31/08/2016 06h00 - Atualizado em 01/09/2016 09h40

Pesquisadores criam Wi-Fi de maior alcance e três vezes mais rápida

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Pesquisadores do MIT estão trabalhando em uma tecnologia que pode permitir que redes Wi-Fi operem com maior alcance e em velocidade até três vezes mais rápida. O projeto atua com um sistema que faz com que roteadores funcionem em conjunto e de forma inteligente, alterando a frequência de um sinal durante a passagem de tempo.

Pesquisa promete novo meio de dobrar a duração de bateria em celulares

O método foi batizado de MegaMIMO 2.0 e cria uma situação em que o sinal alternado em frequências diferentes não compete com outros gerados por roteadores na vizinhança, tornando todo o funcionamento das redes sem fio mais eficiente.

Técnica chamada de MegaMIMO 2.0 pode ser adaptada a produtos atuais para aumentar a eficiência dos roteadores em até três vezes (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)Tecnologia pode ser adaptada a produtos atuais para aumentar eficiência de roteadores (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Atualmente, espaços físicos cobertos por redes mantidas por um conjunto grande de roteadores e repetidores Wi-Fi podem apresentar problemas de lentidão, em geral causados por interferências ou mesmo pela presença de um grande número de pessoas conectadas a essas redes. Assim, a técnica do MIT busca reduzir o ruído criado pela instabilidade vinculada a interferências, deixando a rede mais eficiente e, por consequência, mais rápida.

O MegaMIMO 2.0 funciona estabelecendo um regime que força os roteadores e repetidores a funcionarem em conjunto, obrigando esses aparelhos a nunca poluírem uma mesma faixa de frequência com o mesmo sinal ao mesmo tempo. Segundo cálculos dos cientistas, se não houvesse esse sincronismo as frequências ficariam sobrepostas, causando uma perda de eficiência no regime de funcionamento dos roteadores de até 75%.

Com o uso do MegaMIMO 2.0 esse problema é contornado e a capacidade de saída de dados de uma rede acaba aumentada em três vezes. Atualmente, o time de pesquisadores do MIT estuda métodos que permitam explorar o novo protocolo, que organiza e dá eficiência a redes sem fio, em um produto comercial. No entanto, ainda não há uma previsão para que a novidade passe a ser implementada e comece a governar o funcionamento de roteadores sem fio.

Via BGR, Forbes, Engadget

Qual a melhor autenticação Wi-Fi? Comente no Fórum do TechTudo


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alex Sales
    2016-08-31T10:25:55  

    Resumo da Matéria; caso o seu plano sofrer um "up" (aumentar o pacote de dados (tipo de 2GB para 10GB), ai sim a sua internet vai ficar mais rápida, e não ache que só colocando esse WI FI a sua NET vai ficar mais rápida.

    recentes

    populares

    • Alex Sales
      2016-08-31T10:25:55  

      A matéria não fala absolutamente nada de Internet, somente "wifi". Onde esta escrito, literalmente ou que dê a entender "Internet"? não tem. Porque tentam ler coisas que não existem?

    recentes

    populares

    • Alex Sales
      2016-08-31T10:25:55  

      Não mais - 31/08/2016 06h00 - Atualizado em 01/09/2016 09h40

  • Bruno Lemos
    2016-08-31T22:56:21  

    Eu tenho 120mb de internet contratado, e a NET me entrega algo em torno de 85mb, mas essa velocidade só funciona se estiver conectado pelo cabo, no WI-FI o testes de velocidade batem no máximo 25mb, e com essa nova tecnologia eu teria um ganho de performance, esse é o ponto.

    recentes

    populares

    • Bruno Lemos
      2016-08-31T22:56:21  

      quantos mbs seu roteador ??

    recentes

    populares

    • Bruno Lemos
      2016-08-31T22:56:21  

      Exatamente, Bruno. Muitos dispositivos interferem no funcionamento do Wi-Fi. Logo, se há um dispositivo em desenvolvimento que consegue "escapar" dessa interferência, a velocidade da internet realmente fica mais rápida.

  • Edilson Machado
    2016-09-01T09:53:16

    Leio essas matérias e não vejo outra forma a não ser pagar mais para a operadora

  • Robson Rbogol
    2016-08-31T19:48:43  

    Mega projeto...muito bom....mais não esqueçam que pra ter internet rápida...é preciso aumentar a velocidade da sua internet em sua operadora.....fica a dica.

    recentes

    populares

    • Robson Rbogol
      2016-08-31T19:48:43  

      E SE AUMENTAREM...FICA A DICA.

  • Rogerio Ferreira
    2016-08-31T20:16:49

    Crianças, parem de brigar. O que a matéria está falando é que o WiFi normalmente tem uma diminuição de performance. Não estão dizendo sua banda larga de 2 vai passar para 6.

  • Andre Souza
    2016-08-31T20:13:44

    Fora que... Você precisa ter um equipamento compatível. Quem tem notebooks antigos, que funcionam no padrão G não vai conseguir aproveitar todo esse potencial. Uma rede mais estável é valido, mas não necessariamente deixa a internet mais rápida.

  • Campos R
    2016-08-31T16:17:03  

    de que adianta wifi rapido e internet LIMITADA?? lixos

    recentes

    populares

    • Campos R
      2016-08-31T16:17:03  

      que tio temer troque o presidente da anatel,só assim...

  • O Sincero
    2016-08-31T16:48:26

    Olha...o techtudo com matéria útil !!! Que milagre !!! O que houve ? Demitiram os blogueiros e contrataram novos ?

  • Newton Campanha
    2016-08-31T12:10:55  

    mais uma mentira.

    recentes

    populares

    • Newton Campanha
      2016-08-31T12:10:55  

      Vai dizer que pra sua campanha aí que percebi pela foto, vai cumprir tudo o que promete ? responda sem mentiras kkkk

  • Mateus
    2016-08-31T15:06:16

    ué mais o que deixa sua internet rápida não é o "roteador" e sim o pacote de dados que vc assinou, o que adianta ter um "roteador da nasa" e a taxa de transferência do seu link ser de apenas 300 kbps ??

  • Claudio Pedro
    2016-08-31T12:54:00

    Dia 28/09/2016 o mundo vai acabar mesmo para q internet mais rapida kkkkk ja q é para trollar vamos fazer igual

  • Juliano Neves
    2016-08-31T12:41:50

    O que eles estão dizendo é , se você tem uma internet de 15MB, provavelmente seu wifi irá conseguir puxar metade ou até menos disso, pelo fato de ser dados, porem com esse novo modem, seu wifi irá alcançar 3x mais, ou seja praticamente a mesma velocidade via cabo. MAIS ATENÇÃO: MESMO COM ESSE MODEM, SUA INTERNET NÃO VAI DE 15MB PARA 35 kkkk

  • Anderson Hoffmann
    2016-08-31T12:26:04

    Galera do TechTudo podem vir em casa deixar minha net mais rápida! porque é cada titulo de matéria!

  • Sylvio Pascolato
    2016-08-31T11:23:45

    Vcs e essa obsessão por wifi mais rápido, adoro as dicas e truques mirabolantes apresentados....

  • Alex Voz