Widget na tela principal?Sem opções para editar linhas do sistema operacional e alterar recursos nativos do aparelho?Não tem opções de personalização e launchers?Não é possível instalar ROMS de diferentes fabricantes?Poucos recursos de automação?Não dá para escolher app padrão de abertura?

  • Bruna Helena
    2016-08-21T00:48:30  

    Toda semana eu vejo aqui um concorrente que "promete bater o iPhone". Ou tem sempre algum fabricante prometendo isso ou o pessoal tá Techtudo tá muito sem criatividade pra escrever títulos. Enquanto isso, eu continuo com o meu iPhone porque Apple é Apple, e o iOS é infinitamente superior ao Android e concorrentes menores. Melhor sistema operacional desde sempre.

    recentes

    populares

    • Bruna Helena
      2016-08-21T00:48:30  

      Sabe ler? Pelo visto não, além do moto x force ser melhor em todos os quesitos é resistente a água. Aceita que dói menos.

    recentes

    populares

    • Bruna Helena
      2016-08-21T00:48:30  

      olha...só pra sua informação, Iphone já deixou de ser referência faz tempo...só em preço mesmo..o techtudo que insiste em fazer tudoxiphone...e pior o iphone sempre é superado

  • Joelson Ferreira
    2016-08-22T14:00:21

    Nossa.....quem diria uma disputa entre Apple e motorola..eheheh...e a Motorola com o melhor aparelho...

  • Humberto Lima
    2016-08-21T09:47:20  

    na boa, não tenho uma maça, que tem muito desenvolvimento e glamour na marca, agora pegar um Smart cheio de peças xingling amontoadas e comparar com a fruta é uma baita sacanagem, alias esse Smart das peças xingling devia custar no máximo uns 1199, no máximo, pois a marca não representa quase nada, comprou peças de terceiros, alem de não desenvolver SO.

    recentes

    populares

    • Humberto Lima
      2016-08-21T09:47:20  

      Peças de terceiros??? Apple usa, tela IPS da LG e outros, processador fabricada pela Samsung, sensor da câmera da Sony. Tem que fazer algo que presta até foi a única coisa que sobrou de trabalho árduo mesmo para ela foi o SO. Fora que o aparelho é montado na china na fábrica da foxconn.

  • Marcelo Barreto
    2016-08-20T21:09:14  

    eu to aqui de boa esperando o próximo concorrente que ira bater o iphone, e enquanto isso continuo com o meu, viu repetir o que sempre falo, é fato que todos esses telefones nao melhores que o iphone, se qualquer um desses aparelhos passar a usar o ios eu mudo na hora, o problema deles nao é o processador , so o android

    recentes

    populares

    • Marcelo Barreto
      2016-08-20T21:09:14  

      Moto Z Force

    recentes

    populares

    • Marcelo Barreto
      2016-08-20T21:09:14  

      Morra com seu ipholixo, o meu moto x force, além de muito mais memória de ram e armazenamento, possui um processador infinitamente melhor, uma cãmera 4 x melhor e ainda posso colocar um micro SD de memória de até 2 tera. Fique com essa porcaria.

  • Everton Nascimento
    2016-08-20T15:12:38  

    A Apple é a Apple pois tornou a concorrência insignificante pois fez o que ninguém jamais fez. Se alguma empresas quiser ser superior ou semelhante à Apple necessita fazer o mesmo.

    recentes

    populares

    • Everton Nascimento
      2016-08-20T15:12:38  

      Everton é fan Boy galera não adianta discutir, é só olhar e ver, Apple vende menos por mais, isso é fato.

    recentes

    populares

    • Everton Nascimento
      2016-08-20T15:12:38  

      quem acha que apple faz mais por menos, deveria voltar pra escola e voltar a estudar matemaitca

  • Raimundo Nico
    2016-08-21T08:37:40

    tenho um ai foni só por causa do face time, eh a unica coisa que realmente funfa melhor que no droid

  • Rafael Andrade
    2016-08-21T01:39:54

    Gente rica é outra coisa! E eu aqui todo feliz com meu xing ling kkkkkkk

  • Matheus Cassiano
    2016-08-20T13:42:39  

    Devem estar ganhando bem pra "malhar" o Iphone!kkkk...Acabam fazendo propaganda gratuita...E deixam o Iphone ainda mais caro!!Absurdo um cel custar 5 salarios...Continuo trocando em seminovos e gastando pouco...Satisfeito demais com meu Iphone!

    recentes

    populares

    • Matheus Cassiano
      2016-08-20T13:42:39  

      apple boy

    recentes

    populares

    • Matheus Cassiano
      2016-08-20T13:42:39  

      Madson, recalcado...

  • Marcelo Ruz
    2016-08-20T14:50:04  

    E o Motorola G3 , qual a opinião ?

    recentes

    populares

    • Marcelo Ruz
      2016-08-20T14:50:04  

      Processador muito ruim. Lento demais, principalmente pra jogar Pokémon Go...

  • Sinto Autorizado
    2016-08-20T14:33:35  

    Mostra esses aparelhos daqui a 3 ANOS e eu digo qual é melhor... A resposta eu ja sei.

    recentes

    populares

    • Sinto Autorizado
      2016-08-20T14:33:35  

      Tenho um iPhone 4 faz 5 anos e funciona perfeitamente até hoje, tanto que hoje ele é do meu pai que adora. Comprei um Galaxy S5 ano passado e tive que vender depois de mandá-lo pra garantia 3x em apenas 8 meses. Depois disso comprei um iPhone 6 e continuo feliz da vida Pq sei que daqui a uns anos vou passá-lo pro meu pai e ele vai continuar funcionando... Apple é Apple. Só quem tem entende.

  • Charles Silva
    2016-08-21T00:01:22  

    50 reais eu compro um melhor no camelô;

    recentes

    populares

    • Charles Silva
      2016-08-21T00:01:22  

      Roubado, né?

  • Reinaldo Oliveira
    2016-08-21T00:28:26

    Vai ter um monte de retardado comprando para dar uma martelada na tela kkkkkkkkkkkkk

  • Reinaldo Oliveira
    2016-08-21T00:27:51

    Vai ter um monte de retardo comprando para dar uma martelada na tela kkkkkkkkkkkkk

  • Nelson Novaes
    2016-08-21T00:04:39

    Se não tiver a Maça então não vale nada

  • Eli Leite
    2016-08-21T00:03:00

    Não adianta, pode espernear a vontade. Iphone é sempre imbatível.

  • Danilo Melo
    2016-08-20T23:51:18

    iphone é porcaria, só é caro

  • Oseias Ferreira
    2016-08-20T23:00:22

    Abaixo a Techtudo, fale de coisa nova! Pessoal bem vindo ao Moto Z Force, ja esta a venda nos EUA/UK, U$ 700,00, parem de falar no passado.

  • Luís Camargo
    2016-08-20T21:17:11  

    Os dois são ótimos celulares, mas nenhum dos dois valem esse absurdo de preço cobrado. Nenhum dos dois arrumam seu quarto, lavam sua louça etc

    recentes

    populares

    • Luís Camargo
      2016-08-20T21:17:11  

      Pessoal bem vindo ao Moto Z Force, ja esta a venda nos EUA/UK, U$ 700,00, parem de falar no passado.

  • Valter Júnior
    2016-08-20T22:52:39

    Comparar só especificações não resolve a questão. Comparem respeito pelo consumidor, tive um moto X force e com 3 meses ele apagou. Procurei a assistência técnica que disse que o cel havia sido exposto q água, nunca foi. Procurei a Motorola e eles me disseram que não tinham nada com isso. Estou com uma ação contra a Motorola pra reaver meu dinheiro.

  • Dhmison Avelar
    2016-08-20T22:06:29

    Comparar o moto x force com o iphone 6 é ate covardia! pode colocar o Iphone 6 plus o galaxy s7 edge que o moto x force ganha do mesmo jeito!!!

  • Tiago Santos
    2016-08-20T21:35:04

    Venha conhecer a vida pós Apple, você irá se surpreender.

  • Rodrigo Coutinho
    2016-08-20T20:20:32

    Apple ficou para trás mesmo, sou usuário desde iphone 4 até o 5s , as att estão matando os iPhones menos desatualizados e a bateria é a que mais sofre. Esse quadro comparativo entre as fichas técnicas já diz tudo. Pior erro é sobrepor a marca ao produto!

  • Leonardo Tassi
    2016-08-20T18:03:33

    Tech tudo comparando um iPhone de 2014 com o moto x de 2015 kkkkkkkkkk